Biodiversidade



belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Lindos. Desconhecia a espécie. São os cavalos de Genghis Khan? :D

São cavalos relacionados com os cavalos que foram domesticados em Botai (Cazaquistão).
Alguns autores acreditam que os cavalos de Przewalski, na verdade, descendem mesmo de cavalos domésticos que fugiram do cativeiro, numa fase inicial do processo de domesticação (daí, que fisicamente, sejam sobretudo cavalos selvagens).
Mas também existem opiniões, que defendem que os cavalos de Przewalski, são apenas cavalos selvagens relacionados com os cavalos selvagens que foram domesticados em Botai.
O que se sabe, com certeza, é que todos os cavalos de Przewalski, estão misturados com cavalos domésticos, mas que ainda assim, mantêm sobretudo a genética e a aparência de um cavalo selvagem.

Na minha opinião, alguns cavalos selvagens europeus, eram muito semelhantes aos cavalos de Przewalski (em termos de proporções e côr da pelagem (tal como se pode ver pintado em algumas grutas)).
Mas na Europa (e muito provavelmente também na Ásia) havia alguma variação nos cavalos selvagens, existindo até cavalos selvagens completamente negros (provado através de estudos genéticos), por exemplo.

Em termos de proporções, parece-me possível, que praticamente todos os cavalos selvagens tinham uma aparência algo robusta e uma cabeça maciça (como aliás qualquer equídeo selvagem).

Esse vídeo mostra um processo de libertação, num local polémico, na minha opinião.
É um local com grandes extremos térmicos, pouca vegetação e trânsito (de pessoas, gado, carros, etc...).
Duvido também muito que os cavalos domésticos que aparecem no vídeo, descendam exclusivamente de cavalos de Przewalski.
Estes cavalos de Przewalski, apesar de aparentemente estarem adaptados ao frio, têm sido mantidos em cativeiro, em locais mais amenos (durante gerações), daí as dificuldades iniciais em se adaptar... O metabolismo, também se pode alterar, com o tempo todo passado no cativeiro.
Contudo os investigadores estão a esforçar-se bem para mitigar os problemas iniciais.
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Atenção que a melhor altura para plantar não é na Primavera mas sim agora! ;)

Esta é uma verdade suprema para a maior parte das espécies de árvores autóctones, mas a mim já me morreram muitas por plantar em dezembro ou janeiro... devido à geada, sobretudo o que chamam aqui a "geada negra"... Então para quem planta eucaliptos não é nada recomendável, em certos locais é morte certa e nem chegam ao verão.
Há uns anos plantei pinheiros (incluindo silvestres) já depois da Páscoa e aguentaram-se bem, tudo depende dos sítios e como corre a primavera em termos de chuvas.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta é uma verdade suprema para a maior parte das espécies de árvores autóctones, mas a mim já me morreram muitas por plantar em dezembro ou janeiro... devido à geada, sobretudo o que chamam aqui a "geada negra"... Então para quem planta eucaliptos não é nada recomendável, em certos locais é morte certa e nem chegam ao verão.
Há uns anos plantei pinheiros (incluindo silvestres) já depois da Páscoa e aguentaram-se bem, tudo depende dos sítios e como corre a primavera em termos de chuvas.

Pois quando ocorre a geada negra, aliás a mim a última que me lembro foi á cerca 2 anos, e matou-me já plantas adultas, que ainda hoje não as consegui repor.
Quando ocorre este fenómeno adverso não existe muito a fazer, pois por vezes chega mesmo a "queimar" a planta toda, inclusive a raiz.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Na semana passada fiquei meio intrigado com o que vi enquanto fazia uma caminhada de vários kms na zona de Alenquer. Ora bem vi carraças e 2 cobras!
Estamos a caminhar para finais de Dezembro, não acho nada normal observar carraças e cobras, serão efeitos da ausência de frio?

Já agora que sitio incrível o canhão carsico da Ota, a vertente oeste chega a ser impressionante, autêntica parede.









 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas,

Na semana passada fiquei meio intrigado com o que vi enquanto fazia uma caminhada de vários kms na zona de Alenquer. Ora bem vi carraças e 2 cobras!
Estamos a caminhar para finais de Dezembro, não acho nada normal observar carraças e cobras, serão efeitos da ausência de frio?

Já agora que sitio incrível o canhão carsico da Ota, a vertente oeste chega a ser impressionante, autêntica parede.












Bem que sítio fabuloso, é mesmo uma enorme parede de pedra, seria interessante ouvir a descrição desse local por parte de algum geógrafo e biólogo também.
Eu já esta semana estive num local, onde existia assim uma parede de pedra, com uns 5 metros de altura, e já deu para me entreter lá durante um bocado a olhar para o local, e observar toda a natureza envolvente.
E o mais espetacular que a encosta de pedra estava praticamente toda revestida com carvalhos e outras plantas, até em alguns locais onde se vai apenas acumulando as folhagens.
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Encontrei este amigo/amiga junto a uns troncos :)

46370079802_4076fc4927_b.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Recolha mecânica de azeitonas mata milhões de pássaros na Andaluzia. E no Alentejo?

Aves são sugadas pelas máquinas na recolha durante a noite e depois são vendidas nos restaurantes. Quercus e BE já questionaram Governo sobre situação semelhante em Portugal.

A Concelhia do Meio Ambiente e Ordenamento do Território (CMAOT), o Serviço de Protecção da Natureza da Guardia Civil e a federação ambientalista Ecologistas em Acção fizeram chegar à junta autónoma, informações “preocupantes” sobre a mortandade de aves. Em causa estão 17 espécies migratórias na sua maioria protegidas pela legislação autonómica, nacional e comunitária, ameaçadas pela recolha mecânica de azeitona, destacando-se a toutinegra-cabeça-preta, a felosa-das-figueiras, a felosa-ibérica, a felosa-comum, a felosa-musical, o verdelhão, o pintassilgo, o pintarroxo, a alvéola-branca, a alvéola-cinzenta e a alvéola-amarela.

Relatos indignam habitantes
Também o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda endereçou um requerimento ao Governo, através do Ministério do Ambiente e da Transição Energética, questionando-o sobre os impactos ambientais e ecológicos que a colheita nocturna de azeitona estava a ter sobre as aves migratórias. O deputado do BE, Pedro Soares, revelou ao PÚBLICO que em Canhestros, freguesia do concelho de Ferreira do Alentejo, “há relatos de autêntica chacina” que está a indignar os habitantes. Todas as noites são retirados “sacos de aves das cubas onde são colocadas as azeitonas colhidas”, diz.

https://www.publico.pt/2018/12/22/s...ejNA9TJyVkh2t08WqmcvGpe_dZY3vEPY4UCG1xQoKxQTQ

E quando se falou aqui neste caso, mas em terras dos "nuestros hermanos", alguém perguntou como seria a situção cá no nosso Alentejo, afinal, parece que a situação é igual, com uma grande mortandade de aves, o que é uma verdadeira desgraça ambiental.
Agora resta saber quando irão criar uma legislação para proibir a colheita nocturna.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Boas,

Na semana passada fiquei meio intrigado com o que vi enquanto fazia uma caminhada de vários kms na zona de Alenquer. Ora bem vi carraças e 2 cobras!
Estamos a caminhar para finais de Dezembro, não acho nada normal observar carraças e cobras, serão efeitos da ausência de frio?

Já agora que sitio incrível o canhão carsico da Ota, a vertente oeste chega a ser impressionante, autêntica parede.










E ainda há quem se espante, que se encontrem gatos-bravos em Alenquer...
Eu nem por isso, e no distrito de Santarém, tenho visto o que por vezes me parecem ser animais desta espécie, sobretudo quando ando em viagem (a altas horas da noite) e bem no meio dos matagais, longe de iluminações, etc....
Tem acontecido até com bastante regularidade...
Mas atenção, em certos sítios, parece haver uma diminuição desta espécie, mas isso é um aspeto que pretendo focar mais tarde.
 
Última edição: