Biodiversidade

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Hoje consegui alimentar ,de perto, um dos 4 visitantes do meu compostor
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A foca mais rara à face da Terra encontra-se na Madeira
Texto: João Rodrigues

Fotografias: Luís Quinta

Em trinta anos, a investigação com o mais esquivo mamífero marinho do território português avançou extraordinariamente. as focas-monge são agora um tesouro bem mais conhecido.

Navegando nas águas envolventes de uma ilha paradisiacamente florestada, a tripulação da caravela que se encontrava sob comando de João Gonçalves Zarco, Tristão Vaz Teixeira e Bartolomeu Perestrelo, os melhores navegadores e cartógrafos portugueses do início do século XV, mostrou-se perplexa. O som intenso e assustador semelhante a uivos de lobos que provinha daquelas margens rochosas despertava um misto de emoções. Repletos de medo, mas movidos pela curiosidade, estes marinheiros foram ao encontro do que seria o primeiro contacto do povo lusitano com uma população de lobos-marinhos.




foca3.jpg

VER GALERIA
7 FOTOS



Pouco tempo foi necessário para perceberem que estes seres estranhos, monstruosos e assustadores, tinham afinal de contas características bastante dóceis. Com a descoberta de um novo recurso de fácil exploração, iniciou-se um massacre que levou uma comunidade com cerca de dois mil animais à beira da extinção. Procurado pela sua pele que fornecia um excelente couro e pela gordura, usada nos sistemas de iluminação e cosmética, o lobo-marinho foi um dos primeiros produtos obtido e comercializado do Novo Atlântico para a Europa.

A foca-monge do Mediterrâneo (Monachus monachus), aqui também conhecida como lobo-marinho, é a foca mais rara à face da Terra. No ano de 1996, foi classificada pela União Internacional para a Conservação da Natureza como espécie ameaçada em Perigo Crítico e, desde 2015, passou a Ameaçada. É protegida por diversas convenções internacionais, por legislação nacional e regional.

Outrora abundante e dispersa por toda a bacia do Mediterrâneo, mar Negro, costa atlântica africana, arquipélagos das Canárias, Açores e Madeira, a espécie terá actualmente cerca de quinhentos indivíduos confinados em escassas regiões, como alguns países do Mediterrâneo, a Mauritânia e o arquipélago da Madeira. Lamentavelmente, hoje restam apenas alguns sobreviventes nas Desertas e mesmo na Madeira.
... https://nationalgeographic.sapo.pt/natureza/actualidade/1949-grande-angular-as-focas-da-madeira
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Duas terras com área considerável estão à venda em plena Reserva Natural do Sapal de Castro Marim. Uma delas é sapal, muito degradado, diga-se, pois chegou a ter um aeródromo (!) no meio.

Penso que pelo menos o Sapal deveria ser adquirido pelo Estado ou por uma associação ambientalista.

Há muito tempo que defendo que áreas de elevado valor ecológica devem ser públicas, como sucede noutros países desenvolvidos. Creio que nos EUA cerca de 40 a 50% da floresta é pública, só para dar um exemplo.

Em Portugal houve nos últimos 200 anos modificações extraordinárias na propriedade. Os baldios e terras comunitárias foram apanhados por privados e pelo Estado, que depois por vezes vendeu a privados. Os bens da Igreja ou das Ordens foram nacionalizados e depois vendidos. No meio havia muitas florestas ou matas. Houve ainda ocupação de espaços naturais desocupados, sem «dono», veja-se o que sucedeu nas ilhas-barreira da Ria Formosa, em falésias, sapais, areais...

Parte dos problemas ambientais que temos não existiriam com mais espaços ecológicos públicos. Quem comprar aquele sapal, que irá depois fazer para recuperar o investimento? É que aquilo é reserva ecológica. Ou é um benfeitor endinheirado que quer proteger o ambiente, ou então alguém que tentará no médio ou longo prazo por o espaço a «render», com um projecto turístico ou agrícola...
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Há aranhas que produzem leite e é melhor do que o de vaca
ESTUDO DO DIA 03.12.2018 às 17h01


http://visao.sapo.pt/atualidade/est...ue-produzem-leite-e-e-melhor-do-que-o-de-vaca

Aranha da espécie Toxeus Magnus

Zhanqi Chen

Estudo científico revela que as aranhas bebés são mais parecidas com os recém nascidos do que julgávamos
As aranhas bebés comem de tudo um pouco. Há espécies que se alimentam de pequenos insetos e outras de pólen. De leite materno é que não se sabia.

Os cientistas estavam intrigados como é que os filhotes da espécie Toxeus magnus, conhecida como aranha saltadora, era alimentada já que nem cria, nem mãe saiam do ninho. Além da cria atingir quase metade do tamanho da espécie adulta nos primeiros 20 dia de vida.

“Não conseguíamos descobrir como é que elas continuavam a crescer sem comida até que, uma noite, vi a cria a agarrar-se à barriga da mãe”, explica Zhanqi Chen, da Academia de Ciências Chinesa e líder do estudo publicado na revista Sciense. “Pensei, de forma algo radical, que as mães poderiam a estar a alimentar as aranhas bebés com algo que eles próprias produziam”. E acertou.

Puseram as mães debaixo da lente dum microscópio, apertaram ligeiramente o abdómen e viram sair um fluído branco cremoso, algo muito parecido com o leite dos mamíferos. As análises a esse leite de aranha, como o designaram, mostraram que esse líquido contém gordura e quase quatro vezes a quantidade de proteínas do leite de vaca.


De seguida, impediram fisicamente as aranhas mães de segregar o líquido e as crias morreram em 10 dias. Ou seja, segundo os cientistas, este leite é fundamental para a sobrevivência das recém-nascidas.

Os investigadores também concluíram que, embora esta espécie comece a caçar aos 20 dias, não desmama até aos 40 dias. Durante esse tempo, alimentam-se desse leite e de insetos, assim como muitos bebés humanos mamam ao mesmo tempo que tomam um suplemento.

A experiência de tirar as bebés aranha dos ninhos nesta altura revelou que a taxa de sobrevivência descia 40% em relação aquelas que estavam junto das mães.

Apesar do leite materno ser exclusivo dos mamíferos, os investigadores resolveram dar o nome de leite de aranha a este líquido, já que o propósito é o mesmo.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Trump administration plans to weaken protections for sage grouse


Under the new plan, the sage grouse’s protected area would shrink by about 9m acres to span just 1.8m acres

Oliver Milman

@olliemilman
Thu 6 Dec 2018 19.18 GMTLast modified on Thu 6 Dec 2018 19.24 GMT


The sage grouse, a chicken-like bird known for its flamboyant courtship displays. Photograph: Handout/Reuters
The Trump administration has unveiled plans to weaken environmental protections for sprawling areas of the western US considered important habitat for the sage grouse, a chicken-like bird known for its flamboyant courtship displays.

The proposals, put forward by the federal Bureau of Land Management (BLM), essentially dismantle much of a landmark 2015 compromise struck between states, oil drilling companies and environmentalists to create a network of protected areas for the sage grouse across 11 western states.
... https://www.theguardian.com/us-news...n-plans-to-weaken-protections-for-sage-grouse
 
  • Gosto
Reactions: WHORTAS

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Uma bonita foto, para recordação, agora é esperar, até á primavera, altura em que serão para plantar, serve também para que os estudantes universitários sejam mais responsáveis ao cuidarem de cada árvore.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
Uma bonita foto, para recordação, agora é esperar, até á primavera, altura em que serão para plantar, serve também para que os estudantes universitários sejam mais responsáveis ao cuidarem de cada árvore.

Atenção que a melhor altura para plantar não é na Primavera mas sim agora! ;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Atenção que a melhor altura para plantar não é na Primavera mas sim agora! ;)

Sim, claro eu sei disso, pois quanto mais tarde pior, é depois mais complicado as árvores vingarem, mas isto foi o que vi no facebook apenas, em que dizia que cada aluno ia ser responsável pela planta nos próximos 3 meses.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
a minha avozinha dizia queem outubro pega tudo e da agricultura sabia ela

E de certa forma os mais antigos tinham razão, pois por norma já existe humidade no solo, e o mesmo ainda mantém alguma temperatura o que ajuda no processo de enraizamento.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3