Biodiversidade

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Caça no Gerês seria a machadada final.

A cabra tem um predador natural, o lobo por isso as suas populações estarão sempre controladas.

A última vez que andei pelo Gerês vim de lá doente com o que vi. Espécies invasoras descontroladas e a ocupar grandes áreas, excesso de turistas em áreas altamente sensíveis onde a presença humana deveria estar condicionada, lixo, gado dentro de cercas baixas e sozinho (depois queixam-se dos lobos), árvores de grande porte a levar podas radicais ou a ser abatidas, etc.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Caça no Gerês seria a machadada final.

A cabra tem um predador natural, o lobo por isso as suas populações estarão sempre controladas.

A última vez que andei pelo Gerês vim de lá doente com o que vi. Espécies invasoras descontroladas e a ocupar grandes áreas, excesso de turistas em áreas altamente sensíveis onde a presença humana deveria estar condicionada, lixo, gado dentro de cercas baixas e sozinho (depois queixam-se dos lobos), árvores de grande porte a levar podas radicais ou a ser abatidas, etc.

Pois ainda bem, que depois de tantas queixas, e de o caso, desta iniciativa miserável, ter sido levado á assembleia da república, lá se lembraram de cancelar o evento.
Pelo que sei, estava a ser organizado por 1 ou 2 empresas que fazem caça grossa em África, e que algém iria lucrar muito se isto se realizasse.
Eu não conheço o Gerês pessoalmente, mas tenho lido muito acerca deste parque natural, pois a actividade humana, em locais com este deveriam de ser condicionados, o que depois acabam por deixar lixo para trás, claro que podem existir pessoas civilizadas, mas é sempre uma minoria.
Não cabia na cabeça de ninguém, depois de tanto esforço na reintrodução da cabra no parque, para agora 20 anos depois, em espaço de poucas horas, matá-las.
Era a mesma coisa do que daqui a uns anos, se lembrarem de caçar os linces ibéricos.
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Pois ainda bem, que depois de tantas queixas, e de o caso, desta iniciativa miserável, ter sido levado á assembleia da república, lá se lembraram de cancelar o evento.
Pelo que sei, estava a ser organizado por 1 ou 2 empresas que fazem caça grossa em África, e que algém iria lucrar muito se isto se realizasse.
Eu não conheço o Gerês pessoalmente, mas tenho lido muito acerca deste parque natural, pois a actividade humana, em locais com este deveriam de ser condicionados, o que depois acabam por deixar lixo para trás, claro que podem existir pessoas civilizadas, mas é sempre uma minoria.
Não cabia na cabeça de ninguém, depois de tanto esforço na reintrodução da cabra no parque, para agora 20 anos depois, em espaço de poucas horas, matá-las.
Era a mesma coisa do que daqui a uns anos, se lembrarem de caçar os linces ibéricos.

Pedro, só uma correção: não houve qualquer "esforço" dos portugueses na reintrodução da cabra no Parque Nacional (e não "natural") da Peneda-Gerês, a população de cabras selvagens veio da Galiza, a partir de um cercado do qual fugiram. Despois estabeleceram-se nas redondezas, incluindo em Portugal.

Quanto ao resto, o mínimo que se pode dizer é que é, de facto, pouco inteligente promover a caça numa área de proteção total dentro de um parque nacional (aliás, o único que existe no nosso país)..
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
E hoje tive esta tão inesperada visita, Borboleta Cauda de Andorinha - Papiliio machaon, aos poucos consigo atrair e "segurar", algumas espécies de aves, de borboletas, e muitos insectos auxiliares e polinizadores.
Tenho aqui também uma melra, que está já no choco, num loureiro, a 5 metros de casa, eu já tive uma conversa com ela, e disse-lhe para quando nascerem os filhos, ela pode-lhe dizer que serão cá sempre bem vindos, quando me quiserem vir visitar. :)
20190402_120635.jpg

Como é que consegue atrair? Moro na cidade e tenho um jardim e gostava de poder atrair mais animais
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Como é que consegue atrair? Moro na cidade e tenho um jardim e gostava de poder atrair mais animais

Eu também moro na cidade e gostava muito de não atrair moscas, mosquitos, melgas, abelhas, traças, enfim, bicheza do género. O tempo aquece e a gente quer abrir as portas para as varandas e parece que não há insecto que não ache a casa uma sítio convidativo.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Eu também moro na cidade e gostava muito de não atrair moscas, mosquitos, melgas, abelhas, traças, enfim, bicheza do género. O tempo aquece e a gente quer abrir as portas para as varandas e parece que não há insecto que não ache a casa uma sítio convidativo.
Nada como uma boa vespinha a fazer companhia no banho <3

Ei aqui em casa é poupas, é rolas, é andorinhas, é melros, é corvos, grilhos, melgas com vários centimetros, mosquitos q.b., mosquedo e varegeiras, abelhas, vespas, baratas, lagartas e salamandras, cobras, e até esquilos alguns anos aqui passam. Às vezes sinto-me no zoológico
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Nada como uma boa vespinha a fazer companhia no banho <3

Ei aqui em casa é poupas, é rolas, é andorinhas, é melros, é corvos, grilhos, melgas com vários centimetros, mosquitos q.b., mosquedo e varegeiras, abelhas, vespas, baratas, lagartas e salamandras, cobras, e até esquilos alguns anos aqui passam. Às vezes sinto-me no zoológico

Tenho profundo respeito pela biodiversidade. Nem moscas mato. Enxoto-as. Só mato melgas porque não as consigo convencer a desandar e a deixar-me dormir em paz. Dito isto, odeio insectos (ao pé de mim!). Outro motivo para preferir o inverno. Ontem, estava muito bem a almoçar quando uma abelha achou que seria divertido entrar na cozinha e perturbar a refeição. Estava a ver quando um dos gatos ficava com o nariz como uma batata.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Como é que consegue atrair? Moro na cidade e tenho um jardim e gostava de poder atrair mais animais

Os insectos auxiliares consegues atrair, quando crias o hábitat ideal, para eles se virem alimentar, seja de árvores, flores, ou arbustos, e o mesmo acontece com as aves.
Quando existe um equilibrio, entre predador e presa, não existe nenuma espécie animal que seja um problema para os humanos, o que acontece nas cidades, é que não existe habitat para albergar esse tipo de espécies o que provoca uma concentração, e que de certa forma acaba por chatear as pessoas.
E é para isso mesmo que existe os jardins públicos, pelo menos dão uma ajuda, para albergar aves e insectos, onde a concentração, é muito maior por m2, do que por exemplo num terreno agrícola.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pedro, só uma correção: não houve qualquer "esforço" dos portugueses na reintrodução da cabra no Parque Nacional (e não "natural") da Peneda-Gerês, a população de cabras selvagens veio da Galiza, a partir de um cercado do qual fugiram. Despois estabeleceram-se nas redondezas, incluindo em Portugal.

Quanto ao resto, o mínimo que se pode dizer é que é, de facto, pouco inteligente promover a caça numa área de proteção total dentro de um parque nacional (aliás, o único que existe no nosso país)..

Pelo que li nas notícias que saíram nos media por acaso tinha ficado, que tinha mesmo sido reintroduzida, cá em Portugal, mas secalhar interpretei mal o que estava escrito, e não me recordo disso acontecer porque na altura nem sequer era nascido.
Mas atenção que este evento de caça tinha o aval do ICNF, o que ainda deixa muito mais a desejar por parte de uma entidade gestora do parque.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Até quando será que vão insistir a colocar chumbos em aves, não cinegéticas, ou em linces, e numa cegonha, não há desculpas, pois ela identifica-se bem a qualquer altitude que ela vá, pelo seu elevado porte.
São estes e outros actos medíocres, que acabam por describilizar o sector cinegético.





"Que triste notícia a que temos para dar.

Ingressou hoje no nosso centro uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) vítima de tentativa de abate por tiro. Pode ainda ver-se no Raio-X realizado, um ovo que esta ave iria pôr em breve. Tendo em conta o seu estado de saúde, a postura já não será possível.

Esta é uma espécie protegida e não cinegética, pelo que este ato é considerado ilegal.

Caso assista a este tipo de situações, denuncie.
Não compactue com quem prejudica estas magníficas aves."
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Até quando será que vão insistir a colocar chumbos em aves, não cinegéticas, ou em linces, e numa cegonha, não há desculpas, pois ela identifica-se bem a qualquer altitude que ela vá, pelo seu elevado porte.
São estes e outros actos medíocres, que acabam por describilizar o sector cinegético.





"Que triste notícia a que temos para dar.

Ingressou hoje no nosso centro uma cegonha-branca (Ciconia ciconia) vítima de tentativa de abate por tiro. Pode ainda ver-se no Raio-X realizado, um ovo que esta ave iria pôr em breve. Tendo em conta o seu estado de saúde, a postura já não será possível.

Esta é uma espécie protegida e não cinegética, pelo que este ato é considerado ilegal.

Caso assista a este tipo de situações, denuncie.
Não compactue com quem prejudica estas magníficas aves."


Uma verdadeira estupidez... :mad: