Biodiversidade

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Hoje ouvi a primeira poupa deste ano (aqui junto a Óbidos). Aguardo os cucos. Na Arrábida e na Serra da Estrela há poucos anos, lembro-me de ouvir muitos (mas mais tarde do que esta altura).
Rolas-bravas ainda não ouvi nenhuma este ano aqui em Óbidos, mas também não tenho estado sempre aqui.

Cucos tenho ouvido bastantes vezes desde finais de março, aqui perto de casa e noutros locais. Poupas também. Pelos vistos os cucos gostam de cantar quando está a nevar :) Este ano, já por três vezes, ouvi o cuco enquanto nevava.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Cucos tenho ouvido bastantes vezes desde finais de março, aqui perto de casa e noutros locais. Poupas também. Pelos vistos os cucos gostam de cantar quando está a nevar :) Este ano, já por três vezes, ouvi o cuco enquanto nevava.

Também tenho ouvido com frequencia, os cucos, e o "martelo peneumático", ou seja o pica pau, que muito gosta de andar a furar os poste de madeira, das telecomunicações.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Dan

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pica paus por aqui também se têm ouvido.
Tem sido muito raro é ouvir rouxinóis... Até bufos-reais oiço em quase todas as noites, mas rouxinóis é que tem sido uma raridade.
Até perto da Ericeira e na serra da Carregueira parecem ser muito mais comuns...
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


E muitas vezes cantam pela noite dentro (e com alguma variedade regional de dialetos... ).


É verdade eu adoro ouvir o rouxinol, a cantar, ás vezes ás 6 da manhã, já eles fazem uma "festa", e até chegam a fazer de despertador.
Com os dias quentes já ontem, a cigarra já voltou a ter "emprego".
 
  • Gosto
Reactions: belem

ct1gnd

Cumulus
Registo
7 Jan 2010
Mensagens
440
Local
Gouveia


E muitas vezes cantam pela noite dentro (e com alguma variedade regional de dialetos... ).

É fantástico o cantar deles. Por aqui tem um que canta toda a santa noite e pela manhã continua com o seu chilrear.
 
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)


Até quando é que continuamos com esta atitude tão reles e cruel para todo o ecossistema, ainda no sábado, vi um amontaodo de plástico, simplesmente deixado, junto a uma estrada alcatroada, em cima da estrada do aqueduto do Alviela, de certeza, que eram mais de 25 quilos.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Hoje aqui perto de Óbidos, lá ouvi pelo menos um rouxinol e os pirilampos adultos já desde há semana e meia que começaram a aparecer. Anda há uns 5 minutos vi um.

Esta tarde, observei bem de perto, cerca de 10 metros, o cantar de uma Toutinegra-de-barrete-preto(Sylvia atricapilla), e que me "brindou", com um belíssimo cantar durante uns minutos.
Mas as aves andam mesmo numa euforia, num corre-corre de um lado para o outro, umas já a alimentar os filhotes, outras ainda a fazer o seu ninho, e outras nas cantorias.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui também se fazem ouvir e realmente cantam muito bem.
Outra ave que gosto de ouvir é o pisco, que apresenta também uma grande variedade de dialetos, alguns bem diferentes do que é normal ouvir na espécie. Ontem estava aqui um com um cantar anormalmente cristalino, quase irreconhecivel para a espécie.
As variadas espécies de tordos que por vezes aqui passam, também são soberbas nesse aspeto.
Mudando de assunto ainda há bocado tinha um lagarto de água de volta de um bebedouro que fiz (que está sempre cheio, porque tenho-o à sombra e meio tapado e recebe água da chuva).
Tem uns 25 cms de profundidade.
Ainda que existam cursos de água por aqui, apenas um é permanente, mas não fica perto e o outro não é de fácil acesso.
Também existem duas fontes, mas após anos com chuvas abaixo do normal, a que está à superfície pode secar no verão.
Aconteceu há pouco tempo (assim de cor, não sei precisar quando) pela primeira vez desde que estou aqui (já há uns 8 anos).
Quando secou, era ver a bicharada a querer aceder aos coletores de água da chuva ( que servem para regar as culturas) e uma vez dei com um lagarto de água afogado, por isso decidi instalar imediatamente uns bebedouros, que só em situações muito raras tive que meter um pouco mais de água.

PS: Existe um lago aqui perto, que tem tido sempre água, mas está no meio de um descampado, e nem todos os animais gostam de se expôr e nem todos podem achá-lo assim tão próximo (talvez seja para os coelhos e para as aves por exemplo).
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui também se fazem ouvir e realmente cantam muito bem.
Outra ave que gosto de ouvir é o pisco, que apresenta também uma grande variedade de dialetos, alguns bem diferentes do que é normal ouvir na espécie. Ontem um tinha um cantar anormalmente cristalino, quase irreconhecivel para a espécie.
As variadas espécies de tordos que por vezes aqui passam, também são soberbas nesse aspeto.
Mudando de assunto ainda há bocado tinha um lagarto de água de volta de um bebedouro que fiz (que está sempre cheio, porque tenho-o à sombra e meio tapado e recebe água da chuva).
Tem uns 25 cms de profundidade.
Ainda que existam cursos de água por aqui, apenas 1 é permanente, mas não fica perto e o outro não é de fácil acesso.
Também existem duas fontes, mas após anos com chuvas abaixo do normal, sobretudo a que está à superfície pode secar no verão.
Aconteceu há pouco tempo (assim de cor, não sei precisar quando) pela primeira vez desde que estou aqui (há uns 8 anos).
Quando secou, no verão era ver a bicharada a querer aceder aos coletores de água da chuva ( que servem para regar as culturas) e uma vez dei com um lagarto de água afogado, por isso decidi instalar imediatamente uns bebedouros, que só em situações raras tive que encher.

PS: Existe um lago aqui perto, que tem tido sempre água, mas está no meio de um descampado, e nem todos os animais gostam de se expôr e nem todos podem achá-lo assim tão próximo (talvez o seja para os coelhos e para as aves por exemplo).

A fonte que fica à superfície secou em outubro de 2017.
Tanto quanto sei e desde que aqui estou, nunca tinha acontecido
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993