Biodiversidade

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pessoal do Algarve, toca a dar um salto à praia (entre a Ilha do Farol e Vilamoura) durante a noite para observar bioluminescência no mar (tirem fotos, façam vídeos (normalmente até fica mais nítido do que nas fotos) ou digam-nos como foi, se possível ):

https://www.portugaldenorteasul.pt/...dH4UcbVoqiX6CN8V2ul8CTqdDNd99LgBzzvvcmvcisnvI

Normalmente vê-se sempre luminescência no mar (sobretudo em locais escuros), mas desta vez há uma concentração acima do normal.
 
Última edição:


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pessoal do Algarve, toca a dar um salto à praia (entre a Ilha do Farol e Vilamoura) durante a noite para observar bioluminescência no mar (tirem fotos, façam vídeos (normalmente até fica mais nítido do que nas fotos) ou digam-nos como foi, se possível ):

https://www.portugaldenorteasul.pt/...dH4UcbVoqiX6CN8V2ul8CTqdDNd99LgBzzvvcmvcisnvI

Normalmente vê-se sempre luminescência no mar (sobretudo em locais escuros), mas desta vez há uma concentração acima do normal.

Por falar em bioluminescência, acabei agora mesmo de levantar 2 vasos, e vi o que me parecia ser 2 larvas de pirilampos, de cor preta, parece-te o habitat que elas preferem, um local sempre húmido diariamente, fresco e sombrio, e andavam bem, assim que levantei o vaso, depois de me aperceber volteo a colocar os vasos mo mesmo local.
 
  • Gosto
Reactions: belem

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Interessante o que tu contas, mas porque achas que eram larvas de pirilampo?

As larvas que vi eram praticamente iguais a esta da foto.

8642683444_3713736eee_c.jpg
 
  • Gosto
Reactions: belem e Thomar

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Pois as larvas do género Lampyris agora andam mais ativas. Ainda hoje aqui na reserva de Óbidos vi uma de dia e a uns 3 metros de mim estão duas agora a brilhar. A luz é intensa e pausada, contrastando bem com o piscar dos outros pirilampos.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e Pedro1993

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Aqui na reserva de Obidos há uns 30 minutos atrás ouvi uma rola brava... Por esta é que não esperava... Ontem ouvi um bufo-real, mas aqui por vezes até se ouvem 3 a cantar...
Por alguma razão os butios ultimamente andam muito barulhentos, e por vezes vejo o que me parece ser a família inteira a voar.
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui na reserva de Obidos há uns 30 minutos atrás ouvi uma rola brava... Por esta é que não esperava... Ontem ouvi um bufo-real, mas aqui por vezes até se ouvem 3 a cantar...
Por alguma razão os butios ultimamente andam muito barulhentos, e por vezes vejo o que me parece ser a família inteira a voar.

Esta semana, encontrei um ninho de águias, aqui relativamente perto de mim, eu já estava desconfiado, pois tenho-as visto diarimente, e mesmo a andarem sobre os terrenos, está no topo de uma amendoeira, onde aproveitaram os restos que sobrava de um ninho de corvos.
A pega rabuda também anda por aqui a cantarolar e a afugentar as rolas bravas, e o mesmo se passa quando elas vem a sombra da aguia a planar.
 
  • Gosto
Reactions: belem

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Os peneireiros e os gaviões têm sido mais silenciosos, mas os javalis não...lol
Há pouco tempo um rosnou e deu para ouvir arbustos a serem tombados. Os javalis aqui por vezes fazem finca pé, nem sempre fogem e tazem muito barulho nestas ocasiões.. Por vezes parece que o fazem para desafiar (sem me atacar) mas normalmente é curiosidade.
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Esta semana, encontrei um ninho de águias, aqui relativamente perto de mim, eu já estava desconfiado, pois tenho-as visto diarimente, e mesmo a andarem sobre os terrenos, está no topo de uma amendoeira, onde aproveitaram os restos que sobrava de um ninho de corvos.
A pega rabuda também anda por aqui a cantarolar e a afugentar as rolas bravas, e o mesmo se passa quando elas vem a sombra da aguia a planar.

Interessante e a águia é a de asa redonda (butio)? Tens ouvido rolas bravas, por aí?
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Interessante e a águia é a de asa redonda (butio)? Tens ouvido rolas bravas, por aí?

%25C3%25A1guia%2Bcal%25C3%25A7ada1%2Bpublica%25C3%25A7%25C3%25A3o.jpg


Sim, é a aguia de asa redonda, igual á da foto, consegue-se ver bem este padrão, quando ela está a voar, e desde que ela se instalou aqui perto, a população de ratos reduziu bem.
Até ver ainda nunca tive problemas, em "assaltos" por parte dela ao galinheiro, mas também com árvores em redor, não é facil ela conseguir aterrar, ou fazer voos picados, a não ser quando as patas voem para os terrenos abertos.
As rolas bravas, ainda continuo á espera de ver alguma, só não sei é quando é que chega esse dia.
Os abelharucos, também andam sempre em conjunto por aqui.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Os peneireiros e os gaviões têm sido mais silenciosos, mas os javalis não...lol
Há pouco tempo um rosnou e deu para ouvir arbustos a serem tombados. Os javalis aqui por vezes fazem finca pé, nem sempre fogem e tazem muito barulho nestas ocasiões.. Por vezes parece que o fazem para desafiar (sem me atacar) mas normalmente é curiosidade.

A população de javalis por aqui também está bem descontrolada, ultimamente todas as pessoas tem uma história para contar, principalemente com os javalis dentro do seu quintal, em redor de casa.
Não existe nenhum predador, e a população assim cresce a "olhos vistos".
 
  • Gosto
Reactions: Dan

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
O controlo da população de javalis, na maior parte do território, assegura-se complicado, pelo menos com métodos naturais. Para além dos prejuízos económicos, há também os problemas que os javalis provocam sobre outras espécies selvagens.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O controlo da população de javalis, na maior parte do território, assegura-se complicado, pelo menos com métodos naturais. Para além dos prejuízos económicos, há também os problemas que os javalis provocam sobre outras espécies selvagens.

É verdade, e também não é com a caça de espera que se consegue controlar a população, e as montarias são muitos dipendiosas, e por isso é que a situação vem-se agravando ano após ano.
Sim os prejuízos em hortas e campos de milho por vezes são de dezenas ou centenas de euros, isto ás vezes num só produtor.
Mas tirando os agricultores também não vejo mais nehuma entidade, com interesse em resolver o assunto.

Automóvel colide com javali na A13

Na noite de domingo para segunda feira, um automóvel conduzido por um tomarense colidiu com um javali na A13, entre o nó de Atalaia e Asseiceira.
O pessoal da Ascendi recolheu o animal.

Apesar de ser uma via com portagens e vedada, o concessionário não assume a responsabilidade por acidentes deste tipo.

https://tomarnarede.pt/sociedade/au...AJ87rg4YW-m0LcqrRO_R2VaH5Qj2lEaQNt72F_F4Pqu4w


 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Dan