Biodiversidade

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Tem um voo muito característico, fácil de identificar. Costumam nidificar num pinhal aqui muito próximo.
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
A poupa é uma ave que gosta muito de estar a comer minhocas dos relvados dos jardins públicos, e vai deixando as pessoas se aproximarem muito junto dela, no verão passado estive num evento de observação de aves, e era ela que andave sempre atrás de nós, e durante mais de 2 horas, nunca nos abandonou, e fazia até questão de nos chamar a atenção.

Mas aqui das poucas vezes que vejo as poupas não consigo chegar mais perto do que uns 10/15metros (fogem logo), naquele fim-de-semana foi uma excepção.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Mas aqui das poucas vezes que vejo as poupas não consigo chegar mais perto do que uns 10/15metros (fogem logo), naquele fim-de-semana foi uma excepção.

E mesmo assim a essa distancia já é muito bom, e estive a cerca de uns 6 a 7 metros de uma poupa no ano passado, e este ano já vi uma mas ia em voo.
Agora tenho aqui 2 águias de asa redonda, que já são residentes, todos os dias estão aqui a planar, e em certos dias até estou a tomar o pequeno-almoço, e lá está ela pousada num poste.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)

Cópula de Orthetrum cancellatum

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg



Fêmea de Calopteryx haemorrhoidalis

D-uYXu5XUAESyMq.jpg


D-uYZajXkAURaN7.jpg



Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg



Alguns dos locais da rota: Racó des Cavall, sa Bardissa, Talis...

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg


D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg


D-uPSdVXUAIJL8b.jpg


D-uPaEdXsAEPksq.jpg


D-uadBfXoAEZL-c.jpg


Cumprimentos e feliz fim de semana
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)

Cópula de Orthetrum cancellatum

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg



Fêmea de Calopteryx haemorrhoidalis

D-uYXu5XUAESyMq.jpg


D-uYZajXkAURaN7.jpg



Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg



Alguns dos locais da rota: Racó des Cavall, sa Bardissa, Talis...

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg


D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg


D-uPSdVXUAIJL8b.jpg


D-uPaEdXsAEPksq.jpg


D-uadBfXoAEZL-c.jpg


Cumprimentos e feliz fim de semana

Fotos magníficas, desde as primeiras, que retratam um momento que não é fácil sobservar, e mais dificil fotografar, com esse pormenor, e com tão boa resolução.
Bonitas foto também desses cenários paradisíacos, águas muito límpidas.
 
  • Gosto
Reactions: Pek

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,820
Local
Menorca
Fotos magníficas, desde as primeiras, que retratam um momento que não é fácil sobservar, e mais dificil fotografar, com esse pormenor, e com tão boa resolução.
Bonitas foto também desses cenários paradisíacos, águas muito límpidas.

Muito obrigado!
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)

Cópula de Orthetrum cancellatum

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg



Fêmea de Calopteryx haemorrhoidalis

D-uYXu5XUAESyMq.jpg


D-uYZajXkAURaN7.jpg



Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg



Alguns dos locais da rota: Racó des Cavall, sa Bardissa, Talis...

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg


D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg


D-uPSdVXUAIJL8b.jpg


D-uPaEdXsAEPksq.jpg


D-uadBfXoAEZL-c.jpg


Cumprimentos e feliz fim de semana
Bem que sorte, fotos lindíssimas!
Como dizia o outro:"eu quero ir para a ilha"

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Deixo também a minha contribuição, não são esquilos é uma Poupa!

Visitou-me no passado dia 9 de de Junho ao Final da tarde (17h09m):

uqniwHX.jpg




E de madrugada/manhã (07h10m) no dia seguinte 10 de Junho:

pLnTk25.jpg



São fantásticas :D Há muito que não vejo uma. Há coisa de um ano uma visitou o jardim da minha mãe em Samora :)
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)

Cópula de Orthetrum cancellatum

D-uYVNJW4AI5kqv.jpg



Fêmea de Calopteryx haemorrhoidalis

D-uYXu5XUAESyMq.jpg


D-uYZajXkAURaN7.jpg



Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)

D-uYb6kWkAEN8kU.jpg



Alguns dos locais da rota: Racó des Cavall, sa Bardissa, Talis...

D-uPD3rXkAAe3u8.jpg


D-uPLPcXsAEQ6aw.jpg


D-uPSdVXUAIJL8b.jpg


D-uPaEdXsAEPksq.jpg


D-uadBfXoAEZL-c.jpg


Cumprimentos e feliz fim de semana
Fantásticas como sempre Pek! :w00t::palmas: Esse mar.. ai ai... :D
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Cena pouco comum — ainda — nas nossas cidades. Parece-me magrinho o bicho, o que o terá levado a procurar comida num ambiente tão urbano?

Fui à janela para espreitar possíveis descargas da trovoada que estava a desenvolver-se em Espanha e acabei por “apanhar” este esquilo a passear aqui na rua. Não sei se foi a procura de alimento que o trouxe aqui, mas nesta zona onde vivo há muitas árvores, principalmente pinheiros e também vários tipos de folhosas.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,

Hoje deparei-me com esta surpresa: um campo de alhos sem a ação humana. E nem está muito longe de casa: está em Peniche, numa ilha com o nome "Papôa", ligada à cidade por algumas travessias de madeira.
Este tipo de plantas, pelo que eu ouvi falar, foi muito comum na costa ocidental portuguesa em outros tempos, mas à medida que o alho tem vindo a ser domesticado, este tipo de paisagens tem vindo a desaparecer. :(

p8Urp6Q.jpg


zQP50f4.jpg


Não sei se vêem, mas aquelas "bolinhas" são as flores dos alhos. O alho é o tubérculo. ;)
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa noite,

Hoje deparei-me com esta surpresa: um campo de alhos sem a ação humana. E nem está muito longe de casa: está em Peniche, numa ilha com o nome "Papôa", ligada à cidade por algumas travessias de madeira.
Este tipo de plantas, pelo que eu ouvi falar, foi muito comum na costa ocidental portuguesa em outros tempos, mas à medida que o alho tem vindo a ser domesticado, este tipo de paisagens tem vindo a desaparecer. :(

p8Urp6Q.jpg


zQP50f4.jpg


Não sei se vêem, mas aquelas "bolinhas" são as flores dos alhos. O alho é o tubérculo. ;)

Aqui em terrenos agrícolas, apenas se observam alguns exemplares isolados, não em tanta quantidade com mostas aí, e pode-se dizer quase "á beira mar plantados", ou neste caso que não são plantados.
É o chamado alho-porro, e atrai muitos insectos polinizadores, entre as quais a vespa-maute, que é só a maior vespa autóctone, ou nativa.