Dan
Moderação
Tem um voo muito característico, fácil de identificar. Costumam nidificar num pinhal aqui muito próximo.
A poupa é uma ave que gosta muito de estar a comer minhocas dos relvados dos jardins públicos, e vai deixando as pessoas se aproximarem muito junto dela, no verão passado estive num evento de observação de aves, e era ela que andave sempre atrás de nós, e durante mais de 2 horas, nunca nos abandonou, e fazia até questão de nos chamar a atenção.
Mas aqui das poucas vezes que vejo as poupas não consigo chegar mais perto do que uns 10/15metros (fogem logo), naquele fim-de-semana foi uma excepção.
Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)
Cópula de Orthetrum cancellatum
![]()
Fêmea de Calopteryx haemorrhoidalis
![]()
![]()
Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)
![]()
Alguns dos locais da rota: Racó des Cavall, sa Bardissa, Talis...
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cumprimentos e feliz fim de semana
Fotos magníficas, desde as primeiras, que retratam um momento que não é fácil sobservar, e mais dificil fotografar, com esse pormenor, e com tão boa resolução.
Bonitas foto também desses cenários paradisíacos, águas muito límpidas.
Bem que sorte, fotos lindíssimas!Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)
![]()
![]()
![]()
Subéspecie mediterrânica de corvo marinho de crista (Phalacrocorax aristotelis subsp. desmarestii)
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Fantástico achado! Obrigado pela partilhaEncontrei este semelhante mas do nosso Gerês
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2319396268142572&id=100002166656337&refsrc=https://m.facebook.com/lilia.jorge.5/videos/2319396268142572/&_rdr
Cena pouco comum — ainda — nas nossas cidades. Parece-me magrinho o bicho, o que o terá levado a procurar comida num ambiente tão urbano?Umas fotos tiradas da janela de casa.
![]()
![]()
Deixo também a minha contribuição, não são esquilos é uma Poupa!
Visitou-me no passado dia 9 de de Junho ao Final da tarde (17h09m):
![]()
E de madrugada/manhã (07h10m) no dia seguinte 10 de Junho:
![]()
Fantásticas como sempre Pek!Umas imagens de hoje em Talis (Menorca)
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
Cena pouco comum — ainda — nas nossas cidades. Parece-me magrinho o bicho, o que o terá levado a procurar comida num ambiente tão urbano?
Boa noite,
Hoje deparei-me com esta surpresa: um campo de alhos sem a ação humana. E nem está muito longe de casa: está em Peniche, numa ilha com o nome "Papôa", ligada à cidade por algumas travessias de madeira.
Este tipo de plantas, pelo que eu ouvi falar, foi muito comum na costa ocidental portuguesa em outros tempos, mas à medida que o alho tem vindo a ser domesticado, este tipo de paisagens tem vindo a desaparecer.
![]()
![]()
Não sei se vêem, mas aquelas "bolinhas" são as flores dos alhos. O alho é o tubérculo.![]()