Biodiversidade



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
^^

Os caçadores são experts em acabar com populações inteiras de alguns animais, ás vezes até levando-os à extinção. Pois aí tinham uma boa oportunidade de dar uma ajuda :lol:

Comentário absurdo...

Só pode ser proferido por alguém que não sabe o que é caça e os caçadores em Portugal...
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
http://economia.publico.pt/Noticia/p...a-raia_1452780


Desconfio um bocado desta notícia.

Começa logo com 48 milhões de euros, cada vez que se lê uma coisas destas pensa-se logo quanto daqui é que não vai parar aos bolsos do costume.

Depois uma invasão de milhares de cabras não é exactamente uma ideia perfeita. Se a coisa não for bem feita teremos as cabras a destruírem determinadas espécies e a devorarem tudo o que encontram à frente.

Em zonas selvagens não me parece que seja boa ideia. Já estou a adivinhar mais reclamações daqui a uns anos, sobre ataques de logos a cabras que passarão a aparecer em zonas selvagens de onde já tinham desaparecido.

Parece-me mais uma ameaça para a fauna e flora selvagens

48 milhones de euros /150.000 cabras= 320 EUROS POR CABRA:surprise::surprise::surprise:

En el mercado una cabra corriente puede costar de 35 a 50 euros.

Si cada cabra va a costar 320 euros por ese precio las cabras ademas de limpiar los montes, deberían ayudar a los bomberos a apagar los fuegos, y dar aviso de los fuegos llamando por telefono.
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Comentário absurdo...

Só pode ser proferido por alguém que não sabe o que é caça e os caçadores em Portugal...

Vá, calma que sei muito bem que nem todos (nem a maioria) dos caçadores em Portugal são assim. Mas que a caça furtiva tem ajudado à extinção de várias espécies em vários locais do mundo, não há como negar.

Sou o 1º a reconhecer a importância das associações de caçadores neste regresso em força do corço e veado ao nosso país.

Mas mantenho o que disse. Coloquem aquele animal como espécie cinética e cacem-no à vontade até desaparecer de Espanha (e de preferência da Europa toda). E podem fazer o mesmo com o resto das espécies exóticas que existem neste continente. Muitas introduzidas de propósito para fins cinéticos.

Por exemplo o arruí em Espanha
ammotragus_lervia_fa0245.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Vá, calma que sei muito bem que nem todos (nem a maioria) dos caçadores em Portugal são assim. Mas que a caça furtiva tem ajudado à extinção de várias espécies em vários locais do mundo, não há como negar.

Sou o 1º a reconhecer a importância das associações de caçadores neste regresso em força do corço e veado ao nosso país.

Mas mantenho o que disse. Coloquem aquele animal como espécie cinética e cacem-no à vontade até desaparecer de Espanha (e de preferência da Europa toda). E podem fazer o mesmo com o resto das espécies exóticas que existem neste continente. Muitas introduzidas de propósito para fins cinéticos.

ah assim já está melhor lol:D

É verdade que a caça furtiva tem um impacto muito negativo sobre a biodiversidade e as populações animais, mancham a imagem dos caçadores em Portugal e no Mundo. Mas felizmente os furtivos são cada vez mais uma minoria em Portugal, a maioria dos caçadores, são como eu, amam a natureza e fazem tudo para promover as espécies cinegéticas directamente e as não cinegéticas indirectamente.
O caçador é o principal interessado em que os animais que gosta de perseguir nunca se extingam, por isso faz tudo para os proteger, retirando apenas alguns exemplares sem por em perigo as especies:)

Caçador Furtivo = Assassino

Eu também sou a favor da caça até ao extermínio das espécies invasoras que ponham em causa as espécies nativas, mas isso não acontece em Portugal em que por exemplo a rola turca (Streptopelia decaocto) que é uma espécie invasora não se pode caçar (legalmente)...
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Eu também sou a favor da caça até ao extermínio das espécies invasoras que ponham em causa as espécies nativas, mas isso não acontece em Portugal em que por exemplo a rola turca (Streptopelia decaocto) que é uma espécie invasora não se pode caçar (legalmente)...

Este país e as suas incoerências... Há coisas que não dão para acreditar :shocking:
 

Seattle92

Nimbostratus
Registo
22 Set 2010
Mensagens
668
Local
Portugal
Reequilibrar as espécies
2005-09-09

Há dois anos que dois biólogos da Universidade do Minho estudam e aplicam formas de reequilibrar as espécies animais e vegetais do Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), tentando remediar situações, algumas quase limite, como a falta de presas para os lobos e a invasão das mimosas "Estas são as nossas prioridades", salienta um dos responsáveis pelo projecto.

Segundo Pedro Gomes, na intervenção que está a ser efectuada, não se pode esquecer "que a relação entre os habitantes do parque e o lobo não é a melhor". O lobo ataca os animais domésticos porque "não tem que comer" e o pagamento às pessoas pelos danos causados pelo animal "está a demorar", explica ainda o biólogo da UM. No entanto, contactado pelo JN, o director do parque garante que "o processo já está desbloqueado e, até ao final do ano, vamos pagar o que está em atraso". Aliás, Luís Macedo revelou ainda que "esta situação está nas preocupações da Direcção do parque" que, no futuro, quer efectuar o pagamento o mais rápido possível.

Segundo o investigador da UM, "a intervenção tem dois vértices, sendo uma delas o planeamento de acções de conservação e gestão de espécies e respectivos habitates". Assim, numa zona do PNPG, está a ser criado um cercado para a reprodução do corço e do veado, de forma "a servir a Peneda Gerês de presas para os lobos, evitando que eles ataquem rebanhos domésticos para se alimentar". Segundo Pedro Gomes, a época ideal para capturar os "cervídeos é Outubro/Novembro", sendo que, "só depois dessa data, é que todo este trabalho começa a fazer sentido".

Tal como já acontece no Parque Natural de Montesinho, de onde vêm os primeiros animais, "queremos que os ataques sejam cada vez mais raros". No entanto, esta solução de "importação" de animais não é bem vista junto dos técnicos do próprio parque, que consideram "uma má solução. O que deveria acontecer era a reprodução de espécies próprias do parque. As que já desapareceram totalmente não há como recuperá-las e ir buscar outras espécies que não têm nada a ver com a original não faz muito sentido" até por todas as consequências inerentes a isso, sobretudo "ligadas a doenças, à própria adaptação ou não dos animais e às condições que estão habituados a ter e que são diferentes das que vão encontrar aqui".

Pedro Gomes revela, ainda, que a médio prazo, "é possível avançar para a reintrodução de outras espécies, como o javali, a cabra, a perdiz, o garrano, o coelho e a águia real", mas tendo sempre presente que "há que preservar o que temos cá dentro e, só depois, e se for exequível, é que se volta a introduzir espécies". Todos os planos previstos são flexíveis e podem ser alterados conforme os resultados de cada reforço da espécie "Não vamos ter uma espécie-alvo. Há uma série de problemas para resolver e alguns imediatamente. Mas há uma estratégia a longo prazo".

O repovoamento do único parque nacional do país é visto como uma das mais importantes medidas para o desenvolvimento sustentável de toda a região.
http://jn.sapo.pt/paginainicial/interior.aspx?content_id=511379

Estou chocado com esta notícia :shocking:

São os próprios técnicos do parque a impedir que projectos deste tipo aconteçam. Alguém é capaz de me explicar qual é o problema de fazer transferência de alguns animais entre o Gerês e o Montesinho?????

As que já desapareceram totalmente não há como recuperá-las e ir buscar outras espécies que não têm nada a ver com a original não faz muito sentido

Mas o homem é idiota ou quê???? Trazer veados do Montesinho para o Gerês não faz sentido??? Trazer corços (no caso da população do Gerês ser demasiado pequena) não faz sentido???

Com gente desta à frente do nosso único parque nacional, percebe-se porque é que em 2010 ainda não há veados no Gerês, percebe-se porque é que para aparecerem cabras montês, tiveram de vir da Galiza, percebe-se porque é que deixaram desaparecer a águia real. Basicamente não fazem nada e impedem que alguém faça por eles. Gostava de saber para que é que servem...

Percebe-se porque é que os ataques a rebanho são muitos superiores no Gerês do que no Montesinho. Pelos vistos a grande estratégia desta gente é simplesmente pagar indemnizações e não fazer nada para que os ataques deixem de acontecer :mad:

PS: A notícia é de 2005, pelos vistos alguém não deixou os biólogos fazerem o tal programa de reintroduções. Ainda não existem veados no Parque Nacional da Peneda-Gerês
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Comentário absurdo...

Só pode ser proferido por alguém que não sabe o que é caça e os caçadores em Portugal...

O meu pai foi director de uma reserva de caça municipal, sócio de uma turística e passa a vida no Alentejo em caçadas. Ninguém conhece melhor o mundo da caça do que eu.

E infelizmente, os caçadores são dos principais culpados pela extinção de muitas espécies de predadores. Embora o tema não seja abordado pela comunicação social, há quem pratique controlo de predadores nas áreas de caça municipal e turística. A situação poderá piorar no Alentejo e Algarve, pois como somos um país avesso a produzir, os proprietários de muitas herdades estão a voltar-se para a exploração turística da caça.

Sou contra a caça turística. A fauna selvagem é de todos, para os animais selvagens não deve haver fronteiras impostas pela propriedade humana, portanto é imoral que haja pessoas a ganhar dinheiro com a sua morte.

Este negócio envolve actualmente muito dinheiro, e estão muitos interesses políticos por detrás, por isso duvido que termine nos próximos tempos.

No interior há indivíduos que são guardas destas reservas, passam a vida no mato e volta e meia fazem umas «limpezas», se bem me entendem... E marcha tudo o que ele acreditem que possa comer as perdizes e os coelhos, sejam cegonhas, águias, abutres, etc.Eu conheço uma «peça» dessas, uma criatura boçal, desprezível, ignorante.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Não podes generalizar Frederico, senão quando olhas para os muçulmanos e só vês Al-Qaida...:)

Os caçadores não pensam todos assim, alias a maioria dos caçadores já não é tão ignorante como outrora e já olha para os ecossistemas sem ver apenas as presas.

Por vezes, certas associaçoes de Caçadores fazem o chamado controlo de predadores, que eu não concordo nem apoio. Mas algumas fazem-no porque gastam milhares de euros em alimento para à caça e ou mesmo em repovoamentos de animais e para essas associações é frustrante ver esse investimento no estômago de uma raposa ou de um saca-rabos. Esse controlo de predadores normalmente acontece devido ao aumento exponencial de predadores que põe em causa o investimento feito.

A maioria dos caçadores não são os assassinos que pensas que são, eu sou caçador à 4 anos mas desde miúdo que acompanho o meu pai nas suas caçadas e nunca vi em nenhuma delas ser abatida nenhuma cegonha, coruja, águia ou abutre, e olha que já vi muitas destas espécies em situação de caça.

A caça funciona também como um forma de criar muitos empregos nas zonas rurais do interior e todo o comercio e restauração, dessas regiões, beneficia com o turismo da caça.

Se a caça fosse proibida garanto-te que o numero de predadores ia diminuir a pique, pois as suas presas sem a ajuda dos caçadores que lá vão por comida e água em períodos de seca, não iam conseguir manter populações tão vastas como ocorre em muitos locais actualmente. Por isso até os predadores acabam por beneficiar com a caça apesar de muitos serem mortos ilegalmente.

Eu nunca vi ninguém da Quercos, da LPN, ou do Partido dos Verdes, a por água em bebedouros para a fauna em períodos de seca e teoricamente eles é que são os "Bons" da fita e nós, os caçadores os "Maus".:rolleyes::rolleyes:

:)
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
O meu pai foi director de uma reserva de caça municipal, sócio de uma turística e passa a vida no Alentejo em caçadas. Ninguém conhece melhor o mundo da caça do que eu.

E infelizmente, os caçadores são dos principais culpados pela extinção de muitas espécies de predadores. Embora o tema não seja abordado pela comunicação social, há quem pratique controlo de predadores nas áreas de caça municipal e turística. A situação poderá piorar no Alentejo e Algarve, pois como somos um país avesso a produzir, os proprietários de muitas herdades estão a voltar-se para a exploração turística da caça.

Sou contra a caça turística. A fauna selvagem é de todos, para os animais selvagens não deve haver fronteiras impostas pela propriedade humana, portanto é imoral que haja pessoas a ganhar dinheiro com a sua morte.

Este negócio envolve actualmente muito dinheiro, e estão muitos interesses políticos por detrás, por isso duvido que termine nos próximos tempos.

No interior há indivíduos que são guardas destas reservas, passam a vida no mato e volta e meia fazem umas «limpezas», se bem me entendem... E marcha tudo o que ele acreditem que possa comer as perdizes e os coelhos, sejam cegonhas, águias, abutres, etc.Eu conheço uma «peça» dessas, uma criatura boçal, desprezível, ignorante.

Nao concordo ao 100%

Acho preciso que exista areas diversas:

-Parques nacionales e reservas integrales, onde nao podase cazar e onde nao existan animais foraneos.

-Reservas onde podase cazar moito controlado. Só animais que nao fiquen en extinçao e sejan una praga, como o corzo ou jabalí, que ja es una praga en moitas áreas e vai as terras de cultivo e esmaga con tudo.

-Areas onde a caza pode ser mais "libre" e cazar por vezes animais "abundante" na área, como o lobo na Sanabria.

-Areas onde ben puderan fazerse una especie de "safari" con animais mesmo foraneos (mais animais grandes que nao seja facil esconder, como o muflón, o arrui ou o gamo).

Sempre estamos a falar das consecuencias do despovoamento e que eso vai fazer que o monte tudo seja mato e no verao esta a arder, mais se nao queremos o total despovoamento debemos dar alternativas económicas as pesoas que moran en esas áreas.

Acho que algunas areas ben podese fazer eso, mesmo en España eso acontece no Sul (Extremadura, Castilla La Mancha, Andalucía) onde ha areas con moitos gamos, veados, jabalis e pesoas que ven de Inglaterra ou Francia a cazar.

O lobo en Sanabria vai a subasta e poden cazar un número limitado. O dinheiro de eso vai para os povos.

Nao podemos ser "talibanes da natureza", eu gosto de ela e nao cazo e gustaria de melhores leis mais temos que pensar nas pesoas que moran en esas áreas.

Por vezes esas areas nao ten outra coisa para viver, se nao gosta eso entao podemos prohibir, mais temos que dar alternativa.

O home do que vose fala acho que nao ten moita educaçao, mais eu acho que e comprensivel a sua idea. É ben provabel que o home viva de esa coisa que ele esta a fazer, de esmagar o que coma coelhos e perdizes, mais se ele nao sabe fazer oitra coisa, ou nao ha alternativa nenhuma entao vose nao pode dizer ao home que deixe de fazer o que ele faze.

Por vezes nao é maldade se nao ignorancia e falta de alternativa.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não podes generalizar Frederico, senão quando olhas para os muçulmanos e só vês Al-Qaida...:)

Os caçadores não pensam todos assim, alias a maioria dos caçadores já não é tão ignorante como outrora e já olha para os ecossistemas sem ver apenas as presas.

Por vezes, certas associaçoes de Caçadores fazem o chamado controlo de predadores, que eu não concordo nem apoio. Mas algumas fazem-no porque gastam milhares de euros em alimento para à caça e ou mesmo em repovoamentos de animais e para essas associações é frustrante ver esse investimento no estômago de uma raposa ou de um saca-rabos. Esse controlo de predadores normalmente acontece devido ao aumento exponencial de predadores que põe em causa o investimento feito.

A maioria dos caçadores não são os assassinos que pensas que são, eu sou caçador à 4 anos mas desde miúdo que acompanho o meu pai nas suas caçadas e nunca vi em nenhuma delas ser abatida nenhuma cegonha, coruja, águia ou abutre, e olha que já vi muitas destas espécies em situação de caça.

A caça funciona também como um forma de criar muitos empregos nas zonas rurais do interior e todo o comercio e restauração, dessas regiões, beneficia com o turismo da caça.

Se a caça fosse proibida garanto-te que o numero de predadores ia diminuir a pique, pois as suas presas sem a ajuda dos caçadores que lá vão por comida e água em períodos de seca, não iam conseguir manter populações tão vastas como ocorre em muitos locais actualmente. Por isso até os predadores acabam por beneficiar com a caça apesar de muitos serem mortos ilegalmente.

Eu nunca vi ninguém da Quercos, da LPN, ou do Partido dos Verdes, a por água em bebedouros para a fauna em períodos de seca e teoricamente eles é que são os "Bons" da fita e nós, os caçadores os "Maus".:rolleyes::rolleyes:

:)

O teu discurso é muito optimista, mas aquilo que observo na realidade é bem diferente. Sim, é verdade, há caçadores com consciência ambiental, especialmente os que vêm das áreas urbanas e têm mais estudos, mas a larga maioria não é assim.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
O corzo sempre fora cazado nas montañas de Ancares e sempre huvo. Tudos os anos van cazadores e pagan un dinheiro para cazar e as pesoas dos povos tamben cazan e ainda un mes un corzo cruzo a estrada cando eu andava en carro, e tive que frenar. No verao outro corzo cruzo por o monte a 10 metros de min, e por vezes na amanha os corzos fican ben perto os povos.

E sempre cazaran.

Mais ha un control, só cazan dous ou tres meses ao ano, é prohivido cazar feminas e corzos pequenos, só poden cazar machos grandes e sempre despois do periodo reproductivo, e sempre números limitados (mais abundantes) e hoje acho que ainda ha mais corzos que ha 20 anos.
 

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
Nos Ancares nao é moito dificil olhar para eles, mesmo por vezes ben poden cruzar a estrada (só ha una estrada no vale), practicamente o vale nao ha cultivos e a floresta agora recuperou moito, o despovoamento fizera que nao haja tanto ganado e os corzos fican ben contentos e sao moitos, como eu dize nao é dificil olhar para eles, e sempre cazaran.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Duero, a realidade em Espanha é um pouco diferente. Eu já fui a caçadas à campina de Córdova e de Sevilha, com grupos de portugueses, somos acompanhados por um guarda, já vi portugueses a tentar matar um coruja das torres e o que me parecia uma águia, e o guarda impediu de imediato.

Mas o que sucede no Baixo Alentejo e Algarve é que há um controlo de predadores feito nas reservas de caça. E como já referi, marcha tudo o que possa constituir uma ameaça às perdizes e aos coelhos.