Biodiversidade

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
Na Quarta, quando fui ao Gerês, pôde fotografar este animalzinho.

1002056p.jpg


Se alguém souber a espécie. Agradecia ;)

Com Zoom:

acho que é uma cobra de água
 


joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Aproveito estas imagens para perguntar se existem ou não répteis (refiro-me obviamente ao termo popular de cobras) em Portugal considerados venenosos? Claro, em caso de mordedura; confesso que tenho explorado muito pouco o tema, mas a informação que até agora verifiquei têm-se mostrado um tanto inconclusiva! :(
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É muito difícil de dizer por essa foto.
Que tamanho tinha a cobra?
Dentro das conhecidas em Portugal, não me parece com nenhuma ( a mais próxima é a Macroprotodon brevis, mas esta espécie, tem uma distribuição estritamente mediterrânica na P. Ibérica)!
Pelo menos sei que não é uma víbora.
Mas sinceramente já vi cobras muito estranhas em Portugal.



Aproveito estas imagens para perguntar se existem ou não répteis (refiro-me obviamente ao termo popular de cobras) em Portugal considerados venenosos? Claro, em caso de mordedura; confesso que tenho explorado muito pouco o tema, mas a informação que até agora verifiquei têm-se mostrado um tanto inconclusiva! :(

Existem sim. :)
2 víboras são venenosas ( Vipera latastei e Vipera seonei) e temos a grande «naja» Malpolon monspessulanus.
Algumas também têm dentes inoculadores de veneno, mas com menos estragos, que estas.
A resistência ao veneno, varia de pessoa para pessoa.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Existem sim. :)
2 víboras são venenosas ( Vipera latastei e Vipera seonei) e temos a grande «naja» Malpolon monspessulanus.
Algumas também têm dentes inoculadores de veneno, mas com menos estragos, que estas.
A resistência ao veneno, varia de pessoa para pessoa.

A Vipera latastei ( vibora cornuda ) é muito comum no Alentejo, já a Vipera seonei só existe no Norte do país, temos também a alpolon monspessulanus ( cobra rateira ) e Macroprotodon brevis ( cobra-de-capuz ). Além destas 4 não temos mais nenhuma venenosa.

Depois temos uma série de lagartos vistosos mas que não são venenosos, e aracnídeos ( aranhas e escorpiões ) venenosos, como a Tarântula Ibérica e algumas espécies de Viuvas-negras.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A Vipera latastei ( vibora cornuda ) é muito comum no Alentejo, já a Vipera seonei só existe no Norte do país, temos também a alpolon monspessulanus ( cobra rateira ) e Macroprotodon brevis ( cobra-de-capuz ). Além destas 4 não temos mais nenhuma venenosa.

Depois temos uma série de lagartos vistosos mas que não são venenosos, e aracnídeos ( aranhas e escorpiões ) venenosos, como a Tarântula Ibérica e algumas espécies de Viuvas-negras.

Sim, eu já tinha conhecimento dessas 4.
Mas as 3 referidas são as mais perigosas. A M. brevis não dá qualquer efeito ( a não ser que seja alguém com alergia grave ao seu veneno). A M. monspessulanus é mais pela mordedura em si, porque os colmilhos com veneno estão muito na rectaguarda e geralmente não constituem um perigo para o Homem ( mas isso depende da superfície mordida...).
A rateira tem o hábito de se erguer e ameaçar ferozmente como a naja( quem a ataca) e é um animal que pode se tornar bastante grande ( tanto se fala em 2 metros como em 2,5 metros). Eu já observei um exemplar enorme, mas é impossível dar estimativas. A razão pela qual a consegui ver, foi porque fazia tanto barulho a andar num canavial ( literalmente partiu algumas canas) que me chamou logo a atenção.:)
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Na Quarta, quando fui ao Gerês, pôde fotografar este animalzinho.

1002056p.jpg


Se alguém souber a espécie. Agradecia ;)

Com Zoom:

Ao mostrar, esta fotografia, a minha stôra de Biologia. Ela ando a pesquisar, e informou-me que se deve tratar de uma Coronella girondica, nome vulgar Cobra-lisa-meridional.É uma espécie inofensiva e alimenta-se principalmente de lagartos,osgas,e pequenas cobras.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Interessante.
Também andei de volta dessa cobra e lembro-me de ver esta foto:

http://www.flickr.com/photos/36436628@N06/4595774983/

Mas realmente não é assim tão fácil identificar cobras, quando o padrão é variável e ainda mais quando as colorações não são bem visíveis.
Obrigado pela informação. Parece-me razoável a identificação, tendo em conta esta foto:

http://mwilsonherps.files.wordpress.com/2009/07/coronella_girondica2-copy.jpg

O padrão do corpo, neste caso, está mais próximo do que é apresentado na tua foto.


E esta é a M. brevis ou cobra de capuz:


http://www.flickr.com/photos/36436628@N06/4334590767/
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Notícia saída hoje no jornal Público, versão online.

Expedição vai inventariar a vida marinha das Selvagens

Chega hoje às ilhas Selvagens a maior expedição oceanográfica em Portugal, com a participação de três navios e cerca de 70 investigadores portugueses e estrangeiros. Nos próximos 20 dias, vai ser feito o levantamento exaustivo da vida marinha das ilhas Selvagens, pertencentes ao arquipélago da Madeira.

Levada a cabo pela Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), grupo técnico-científico do Ministério da Defesa Nacional, a expedição irá centrar-se em três vertentes: mar, linha de costa e terra, pelo que o objectivo é inventariar a fauna, a flora e os habitats marinhos entre os dois mil metros de profundidade e os 70 metros acima do nível do mar, a altitude da Selvagem Grande.

Para tal, a missão conta com os navios Almirante Gago Coutinho, Creoula e Vera Cruz (este é uma réplica das caravelas usadas nos Descobrimentos). Participa ainda o robô submarino Luso, operado à distância do Almirante Gago Coutinho, por um cabo.

"As ilhas Selvagens são muito conhecidas e estudadas a nível terrestre, mas a sua parte marinha ainda é desconhecida", sublinhou o director do Parque Natural da Madeira, Paulo Oliveira, à agência Lusa. Para o secretário regional do Ambiente da Madeira, Manuel António Correia, também citado pela Lusa, esta expedição poderá servir para consolidar a candidatura das ilhas Selvagens a património mundial da UNESCO. O processo foi retirado pelo Governo madeirense, refere ainda a Lusa, porque a UNESCO fez saber que faltava informação detalhada correspondente à biodiversidade marinha.

A reformulação do processo está em curso e a expedição, para o secretário regional do Ambiente, veio em boa altura: "Será certamente um instrumento que o Governo Regional da Madeira utilizará para repor a candidatura e, a curto prazo, poderemos ter o segundo espaço de património mundial natural, em Portugal, localizado na Madeira."

A expedição marca ainda o arranque do programa Professores a Bordo, da EMEPC, que é inédito em Portugal: embarcadas no Creoula, duas professoras de Biologia e de Geologia do ensino secundário e outras duas destacadas nos centros Ciência Viva de Estremoz e Lagos vão participar na ciência feita numa campanha oceanográfica, tal como um cientista, para depois transmitir tudo aos alunos.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Lontra condenada ao WC

Desde Setembro passado que os técnicos do Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Parque Biológico de Gaia convivem diariamente com um hóspede inusitado. A lontra macho que ali chegou, depois de ter sido encontrada em Águeda, vive na casa de banho dos homens

A situação começou por ser provisória mas a espera pela transferência para um centro de recuperação com condições para receber a lontra já traçou irremediavelmente o seu destino. O animal está ´imprintado`, ou seja, está demasiado habituado ao ser humano.

«Já não a conseguimos libertar na natureza. Agora, a solução é o cativeiro», lamenta Vanessa Soeiro, a veterinária responsável pelo centro – e que chegou a levar para sua casa a lontra ainda bebé (chegou ao parque com cerca de três meses) para poder dar-lhe o biberão durante a noite.

Já se habituou à presença de pessoas, não tem medo e é muito curiosa. Uma vez na natureza, teria dificuldades em alimentar-se e poderia colocar-se em situações de perigo.

Ana Isabel Pereira

SOL

Se tivesse condições quem ficava com ela era eu...adoro lontras, são animais espectaculares.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
É o famoso erro inconsciente da vontade em domesticar qualquer animal pelo qual sentimos grande carinho.

Existem histórias dessas um pouco por todo o lado, desde crocodilos a pandas ou até os muito vulgares símios; recordo a paranóia que tinha aos 15 anos em querer domesticar um esquilo que um familiar me traria da Alemanha se lhe confirmasse que poderia ficar em casa, adorava e ainda adoro esse animal e a simples ideia de que não teria condições adequadas para cuidar dele surgiu muito gradualmente.
Hoje, apesar de ainda gostar muito desta espécie, já não há dúvidas de que o melhor é mesmo não o ter. ;)