Biodiversidade

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Más notícias para a Reserva Natural do Sapal de Castro Marim.

Está proposta a construção de um hotel 5 estrelas em Área Natura 2000 mesmo junto à fronteira da área protegida, a sul da A22, perto da Ponte Internacional.

Todo o processo mostra o péssimo estado da protecção ambiental em Portugal. As áreas mais sensíveis como os sapais deveriam ser rodeadas por uma área de pré-reserva onde o desenvolvimento de certos projectos não deveria ser permitido.

O Hotel será construído fora da reserva numa colina árida coberta por alfarrobeiras. Esta é parte da justificação para dar parecer favorável ao projecto. Contudo um hotel com mais de 200 camas trará inevitavelmente um aumento exponencial da presença humana, com tudo o que isso acarreta para a envolvente protegida: pisoteio de vegetação (na zona ocorrem espécies vegetais em risco de extinção no nosso território), circulação de veículos motorizados, ruído, perturbações para a avifauna. Muitas espécies de aves que ocorrem nos esteiros dos sapais não toleram a presença humana e face a um aumento das pressões antropogénicas podem mesmo deixar de nidificar na área.

O extremo oriental do sotavento algarvio já está cheio de projectos turísticos falhados e falidos.

O projecto Quinta do Vale em Monte Francisco, a norte da A22, está parado há vários anos. Na Praia Verde destruiu-se o pinhal e ficaram as crateras na elevação arenítica, mas o projecto Verde Lago nunca avançou. Do outro lado da fronteira, as obras estão há muito interrrompidas no empreendimento Costa Esuri (está falido e bem falido...) e em surdina fala-se da insolvência de um campo de golfe (onde desistiram da construção de um hotel 5 estrelas) e de um PIN na região sotavento.

O concelho de Castro Marim tem muito espaço e lamenta-se que a escolha na hora de investir venha a recair sobre a área ambientalmente mais sensível de toda a região. Aliás, espaço não falta no Algarve mas nas últimas décadas não faltaram empreendimentos que poderiam ter sido feitos em qualquer lugar mas acabaram por ser construídos nas áreas mais importantes do ponto de vista ambiental. Basta que este hotel fosse erguido a uns escassos quilómetros da reserva natural para o impacto ambiental ser totalmente distinto.

Todo este processo para quem conhece a zona mostra que a protecção ambiental em Portugal não funciona e está longe do que se faz em boa parte da Europa ou nos EUA. As áreas protegidas têm de ter zonas inacessíveis e áreas de pré-reserva mas as autoridades portuguesas não perceberam ainda isto.

Entretanto a consulta pública já terminou.

http://www.ccdr-alg.pt/site/info/empreendimento-hoteleiro-panoramic-natura-hotel


Notas:

Sobre o Costa Esuri: http://www.telegraph.co.uk/news/wor...ng-industry-collapse-launch-legal-battle.html
 


lreis

Cumulus
Registo
22 Dez 2010
Mensagens
185
Local
Lisboa
Jornal Ionline, dia 18 de Janeiro
Portugal. Acidentes com animais selvagens nas estradas aumentaram
http://www.ionline.pt/artigos/portugal/portugal-acidentes-animais-selvagens-nas-estradas-aumentaram

A frequência de acidentes com javalis, veados e corços é maior nas estradas municipais, segundo um trabalho de pesquisa da Universidade de Aveiro (UA) que recomenda algumas medidas para reduzir esta sinistralidade.
“Devem ser aplicadas medidas de mitigação” nas vias em que se registam mais acidentes com estes animais ungulados, como “mais sinalização, construção de passagens para fauna e vedação das infraestruturas”, entre outras, segundo o estudo.
Intitulado “Avaliação dos impactos das infraestruturas lineares nas populações de ungulados”, o trabalho de pesquisa foi realizado, nas regiões Centro e Norte, por Sara Isabel Marques, da Unidade de Vida Selvagem da UA, coordenada cientificamente por Carlos Fonseca.
Entre outros objectivos, a investigação visou “reconhecer o javali como a espécie de ungulado mais afetada” por estes acidentes.
O javali é o ungulado selvagem “mais abundante” em Portugal, estando “amplamente distribuído” de norte a sul.
Em 2010, existiam em Portugal entre 15 e 20 mil veados, que revelam “picos de actividade ao amanhecer e entardecer”, tal como os corços, que tinham então uma população estimada de 3.000 a 5.000 indivíduos no país.
“Em Portugal, ao contrário de outros países da União Europeia, as seguradoras não cobrem este tipo de acidentes com animais selvagens”, disse à Lusa Carlos Fonseca.
O biólogo admitiu, no entanto, que possam ser responsabilizadas “as entidades que estão a organizar caçadas”, quando os acidentes envolvem animais em fuga durante batidas e montarias.
Sempre que exista na estrada sinalização a indicar a presença de caça grossa, “é necessário moderar a velocidade”, recomendou Carlos Fonseca, frisando que se trata de uma situação de perigo para a circulação automóvel, pela qual, em caso de colisão, “o condutor é geralmente responsabilizado”.
De Janeiro a Setembro de 2013, segundo dados da Divisão de Comunicação e Relações Públicas da GNR, ocorreram em Portugal Continental 1.091 acidentes de viação com animais, selvagens e domésticos.
Lusa
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,029
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)


Colectânea notável e emocionante! Obrigado pela descoberta e partilha!
Dos vários apontamentos emerge logo a sensação de que até conhecemos tantos outros lugares e habitats e ecossistemas que mereciam integrar esta perspectiva selvagem do nosso território. Mesmo perante as ameaças de desaparecerem, aquela sensação dá-nos uma nova confiança e entusiasmo na sua defesa e preservação.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Um breve passeio pela Nogueira, ontem de manhã, permitiu-me fazer umas fotos a pegadas que diferentes animais deixaram na neve.
18000453_AMf1k.jpeg
18000454_UQY4n.jpeg
18000457_QTRZi.jpeg
18000458_MpcLu.jpeg
18000460_Bfci7.jpeg

Algumas marcas devem ser de raposa, coelho ou até de esquilo. Cheguei a ver um corço, relativamente perto, mas este não me deu tempo de lhe tirar uma foto.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,699
Local
Loures
Ontem vi no Lumiar uma espécie de papagaio ou periquito (se for, penso que periquito-de-colar).

Apesar de saber que é algo comum de se ver (penso eu), é sempre agradável de se verem aves coloridas em pleno centro da cidade :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima

Tenho amigos em Sesimbra que já me falaram desta situação, uma família de javalis em pleno dia na praia do Portinho da Arrábida. Quando chegar o Verão pode ser um problema esses javalis podem tornar-se arruaceiros e ladrões de lancheiras, alias já há algum tempo que a população de javalis da Arrábida está descontrolada.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ontem vi no Lumiar uma espécie de papagaio ou periquito (se for, penso que periquito-de-colar).

Apesar de saber que é algo comum de se ver (penso eu), é sempre agradável de se verem aves coloridas em pleno centro da cidade :thumbsup:

Deve ser provavelmente o periquito de colar (Psittacula krameri). A espécie é já relativamente abundante em alguns locais de Lisboa, dos quais se destacam o parque do Monteiro Mor e a Quinta das Conchas onde se concentram já em numerosos e ruidosos bandos. Esta é uma das 7 espécies exóticas nidificantes em Portugal.

Mais info em: http://www.avesdeportugal.info/exoticas.html
 
  • Gosto
Reactions: Duarte Sousa

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
têm todo o direito, e mesmo sendo abundantes não é uma imagem muito comum

Na Serra da Arrábida têm se tornado frequentes estas visitas à praia segundo me dizem. Eles têm direito, mas podem se tornar perigosos para as pessoas.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Tenho amigos em Sesimbra que já me falaram desta situação, uma família de javalis em pleno dia na praia do Portinho da Arrábida. Quando chegar o Verão pode ser um problema esses javalis podem tornar-se arruaceiros e ladrões de lancheiras, alias já há algum tempo que a população de javalis da Arrábida está descontrolada.

Boas MSantos,

Espreita este video,publicado ha 3 dias atras.
As raposas já estão domesticadas, agora os javalis, qual é o próximo? :D