Central Nuclear em Portugal - realidade ou utopia?

Tópico em 'Ciência Geral, Tecnologia e Energia' iniciado por Vânia_Geo 27 Mai 2006 às 02:03.

  1. Mago

    Mago
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    25 Out 2006
    Mensagens:
    1,668
    Local:
    Beira Interior
    Sou a favor das energias Renovaveis ( eólica, solar,etc) acima da energia nuclear que basicamente apenas iria contribuir com uns 3% a 5% para a produção energética do País. Também porque os concelhos mesmo os do interior estão pouco receptivos dados os receios existentes, quem iria arriscar? Depois porque as energias renováveis têm um custo fixo ou seja, daqui a 30 anos custam a mesma coisa, o sol, o vento, são gratis, não estão sujeitos as oscilações do mercado como por exemplo o petróleo. As energias renováveis sem sem duvida para mim a aposta a ter mais em conta no futuro, até porque vão gerar riqueza mesmo em concelhos mais desfavorecidos.
     
  2. LUPER

    LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Nov 2005
    Mensagens:
    1,945
    Local:
    Aveiro
    Atenção ao primeiro reactor de fusão nuclear, que pelos vistos estará pronto daqui a 10 anos. Essa sim a energia do futuro :D, juntamente com a electricidade claro. Tudo será movido a electricidade, digo eu ;)
     
  3. dj_alex

    dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1,913
    Local:
    Lisboa
    Estará pronto para testes...o que significa que para estar pronto, operacional e rentavel...ainda falta bastante mais tempo:sad:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Rog

    Rog
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2006
    Mensagens:
    4,515
    Local:
    Norte Madeira (500m)
    O problema que agora se levanta ao reactor de fusão é à grande energia necessária para iniciar o processo, e o método mais fácil para obter essa energia é pela cisão nuclear...
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. Seringador

    Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Ago 2005
    Mensagens:
    2,984
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    Bem isso ainda vai demorar muito...., antes disso teremos a deriva de Icebergs mais a Sul...:D :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. LUPER

    LUPER
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Nov 2005
    Mensagens:
    1,945
    Local:
    Aveiro
    :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: :lmao: , penso que a marinha portuguesa deveria pensar em adquirir alguns quebra gelos, não?:lmao: :lmao: :lmao:
     
  7. kimcarvalho

    kimcarvalho
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    19 Nov 2005
    Mensagens:
    1,775
    Local:
    Elvas
    Também sou a favor das energias renováveis, e se não se investe para um melhor rendimento das mesmas é claro por interesses. :rolleyes:

    No entanto se tiver mesmo de existir uma central nuclear em Portugal, não falemos do interior, ela que fique na cidade para onde tudo vai :rolleyes: , claro esta a nossa querida capital! :p Ficará com uma imagem bem bonita e moderna, é o que os orgulhosos políticos totalmente imparciais querem, ser o centro do mundo moderno! :D

    [​IMG]
     
  8. Seringador

    Seringador
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Ago 2005
    Mensagens:
    2,984
    Local:
    Canelas - Vila Nova de Gaia
    :lol: :lmao: :lmao: :lmao:
    e podia ir ou para Alvalade ou para a expo;) :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. Zoelae

    Zoelae
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Nov 2005
    Mensagens:
    723
    Local:
    Vinhais (775m),Bragança/Porto
    Bela imagem, acho k era boa ideia fazer isso...:D
     
  10. Tiagofsky

    Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    29 Jan 2006
    Mensagens:
    629
    Local:
    Porto
    Numa visão como futuro eng do ambiente e com tudo aquilo que já sei até hoje em relação, tanto a eficiencia energetica como a tipos de energia,penso que realmente o nuclear não será alternativa para o nosso país...Em primeiro lugar, gostariamos tds (penso eu...) de saber onde é que suas excelencias (ministros,secretarios de estado e todos os outros bananas do governo) pretendem instalar esta central, que como deve ser do conhecimento de todos,não so tem o problema de um dia poder vir a sofrer um problema e libertar grandes concentraçoes de radioactividade para o ambiente que a rodeia mas também necessita de MILHOES de metros cubicos de agua para ser arrefecido..Toda a água usada para esse arrefecimento,e de acordo com os estudos mais recentes onde se indica a construção da central numa zona interior do país onde so temos água doce que é um bem cada vez mais escasso,não pode ser reutilizada uma vez que perde todas as suas qualidades enquanto "agua"...
    Para além de tudo isto,a questao nuclear nao resolveria de forma alguma o problema da energia em Portugal porque produzirá muito pouco em relação ao que nós gastamos...
    Sem duvida que devemos pensar em alternativas que possam contrariar a falta de petroleo, e penso que as energias renovaveis são de facto as que melhor se inserem no pais em que vivemos, e ao nao estarmos a aproveita-las devidamente estamos a deixar passar ao lado, tanto a nossa dependencia energética, como algumas hipoteses de melhoramentos de economia..
    Para todos os que de facto achem que a instalação de painéis solares é uma hipotese cara para substituir a energia "convencional", e sendo conhecedor e participante activo do mercado das energias renovaveis, penso que este é um investimento que se paga a si mesmo, tendo um retorno a médio prazo que suplanta o dinheiro aplicado..Para alem disso, a EDP já tem em estudo(nem sei se ja nao tera isso aplicado :huh: ) a possibilidade de todos os pequenos produtores "caseiros", poderem vir a ligar-se a rede electrica nacional, ao darem o excesso de energia produzida e que não esteja a ser utilizada pelos paines,éolicas,etc, que possuam, à rede normal d distribuiçao tendo com isso a vantagem de poderem ter energia normal da rede(quando houver algum problema com a produção normal do aparelho em questao), e da EDP fazer um balanço entre a energia que entra em casa e a que sai,diminuindo à nossa conta de final de mês...Esta situação ja se verifica nos países mais desenvolvidos da Europa,mas nos como sempre estamos na cauda e so agr chega cá esta brilhante ideia..

    Acima de tudo,devemos pensar em poupar..!:thumbsup:

    Desculpem a maçada,mas penso que todos devemos estar a par das maneiras de salvar o nosso bolso, o nosso país e acima de tudo, o nosso planeta que é so um! Abraços! :)
     
  11. dj_alex

    dj_alex
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    14 Dez 2005
    Mensagens:
    1,913
    Local:
    Lisboa
    Para mim é igual ter uma central nuclear em Portugal ou nao...já temos uma a 150Km de Portugal..
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  12. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,549
    Local:
    Bragança (675m)
    Também penso que o tempo da energia barata tem os dias contados, mas essa hipótese do nuclear parece-me ser mais uma daquelas ideias “brilhantes” que não serve para nada senão para gastar dinheiro. Provavelmente, o futuro passa por um esquema como o que Tiagofsky descreve, muitos produtores, pequenos e grandes, que produzem energia de forma muito diversificada, aproveitando as vantagens de cada região. Claro que neste esquema as energias renováveis terão que adquirir um papel muito maior.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço
    Bem, sobre a possibilidade de injectar na rede eléctrica energia produzida pelos utilizadores domésticos isso já é possível e existe em Portugal. Se não me engano, existe um caso desses em Barcelos.

    Quanto à questão do nuclear temos de analisar a situação actual, o problema é se precisamos urgentemente de mais energia ou não e se sim de onde a podemos obter. Neste momento é sabido que as energias renováveis não estão suficientemente desenvolvidas e a sua eficiência é muito baixa. Por exemplo o parque eólico do Alto-Minho que, quando estiver concluído, será o maior da Europa (não sei se em área ou potência...) poderá fornecer energia a uma cidade de 200 mil habitantes. Ou seja dá para alimentar pouco mais que a cidade de Braga... A produção de energia solar ainda é ainda mais ineficiente. Agora coloco a questão: Conseguiremos em 10 anos diminuir substancialmente a dependência energética à custa das energias renováveis? Se tivermos um choque petrolífero como aconteceu na década de 70 quais são as repercussões económicas para os nossos bolsos? Todo este eforço de luta contra o défice iria simplesmente por água abaixo porque as empresas não poderiam pagar facturas de electricidade tão elevadas e este seria mais um factor para a debandada geral e um aumento de deslocalização das empresas.

    Analisando a questão nuclear....
    Qual é o racio de falhas graves (fuga de radiação) com centrais termo-nucleares e o número destas que há em todo o mundo. Das centrais que tiveram falhas graves quantas utilizavam a tecnologia que está a ser equacionada ser utilizada em Portugal? Sem dúvida, sou a favor das energias renováveis por que essas acarretam um risco nulo para as nossas vidas, o futuro deverá passar sempre por este tipo de produção. Mas o problema é o "agora" e não daqui a 100 anos (nessa altura outras tecnologias haverão...) e penso que neste caso e dada a posição de Portugal devemos avançar com a instalação de centrais termo-nucleares. A Finlândia tão exemplificada por muitos como caso de sucesso produz a sua energia através de centrais termo-nucleares... é um país com muita água mas pouco montanhoso logo a energia hídrica não é muito viável, têm invernos extremos e tomaram a decisão de obter electricidade através de energia nuclear... Acidentes até agora: zero...

    Posto isto, a curto prazo e dado o baixíssimo risco que acarreta, sou a favor da energia nuclear até ao dia em que as energias renováveis forem eficientes ao ponto de substituir a nuclear então instalada....
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. Tiagofsky

    Tiagofsky
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    29 Jan 2006
    Mensagens:
    629
    Local:
    Porto
    A questão que se põe em relação à energia nuclear até pode nem ser agora,mas..e depois??Quando numa geração futura quiserem desmantelar a fábrica por esta ser obsoleta ou simplesmente por haver alternativas melhores, o que fazer com as radiações provenientes destes desmantelamentos?
    Penso que a questão "RISCO ZERO" tem que ser posta neste caso...Porque acho que devemos ser altruistas ao ponto de pensarmos nao so em nos mas pelo menos 7 gerações futuras...Podemos já n viver nessa altura,mas temos k pensar que há muita gente p vir,e esses que vêm tb querem um bokadinho do que nós temos...

    Minho,em relação a esse produtor que referes, penso que já é considerado um grande produtor...Eles a grande produtores já "abriram" a rede...Agr falta o povinho...!
    Já agora, gostava d lançar uma questão que me foi colocada no outro dia pela minha prof d ciencias do ambiente e que acho extremamente interessante d discutir...Já alguem pensou como seria(será) o mundo sem petróleo??:huh:
    Fica lançada a questão para quem quiser dar ideias! :D
     
  15. Minho

    Minho
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    6 Set 2005
    Mensagens:
    4,091
    Local:
    Melgaço

    Simples! Era a vapor :lmao: :lmao:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura

Partilhar esta Página