Ciclogénese explosiva - Depressão "Gong" - 19 de janeiro de 2013

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,700
Local
Loures
Excelente. Obrigado pelo video. Sou um entusiasta da aviação e da meteorologia. Já divulguei o teu video no forum Aviação Portugal, num post dedicado ao mau tempo de ontem.

Aqui pela Merceana a electricidade vai e vem. Ainda não temos a situação regularizada. Pressão mínima que obtive aqui 988 hPa.

O vídeo não é meu, mas sim de Pedro Dias.
 


4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Boa noite!

Tomo a liberdade de partilhar um link para o meu blog onde coloquei uma série de fotografias tiradas hoje na Marinha Grande (principalmente no Pinhal de Leiria). :(

Quanto ao texto, desde já agradeço alguma eventual correção ao conteúdo mais "técnico". Obrigado! :)

TEMPORAL DE 18/19 JANEIRO DE 2013

Obrigado :)

Bom dia :)

Finalmente voltou a calmaria:pray:

Por aqui não tive eletrecidade durante toda a tarde de Ontem.
Estive sem Comunicações (Internet, TV e Telefone) desde a manhã de ontem até agora (cerca de 1 dia).
Estou bastante desatualizado:(

Tenho alguns estragos no pátio de minha casa e tive de desligar a estação. Daqui a pouco, digo mais coisas e ponho fotos e vídeos ;)

Como Prometi:

30012009185_zpsb789160d.jpg


30012009186_zps3f601097.jpg


30012009174_zpsda873b47.jpg






Não liguem aos coments :D





[ame="http://www.youtube.com/watch?v=fngVf-u5i5Y&feature=share&list=PLPONDs_nLcBBOPbQTx9yy5L7cQiK3r1nu"]Ciclone Gong - 18, 19 e 20 de Janeiro 2013 - YouTube[/ame]

Em breve, quando reparar os estragos que houveram (tenho também o vidro da porta do pátio para substituir, pois rachou com a força do vento) ativo de novo a estação.

Até lá;)
 
Editado por um moderador:

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas


deixo aqui também algumas fotos dos estragos em santa comba dão. onde não houve comunicações por telemóvel, fixo houve sempre. (apenas na cidade havia por telemóvel) e cerca de 30 horas sem energia eléctrica. que neste momento ainda não está estável, ainda acontecem cortes mas de cura duração.

fotos0289.jpg


fotos0291.jpg


fotos0290.jpg


fotos0288.jpg


fotos0283.jpg


fotos0282.jpg
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Re: Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2013

Algumas fotos de ontem:

Rio Minho em Monção
dsc05680j.jpg


dsc05667j.jpg


A caminho de Lamas de Mouro
dsc05748h.jpg


Zona de Castro Laboreiro (só encontrei neve no solo a ~1100m)
dsc05812y.jpg
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Boa noite.

Uma Australia que partiu aqui perto de minha casa com um diâmetro superior a 60cm. Partiu dois postes da electricidade.

dsc00755fa.jpg



dsc00756u.jpg


Um deposito de água de um painel solar termico caiu de um prédio de 3 andares. (perto da igreja da Gafanha da Nazaré)

dsc00757h.jpg



dsc00758pe.jpg
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Queda de 2.000 árvores encerra monumentos de Sintra
O Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros e o Convento dos Capuchos vão estar encerrados ao público esta segunda-feira devido à queda, no sábado, de cerca de duas mil árvores na Serra de Sintra.

A empresa pública que gere estes monumentos, a Parques de Sintra Monte da Lua, informou em comunicado que os acessos aos monumentos encontram-se impedidos devido à queda de árvores e de ramos que ainda não foram retirados na totalidade.

A empresa prevê a reabertura dos acessos aos palácios da Pena e Monserrate na terça-feira, e a reabertura, apenas na quarta-feira, dos acessos ao Castelo dos Mouros e Convento dos Capuchos.

A Parques de Sintra Monte da Lua adianta que este domingo, durante uma ligeira melhoria das condições meteorológicas, foi possível analisar e avaliar corretamente os danos causados pelo temporal de sábado, assim como dar inicio aos trabalhos de limpeza.

Segundo o comunicado, "a destruição de património natural é muito elevada", superior ao inicialmente previsto, tendo caído cerca de duas mil árvores nas propriedades geridas pela empresa.

O mau tempo provocou ainda a deslocação de algumas pedras de várias toneladas e a destruição parcial da Casa do Guarda do Chalet da Condessa, onde funciona a bilheteira de acesso ao jardim da propriedade.

Todos os monumentos geridos pela empresa estiveram encerrados ao público durante o fim-de-semana devido ao mau tempo.

JN
 

L.Ramos

Cirrus
Registo
8 Out 2010
Mensagens
4
Local
Lisboa
Ontem a minha central registou um acumulado de 133mm!:shocking: na zona da Zambujeira - Lourinhã. Parece-me muito mesmo, visto que o acumulado teve esse valor das 00hrs às 10hrs. De facto caiu mta chuva forte, e também granizo com intensidade. Chegou-se a atingir por momentos uma rate de 100mm! Será possível?? Ou a central ficou baralhada com tanta chuva (PCE-FWS 20)??:rain:

By the way, também acabei por sofrer estragos uma vez que as rajadas de vento conseguiram mandar a chaminé da casa ao chão :angry:
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
886
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Também tenho a mesma opinião, pois esta estrutura( julgo que serve para movimentar blocos de mármore) deve pesar varias toneladas.:eek::eek:[/QUOTE

Impressionante...passo nessa estrada quase todos os dias.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Também tenho a mesma opinião, pois esta estrutura( julgo que serve para movimentar blocos de mármore) deve pesar varias toneladas.:eek::eek:

Muito provavelmente estava destravada e começou a andar, não parou e deve ter saído dos carris com o impacto.