Concurso de apostas Temperatura mínima (FDS 4/5 Fevereiro)

F_R

Cumulonimbus
Registo
9 Ago 2008
Mensagens
2,299
Local
Nantes (Abrantes)
F_R
Portel: Sáb -03,6ºC Dom -02,9ºC
Montalegre: Sáb -06,9ºC Dom -04,1ºC
Sítio das Fontes : Sáb -01,8ºC Dom +00,3ºC
Torres Vedras: Sáb -02,9ºC Dom -00,3ºC
Porto: Sáb -01,3ºC Dom +01,1ºC
Tomar: Sáb -05,6ºC Dom -02,4ºC
Miranda do Douro: Sáb -06,7ºC Dom -03,7ºC
Aljezur: Sáb -04,5ºC Dom -03,2ºC
Figueira da Foz: Sáb -02,4ºC Dom +00,4ºC
Alvalade: Sáb -03,8ºC Dom -02,3ºC
Penhas Douradas: Sáb -08,8ºC Dom -05,6ºC
Carrazeda de Ansiães: Sáb -05,5ºC Dom -03,2ºC
 


Santos

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,110
Local
-------
Santos

Portel: Sáb -03,2ºC Dom -02,2ºC
Montalegre: Sáb -07,7ºC Dom -04,0ºC
Sítio das Fontes : Sáb -02,4ºC Dom 02,0ºC
Torres Vedras: Sáb -03,6ºC Dom -0,6ºC
Porto: Sáb -01,5ºC Dom 04,5ºC
Tomar: Sáb -04,6ºC Dom -03,0ºC
Miranda do Douro: Sáb -08,0ºC Dom -04,2ºC
Aljezur: Sáb -02,3ºC Dom 06,0ºC
Figueira da Foz: Sáb -02,2ºC Dom 05,8ºC
Alvalade: Sáb -03,5ºC Dom -01,0ºC
Penhas Douradas: Sáb -06,8ºC Dom -04,0ºC
Carrazeda de Ansiães: Sáb -03,7ºC Dom -02,2ºC
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
meteo
Portel: Sáb -03,0ºC Dom -01,5ºC
Montalegre: Sáb -08,5ºC Dom -04,5ºC
Sítio das Fontes : Sáb -01,0ºC Dom +02,0ºC
Torres Vedras: Sáb -01,5ºC Dom +01,0ºC
Porto: Sáb -02,5ºC Dom +01,5ºC
Tomar: Sáb -03,5ºC Dom -01,0ºC
Miranda do Douro: Sáb -07,5ºC Dom -03,5ºC
Aljezur: Sáb -02,0ºC Dom -02,5ºC
Figueira da Foz: Sáb -02,5ºC Dom +02,0ºC
Alvalade: Sáb -04,0ºC Dom -00,5ºC
Penhas Douradas: Sáb -07,0ºC Dom -04,0ºC
Carrazeda de Ansiães: Sáb -04,5ºC Dom -03,0ºC
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Pessoal mais tardio, as apostas terminavam às 20h de hoje...

Mais logo coloco aqui todas as apostas para cada um verificar com atenção as suas, pois houve mais complicações do que é habitual com o formato.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Pessoal mais tardio, as apostas terminavam às 20h de hoje...

Mais logo coloco aqui todas as apostas para cada um verificar com atenção as suas, pois houve mais complicações do que é habitual com o formato.

Pois. Não sei porquê,tinha a ideia que era até hoje às 24:00. Vi mal.
Pelo menos dará para comparar os valores quando sairem os resultados. :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ficam aqui as mínimas (na altura não havia resumo diário, mas eram mínimas horárias) do último evento relativamente parecido com este, a 8 de janeiro de 2009 (posts do André e do Vince):

Montalegre -7,4
Miranda do Douro -7
Carrazeda de Ansiães -7,9
Serra do Pilar -0,1
Penhas Douradas -7,9
Figueira da Foz -1,7
Tomar -4,3 (IM)
Torres Vedras -1,3
Portel -0,4
Alvalade 0,1
Aljezur -1,9

Vai ser uma aposta interessante, a escolha dos dias resultou feliz, pois teremos condições bastante diferentes. A noite de sábado com frio em altitude, inversões térmicas a norte, mas não tanto a sul, devido ao vento que ainda se fará sentir. O dia de sábado bastante frio, já com pouco vento, mas ainda com frio em altitude. A noite de domingo com pouco frio em altitude, mas com o anticiclone muito próximo, muito propícia a inversões térmicas. E o dia de domingo, já com um fluxo mais húmido e ameno.
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Ficam aqui as mínimas (na altura não havia resumo diário, mas eram mínimas horárias) do último evento relativamente parecido com este, a 8 de janeiro de 2009 (posts do André e do Vince):

Montalegre -7,4
Miranda do Douro -7
Carrazeda de Ansiães -7,9
Serra do Pilar -0,1
Penhas Douradas -7,9
Figueira da Foz -1,7
Tomar -4,3 (IM)
Torres Vedras -1,3
Portel -0,4
Alvalade 0,1
Aljezur -1,9
Sítio das Fontes 3,9

Vai ser uma aposta interessante, a escolha dos dias resultou feliz, pois teremos condições bastante diferentes. A noite de sábado com frio em altitude, inversões térmicas a norte, mas não tanto a sul, devido ao vento que ainda se fará sentir. O dia de sábado bastante frio, já com pouco vento, mas ainda com frio em altitude. A noite de domingo com pouco frio em altitude, mas com o anticiclone muito próximo, muito propícia a inversões térmicas. E o dia de domingo, já com um fluxo mais húmido e ameno.

De onde retiraste esse dado do Sitio das Fontes? a 08 de janeiro de 2009 ainda não havia estação meteo nesse local! :D

EDIT: já sei...esse valor foi reportado por mim e diz respeito ao valor registado em Lagoa pela minha estação da altura, uma Auriol...pelo que não terá grande valor para esta análise...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
De onde retiraste esse dado do Sitio das Fontes? a 08 de janeiro de 2009 ainda não havia estação meteo nesse local! :D

EDIT: já sei...esse valor foi reportado por mim e diz respeito ao valor registado em Lagoa pela minha estação da altura, uma Auriol...pelo que não terá grande valor para esta análise...

Ah, então desculpa, não estava explicito se era de Lagoa ou do Sítio das Fontes, a mim pareceu-me um valor extremamente alto, mas pensei que tivesse sido o vento a fazer das suas, se fores a ver os reports dessa noite, havia bastante vento, algo que eu acho que acontecerá também nas próximas noites.

Houve muita gente que subestimou esse efeito, basta ver que a EMA de Portel, que tem andado bem negativa nos últimos dias, nessa noite andou pouco abaixo dos 0ºC.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Concordo com o David, estou bastante curioso no que isto vai dar. Pessoalmente, tive bastante mais dificuldade em apostar que nos concursos anteriores, acho que é mais fácil prever as temperaturas máximas de uma onda de calor. Para este evento, foi-me complicado lidar com os possíveis ventos moderados nalguns locais a estragar mínimas em locais de inversões, as bruscas subidas da temperatura em altitude de Sábado para Domingo, etc.

Quando escolhi a estação de Aljezur, estava pensar em apostar uns -6ºC/-5ºC, mas acabou por ser a estação que mais dores de cabeça me deu, quando reparei que estava previsto vento... não sei como se vão comportar lá as mínimas, mas acabei por apostar em algo mais moderado do que pensava inicialmente, e até com uma temperatura mais baixa no Domingo pois acho que a inversão térmica pode ser maior apesar de muito menos frio em altitude. Estou bastante curioso...

Outra dificuldade além do vento, e pode tornar o concurso ainda mais interessante, é o timing de entrada das iso's positivas algures entre Sábado e Domingo e que pode inflacionar as temperaturas nos locais de maior altitude (Penhas Douradas, Montalegre...). A temperatura mínima de Domingo deverá ser algures pela meia-noite nesses locais. Se a entrada só se der de madrugada, ainda se pode atingir mínimas muito baixas. Eu apostei que a entrada desse ar mais quente dá-se mais cedo. Se calhar fiz mal, mas vamos lá ver. :thumbsup:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A estação da Serra do Pilar anda meio tilt. Acho que já temos a 1ª baixa. :(

Pois...
Há pelo menos dois dias que não aparecem os extremos nos mapas diários dessa estação.
E hoje, nos gráficos horários, funcionou apenas meia dúzia de horas.

A ver se ela volta entretanto.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Com a massa de ar frio já instalada eis o dilema em perspetiva:

Se o vento acalmar, as estações do litoral e no nordeste afundam-se. Carrazeda é capaz de desaparecer aos -14ºC como em novembro de 2008...

Se houver vento, as mínimas são corrigidas para cima o que beneficia as Penhas Douradas e Montalegre sobre as quais não deverão existir muitas alterações às temperaturas que estão a ter.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
As EMAs do norte já vão em queda livre, a caminho de valores semelhantes aos de ontem. No centro e no sul esta noite será uma autêntica lotaria, tudo depende do vento. Às 22h:

Portel: 0,0ºC
Montalegre: Sáb -4,5ºC
Sítio das Fontes : 6,7ºC (23:21)
Torres Vedras: OFF
Porto: OFF
Tomar: -2,8ºC (23:25)
Miranda do Douro: -2,4ºC
Aljezur: 4,9ºC
Figueira da Foz: -0,6ºC
Alvalade: Sáb -2,2ºC
Penhas Douradas: Sáb -5,6ºC
Carrazeda de Ansiães: Sáb -2,4ºC
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Mínimas aproximadas, com consulta dos gráficos do IM, às 7h:

Portel: -3,0ºC
Montalegre: Sáb -7,5ºC
Sítio das Fontes : 1,1ºC (exacta)
Torres Vedras: OFF
Porto: OFF
Tomar: -5,7ºC (exacta)
Miranda do Douro: -9,9ºC
Aljezur: 0,0ºC
Figueira da Foz: -1,0ºC
Alvalade: Sáb -5,5ºC
Penhas Douradas: Sáb -8,3ºC
Carrazeda de Ansiães: Sáb -9,3ºC