Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Viva, zejorge! ;)

Ora, não tem de quê, simples e ainda recente paixão por estas coisas que gosto de partilhar. É interessante que muito tem sido dito acerca desta matéria e verifico que quando surgem dúvidas por aqui, não raro nos deparamos com novos pormenores, muitas vezes na base do puro raciocínio lógico e intuitivo que nos escaparam anteriormente. Aprendemos todos os dias! :D

Neste seguimento deixo a sugestão quanto à forma da abertura no interior dos pratos, tal como fiz nos meus, não tendo a ferramenta de corte circular adequada, iniciei com um pequeno orifício ao ponto de poder entrar por ele um "xis acto" de tamanho médio e minimamente resistente para cortar plástico daquela espessura em toda a área circular a retirar; atenção que ao longo do corte, este não é feito com a extremidade da lâmina do xis acto mas sim mais próximo do seu suporte de protecção, não cortar na perpendicular mas no sentido oblíquo à espessura do prato o que permite ter maior liberdade e facilidade no corte em círculo e desta forma também impede que surjam muito menos irregularidades!

Aproveito também para referir que nos pratos que utilizei, coloquei uma camada de tinta espessa de cor branca nas áreas expostas aos raios solares para maior opacidade destes com vista a manter o interior do RS bem escuro e devidamente protegido da radiação indirecta.
Ainda aqui não havia falado do resultado obtido mas de facto ficou um pouco aquém das minhas expectativas. :( Quero melhor! :p Seguindo a sugestão de um membro na Holanda (já não recordo o nome) que disponibilizou duas fotos aquando de uma das últimas vagas de frio por esta zona da Europa, mostrando o estado em que se encontrava o seu RS com toda aquela neve e a outra sem condições de neve, reparei que utilizou um método diferente; não colocou tinta branca na área exposta dos pratos mas pintou a preto a área não exposta (por baixo). Tudo parece indicar que seja uma melhor solução com vista a impedir ao máximo a incidência de radiação uma vez que tal já não será reflectida para o interior onde se encontra o sensor.
É algo que assim que possa o farei!
 


zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá zeoliveira

Conclui há pouco, a construção do meu RS. Fiz o melhor que pude e neste momento já está na fase de testes;);).
Naturalmente que hoje não está o tempo ideal para testes, em virtude de o céu estar encoberto, haver algum vento, e ainda não ter chovido, do que resulta valores de temperatura e humidade muito idênticos aos fornecidos pelos sensores da estação.
Vou tentar inserir algumas fotos desta "obra de arte"


fase de montagem


sensor utilizado


forma de fixar o sensor


já em fase de testes


vista geral

Aguardo os comentários e dicas
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Olá zejorge

Pelos visto o frio aí não atacou muito! :D

Bom, quanto às imagens que deixou, acho que a concepção do RS em si está boa, se me permite, apenas verifique como ordenar uniformemente os pratos para que fiquem equidistantes e bem alinhados na vertical, não deve interferir significativamente no seu desempenho mas esteticamente a imagem seria outra. ;) A forma de fixar o sensor no seu interior penso que esteja óptima (não tinha pensado neste método!).

Penso que queira ter em atenção ao modo como fixou o RS ao suporte que liga ao mastro; devido ao vento nas suas várias direcções e sua intensidade.
Pelo que pude ver, a haste que fixa o topo do RS está apenas colocada em duas barras; se ventos fortes surgirem de um dos lados pela transversal, ao fim de pouco tempo esta fixação gera esforço, cria folgas na mesma e não convém que hajam oscilações, deve ficar o mais fixo possível.
Uma forma de o fazer será colocar uma outra haste cruzando-a com a que já existe não esquecendo de fixá-las no ponto onde se encontram.

Obviamente não consigo determinar até que ponto os pratos deixam passar a radiação para o interior que deve permanecer escuro, mas de acordo com a sugestão que deixei e que também irei fazer, seria um caso a pensar. O sol vem aí e certamente irá notar irregularidades nos valores caso não o faça! :thumbsup:
 

geoair.pt

Cumulus
Registo
10 Jan 2010
Mensagens
264
Local
Lourinhã
Sim há exemplos por aqui mas não uso esse processo.
Já não sei se possuis um RS como protecção para o sensor, caso o possuas, sou da opinião (apenas isso!) de que mais vale investir numa boa localização, se possível sem obstáculos próximos, enfim, pelo menos os requisitos mínimos para uma boa exposição aos elementos.

Apesar de eu próprio não ter as condições ditas "perfeitas" por mim desejadas e que vão ao encontro do que se considera uma boa exposição do equipamento, obviamente não deixaria de o aconselhar! A meu ver é a opção ideal. ;)
Ok, obrigado pela dica.
Acho que vou optar realmente por tentar encontrar uma localização ideal para o sensor e começar a partir daí.
Até porque o que estava a idealizar para o FARS 'caseiro' era ter o painel a alimentar a ventoinha e a carregar uma bateria durante o dia e usar essa bateria durante as horas em que não haja radiação solar, e esta configuração não sei se é fácil de conseguir...
Cumps
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite

Ao fim do primeiro dia de testes com sol, do meu RS é com alguma tristeza que afirmo estar algo desiludido, com os resultados :mad::mad::mad:
Efectivamente fiz várias leituras, no período entre as 11h30 e as 16h00, e verifiquei que os valores do sensor do RS, eram muito próximos dos registados nos sensores da estação, quanto à temperatura, registando-se diferenças de 15% na humidade. Os sensores da estação apenas estão protegidos por uma "pala" como poderão ver na foto, o que significa que o RS está mal concebido :huh::huh::huh:.
Ainda no que diz respeito à temperatura, confirmei haver cerca de 3º de diferença, comparativamente aos verificados na estação MeteoAbrantes, sendo os valores da humidade quase coincidentes.
Amanhã vou desmontar o RS, para rever todos os promenores da sua construção.

 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Ao fim do primeiro dia de testes com sol, do meu RS é com alguma tristeza que afirmo estar algo desiludido, com os resultados :mad::mad::mad:
Efectivamente fiz várias leituras, no período entre as 11h30 e as 16h00, e verifiquei que os valores do sensor do RS, eram muito próximos dos registados nos sensores da estação, quanto à temperatura, registando-se diferenças de 15% na humidade. Os sensores da estação apenas estão protegidos por uma "pala" como poderão ver na foto, o que significa que o RS está mal concebido :huh::huh::huh:.
Ainda no que diz respeito à temperatura, confirmei haver cerca de 3º de diferença, comparativamente aos verificados na estação MeteoAbrantes, sendo os valores da humidade quase coincidentes.

Olá zejorge, desde já peço desculpa por este sucessivo desencontro por aqui, que de outra forma poderia ter contribuído para um acompanhamento mais directo da situação.

Penso que foi um bom dia para testar a eficiência do RS. Esteve sol, a amplitude térmica foi um pouco acentuada, pouco vento e a HR a níveis relativamente baixos.

Face aos resultados que apresenta, deduzo que tal se deva não a uma grande falha na concepção do RS, mas indo de encontro ao que referi no post anterior, talvez se deva ao facto dos pratos apresentarem naturalmente uma opacidade fraca e permitam a passagem da radiação através deles o que influencia os valores tornando-os pouco reais, por isso este pormenor tem que ser corrigido com um dos métodos que coloquei; adianto que ainda não o fiz mas vou optar pela 2ª hipótese (a preto)!

A pouca diferença que verificou com os valores da MeteoAbrantes, 3ºC de diferença não se pode considerar sinónimo de fraco desempenho, o zejorje não está em Abrantes, está em Montalvo (Constância) o que significa que dificilmente os valores das duas zonas sejam sempre coincidentes e a avaliar pelos valores quase idênticos da HR, tudo indica que é tudo uma questão de pequenos e simples pormenores a serem feitos mas necessários para obter valores com uma boa margem de qualidade! :thumbsup:
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde ZeOliveira

Agradeço-lhe a sua análise, e tal como disse ontem, vou repintar os pratos de branco pelo exterior, e seguindo as suas dicas, vou pintar de preto fosco no interior para ver quais os resultados.
Gostaria no entanto de lhe colocar a seguinte questão: - segundo o que penso o RS tem como exclusiva finalidade, proteger o sensor tanto das radiações directa como indirectas, bem como da chuva. Assim sendo, se eu tiver um local (uma parede) que reuna estas condições ou seja, protegida da chuva, orientada a norte, sem outras paredes nas proximidades, acha que o RS é indispensável ?
Aguardarei por opiniões sobre o assunto, pois se elas forem no sentido de prescindir do RS, pensaria então fazer um pequeno resguardo, apenas como reforço de protecção.

Cumprimentos
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
...segundo o que penso o RS tem como exclusiva finalidade, proteger o sensor tanto das radiações directa como indirectas, bem como da chuva. Assim sendo, se eu tiver um local (uma parede) que reuna estas condições ou seja, protegida da chuva, orientada a norte, sem outras paredes nas proximidades, acha que o RS é indispensável ?
Aguardarei por opiniões sobre o assunto, pois se elas forem no sentido de prescindir do RS, pensaria então fazer um pequeno resguardo, apenas como reforço de protecção.

Viva zejorge...

Um RS minimamente eficaz funciona como um "escudo" anti-radiação quer seja directa ou indirecta e obviamente protege-o da chuva.
Uma parede orientada a Norte sem outras na proximidade mesmo que o sensor esteja protegido da chuva e à sombra, um resguardo tal como referi antes, é sempre melhor do que tê-lo totalmente desprotegido.
Ainda estamos no Inverno, as paredes no exterior ainda não aquecem mesmo à sombra, mas no Verão até as viradas a Norte podem aquecer o que provoca uma sensação térmica anómala pela concentração de ar quente nas mesmas, conheço minimamente a zona e o Verão aí não costuma brincar em serviço! :hehe:

A sua casa possivelmente é de cor branca, não? Neste caso estaria a expor o sensor à grande inimiga radiação ainda que indirecta emitida pela parede, apesar de estar à sombra, o que não significa que nos dias nublados (apesar da radiação não ser forte) não exista mesmo que a níveis inferiores, caso não seja branca, os mínimos efeitos da acumulação de calor também se farão sentir!
Portanto, deduz-se que um resguardo diante destas condições não seja muito eficaz como protecção do sensor.

Assim, um Radiation Shield é indispensável porque não que tendamos a desvalorizar a radiação indirecta, mas alguns dos seus efeitos poderão passar despercebidos e os resultados regra geral não são animadores. Reforça-se a regra de que o sensor precisa permanecer abrigado da luz emitida pela radiação mesmo que indirecta para que este possa interpretar os valores de forma real e não adulterados! ;)
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite ZeOliveira

Antes de mais começo a estar receoso de estar a ocupar em demasia este tópico do forum, com problemas de certa forma pessoais. Se assim fôr, solicito ao moderador que avise, mas enquanto não acontecer aqui vai mais uma dúvida ;););) .
Conhecendo o ZeOliveira esta zona, sabe que em pleno Verão temos dias muito quentes, na ordem dos 40 e tais....... se o RS não tiver ventilação forçada os valores da temperatura não vão ser alterados em grande escala ???.
Relativamente à parede que tenho com as tais caracteristicas, ela é de facto branca, e por conseguinte com fortes possibilidades de radiações, apesar de estar sempre à sombra.
Enfim, nunca pensei que para termos valores de temperatura e humidade credíveis, fosse preciso tanto.......:):):)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Zejorge, certamente já reparou no título do tópico, é especificamente apropriado para este tipo de situações quer sejam dúvidas ou sugestões que lhes estejam relacionadas!

Não sou moderador e como tal a menos que seja informado de que algo neste sentido ultrapassa algum limite previamente definido, não me sinto na obrigação de recusar algum pedido de orientação de alguém que tem demonstrado interesse nesta matéria, porque é algo que faz parte de um interesse comum a todos nós que por aqui andamos. Quem disse que na zona de Constância não tem que haver alguém que partilhe com esta comunidade os seus dados? Obviamente são bem-vindos, para isso quaisquer que sejam os ajustes a efectuar com vista à obtenção de dados minimamente credíveis, que assim se faça! ;)

Dito isto, quanto à dúvida que coloca, raciocinemos desta forma, se na área da sua residência o ar de uma tarde quente de Verão simplesmente se encontrar estagnado, sem vento e com uma temperatura na ordem dos referidos 40ºC, o seu sensor dentro de um RS minimamente eficaz de acordo com regras específicas contudo simples na sua concepção, colocado onde o teve antes (acima do telhado)(tivera eu também essa possibilidade que ainda não passa de um objectivo a concretizar...), que razões teria o zejorge para ventilar este espaço quando no exterior isso não acontece? Não quero contudo descredibilizar este método, apenas quero dizer que não considero isso uma prioridade! Não esqueçamos que as “melhores” estações também marcam 40ºC e mais de temperatura e níveis de humidade muito baixos! :rolleyes:

Por isto, mantenho a opinião antes referida de que vale de muito investir numa boa localização para a colocação do RS e o zejorge tem boas condições para o fazer! Abraço... :thumbsup:
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Olá JoseOliveira

Cá estou eu de novo, com as minhas dúvidas, e para isso tem-me valido a sua paciência...;);)
Quando lhe falei nos tais dias de muito calor e sem vento, admiti que os pratos que constituem o RS absorvessem calor, e que esse absorção pudesse alterar os valores, no entanto admito como correcto o seu raciocinio.
Hoje já estive a pintar de preto o interior dos pratos que estão abertos ao centro, bem como pintei com uma tinta espessa branca as partes externas.
Como deve calcular as zonas pintadas a preto, automáticamente tornou opaco o prato.
Amanhã, calmamente, vou voltar a montar o RS com estas alterações na pintura, e vou também, colocar uma pequena rêde para que o sensor fique suspenso e não com a sua base assente no prato.
É só engenharias........:lol::lol::lol:
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá zejorge

No que toca ao calor exterior que se pode transmitir aos pratos, não estamos a falar de metal ou mesmo vidro por exemplo, mas é um facto que o plástico de uma forma geral apesar de ser um fraco condutor de calor ou frio (daí a vantagem da sua utilização), não está totalmente isento dessa possibilidade que se nota apenas nos dias mais quentes, mas não deixa de ser a melhor opção diante das outras!

Estive ao final da tarde de ontem de volta de um novo RS, (decidi fazer quase de raiz, mas irei reutilizar alguns componentes do que tenho em utilização) já com a alteração que referi acerca da pintura a preto por baixo. "Para testar" prescindi da pintura a branco antes colocada por cima no outro. Optei por uma tinta de textura não brilhante evitando eventuais reflexos para interior. A 1ª demão está em secagem e mais logo durante o dia se necessário farei a 2ª.
Estou convicto que este método tem fortes possibilidades de dar certo e um maior aperfeiçoamento às condições no interior do RS.
O zejorge optou por também colocar a camada a branco, não perde nada com isso e o mesmo digo em relação à rede para a base do sensor!

Nota: Para além dos pratos com abertura, não esqueça que o prato que serve de base no interior por baixo do sensor e também o que serve de tecto ao mesmo (ambos sem abertura), devem igualmente ser pintados a preto, portanto nas faces correspondentes, um será por cima e o outro obviamente por baixo; o que fica por baixo do sensor é de colorir a área circular apenas até ao início da curvatura do próprio prato, a restante área permanece a branco!

Ou seja, tudo para que o interior do Radiation Shield permaneça o mais escuro possível. Bom trabalho! :thumbsup:
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite

O facto de já estar reformado, permite-me ter todo o tempo do mundo para as "engenharias". Por isso ainda ontem apliquei a tinta preta, utilizando spray preto fosco, e hoje pela manhã fiz a montagem.
Tal como lhe disse ontem, no 1º prato aberto coloquei uma pequena rêde onde o sensor assenta, tendo utilizado a fixação da forma que lhe mostrei nas fotos, com um pequeno arame,no 3º prato.
Optei pela rêde, porque o sensor tem as "entradas" por debaixo, e assim ficam completamente libertas. Neste momento estou a fazer leituras com alguma periodicidade, comparando os valores com os fornecidos pela Meteo Abrantes, em virtude de serem os valores crediveis que tenho aqui mais perto.
Até agora as diferenças são insignificantes, e aguardo por dias de sol para tirar a prova dos nove.

Cumprimentos
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Tem sido extremamente enriquecedor este diálogo entre os dois para este tópico.Espero que saiam daí 2 RS topo de gama :thumbsup:

Deixo aqui o manual de instalação do Davis 7714, o RS utilizado pela generalidade dos proprietários de estações, que não trazem RS de origem.

http://archer-trading.no-ip.biz/image-host/item-pictures/7714_RadShield_07395-093.pdf

Quem sabe pode ajudar a tirar uma ou outra dúvida sobre a construção do vosso RS.
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite HotSpot

O diálogo que considera muito simpáticamante, como enriquecedor, resulta no meu caso concreto de estar agora (depois de velho ;););)) a aprender tudo sobre meteorologia e estações meteorológicas, apesar de desde que me conheço ter sido um tema que muito me apaixonou.
Quanto à qualidade dos RS em construção, vou rápidamente registar a patente pois receio a apropriação indevida dos planos.... :lol::lol::lol: .
Mas como "quem não pede, não ouve Deus", não será possível facultar-me esse manual em espanhol ou em françês ?
Antecipadamente grato