Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)



joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Pois, não sei...

Tenta colocar em baixo algo que force o ar a subir em direcção ao RS, como por exemplo um prato maior.

O parto superior talvez isole mais o calor vindo de fora se for revestido com prata no seu interior...

Agora não me surge mais nada :unsure:.

Por vezes a continuidade destes assuntos perde-se no tempo e foi o que aconteceu! :rolleyes:

Dás a sujestão de colocar um prato maior por baixo..., está aqui implícita alguma lei da física que agora não esteja a ver?

O prato superior que por acaso tenho no RS, é maior, de cor verde (que contrasta com os restantes brancos) dando-lhe um aspecto a meu ver interessante, não esquecendo obviamente que nem só o branco protege dos raios solares ou da concentração de calor (os nuestros hermanos que o digam!...), além disso, este prato, fiz questão que ao longo da sua extremidade fosse semelhante a uma caleira ou quelha para que sempre que chova, a mesma não caia nem permaneça sob a forma de pingos suspensos nos pratos brancos por baixo que protegem o sensor e desta forma não influenciem as medições da humidade relativa pela presença desses pingos!
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Pois, não sei...

Tenta colocar em baixo algo que force o ar a subir em direcção ao RS, como por exemplo um prato maior.

O parto superior talvez isole mais o calor vindo de fora se for revestido com prata no seu interior...

Agora não me surge mais nada :unsure:.

Tal como disse o José, não adianta colocares um prato maior em baixo. Pelo contrário, até perderias ventilação, por fechares o espaço em relação ao de cima, precisamente por o de baixo ser maior.

O RS em si está bom. O que ele precisa é de uma boa instalação. E sem isso não tiras partido dele, seja como for. Na minha opinião, não precisas de o alterar.
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
Boas companheiros!
Há já algum tempo construí este RS, ainda nao o montei, ainda nao experimentei, falta de tempo ou de paciencia mesmo :D
Acho que está bom, gostaria de saber a vossa opiniao :)
Depois irei coloca-lo e vou ver se obtenho bons resultados.
Cumprimentos :thumbsup:










 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boas companheiros!
Há já algum tempo construí este RS, ainda nao o montei, ainda nao experimentei, falta de tempo ou de paciencia mesmo :D
Acho que está bom, gostaria de saber a vossa opiniao :)
Depois irei coloca-lo e vou ver se obtenho bons resultados.

A concepção está boa, mas o espaçamento entre pratos é excessivo.

Aperta mais o espaço entre eles para apenas 1 cm. ;)

Não podes conseguir ver, de fora, o sensor que está lá dentro e tem de estar completamente sombrio no interior.
 

dgstorm

Nimbostratus
Registo
3 Fev 2008
Mensagens
651
Local
Vila Verde (79m) - Braga
A concepção está boa, mas o espaçamento entre pratos é excessivo.

Aperta mais o espaço entre eles para apenas 1 cm. ;)

Não podes conseguir ver, de fora, o sensor que está lá dentro e tem de estar completamente sombrio no interior.

1cm, é o que já esta! Não se consegue ver, tem la uma foto que se ve mas isso é porque é tirada de baixo :D
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Há já algum tempo construí este RS, ainda não o montei, ainda nao experimentei, falta de tempo ou de paciência mesmo :D
Acho que está bom, gostaria de saber a vossa opinião :)

Na "minha opinião", penso que para ter alguma noção de como se podem obter resultados minimamente reais, penso que está aceitável, mas do que observei e para uma segunda fase, penso que até o sensor mais humilde do mercado merece uma concepção melhorada!

Acho que o formato dos pratos por si só não é dos melhores, têm muita profundidade e a pouca abertura ao longo da extremidade deduzo que não garanta a livre circulação de ar colocando um espaço de 1cm entre eles.

Há que notar que apenas o ar comprimido quando libertado, consegue circular nos mais pequenos orifícios, como o ar exterior não se comporta dessa forma, qualquer obstáculo que não facilite essa fluidez poderá provocar um desvio ou até mesmo um bloqueio.
A menos que neste caso exista mais espaço entre pratos, não esquecendo claro que isso permite a entrada da radiação e saía "pior a emenda que o soneto", penso que a livre circulação do ar ficaria comprometida.

Resumindo, pratos com uma não exagerada profundidade mas arredondada e com suficiente abertura ao longo da extremidade, a meu ver parece ser a opção mais correcta.
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde a todos

Quanto à construção de uma RS, e depois de correr todo este tópico, julgo não ter grandes dúvidas.
No entanto uma subsiste : Qual a melhor forma de fixar o sensor dentro do RS e a altura a que deve ficar, tendo em conta que nos 10 pratos apenas 4 serão abertos do 3º ao 5º incl..
Aguardo os vossos esclarecimentos.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
zejorge, encontrar a melhor forma de fixar o sensor dentro do RS "a meu ver" está muito dependente do seu formato e obviamente do espaço disponível para o lá colocar!

O formato de sensor mais comum é do tipo prisma quadrangular posicionado na vertical, não sei a certeza se ao colocá-lo em outra posição dentro do RS poderá interferir negativamente de alguma forma na qualidade dos registos, acredito que não interfira e assim sendo dá-nos maior liberdade na sua colocação.

MyRS.png
No meu que aqui apresento, tomei como referência o espaço interior disponível em que apenas o único ponto de contacto entre o sensor e as peças que compõem o RS fosse apenas a base do próprio sensor usando todo o restante espaço no interior para livre circulação de ar.

Durante experiências iniciais verifiquei ao impedir qualquer contacto até mesmo da caixa do sensor com as aberturas interiores dos pratos do RS, que os valores da temperatura se mostravam mais estáveis e não excessivos, porque o uso de pratos de plástico normais não passam de uma adaptação, tecnicamente não foram criados com isolamento completo do calor por exemplo do Verão e por isso transmitirem algum calor ao sensor por contacto, é uma garantia!
Para que se fixasse na vertical sem oscilações, fixei o sensor com fita isoladora (resistente o suficiente face aos efeitos do exterior).

O RS que apresento tem 12 pratos (de plástico, de refeição, fundos, Domplex) últimos 2 (em baixo) fechados bem como os últimos 2 (em cima, brancos), restantes com abertura no meio. O de maiores dimensões, no topo, a verde, opcional, coloquei-o para evitar que a chuva incida directamente nos pratos brancos onde se encontra o sensor e que os pingos residuais neles suspensos não interfiram nos valores da Humidade do ar; além disso, serve de protecção adicional contra o forte calor do sol de Verão!

Quanto à altura a que colocar o RS, 1,50m (valor considerado mínimo) desde o solo ou outra superfície como telhado ou terraço; pelo menos esta distância mínima entre a parede mais próxima é também digna de atenção!
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite JoséOliveira

Agradeço-lhe os seus esclarecimentos, e se bem entendi, o sensor assenta no 2º prato a contar de baixo, tendo utilizado a fita para o fixar, será assim?
Eu iniciei hoje a construção do meu RS, mas com pratos brancos utilizados por debaixo dos vazos das flores.
Logo que concluido, tirarei umas fotos.

Cumprimentos
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
olá zejorge!

Sim, o sensor assenta a sua base no 2º prato a contar de baixo; a forma de fixá-lo com fita isoladora pode variar. No meu caso, o próprio sensor já possui um pequeno suporte que permite que este fique posicionado na vertical, apenas foi necessário colocar um cruzamento composto de duas tiras dessa fita sobre a parte suprior do mesmo fazendo ligação com a abertura interior do prato do RS que se encontrava ao nível mais aproximado.

Sobre o tipo de pratos, os formatos são variados. Para além do formato da sua profundidade ser importante há também a ter em conta que ao serem colocados no exterior, irão estar expostos a variações de temperatura que colocarão a qualidade do plástico à prova. Se os que utilizou são suficientemente resistentes à fragmentação, pois muito bem, penso contudo que os que utilizei, sendo pratos de refeição, suportando por exemplo comida quente, poderão ser dignos de grande confiança; mas como já referido, sendo apenas adaptações a dose de qualidade para o que pretendemos nunca é garantida a 100%. ;)
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Viva!
Algum de vocês chegou a testar fazer a ventilação forçada recorrendo a energia solar?

Sim há exemplos por aqui mas não uso esse processo.
Já não sei se possuis um RS como protecção para o sensor, caso o possuas, sou da opinião (apenas isso!) de que mais vale investir numa boa localização, se possível sem obstáculos próximos, enfim, pelo menos os requisitos mínimos para uma boa exposição aos elementos.

Apesar de eu próprio não ter as condições ditas "perfeitas" por mim desejadas e que vão ao encontro do que se considera uma boa exposição do equipamento, obviamente não deixaria de o aconselhar! A meu ver é a opção ideal. ;)
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa noite JoseOliveira

Mais uma vez os meus agradecimentos pelas suas dicas, que curiosamente vou seguindo;););).
Na verdade, verifiquei que os pratos que estava a utilizar, eram demasiado quebradiços, tendo-me criado dificuldades ao abrir os buracos interiores para ventilação.
Com isto, nada como tomar decisões;););) , e vai daí desloquei-me a Abrantes para comprar pratos de sopa:D:D:D de plástico melhor, o que consegui .
E agora, mãos à obra !!!!!!