Construção Radiation Shield ou Abrigo (faça você mesmo)

Maxispot

Cirrus
Registo
27 Jan 2014
Mensagens
22
Local
Guifões -Matosinhos (80 mts)
Complementando a informação anterior sobre a prestação deste RS, e com mais algumas comparações feitas nos últimos dias na minha estação e avaliando as diferenças com a estação do aeroporto do Porto, as mesmas são variáveis em muito pequena escala, e durante todo o dia, o que no fundo contribui para me validar o funcionamento do RS conforme pretendido.

Mesmo nestes dias em que o calor já apertou mais um pouco, os valores devolvidos andaram sempre em linha com as "redondezas" o que me deixa satisfeito quanto ao objetivo do RS. Design validado e resta agora fazer subir o RS mais um pouco no mastro em que está instalado para reduzir mais o efeito das telhas cerâmicas que ficam por baixo e concentram calor, e vai também expôr mais o RS ao Norte, o que deverá fazer baixar algumas décimas a temperatura no geral, aproximando-as do que creio ser o real nesta posição.

Só me chateia é que quando for preciso trocar pilhas, terei de remover o RS do ponto de apoio... podia ter pensado numa forma diferente e mais prática de o fazer... e não seria até muito dificil... já vou pensar numa solução mais simples de abrir apenas uma parte para aceder às pilhas do RS!!!

Alguém tem valores de duração estimada de pilhas nestes sensores? São duas pilhas AA de 1,5V "Heavy Duty".Têm estado a funcionar as mesmas faz agora dois meses e ainda se aguentam.
 


Maxispot

Cirrus
Registo
27 Jan 2014
Mensagens
22
Local
Guifões -Matosinhos (80 mts)
De volta ao assunto do Radiations Shield.

Fiz subir o RS cerca de 1 metro em relação ao anterior ponto de apoio, estando agora cerca de 2 metros acima do telhado em telha ceramica. Temperatura média agora justa-se de forma quase perfeita ao que se regista no aeroporto do Porto, estando por vezes até, mais baixa, o que ainda não tinha acontecido. Já recebe o ar vindo de Norte de forma mais direta e o efeito de radiação térmica do telhado dissipa-se melhor.

Quanto ás pilhas tive já a minha resposta. Duram cerca de dois meses e meio, já tive de as trocar. Para pilhas vai ser uma "renda".

Totalmente satisfeito para já com este RS, vai ser para manter sem dúvida!!
 
  • Gosto
Reactions: SpiderVV e Thomar

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
De volta ao assunto do Radiations Shield.

Fiz subir o RS cerca de 1 metro em relação ao anterior ponto de apoio, estando agora cerca de 2 metros acima do telhado em telha ceramica. Temperatura média agora justa-se de forma quase perfeita ao que se regista no aeroporto do Porto, estando por vezes até, mais baixa, o que ainda não tinha acontecido. Já recebe o ar vindo de Norte de forma mais direta e o efeito de radiação térmica do telhado dissipa-se melhor.

Quanto ás pilhas tive já a minha resposta. Duram cerca de dois meses e meio, já tive de as trocar. Para pilhas vai ser uma "renda".

Totalmente satisfeito para já com este RS, vai ser para manter sem dúvida!!

É uma questão de optar por pilhas de lítio que, caso não haja problemas na estação que façam com que o consumo seja exagerado, duram anos.

-> http://www.meteopt.com/forum/instru...rologica-pce-fws-20-a-5898-17.html#post367419
 
  • Gosto
Reactions: Maxispot

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Boa tarde.

Tenho estado estes dias a testar o Rs que fiz há umas semanas, mas como não tem estado muito sol, ainda não consegui tirar nenhuma conclusão acerca da qualidade do mesmo. Contudo, até agora, tenho tido temperaturas um pouco mais altas que o que tinha com o sensor da Auriol, mas este está muito abrigado ( era o possível), mas bastante próximos do a RUEMA de Viseu!

Deixo algumas fotos para observarem e comentarem, por favor. Obrigado!
NHNkhid.jpg
[/IMG]
hHtSz4b.jpg
[/IMG]
xoZvqrA.jpg

Jzbarai.jpg

znUaphD.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e Thomar

Werk_AG

Cumulus
Registo
12 Jan 2013
Mensagens
280
Local
Cercal CDV
É sempre bom ver o pessoal meter mãos à obra!
O sensor que está lá dentro é de que tipo de estação?
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
É sempre bom ver o pessoal meter mãos à obra!
O sensor que está lá dentro é de que tipo de estação?

Bom dia.

Sim, é o da PCE. Reparei ontem que o RS não é totalmente opaco, porque tive que o tirar do pouso de teste por causa da pequenada; pú-lo ao sol, e a máxima chegou aos 40ºC, ainda que tivesse sido em cima do parapeito duma janela virada a Sul. Acham que uma boa demão de tinta branca ajuda?
 

Maxispot

Cirrus
Registo
27 Jan 2014
Mensagens
22
Local
Guifões -Matosinhos (80 mts)
Boa tarde,

Poso dar-lhe o exemplo do meu que foi feito há uns meses. Levou tinta branca por fora, e tinta preta nas zonas interiores não expostas, pois há sempre refracção de luz no interior.

A tinta aplicada é de latas de spray, normal, não brilhantes (mate) compradas no Leroy Merlin no meu caso.

Outra coisa que reparei no seu tem a ver com o diâmetro interior que não favorece a circulação de ar, está bastante justo ao sensor e o ar circulará pouco bem como as bordas arredondadas dos pratos que também não devem ajudar nada a existir algum tipo de circulação convectiva que faz sempre baixar as temperaturas. mais ar a a circular, é sempre melhor para os resultados.

Outra nota passa pelos espaçadores entre pratos. Serem em Aço/ferro também devem ajudar a subir e manter as temperaturas
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Descobri isto no youtube, interessante o que acham?


 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Boas Meteolouco, eu estou a pensar adquirir uma estação como a tua, o que tens achado dela até agora?
As configurações são faceis depois.

ola desculpa so agora estar a responder
eu so tive azar no anenometro que o sensor da velocidade do vento veio defeituoso ja pedi a substotuição de resto tudo a funcionar, mas até ao funcionamento normal há varias coisas antes a fazer tipo local onde vais colocar...
depois mandei fazer um tubo para colocar a estação por que o que vem é muito fino e fragil, depois tens ter em conta que vais ter que ter a estação sempre ligada ao computador se queres dados online 24 horas ( o meu problema agora esta a ser esse ) de resto a base é muito boa e as configuracoes muito faceis e práticas se houver alguma duvida depois no que puder ajudar diz...
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Quero começar a construção do meu RS fui á procura de 12 pratos tipo sopa plasticos mas não tive muita sorte, só havia rasos e só num chinês encontrei uns mas é de plástico normal que parecem muito frágeis daqueles que se compram para um picknik estes não dão não é? tem de ser dos de plástico mas mais resistente?