Diversidade climática em Portugal

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Não tens dados de Sagres?

Sagres não... apenas vi uma vez de Lagos, norma 1931-1960, dava cerca de 450 mm, se bem me recordo... mas Sagres é mais seco que Lagos... já tive na mão um livro com os dados de várias estações com dados até 1960, mas não me recordo sequer se tinha Sagres...
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Seguimento Sul - Novembro 2009

O clima dos Açores não é quente mas sim humido e bem mais fresco de longe do que no continente.
A Madeira sim, é mais quente e estival que os Açores, e por conseguinte também menos chuvosa que os Açores.
Nos Açores não existe periodo ou periodos secos sendo a chuva uma constante durante o ano inteiro


Depende muito das localidades.
O Grupo Ocidental é até bem morno e húmido ( algumas localidades nem têm meses secos).
A Ilha do Corvo tem um clima subtropical húmido, segundo Koppen-Geiger.
Tem um Heat Index interessante e apreciável durante uma boa parte do ano.
Já o Grupo Oriental chega até a ter meses secos e a Ilha de Santa Maria não tem assim tão poucos como isso.
Quanto ao fazer mais calor no continente, depende muito das estações do ano e das fases.
No Inverno os Açores são mais quentes, no verão é o oposto.
No entanto, a média anual das Ilhas dos Açores é até comparável a algumas localidades relativamente quentes do Sul de Portugal.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Seguimento Sul - Novembro 2009

Depende muito das localidades.
O Grupo Ocidental é até bem morno e húmido ( algumas localidades nem têm meses secos).
A Ilha do Corvo tem um clima subtropical húmido, segundo Koppen-Geiger.
Tem um Heat Index interessante e apreciável durante uma boa parte do ano.
Já o Grupo Oriental chega até a ter meses secos e a Ilha de Santa Maria não tem assim tão poucos como isso.
Quanto ao fazer mais calor no continente, depende muito da estações do ano e das fases.
No Inverno os Açores são mais quentes, no verão é o oposto.
No entanto a média anual das Ilhas dos Açores é até comparável a algumas localidades relativamente quentes do Sul de Portugal.

Lamento muito contradizer-te mas não é bem assim.
Caso desconheças o clima nos Açores só varia um pouco de ilha para ilha devido ao RELEVO das próprias ilhas.
Desde o Grupo Ocidental ao Grupo Oriental as disparidades não são assim tão grandes como pensas. Já em relação à Madeira e ao continente são abismais!

No Grupo Oriental não existem periodos estivais. Se te estàs a referir à ilha de Santa Maria digo-te já que é a ilha mais meridional do arquipélago e ao mesmo tempo a mais ventosa mas não a mais seca porque é uma ilha moderadamente elevada o que contribui para a percentagem da sua precipitação... Por ironia a ilha mais seca de todas é a que fica mais a setentrional de todas ou seja a ilha Graciosa devido ao seu plano relevo.

A ilha de São Miguel localizada no grupo Oriental é a segunda ilha depois da ilha do Pico, a mais elevada dos Açores, logo falta de água e periodos estivais aqui nunca existiu. Não sei aonde foste buscar essas informações mas em relação à minha terra com certeza que não é.

Em São Miguel até chove mais do que na Terceira portanto daí já vês que um dos factores principais não é a localização das ilhas( até porque elas são relativamente perto umas das outras), mas sim o seu relevo!

A média dos Açores é bem mais fresca que o sul de Portugal porque aqui não existem temperaturas de 30º. O máximo e mesmo assim chega aos 27 e pouco mais. (Isso no Verão claro)

Neste momento em Ponta Delgada

Céu encoberto

Pressão 1008 hp

Vento fresco com rajadas de OESTE

Temperatura: 15º
Cmpts!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Re: Seguimento Sul - Novembro 2009

Depende muito das localidades.
O Grupo Ocidental é até bem morno e húmido ( algumas localidades nem têm meses secos).
A Ilha do Corvo tem um clima subtropical húmido, segundo Koppen-Geiger.
Tem um Heat Index interessante e apreciável durante uma boa parte do ano.
Já o Grupo Oriental chega até a ter meses secos e a Ilha de Santa Maria não tem assim tão poucos como isso.
Quanto ao fazer mais calor no continente, depende muito da estações do ano e das fases.
No Inverno os Açores são mais quentes, no verão é o oposto.
No entanto a média anual das Ilhas dos Açores é até comparável a algumas localidades relativamente quentes do Sul de Portugal.

No verão os Açores não são mais quentes mas sim MAIS HÚMIDOS! É diferente ;) As temperaturas médias nos Açores no inverno oscilam entre os 13 º.. Se achas isso "quente" é apenas o teu ponto de vista, até porque eu também não sei o que é passar por temperaturas de 30 ou mais graus, mas isso tu podes muito bem me dizer uma vez que Portugal é dos países europeus que bate o record em temperaturas elevadas... e isso até em Outubro ou Novembro.

Aconselhava-te a passares um ano nos Açores que rápido te aperceberás do clima açórico!

O grupo Oriental chega a ter meses secos? Desde quando? Mesmo em Agosto chove no Grupo Oriental, para não dizer que nos Açores faz as 4 estações num só dia.
Não sei onde foste buscar essas informações mas aconselhava-te a estudares e a te aprofundares mais sobre o aspecto em questão!

Os Açores têm um clima temperado marítimo e suave. Nos Açores não existem dois climas ou três para cada grupo... existem sim um único clima que será mais específico em umas ilhas e não tanto em outras mas isso e como já te disse anteriormente devido ao RELEVO das próprias ilhas.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Re: Seguimento Sul - Novembro 2009

Lamento muito contradizer-te mas não é bem assim.
Caso desconheças o clima nos Açores!



Conheço muitíssimo bem o clima dos Açores. :)


... só varia um pouco de ilha para ilha devido ao RELEVO das próprias ilhas.
Desde o Grupo Ocidental ao Grupo Oriental as disparidades não são assim tão grandes como pensas.!



Na minha opinião todas têm em comum:
Os valores de médias anuais aproximadas, as amplitudes térmicas,assim como alguma instabilidade atmosférica.

Não têm em comum:

Valores de precipitação e números de meses secos. Relevo.





No Grupo Oriental não existem periodos estivais. Se te estàs a referir à ilha de Santa Maria digo-te já que é a ilha mais meridional do arquipélago e ao mesmo tempo a mais ventosa mas não a mais seca porque é uma ilha moderadamente elevada o que contribui para a percentagem da sua precipitação...!


Eu referia-me ao número de meses secos.




A ilha de São Miguel localizada no grupo Oriental é a segunda ilha depois da ilha do Pico, a mais elevada dos Açores, logo falta de água e periodos estivais aqui nunca existiu.!


Não houve aí recentemente uma seca? Não é que seja vulgar, mas parece-me que no Grupo Oriental há mais períodos secos do que no Ocidental.
A ilha do Pico tem o local mais pluvioso de Portugal, em que ultrapassa os 6.200mm em alguns locais da montanha do Pico. Isto deve-se ao relevo e exposição.



Não sei aonde foste buscar essas informações mas em relação à minha terra com certeza que não é. !


São coisas que aprendi desde o ensino secundário.





Em São Miguel até chove mais do que na Terceira portanto daí já vês que um dos factores principais não é a localização das ilhas( até porque elas são relativamente perto umas das outras), mas sim o seu relevo!!


O que disse foi muito claro. As ilhas do Grupo Ocidental não conhecem meses secos, já no Grupo Oriental passa-se o oposto. Se consultares gráficos termopluviométricos, verás. :)



A média dos Açores é bem mais fresca que o sul de Portugal porque aqui não existem temperaturas de 30º. O máximo e mesmo assim chega aos 27 e pouco mais.
Cmpts!!


Não estava a falar de médias de máximas, mas como disse «médias anuais».




No verão os Açores não são mais quentes mas sim MAIS HÚMIDOS!!!



E aonde é que eu disse que no verão, os Açores eram mais quentes?
O que disse foi exactamente o oposto.



É diferente ;) As temperaturas médias nos Açores no inverno oscilam entre os 13 º.. Se achas isso "quente" é apenas o teu ponto de vista, até porque eu também não sei o que é passar por temperaturas de 30 ou mais graus, mas isso tu podes muito bem me dizer uma vez que Portugal é dos países europeus que bate o record em temperaturas elevadas... e isso até em Outubro ou Novembro.!!



Eu não disse em lado nenhum que uma média de 13ºc no mês mais frio era ser quente. Disse apenas que o Grupo Ocidental tem um clima, no geral, morno.
Lê com atenção o que se escreve. E não estou a usar como referência anos anormais, mas médias.



Aconselhava-te a passares um ano nos Açores que rápido te aperceberás do clima açórico..!

O que estranho mesmo é ver açoreanos dizerem este tipo de coisas desta forma.
Mas ok.




O grupo Oriental chega a ter meses secos? Desde quando? Mesmo em Agosto chove no Grupo Oriental, para não dizer que nos Açores faz as 4 estações num só dia.
Não sei onde foste buscar essas informações mas aconselhava-te a estudares e a te aprofundares mais sobre o aspecto em questão!.!

Não seja por isso.
Aconselho-te a consultar os gráficos termopluviométricos de Corvo e Flores ( Grupo Ocidental) e da Ilha de S. Miguel e de Santa Maria. Depois apita. :)




Os Açores têm um clima temperado marítimo e suave. Nos Açores não existem dois climas ou três para cada grupo... existem sim um único clima que será mais específico em umas ilhas e não tanto em outras mas isso e como já te disse anteriormente devido ao RELEVO das próprias ilhas..!


Aconselho-te vivamente a consultar Koppen-Geiger, o sistema de classificação climática mais aceite e utilizado no mundo e terás uma surpresa.
A ilha das Flores tem um clima temperado marítimo mas o mesmo não se pode dizer de todas as ilhas.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Sim houve seca em TODAS as ilhas e não apenas numa!
Aliás seca é coisa NUNCA dantes vista por aqui. Vamos lá ver como as coisas são ditas.

Se estás a par do clima certamente que deves de saber que o clima está a mudar... logo esses mesmos efeitos começam a ter repercussões em vários aspectos.

Seca é um fenómeno que vcs com certeza estão muito habituados mas nós não visto ser uma coisa recente e pontual aqui por essas bandas.

Lamento então mas a tua informação do secundário precisa de ser actualizada!

Em SMiguel nunca houve falta de água. Informa-te melhor sim?

Já na ilha mais a norte de todas (Graciosa) não existem cursos de água o que faz dela uma ilha seca. Seca houve na Terceira. Não estarás a confundir as ilhas? Pois bem me parecia! Terceira é a 3 ilha mais elevada dos Açores, localizada no grupo Central entrou em seca. Não por estar no centro a ocidente ou a oriente mas sim devido às alterações climáticas. Nem os antigos se lembram de tal coisa ter existido aqui nos Açores. Portanto a tua teoria não serve de desculpa.

Sim acredito que conheças os Açores, mas não tanto como eu, afinal sou eu o açoriano e tu o continental certo? Portanto não acho de bom tom um estrangeiro vir a dar-me lições sobre o clima da minha terra.

Uma coisa é vires de passagem e outra é viveres permanentemente num dado local.

Digo e reafirmo novamente, temperaturas superiores a 28º os açorianos desconhecem!

Cmpts!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Os meses estivais na tua terra são considerados aqueles meses que faz sol todos os dias e sem uma unica pinga de água. Aliás aqui é raro acontecer dias de sol sem uma unica nuvem no céu, ao contrário daí.

Ora nos meses de Verão nos Açores e em particular no grupo Oriental há mais dias nublados que solarengos e com isso maior percentagem de humidade.. Tanto em Junho como em Julho e Agosto chove aqui no grupo Oriental.. Já aí é o oposto.

A vossa conotação "mês seco" é diferente daí para aqui visto que nós temos uma coisa durante o ano inteiro que vcs não têm que é a humidade!

Cmpts!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,215
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Numa discussão de clima, é mais importante os dados concretos do que o facto de se ser ou não nativo da região em questão. :thumbsup:

Digo e reafirmo novamente, temperaturas superiores a 28º os açorianos desconhecem!

Apesar de não ser comum, nos Açores também é possível chegar aos 30ºC.
O record de temperatura máxima atingida no arquipélago foi: 32,1 °C na Madalena (Pico), a 07/09/1985.

Na página do CLIMAAT, há uma secção com a temperatura média, precipitação e humidade relativa média anual, para todas as ilhas (excepto para a das Flores), e tendo em conta a topografia de cada ilha.

Vejam em: http://www.climaat.angra.uac.pt/
Na secção: CIELO - Cartografia Climática (por baixo das WeatherCams). ;)
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Numa discussão de clima, é mais importante os dados concretos do que o facto de se ser ou não nativo da região em questão. :thumbsup:



Apesar de não ser comum, nos Açores também é possível chegar aos 30ºC.
O record de temperatura máxima atingida no arquipélago foi: 32,1 °C na Madalena (Pico), a 07/09/1985.

Na página do CLIMAAT, há uma secção com a temperatura média, precipitação e humidade relativa média anual, para todas as ilhas (excepto para a das Flores), e tendo em conta a topografia de cada ilha.

Vejam em: http://www.climaat.angra.uac.pt/
Na secção: CIELO - Cartografia Climática (por baixo das WeatherCams). ;)

Pois mas isso com certeza foram excepções pontuais o que não é normal nem faz disso o nosso clima, até porque não é nem nunca o foi.

A ilha do Pico é uma ilha localizada no grupo central e sofre de vários problemas de seca porque é também uma ilha meio seca ao contrário de S.Miguel que é a ilha MAIS humida de todas, notória na exuberância da sua vegetação e guess what?? S.Miguel localiza-se no grupo ORIENTAL e não Ocidental ou muito menos Central.

Os Açores só têm um ÚNICO clima repartido por todas as ilhas. Já o clima da Madeira e do continente são diferentes dos Açores que ninguém tenha duvidas em relação a isso.

Os Açores localizam-se a meio do Atlântico e são as primeiras ilhas a receberem o bom ou mau tempo... A Madeira e por se situar mais a sul e perto de África é mais seca e menos pluviosa que os Açores e não é preciso ir para o secundário para estudar isso.

Já o continente fica na zona de eleição dos AA que por aqui passam isso no inverno ou no verão.. ao contrário dos Açores que são brindados (felizmente ou infelizmente) com àgua todos os meses do ano!

Se houver aqui algum açoriano que faça o favor de confirmar isso. Desde que me conheço por gente NUNCA vi ou ouvi alguém falar em falta de àgua na ilha de S.Miguel... Uma coisa é as terras aráveis estarem secas e outra é os cursos de água e as lagoas secarem o que felizmente nunca aconteceu devido ao nosso ffactor "HUMIDADE"
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sim houve seca em TODAS as ilhas e não apenas numa!...


Nem eu disse que teria apenas acontecido numa.



Lamento então mas a tua informação do secundário precisa de ser actualizada!!



Sem palavras.



Em SMiguel nunca houve falta de água. Informa-te melhor sim?...


Nem eu disse que tinha havido falta de água.



Já na ilha mais a norte de todas (Graciosa) não existem cursos de água o que faz dela uma ilha seca. Seca houve na Terceira. Não estarás a confundir as ilhas? Pois bem me parecia!...

Vá ler o que escreveu no primeiro post.



Terceira é a 3 ilha mais elevada dos Açores, localizada no grupo Central entrou em seca. Não por estar no centro a ocidente ou a oriente mas sim devido às alterações climáticas. Nem os antigos se lembram de tal coisa ter existido aqui nos Açores. Portanto a tua teoria não serve de desculpa....


Em vez de andar aqui a falar de cor e salteado, siga a minha sugestão e apresente aqui gráficos termopluviométricos, porque estes sim representam a NORMA climática.
E esqueça lá a Terceira que aqui ninguém está a falar dela. O assunto é Grupo Ocidental Vs Grupo Oriental.



Sim acredito que conheças os Açores, mas não tanto como eu, afinal sou eu o açoriano e tu o continental certo? Portanto não acho de bom tom um estrangeiro vir a dar-me lições sobre o clima da minha terra....


Primeiro não sou nenhum estrangeiro, sou português como você.
Segundo, o seu tom está um bocado para o agressivo, penso que está na altura de apresentar dados em vez de palavreados desnecessários.
Terceiro: Deixa-me algo triste, saber que ainda existe esta falta de conhecimento das pessoas em relação à sua própria terra.
Já têm aparecido aqui mais casos destes.


Uma coisa é vires de passagem e outra é viveres permanentemente num dado local....


O que só agrava a sua situação.



Digo e reafirmo novamente, temperaturas superiores a 28º os açorianos desconhecem!...


Não seja por isso.
Tem vindo aqui um membro postar dados da Lagoa e no verão teve aí vários dias seguidos nos 28ºc de máxima.



Os meses estivais na tua terra são considerados aqueles meses que faz sol todos os dias e sem uma unica pinga de água. Aliás aqui é raro acontecer dias de sol sem uma unica nuvem no céu, ao contrário daí....


Vá-se é informar melhor sobre o assunto e depois falamos.




A vossa conotação "mês seco" é diferente daí para aqui visto que nós temos uma coisa durante o ano inteiro que vcs não têm que é a humidade!...



Não existem conotações de meses secos para uns e diferentes para outros. É um conceito universal:

Um mês seco é aquele em que o dobro da temperatura média de um determinado mês ultrapassa o valor de precipitação ( em mm) desse mesmo mês
E tente meter tudo num post, se faz favor.
Obrigado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Numa discussão de clima, é mais importante os dados concretos do que o facto de se ser ou não nativo da região em questão. :thumbsup:



Apesar de não ser comum, nos Açores também é possível chegar aos 30ºC.
O record de temperatura máxima atingida no arquipélago foi: 32,1 °C na Madalena (Pico), a 07/09/1985.

Na página do CLIMAAT, há uma secção com a temperatura média, precipitação e humidade relativa média anual, para todas as ilhas (excepto para a das Flores), e tendo em conta a topografia de cada ilha.

Vejam em: http://www.climaat.angra.uac.pt/
Na secção: CIELO - Cartografia Climática (por baixo das WeatherCams). ;)

Obrigado pela paciência, André! :)
Impresssionante as variações na Ilha do Pico, em que apresenta a maior variabilidade térmica e pluviométrica.
Não sabia que se atingiam mais de 20ºc de média anual em alguns locais e que nas montanhas andava abaixo de 10ºc!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
E esqueça lá a Terceira que aqui ninguém está a falar dela. O assunto é Grupo Ocidental Vs Grupo Oriental.

Não posso esquecer e sabe porquê? Porque vc referiu que tinha havido seca na minha ilha e eu fiz-lhe ver que a seca que vc se estava a querer referir não tinha sido na minha ilha mas sim na Terceira.






Primeiro não sou nenhum estrangeiro, sou português como você.

Sim sou português (porque os Açores ainda são uma região do território de Portugal como Macau ou Brasil também foram mas isso fica para outro tópico lol), mas primeiramente tenho alma e essência açoriana o que faz de mim um filho da terra açoriana e ilhéu, logo posso dizer que o meu contexto insular é um facto marcante

Segundo, o seu tom está um bocado para o agressivo, penso que está na altura de apresentar dados em vez de palavreados desnecessários.

Peço desculpa se lhe causei essa impressão. Faço das suas as minhas palavras.

Terceiro: Deixa-me algo triste, saber que ainda existe esta falta de conhecimento das pessoas em relação à sua própria terra.
Já têm aparecido aqui mais casos destes.

Indirectamente vcs está a querer afirmar o quê?
Que os açorianos não sabem que tipo de clima têm ou que certamente estão à espera que venha alguém de Marte revelar a sua verdadeira origem?





Não seja por isso.
Tem vindo aqui um membro postar dados da Lagoa e no verão teve aí vários dias seguidos nos 28ºc de máxima.

Este membro é um conterrâneo seu a residir de momento cá ;)
Olhe arranje-me os dados em nos Açores seja costume haverem dias com temperaturas superiores a 28º e depois aí falamos sim ;)






Vá-se é informar melhor sobre o assunto e depois falamos.

Informado estou eu desde 1976, ou não fosse... Açoriano!








Não existem conotações de meses secos para uns e diferentes para outros. É um conceito universal:

Pena que este conceito na sua terra seja brindado com temperaturas elevadíssimas todo o santo verão sem uma unica existencia de humidade (nuvens) no céu o que propicia a ocorrência de chuvas orográficas. Pena porque o mesmo não se aplica na minha terra porque ao menos sempre chove algo ainda que seja mínimo e as temperaturas são sempre agradáveis e suaves se for consultar qualquer gráfico. Se vc realmente veio de passagem à minha terra com certeza deve ter reparado que mesmo durante o ano a ilha é VERDE.. daí o seu cognome!...

Ah! Outra coisa.. No inverno os Açores são mais HUMIDOS, e chuvosos e não quentes como tentou referir num post anterior, se bem que a precipitação está mais ou menos distribuida ao longo de todo o ano. Já aí pela informação que tenho os meses de inverno são secos pra não falar no Verão. Mas isso e como já referi é fruto provavelmente das alterações climáticas!


Cmpts!
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não posso esquecer e sabe porquê? Porque vc referiu que tinha havido seca na minha ilha e eu fiz-lhe ver que a seca que vc se estava a querer referir não tinha sido na minha ilha mas sim na Terceira.

Você deve andar a brincar comigo então.
Em cima disse que tinha havido em todas as ilhas.




Sim sou português (porque os Açores ainda são uma região do território de Portugal como Macau ou Brasil também foram mas isso fica para outro tópico lol), mas primeiramente tenho alma e essência açoriana o que faz de mim um filho da terra açoriana e ilhéu, logo posso dizer que o meu contexto insular é um facto marcante.


Ao contrário de Macau e Brasil, os Açores, quando os portugueses lá chegaram, eram uma terra sem ninguém. Além de que o local continental mais perto dos Açores é mesmo Portugal. Portanto, não vamos agora começar com conversas colonialistas, sobre umas ilhas que só tinham mato, aonde elas nem deviam ser feitas.
O seu contexto é tão importante e marcante como qualquer um de nós. Ninguém aqui é mais importante do que o outro.




Indirectamente vcs está a querer afirmar o quê?


Indirectamente não, eu fui muito directo.




Que os açorianos não sabem que tipo de clima têm ou que certamente estão à espera que venha alguém de Marte revelar a sua verdadeira origem?


Você a falar de cor e salteado e sem dados só porque é dos Açores, arrisca-se é a ser motivo de chacota.
Eu já lhe dei várias oportunidades para ir-se informar para evitar esse tipo de situações desnecessárias mas você insiste...




Este membro é um conterrâneo seu a residir de momento cá ;)
Olhe arranje-me os dados em nos Açores seja costume haverem dias com temperaturas superiores a 28º e depois aí falamos sim ;)


Você disse que temperaturas superiores a 28ºc os açoreanos desconhecem. Não está aqui em questão se é norma ou não. Isso eu sei que não. Mas ao que parece, há açoreanos que sabem muito bem o que são esses mais de 28ºc.


Informado estou eu desde 1976, ou não fosse... Açoriano!


:huh::rolleyes:





Pena que este conceito na sua terra seja brindado com temperaturas elevadíssimas todo o santo verão sem uma unica existencia de humidade (nuvens) no céu o que propicia a ocorrência de chuvas orográficas. Pena porque o mesmo não se aplica na minha terra porque ao menos sempre chove algo ainda que seja mínimo e as temperaturas são sempre agradáveis e suaves se for consultar qualquer gráfico. Se vc realmente veio de passagem à minha terra com certeza deve ter reparado que mesmo durante o ano a ilha é VERDE.. daí o seu cognome!...

Poncha. Não está em questão o que meu local é ou não ou se a sua ilha é verde ou não.
O conceito de verão seco é igual para todos, apenas existem variações dentro de certas características definidas.




Ah! Outra coisa.. No inverno os Açores são mais HUMIDOS, e chuvosos e não quentes como tentou referir num post anterior,

Ainda estou é à espera que me diga, onde disse que os invernos nos Açores são quentes...:D



se bem que a precipitação está mais ou menos distribuida ao longo de todo o ano. Já aí pela informação que tenho os meses de inverno são secos

Tem a certeza?
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
Impresssionante as variações na Ilha do Pico, em que apresenta a maior variabilidade térmica e pluviométrica.
Não sabia que se atingiam mais de 20ºc de média anual em alguns locais e que nas montanhas andava abaixo de 10ºc!

Eis uma bela imagem que mostra perfeitamente isso!
Antes tinha a ideia formatada de que diante das características climáticas um pouco por todo o arquipélago dos Açores, não apontavam para a existência de neve.
Ao contrário do que sucede na Madeira o Pico Ruivo não está isolado, outras elevações que o rodeiam completam o microclima de montanha que lá permite durante o Inverno alguma neve.
Na ilha do Pico, este isolado cone vulcânico acima dos 2000m, apesar das cotas em seu redor serem de baixa altitude, os seus 2351m de cota máxima fazem toda a diferença sendo este o factor mais importante nesta questão.

IlhadoPicoAores.jpg
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Você deve andar a brincar comigo então.
Em cima disse que tinha havido em todas as ilhas.

Não é do meu feitio "brincar" até porque tenho muito mais com que me preocupar. O que disse foi a resposta ao seu comentário que afirma que em S.Miguel existam meses secos (meses sem uma unica pinga de água), o que é falso visto chover todo o ano mesmo no verão.

Este ano foi excepcionalmente anormal que se traduziu num verão um pouco mais seco do que é normal para os Açores do qual algumas ilhas tiveram consequencias mais graves como foi o caso da ilha Terceira, Graciosa( que sofre de graves problemas de seca devido aos seus meses secos estivais todos os anos visto não haverem cursos de àgua na ilha mas sim cisternas para abastecer a população), Pico, São Jorge, e Santa Maria. O contexto "seca" aqui nos Açores não é o mesmo contexto que vc pode usar aí na sua terra quando existem mais dias de sol a fio com céu sempre limpo e com as temperaturas mais elevadas da Europa Ocidental do que propriamente de chuva ou dias sombrios. Aliás fazer um dia de céu totalmente limpo aqui nos Açores é coisa rara para não dizer que quase nunca há. E se tal acontecer, não será normal.

Por exemplo a minha ilha também sofreu alguns efeitos de um verão seco que se reflectiu sobretudo na agricultura visto alguns terrenos agrícolas estarem localizados a cotas muito baixas, mas mesmo assim sempre choveu alguma coisa. Em algumas ilhas choveu mais e noutras menos mas falta de precipitação nos meses de Verão em S.Miguel felizmente não é nem nunca foi frequente, aliás se vc conhece S.Miguel ou quando muito as Flores (a ilha mais ocidental do arquipelago), saberá com certeza que são as ilhas MAIS ricas em cursos de água e lagoeiros dos Açores.

Enquanto que para o litoral da ilha pode estar céu a alternar com abertas, se você for para as serras está chovendo ou está mais humido e céu sempre encoberto. Os Açores são mundialmente conhecidos por terem as 4 estações num só dia, mas creio que isso vc deva de saber.

Não nos podemos esquecer que por vezes a previsão do Clima para uma determinada região ou localidade nem sempre poderá ser fidedigna, uma vez que aqui nos Açores e particularmente na ilha de São Miguel por ser uma ilha grande possui vários micro-climas a ela associadas, e por vezes o tempo esperado nem sempre é o verdadeiro, o mesmo acontece com outras ilhas que possuam vários micro-climas. Nos Açores não existem estações definidas porque chove abundantemente todo o ano de uma forma mais ou menos distribuida por todas as ilhas. Quero com isto dizer que no Verão pode muito bem fazer dias invernosos e no Inverno fazer um dia de Verão, se bem que a única coisa que muda é a temperatura que é mais baixa nos meses de inverno e mais amena nos meses de Verão.

A Graciosa ( a ilha mais setentrional do arquipélago e localizada no Grupo Central e que deveria de ser supostamente a mais chuvosa) é a ilha com menor relevo e com menos precipitação do arquipélago.

Mesmo a precipitação frontal tem sempre uma componente orográfica que no caso da Graciosa é mínima, o mesmo não se pode dizer em relação a S.Miguel, ( ilha localizada no Grupo Oriental e a 30 minutos da Terceira de avião e a 25 minutos de Santa Maria) ou até mesmo Santa Maria que mesmo sendo a ilha mais meridional do arquipélago é uma ilha na sua parte Leste muito acidentada o que propicia a uma maior percentagem de precipitação orográfica mesmo no Verão, portanto o factor "distância" não é o explicativo mas sim o factor RELEVO!

O que acontece na maior parte das vezes é que a frente polar é desviada para Norte por influência da crista anticiclócica na região leste dos Açores, voltando para sul na região da peninsula ibérica.

Por um lado, as ilhas mais a Ocidente (Flores, Corvo,), são mais expostas a frente polar do que as restantes. Por outro lado, a posição média da crista do anticiclone é mais frequente a leste dos Açores do que a oeste. (Madeira e Portugal Continental) Fui claro ?

No Verão ocorre MUITA precipitação de origem orográfica e convectiva que é mais notada nas ilhas maiores (São Miguel, Pico e Terceira), e com cotas mais elevadas e por esta razão não se pode realmente afirmar que em S.Miguel existam meses secos como aí no continente, como vc está a querer dizer (sem uma única gota de água e com temperaturas superiores à precipitação). Pode sim é haver anos em que a precipitação seja mais baixa e outros anos mais alta, como foi o caso do verão de 2009 que as temperaturas chegaram à casa dos 28º e com pouca precipitação. O que não foi normal.
Se você for para as ilhas mais secas do arquipélago e por conseguinte as que possuem cotas bem mais baixas, ( Graciosa e parte Oeste de Santa Maria) a humidade, a precipitação são geralmente mais baixas do que as ilhas maiores e mais acidentadas, pra não falar na temperatura que nessas ilhas chega a ser um pouco mais alta do que nas restantes mas mesmo assim sem grande variedade climática.

Se fosse normal haverem meses secos e sem chuva nos Açores todos os verões, todos os anos estávamo-nos a queixar de secas como nos queixámos esse verão passado, portanto como vê, o que aconteceu esse verão no arquipélago não foi um acontecimento normal, mas sim pontual. Os Açores são ilhas que dependem e sempre dependeram e muito de precipitação, e de humidade e alguma alteração mesmo que mínima reflecte-se automaticamente no nosso ecossistema.

Já no continente todos os verões e alguns invernos costumam ser muito secos podendo haver eventualmente alguma oscilação como é óbvio, uma vez que o clima está sempre em mudança.

A temperatura do ar nos Açores é semelhante em todas as ilhas com valores médios na casa dos 23º ( isto no Verão) e 13º no Inverno entenda-se!

Ao contrário de Macau e Brasil, os Açores, quando os portugueses lá chegaram, eram uma terra sem ninguém. Além de que o local continental mais perto dos Açores é mesmo Portugal. Portanto, não vamos agora começar com conversas colonialistas, sobre umas ilhas que só tinham mato, aonde elas nem deviam ser feitas.

Sim eram terras desabitadas mas não desconhecidas por outros povos o que não invalida a hipótese de terem sido outros povos a chegarem primeiramente aos Açores mas que rápido desistiram devido ao seu vulcanismo activo e existem muitas provas que assim o demonstram mas que tornaria-se incómodo e enfadonho estar aqui a enumerá-las a todas quando estamos a falar de meteorologia. Tanto os Açores como a Madeira eram ilhas desertas mas que vos deram muito jeito pelos vistos ou a exploração feita no arquipélago açoriano não tivesse sido um dos principais objectivos da coroa de Portugal. Sabe, sou formado em História dos Açores portanto de história açoriana até sou capaz de lhe dar umas boas lições isso se estiver interessado claro mas creio que este tópico não seja o melhor local para o fazer visto tratar-se de meteorologia.


O seu contexto é tão importante e marcante como qualquer um de nós. Ninguém aqui é mais importante do que o outro.

:huh::huh: E desde quando eu disse isso?
Só lhe fiz ver que era Açoriano. É uma especificidade que está inerente a qualquer pessoa ilhéu seja ele Madeirense Açoriano, Cabo Verdiano ou Canário, coisa que vc certamente nunca entenderá por não ser Açoriano. É como se fosse um Bilhete de Identidade próprio, e em jeito de brincadeira como se costuma dizer na minha terra " Açoriano de coração e português à força" hehehehe.. No hard feelings ;)



Você a falar de cor e salteado e sem dados só porque é dos Açores, arrisca-se é a ser motivo de chacota.

Porque sou dos Açores? Será mesmo? Até agora ainda estou à espera dos seus dados que mostrem que a ilha de S.Miguel tenha temperaturas acimas dos 28º e que não chova durante os meses de verão.:shocking::shocking: O único que arrisca-se a ser motivo de chacota poderá ser vc que não consegue entender que a sua realidade climática não é a mesma que a minha.



Você disse que temperaturas superiores a 28ºc os açoreanos desconhecem. Não está aqui em questão se é norma ou não. Isso eu sei que não. Mas ao que parece, há açoreanos que sabem muito bem o que são esses mais de 28ºc.

Claro acredito que hajam açoreanos que saibam o que são 28º ou mais graus mas isso aí na sua terra claro, que é a pioneira da Europa em termos de temperaturas estivais.

Incêndios florestais é coisa que aqui não sabemos o que é. Aqui é impossível isso acontecer porque temos muita humidade elevada o ano inteiro mesmo nos "meses secos" que vc insiste em querer dizer. Não foi em vão que os Açores receberam o honrado título pela National Geographic como as segundas MELHORES ilhas do mundo...

Sabe o que é ter alma Açoriana? Um povo que desde séculos sempre foi se adaptando a catástrofes climáticas? Vulcões e terramotos? Um povo que sempre viveu mais exposto às intempéries? Claro que não sabe e nem nunca poderá saber...Vc tem noção sequer do que é enfrentar ciclones e furacões ou Tempestades Tropicais? Cheias e deslizamentos de terras? Claro que não tem! Você só poderá se fazer pronunciar pelo tempo do seu território que é conhecido até como destino turístico europeu devido ao grande numero de dias do ano com bom tempo anticiclónico do que propriamente mau tempo. O unico sitio do mundo onde é muito dificil fazer uma previsão exacta e a 100% são nos Açores, e isso dito por um meteorologista local : Doutor Pedro Mata.

Por exemplo, aí no Continente, as pessoas ficam apavoradas com ventos de 80 ou 90km. Ora aqui nos Açores todos sabemos que as ilhas estão muito expostas a ventos. Se no Continente é caso para alarme ventos de 90k horários, para que tenha só uma pequena ideia, imagine o que são ventos ciclónicos nos Açores na ordem dos 140, 150 e 160 km e ondas de 12 a 15 metros que invadem as povoações ribeirinhas invadindo e destruindo tudo à sua frente, casas e abalroando barcos como eu já passei, e não foi no Grupo Ocidental (Flores e Corvo), mas sim em São Miguel ILHA - Grupo Oriental. E desde já deixo-lhe o convite ;)

Sei que aí no continente as pessoas julgam que "quando a maré está vazia dá para ir saltando de rocha em rocha até à ilha mais próxima", e apesar de as ilhas serem irmãs e estarem relativamente perto umas das outras e poderem-se avistar uma a uma, ainda existe mar a separá-las, mesmo estando relativamente perto umas das outras...Ora aí se vê realmente o "grande" conhecimento que os continentais têm dos Açores, e mais não digo sequer...

E se recuarmos mais atrás no tempo existem registos de ventos de 250 km/h a maior tempestade que alguma vez tenha passado pelos Açores, desde que há ocupação humana aqui nos Açores.
Felizmente, existem registos de precipitação com mais de 100 anos quer na Terceira quer em S. Miguel que assim o podem comprovar.

Neste momento em São Miguel chove forte e o vento também está forte.

Neste momento em Ponta Delgada:

Céu encoberto

Humidade: 63%

Pressão: 1007 hPa

Temperatura: 15 °C

Vento fresco a muito fresco com rajadas até 65 km/h e aumentar de intensidade.


As condições de forte instabilidade nos Açores irão continuar nos próximos dias com ocorrência de chuva aguaceiros trovoadas e vento forte devido a uma extensa região depressionária localizada a norte do Arquipélago.