Diversidade climática em Portugal

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
http://www.lusowine.com/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=85&meid=4

Gostaria de saber em que se baseiam na referência dos 450 mm para Barca d´Alva ( quando tenho visto sempre 385mm) os 19ºc de média anual para Pinhão ( ou será alguma região lá próxima?), os 18ºc para a Régua ( ponho a mesma questão que no caso anterior) e os 21ºc para Barca d´Alva ( idem)?
Vou tentar contactar alguém do site.
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
http://www.lusowine.com/index.php?module=ContentExpress&func=display&ceid=85&meid=4

Gostaria de saber em que se baseiam na referência dos 450 mm para Barca d´Alva ( quando tenho visto sempre 385mm) os 19ºc de média anual para Pinhão ( ou será alguma região lá próxima?), os 18ºc para a Régua ( ponho a mesma questão que no caso anterior) e os 21ºc para Barca d´Alva ( idem)?
Vou tentar contactar alguém do site.

Em relação à precipitaçãoa diferença não é grande do que eu esperaria. Os valores de temperatura é que são de morrer a rir:lmao::disgust:...
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
deixo aqui a tal divisao de que falava ( a que eu fiz):

dividi o pais em 5 regioes com caracteristicas parecidas, o litoral norte e centro até sintra, o interior norte e centro, uma zona de tranziçao entre o norte e o sul ( com caracteristicas mistas), o litoral SW e o interior sul:thumbsup:
em termos microclimaticos há incontaveis maneiras de subdividir estas regioes;)

Esse divisão é bastante estranha. Meter no mesmo saco Viseu, Coimbra, Bragança, Guarda... :rolleyes:

Continuo a preferir a minha :D

semttuloqae.jpg
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em relação à precipitaçãoa diferença não é grande do que eu esperaria. Os valores de temperatura é que são de morrer a rir:lmao::disgust:...

Eu nas regiões mais quentes do Douro até acredito que hajam sítios com valores próximos de temperatura média anual em relação aos apresentados, duvido muito é que fiquem nos locais mencionados.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,914
Local
Figueira da Foz
Eu nas regiões mais quentes do Douro até acredito que hajam sítios com valores próximos de temperatura média anual em relação aos apresentados, duvido muito é que fiquem nos locais mencionados.

Sim, por exemplo a região do Vale do Côa poderá atingir esses valores e outras também poderão. Mas nunca Barca D'Alva, e principalmente, nunca a Régua ou o Pinhão.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
A média anual da Régua é de 15,3ºC (1951-1980) e não de "cerca de 18ºC". 21ºC de média anual em Barca D'Alva? Pelo amor de Deus... :rolleyes:

Costa, a tua divisão também não está lá muito correcta. Por exemplo separaste a zona do Barroso do resto do Alto Trás-os-Montes, sendo estas muito semelhantes, e no entanto colocaste na mesma região o Alto Trás-os-Montes com o Alto Douro que são tão diferentes e em alguns aspectos quase antagónicas. E porquê separar aquela zona com a Guarda e Covilhã do resto e colocar a Beira Baixa junta com todo o Alentejo? A linha verde precisa definitivamente estar mais junta do litoral.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
dourocidadessh2.jpg


Neste mapa são apresentadas as médias das máximas para os seguintes 3 meses: Junho, Julho, Agosto.
Vê-se locais abaixo dos 22 e acima dos 37,5!!
Surpreendente a forma como os valores disparam, em zonas relativamente próximas, devido sobretudo a diferenças no relevo e tipo de exposição.
4 regiões se destacam de forma clara:
1º- Uns kms a sudeste de Carrazeda.
2º- No lado Oeste de Moncorvo
3º- Vale junto a Cerejais ( perto do Rio Sabor).
4º- Vale a alguns kms sudeste de Bragança.

A região do Côa está só em parte representada, não dando para ver o todo seu potencial térmico. Mais alguns vales atingem bons valores ( algumas vezes junto ao topo da escala...)

Aspecto da zona de Cerejais:


http://img364.imageshack.us/i/imagemgoogleearthzv0.jpg/


http://img217.imageshack.us/i/imagemgoogleearthcu9.jpg/
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
A média anual da Régua é de 15,3ºC (1951-1980) e não de "cerca de 18ºC". 21ºC de média anual em Barca D'Alva? Pelo amor de Deus... :rolleyes:

Costa, a tua divisão também não está lá muito correcta. Por exemplo separaste a zona do Barroso do resto do Alto Trás-os-Montes, sendo estas muito semelhantes, e no entanto colocaste na mesma região o Alto Trás-os-Montes com o Alto Douro que são tão diferentes e em alguns aspectos quase antagónicas. E porquê separar aquela zona com a Guarda e Covilhã do resto e colocar a Beira Baixa junta com todo o Alentejo? A linha verde precisa definitivamente estar mais junta do litoral.

Obrigado pelos pertinentes esclarecimentos.
Logo vi que os valores estavam «algo» inflaccionados para as regiões em causa.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Esse divisão é bastante estranha. Meter no mesmo saco Viseu, Coimbra, Bragança, Guarda... :rolleyes:

Continuo a preferir a minha :D

semttuloqae.jpg

acima de tudo isto nao é uma questao de preferencias.....
ha muitas mais semelhanças entre coimbra e viseu ( que estao numa zona de transiçao entre o interior e o litoral) do que entre lisboa e santarem ou lisboa e leiria....ha muitas mais diferenças entre santarem e leiria ou tomar do que entre santarem e beja ou evora...o que consideras em comum entre lisboa ou setubal e leiria ou tomar??...na minha opiniao a tua divisao apresenta algumas falhas...nomeadamente na regiao sul.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Por muito que goste de ler as vossas intervenções, é uma tarefa ingrata querer dividir o país assim com traços tão gerais. Teriam que ter em conta milhares de pormenores, desde diferenças de relevo, exposição, vegetação, etc...
E isso é um trabalho para anos a fio, acreditem! :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Esse valor de 37,5ºC é extremamente elevado, mesmo se fosse do mês mais quente já era muito elevado, quanto mais do trimestre Junho, Julho e Agosto. Como termo de comparação, as estações climatológicas de Córdova e Sevilha apresentam, para o trimestre Junho, Julho e Agosto, um valor médio da temperatura máxima próximo de 34ºC.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Esse valor de 37,5ºC é extremamente elevado, mesmo se fosse do mês mais quente já era muito elevado, quanto mais do trimestre Junho, Julho e Agosto. Como termo de comparação, as estações climatológicas de Córdova e Sevilha apresentam, para o trimestre Junho, Julho e Agosto, um valor médio da temperatura máxima próximo de 34ºC.

São dados do IM da série 1960-1990. ;)
Pinhão tem 33ºc de média de máxima para Julho e 17ºc de mínima, dando 25,2 de média.
Alguém quer colocar Pinhão no mapa, para termos uma ideia das diferenças?
Como já me foi informado pelo IM, o Douro tem regiões com valores muito elevados, devido ao relevo que forma um escudo em relação aos ventos e exposições adequadas que permitem a conservação do calor.
Como muitas destas regiões são rochosas os valores de temperatura sobem facilmente. Córdoba e Sevilha, têm algum acidente de relevo, de tamanho considerável, que crie este «efeito de estufa»?
E quais as precipitações das regiões comparadas em causa?
No entanto, Hornachuelos em Córdoba, tem uma média para o trimestre de verão de 37,1:

2005110871216351179_fs.jpg
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Moncorvo e Mirandela apresentam, na série 31-60, como valores médios de temperatura máxima para esse trimestre, 29,7ºC e 30,5ºC respectivamente. Mesmo contando com o aquecimento que ocorreu desde essa altura e considerando também que existem locais mais quentes, a diferença ainda é muito grande para 37,5ºC.