Diversidade climática em Portugal

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Claro que existem locais nos Açores com meses secos. Basta apresentar alguns dados do site que o André já referiu para constatar da existência de meses secos, nomeadamente em algumas áreas da ilha de Santa Maria.



Neste exemplo são quatro meses secos, de Maio a Agosto. Características típicas de um clima Mediterrâneo.



Neste exemplo, da ilha Terceira, apenas o mês de Julho pode ser classificado como seco.
 


S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Claro que existem locais nos Açores com meses secos. Basta apresentar alguns dados do site que o André já referiu para constatar da existência de meses secos, nomeadamente em algumas áreas da ilha de Santa Maria.



Neste exemplo são quatro meses secos, de Maio a Agosto. Características típicas de um clima Mediterrâneo.



Neste exemplo, da ilha Terceira, apenas o mês de Julho pode ser classificado como seco.

Mas eu disse que em Santa Maria ou na Terceira e em outras ilhas mais planas, haviam meses de verão em que a pluviosidade não era tão elevada. Por favor leia bem o que eu escrevi anteriormente!

Não se esqueça que ao contrário do Continente a precipitação frontal tem sempre uma componente orográfica e convectiva e que nas ilhas mais planas essa mesma componente é mínima reflectindo-se em alguns meses de Verão que chove menos, e sendo mais intensa nas ilhas maiores e com cotas mais elevadas.

Nos "meses secos" nos Açores ( e quando pus aspas é porque nos Açores mesmo nos meses de verão chove sempre e muito mais no interior das ilhas), a precipitação orográfica e convectiva que é uma constante supera sempre a suposta percentagem mais baixa de precipitação no Verão e isto nas serras como é óbvio. Os valores que apresentou são de estações que estão situadas em vilas ou freguesias e estas nos Açores estão situadas no litoral e não no interior da ilha, portanto não está completo!
Pena não haverem estações de registos de precipitação orográfica nas serranias que aí as suas possíveis dúvidas seriam automaticamente esclarecidas!

Aconselho-o a investigar mais sobre a diferença entre um clima mediterrânico e um clima temperado marítimo.
Nos Açores não existe clima mediterrânico mas sim apenas Clima Temperado Marítimo e influenciado pela Corrente do Golfo.

Contudo existe apenas uma ilha no arquipélago (Santa Maria) que apesar de ter um Clima Temperado Marítimo como as restantes, apresenta na sua parte Oeste e devido ao seu escasso relevo e vegetação, menores índices de humidade e de precipitação no verão do que as restantes e talvez por este motivo tenha algum comportamento que se aproxime mais com algumas características do clima mediterrânico ainda que não muito expressivas, mas isto apenas na sua parte mais plana como é óbvio, porque na sua parte Leste o clima é totalmente diferente a aproximando-se mais com o mesmo clima das outras ilhas mais humido e por conseguinte mais chuvoso devido ao seu relevo acidentado. O factor relevo e o factor oceano na distribuição da precipitação nos Açores são o principal motivo! Nos Açores as temperaturas nunca poderão ir mais além dos 28º porque temos o oceano que serve como regulador de temperatura e de humidade, mesmo no verão.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
No litoral a maior parte dos locais em todas as ilhas têm 1 a 2 meses secos, mas subindo um pouco de altitude os meses secos desaparecem. Por exemplo Fajãs, na ilha Terceira a 335 m, tem no seu mês mais seco 59,7 mm. E Carvão, na mesma ilha a 520 m, com 90,9 mm. Santa Maria, que será a ilha mais seca de todas, tem precipitação no verão comparável à de muitos locais no Norte do Continente, mas o que a distingue é que essa precipitação é distribuída num maior número de dias, aliado a uma maior humidade ambiental e nebulosidade (e menor insolação/evaporação). Mas em todo o arquipélago existe uma clara redução da pluviosidade nos meses de verão e mesmo nos locais mais húmidos sem meses secos, o regime da chuva é tão mediterrânico como a do Continente. Por algo lhe chamam anticiclone dos Açores.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Não é do meu feitio "brincar" até porque tenho muito mais com que me preocupar..


É a esse ponto a que eu queria chegar.



O que disse foi a resposta ao seu comentário que afirma que em S.Miguel existam meses secos (meses sem uma unica pinga de água), o que é falso visto chover todo o ano mesmo no verão..


Você tem é que rever a sua definição de mês seco climatológico que está completamente errada.
Após isso conversamos.


Este ano foi excepcionalmente anormal que se traduziu num verão um pouco mais seco do que é normal para os Açores do qual algumas ilhas tiveram consequencias mais graves como foi o caso da ilha Terceira, Graciosa( que sofre de graves problemas de seca devido aos seus meses secos estivais todos os anos visto não haverem cursos de àgua na ilha mas sim cisternas para abastecer a população), Pico, São Jorge, e Santa Maria. O contexto "seca" aqui nos Açores não é o mesmo contexto que vc pode usar aí na sua terra quando existem mais dias de sol a fio com céu sempre limpo e com as temperaturas mais elevadas da Europa Ocidental do que propriamente de chuva ou dias sombrios. Aliás fazer um dia de céu totalmente limpo aqui nos Açores é coisa rara para não dizer que quase nunca há. E se tal acontecer, não será normal..


Nem eu disse que o conceito de seca daqui era comparável ao daí.
«Seca» é aplicada a uma determinada região de acordo com os valores normais desse local, não em comparação com os outros.



Por exemplo a minha ilha também sofreu alguns efeitos de um verão seco que se reflectiu sobretudo na agricultura visto alguns terrenos agrícolas estarem localizados a cotas muito baixas, mas mesmo assim sempre choveu alguma coisa. Em algumas ilhas choveu mais e noutras menos mas falta de precipitação nos meses de Verão em S.Miguel felizmente não é nem nunca foi frequente, aliás se vc conhece S.Miguel ou quando muito as Flores (a ilha mais ocidental do arquipelago), saberá com certeza que são as ilhas MAIS ricas em cursos de água e lagoeiros dos Açores..



Eu nunca disse que a seca era frequente nos Açores.
E sei muito bem que os Açores são ilhas na sua maior parte côr de esmeralda.
O assunto de conversa aqui não é esse.
Mais uma vez sugiro-lhe que reveja gráficos termopluviométricos da várias estações climatológicas nos Açores. O André teve a paciência de vir aqui postar dados, mas você pelos vistos não os viu ou não entendeu.



Enquanto que para o litoral da ilha pode estar céu a alternar com abertas, se você for para as serras está chovendo ou está mais humido e céu sempre encoberto. Os Açores são mundialmente conhecidos por terem as 4 estações num só dia, mas creio que isso vc deva de saber..


Mais uma vez isso é saber geral e não muda em rigorosamente nada o que disse.



Não nos podemos esquecer que por vezes a previsão do Clima para uma determinada região ou localidade nem sempre poderá ser fidedigna, uma vez que aqui nos Açores e particularmente na ilha de São Miguel por ser uma ilha grande possui vários micro-climas a ela associadas, e por vezes o tempo esperado nem sempre é o verdadeiro, o mesmo acontece com outras ilhas que possuam vários micro-climas. Nos Açores não existem estações definidas porque chove abundantemente todo o ano de uma forma mais ou menos distribuida por todas as ilhas. Quero com isto dizer que no Verão pode muito bem fazer dias invernosos e no Inverno fazer um dia de Verão, se bem que a única coisa que muda é a temperatura que é mais baixa nos meses de inverno e mais amena nos meses de Verão.



Por isso mesmo é que se usam NORMAS CLIMATOLÓGICAS. É para termos uma ideia de que condições são normais durante décadas e não de previsões ou de dizeres populares.




Mesmo a precipitação frontal tem sempre uma componente orográfica que no caso da Graciosa é mínima, o mesmo não se pode dizer em relação a S.Miguel, ( ilha localizada no Grupo Oriental e a 30 minutos da Terceira de avião e a 25 minutos de Santa Maria) ou até mesmo Santa Maria que mesmo sendo a ilha mais meridional do arquipélago é uma ilha na sua parte Leste muito acidentada o que propicia a uma maior percentagem de precipitação orográfica mesmo no Verão, portanto o factor "distância" não é o explicativo mas sim o factor RELEVO!.



Nem aqui está a falar da distância ou do relevo.
O que se disse foi muito simples:
Ilhas do grupo Ocidental - não têm meses secos.
Ilhas do Grupo Oriental - têm meses secos.

Refiro-me naturalmente a zonas baixas litorais onde existem as estações meteorológicas mais conhecidas e não às montanhas.
A montanha Pico é o sítio mais chuvoso e o oeste de Santa Maria o mais seco com locais abaixo dos 800 mm.




Por um lado, as ilhas mais a Ocidente (Flores, Corvo,), são mais expostas a frente polar do que as restantes. Por outro lado, a posição média da crista do anticiclone é mais frequente a leste dos Açores do que a oeste. (Madeira e Portugal Continental) Fui claro ?


Devia era cingir-se ao assunto de discussão e assim perdiamos menos tempo com isto. O que disse dos meses secos é já sabido há bastante tempo, mas se você quiser provar o contrário, faça o favor.




No Verão ocorre MUITA precipitação de origem orográfica e convectiva que é mais notada nas ilhas maiores (São Miguel, Pico e Terceira), e com cotas mais elevadas e por esta razão não se pode realmente afirmar que em S.Miguel existam meses secos como aí no continente, como vc está a querer dizer (sem uma única gota de água e com temperaturas superiores à precipitação)..



Mais uma vez, você está errado.
A definição «mês seco» não se prende com dias seguidos de céu limpo sem gota, mas com realidades medidas e científicas.
Você tem que rever a sua definição de mês seco climatológico que está completamente errada.
Após isso conversamos.






Sim eram terras desabitadas mas não desconhecidas por outros povos o que não invalida a hipótese de terem sido outros povos a chegarem primeiramente aos Açores mas que rápido desistiram devido ao seu vulcanismo activo e existem muitas provas que assim o demonstram mas que tornaria-se incómodo e enfadonho estar aqui a enumerá-las a todas quando estamos a falar de meteorologia. Tanto os Açores como a Madeira eram ilhas desertas mas que vos deram muito jeito....;)


«Vos» não, «NOS».


pelos vistos ou a exploração feita no arquipélago açoriano não tivesse sido um dos principais objectivos da coroa de Portugal. Sabe, sou formado em História dos Açores portanto de história açoriana até sou capaz de lhe dar umas boas lições isso se estiver interessado claro mas creio que este tópico não seja o melhor local para o fazer visto tratar-se de meteorologia..


Aqui há muita gente formada e informada, que dispensa esse tipo de apresentações.
Dispenso suas lições de História ( não, obrigado) e especialmente de Meteorologia.





:huh::huh: E desde quando eu disse isso?
Só lhe fiz ver que era Açoriano. É uma especificidade que está inerente a qualquer pessoa ilhéu seja ele Madeirense Açoriano, Cabo Verdiano ou Canário, coisa que vc certamente nunca entenderá por não ser Açoriano. É como se fosse um Bilhete de Identidade próprio, e em jeito de brincadeira como se costuma dizer na minha terra " Açoriano de coração e português à força" hehehehe.. No hard feelings ;).



Claro que não há «hard feelings» nenhum. Quanto muito, pela forma como me tem dirigido eu é que lhe poderia por essa questão.
O facto de ser Açoriano, da Estremadura ou Transmontano, não nos torna mais conhecedores de meteorologia, automaticamente, porque é disso que estamos aqui a tratar e você usou a sua origem como argumento.
Como o André disse e muito bem, o que interessa são os dados e medições, pois estamos a falar de uma realidade que é quantificável.
S. Miguel tem locais com meses secos sim e mais outras ilhas dos Açores os têm. Claro que mesmo assim chove mais do que aqui, que a humidade atmosférica é mais alta, que há maior instabilidade nos Açores, mas o facto é que um mês seco prende-se na simples e universal regra:

Mês seco= 2 x Tºc média mensal > precipitação média mensal (mm)






Porque sou dos Açores? Será mesmo? Até agora ainda estou à espera dos seus dados que mostrem que a ilha de S.Miguel tenha temperaturas acimas dos 28º e que não chova durante os meses de verão.:shocking::shocking:.



Não vamos partir para mentiras por favor. O que foi dito aqui da sua parte foi que os açorianos não conheciam temperaturas acima de 28ºc.
Que eu saiba, os Açores não ficam todos em S. Miguel e nem se estava a falar especificamente desta ilha.
E mais uma vez o André teve a paciência para o esclarecer assim como eu.
Ninguém aqui disse que não chove no verão nos Açores.
LEIA o que se escreve. Um mês seco até pode ter precipitação, o que acontece é que esta não supera o dobro da temperatura média mensal desse mês. São regulamentos científicos.




O único que arrisca-se a ser motivo de chacota poderá ser vc que não consegue entender que a sua realidade climática não é a mesma que a minha..;)


Então não.
E que eu saiba nunca comparei a minha terra com a sua. Você é que não pára de o fazer e agora diz que sou eu que o faz.






Claro acredito que hajam açoreanos que saibam o que são 28º ou mais graus mas isso aí na sua terra claro, que é a pioneira da Europa em termos de temperaturas estivais. .;)


É. :lmao:




Incêndios florestais é coisa que aqui não sabemos o que é. Aqui é impossível isso acontecer porque temos muita humidade elevada o ano inteiro mesmo nos "meses secos" que vc insiste em querer dizer. Não foi em vão que os Açores receberam o honrado título pela National Geographic como as segundas MELHORES ilhas do mundo....


Eu estou muito feliz por esse título ( já tinha conhecimento), porque gosto dos Açores mas por aquilo que eles são. Conheço de lá gente muito simpática e humilde.
E mais uma vez a definição mês seco nem sequer está relacionada directamente com incêndios, mas com matemática básica e científica.



Sabe o que é ter alma Açoriana? Um povo que desde séculos sempre foi se adaptando a catástrofes climáticas? Vulcões e terramotos? Um povo que sempre viveu mais exposto às intempéries? Claro que não sabe e nem nunca poderá saber....



Tenho orgulho na minha identidade e você na sua, já somos 2 !! :thumbsup: Nem eu saberei o que é ser açoreano, nem você o que é ser lisboeta.:)
Adiante.



Vc tem noção sequer do que é enfrentar ciclones e furacões ou Tempestades Tropicais? Cheias e deslizamentos de terras? Claro que não tem!.


Exacto e por isso valorizo bem a sorte que tenho.



Você só poderá se fazer pronunciar pelo tempo do seu território que é conhecido até como destino turístico europeu devido ao grande numero de dias do ano com bom tempo anticiclónico do que propriamente mau tempo. O unico sitio do mundo onde é muito dificil fazer uma previsão exacta e a 100% são nos Açores, e isso dito por um meteorologista local : Doutor Pedro Mata.;)

Eu apenas olhei para gráficos climatológicos e referi-me ao óbvio.
Aliás isto até é matéria do oitavo ano do ensino secundário... Lembro-me até que era Santa Maria a que tinha o maior número de meses secos ( reconheço que até me surpreendeu).
Mas não seja por isso, aqui neste forum, estamos todos interessados em partilhar e aprender:

http://www.climaat.angra.uac.pt/

Faça as suas contas.




Por exemplo, aí no Continente, as pessoas ficam apavoradas com ventos de 80 ou 90km. Ora aqui nos Açores todos sabemos que as ilhas estão muito expostas a ventos. Se no Continente é caso para alarme ventos de 90k horários, para que tenha só uma pequena ideia, imagine o que são ventos ciclónicos nos Açores na ordem dos 140, 150 e 160 km e ondas de 12 a 15 metros que invadem as povoações ribeirinhas invadindo e destruindo tudo à sua frente, casas e abalroando barcos como eu já passei, e não foi no Grupo Ocidental (Flores e Corvo), mas sim em São Miguel ILHA - Grupo Oriental. E desde já deixo-lhe o convite ;);)

Os Açores são uma terra fascinante, mas estou um bocado cansado das suas comparações descabidas.



Sei que aí no continente as pessoas julgam que "quando a maré está vazia dá para ir saltando de rocha em rocha até à ilha mais próxima", e apesar de as ilhas serem irmãs e estarem relativamente perto umas das outras e poderem-se avistar uma a uma, ainda existe mar a separá-las, mesmo estando relativamente perto umas das outras...Ora aí se vê realmente o "grande" conhecimento que os continentais têm dos Açores, e mais não digo sequer...;)

Eu não sei que os outros acham, mas se houver quem pense assim, é de facto até triste. Eu evidentemente sei que há ainda muito mar entre as ilhas.
Mas mais uma vez, é um assunto vazio para a nossa conversa.



E se recuarmos mais atrás no tempo existem registos de ventos de 250 km/h a maior tempestade que alguma vez tenha passado pelos Açores, desde que há ocupação humana aqui nos Açores.
Felizmente, existem registos de precipitação com mais de 100 anos quer na Terceira quer em S. Miguel que assim o podem comprovar.;)

;)
Uma sincera e amiga sugestão: torne os seus posts, mais pequenos e fale do assunto em discussão que é para tentarmos chegar a algum lado. :hehe:


mas sim apenas Clima Temperado Marítimo e influenciado pela Corrente do Golfo.


Os Açores segundo Koppen-Geiger:

http://koeppen-geiger.vu-wien.ac.at/

:thumbsup:

PS: Obrigado Dan e Fil.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
No litoral a maior parte dos locais em todas as ilhas têm 1 a 2 meses secos, mas subindo um pouco de altitude os meses secos desaparecem. Por exemplo Fajãs, na ilha Terceira a 335 m, tem no seu mês mais seco 59,7 mm. E Carvão, na mesma ilha a 520 m, com 90,9 mm. Santa Maria, que será a ilha mais seca de todas, tem precipitação no verão comparável à de muitos locais no Norte do Continente, mas o que a distingue é que essa precipitação é distribuída num maior número de dias, aliado a uma maior humidade ambiental e nebulosidade (e menor insolação/evaporação). Mas em todo o arquipélago existe uma clara redução da pluviosidade nos meses de verão e mesmo nos locais mais húmidos sem meses secos, o regime da chuva é tão mediterrânico como a do Continente. Por algo lhe chamam anticiclone dos Açores.

Na ilha Terceira não existem fajãs.
Só existem na ilha de São Jorge, Flores e São Miguel. Informe-se melhor sim?

Carvão não sei a que se refere. Será Pico do Carvão? Se for digo-lhe que o mesmo fica em S.Miguel e não na Terceira e com cerca de 876 metros de altitude. É um local sempre ventoso, chuvoso e humido mesmo no Verão.

Se se referiu ao Algar do carvão, digo-lhe que não se trata de nenhuma elevação mas sim de uma gruta natural. Estará a referir-se ao mesmo?

Com certeza que no Verão existe uma menor percentagem de precipitação mas isso não é a regra. Até porque e como já lhe disse o tempo pode mudar num instante nos Açores no mesmo dia. Ou seja, não existem Verões quentes e tórridos nos Açores porque não existem estações definidas nos Açores. Existem sim aqueles meses em que chove mais e aqueles em que chove menos mas chuva há sempre, características típicas de um clima temperado marítimo já que no clima Mediterrânico o mesmo não acontece.

Desde quando "Anticiclone dos Açores" é sinónimo de clima mediterrânico? Até pode ser que o seja mas isso provavelmente em terras continentais e nunca em ilhas. O efeito que o AA dos Açores tem no clima de Portugal Continental não é o mesmo que tem nos Açores devido ao Oceano que nos serve como regulador de temperatura e de humidade visto os Açores serem ilhas e não um continente, logo o efeito do AA aí pelo continente tem muito mais expressão e com características mediterrânicas do que aqui nos Açores.
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Na ilha Terceira não existem fajãs.
Só existem na ilha de São Jorge, Flores e São Miguel. Informe-se melhor sim?

Carvão não sei a que se refere. Será Pico do Carvão? Se for digo-lhe que o mesmo fica em S.Miguel e não na Terceira e com cerca de 876 metros de altitude. É um local sempre ventoso, chuvoso e humido mesmo no Verão.

Se se referiu ao Algar do carvão, digo-lhe que não se trata de nenhuma elevação mas sim de uma gruta natural. Estará a referir-se ao mesmo?

Se não existe não fui eu que me enganei, mas sim o IM.

preco.jpg


Com certeza que no Verão existe uma menor percentagem de precipitação mas isso não é a regra. Até porque e como já lhe disse o tempo pode mudar num instante nos Açores no mesmo dia. Ou seja, não existem Verões quentes e tórridos nos Açores porque não existem estações definidas nos Açores. Existem sim aqueles meses em que chove mais e aqueles em que chove menos mas chuva há sempre, características típicas de um clima temperado marítimo já que no clima Mediterrânico o mesmo não acontece.

Desde quando "Anticiclone dos Açores" é sinónimo de clima mediterrânico? Até pode ser que o seja mas isso provavelmente em terras continentais e nunca em ilhas. O efeito que o AA dos Açores tem no clima de Portugal Continental não é o mesmo que tem nos Açores devido ao Oceano que nos serve como regulador de temperatura e de humidade visto os Açores serem ilhas e não um continente, logo o efeito do AA aí pelo continente tem muito mais expressão e com características mediterrânicas do que aqui nos Açores.

As normais climatológicas dizem claramente que a regra é a dos verões serem menos chuvosos que no inverno. Isso não significa que o clima seja mediterrânico nem eu disse tal coisa, mas o regime das chuvas é tipicamente mediterrânico. Se os Açores não tivessem estações definidas não teria clima temperado. E se as máximas são geralmente baixas durante o verão, as mínimas são também bastante altas.

Eu não disse que o anticiclone dos Açores seja sinónimo de clima mediterrânico, apenas que é o responsável pela redução das chuva no verão.
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
É a esse ponto a que eu queria chegar. Você tem é que rever a sua definição de mês seco climatológico que está completamente errada.
Após isso conversamos.

É a sua opinião e nada mais :)


Mais uma vez, você está errado.
A definição «mês seco» não se prende com dias seguidos de céu limpo sem gota, mas com realidades medidas e científicas.
Você tem que rever a sua definição de mês seco climatológico que está completamente errada.
Após isso conversamos.

Interessante... mas foi o que vc disse em comentários anteriores... comer muito queijo dá nisso.. amnésia total!


«Vos» não, «NOS».

Fale por si.. não fale pela minha terra.. afinal foram vc que nos exploraram e não nós a vós. Sabe os Açores são uma região AUTÓNOMA...Já não somos colónia de Portugal Continental. Mas isso já está a tornar-se completamente OFFTOPIC. Sugiro que a conversa fique por aqui ou então que seja dialogada por msg privada uma vez que não quero desastibilizar nem fugir do assunto que estamos em questão!
Muito obrigada!


Aqui há muita gente formada e informada, que dispensa esse tipo de apresentações.
Dispenso suas lições de História ( não, obrigado) e especialmente de Meteorologia.

O que não deve de ser o seu caso supostamente!


Tenho orgulho na minha identidade e você na sua, já somos 2 !! :thumbsup: Nem eu saberei o que é ser açoreano, nem você o que é ser lisboeta.:)
Adiante.

Menos mal.. assim fica cada um na sua ;)

Exacto e por isso valorizo bem a sorte que tenho.

Então não se pronuncie pelo que desconhece!

Os Açores são uma terra fascinante, mas estou um bocado cansado das suas comparações descabidas.

IDEM aspas...


Eu não sei que os outros acham, mas se houver quem pense assim, é de facto até triste. Eu evidentemente sei que há ainda muito mar entre as ilhas.
Mas mais uma vez, é um assunto vazio para a nossa conversa.

Fico feliz.. demonstra já ter algum conhecimento afinal...o que não é mau...


Uma sincera e amiga sugestão: torne os seus posts, mais pequenos e fale do assunto em discussão que é para tentarmos chegar a algum lado. :hehe:

... Mas pra isso tem sempre um remédio... ignore se for capaz!


Cmpts!
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Se não existe não fui eu que me enganei, mas sim o IM.

preco.jpg




As normais climatológicas dizem claramente que a regra é a dos verões serem menos chuvosos que no inverno. Isso não significa que o clima seja mediterrânico nem eu disse tal coisa, mas o regime das chuvas é tipicamente mediterrânico. Se os Açores não tivessem estações definidas não teria clima temperado. E se as máximas são geralmente baixas durante o verão, as mínimas são também bastante altas.

Eu não disse que o anticiclone dos Açores seja sinónimo de clima mediterrânico, apenas que é o responsável pela redução das chuva no verão.


Com certeza que sim. Que não haja duvidas em relação a isso... se bem que no caso dos Açores os AA nem sempre andem associados a bom tempo devido uma vez mais ao factor humidade.

Caro compatriota nos Açores NÃO existem estações definidas. Não sei porque insiste? Existe sim aqueles meses em que chove mais e chove menos se bem que por vezes isso é um pouco subjectivo.
E isso dito por vários meteorologistas locais... mas vc insiste...:( A unica coisa que podemos chamar a Estação climática é a variedade de temperatura que é mais amena no verão e mais baixa no inverno para alguns continentais torna-se dificil entenderem isso... Mas não se preocupe.. eu até entendo!

Não me admira nada de ter sido o IM que se enganou.. afinal de contas já vi gráficos e tabelas a trocarem Ponta Delgada no Faial e Santa Cruz em Santa Maria e por aí vai...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
O que há aqui é uma grande confusão sobre classificações climáticas, estas têm uma aplicação mundial. Normalmente as regiões de clima mediterrâneo costumam cumprir este tipo de critérios:
Mês mais frio entre 6ºC e 18ºC
Existência de meses secos no verão
Uma estação chuvosa de uns 5 meses pelo menos
 

S.Miguel-Azores

Nimbostratus
Registo
14 Ago 2009
Mensagens
716
Local
Ginetes - Zona Oeste de São Miguel. 350-400 m
Agora sou eu que lhe pergunto: o que é CERTEZA ou o qué EXACTO. Por exemplo, sabe quanto mede exactamente ? tem a certeza do seu peso ? No mundo real não é possivel obter medidas EXACTAS e muito menos previsões. Na verdade, tudo o que podemos medir ou prever têm sempre INCERTEZAS associadas. Claro que pode discordar, mas por favor faça um esforço. Eu calculo seja dificil atendendo a sua formação, mas procure fundamentar melhor os seus argumentos. Não sei que curso superior frequenta mas certamente não é de Ciências. Se fosse, tinha mais cuidado naquilo que diz. A cîência por vezes também falha.


Voc sabe o que define um Clima Temperado Marítimo? Será que sabe mesmo? Se sabe certamente saberá que as temperaturas oscilam pouco durante o ano (baixa amplitude térmica anual) devido ao efeito da proximidade do mar.

Os Verões são, por isso, amenos, e os Invernos pouco rigorosos. A precipitação é abundante e regular ao longo do ano, e não se registam meses secos. Caracterizam-se por temperaturas médias mensais ligeiramente baixas no Inverno e amenas no Verão, apresentando uma amplitude térmica anual moderada e pela precipitação abundante ao longo de todo o ano, principalmente no Outono e no Inverno, e pela ausência de meses secos.

Informe-se melhor!


Inconstante é a palavra que melhor define o tempo na Região Autónoma dos Açores. Os açoreanos sabem que nos Açores se pode sentir as quatro estações no mesmo dia.

As ilhas do grupo Ocidental (Flores e Corvo) são as mais chuvosas, à volta de 1600 mm por ano, enquanto que as do grupo Central (Terceira, Pico, Graciosa, São Jorge, Faial) e Oriental (São Miguel, Santa Maria) têm uma precipitação anual que ronda os 1000 mm. Santa Maria goza da reputação de ser a mais seca e soalheira de todas as ilhas.

Nos Açores a maior parte de chuva cai entre Outubro e Março; em cada um desses meses a precipitação média ultrapassa os 100 mm e o número de dias com chuva ronda os 20 (mais de 0,1 mm de precipitação).

Para um habitante do Norte da Europa, o tempo nos Açores nunca é frio. No Inverno, a temperatura em Ponta Delgada raramente desce abaixo dos 10 C e durante o dia ultrapassa os 16 C na maior parte dos dias de Inverno. O Verão também não é quente, e não é comum as temperaturas durante o dia ultrapassarem os 26 C - as temperaturas mínimas das noites de Verão não baixam dos 20 C. O mês mais frio é Fevereiro e o mais quente Agosto.

Tal como a nebulosidade e a chuva, também as condições do vento podem mudar rapidamente.

Vai um estudo?
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
É a sua opinião e nada mais :)



Infelizmente não é.
São regulamentos básicos científicos.






Interessante... mas foi o que vc disse em comentários anteriores... comer muito queijo dá nisso.. amnésia total!



Faça o favor de provar o que está a dizer.











Fale por si.. não fale pela minha terra.. afinal foram vc que nos exploraram e não nós a vós. Sabe os Açores são uma região AUTÓNOMA...Já não somos colónia de Portugal Continental. Mas isso já está a tornar-se completamente OFFTOPIC. Sugiro que a conversa fique por aqui ou então que seja dialogada por msg privada uma vez que não quero desastibilizar nem fugir do assunto que estamos em questão!
Muito obrigada!


Região Autonóma portuguesa!
Os Açores são em Portugal e eram mato quando os portugueses lá chegaram. Basicamente os açoreanos são portugueses.
Agradecia-lhe a mesma atenção, pois foi você que veio aqui falar nisso, o que era perfeitamente dispensável.






O que não deve de ser o seu caso supostamente!


Infelizmente até é. No meu caso e o de outros membros deste forum como pode ver.






Então não se pronuncie pelo que desconhece!


Essa observação deixo ao critério de decisão de quem lê as nossas mensagens. :D





IDEM aspas...;)



Faça é o favor de dizer onde fiz esse tipo de comparações então.





... Mas pra isso tem sempre um remédio... ignore se for capaz!



Isto é um local público e tem muita informação.
Consciente da minha responsabilidade, não gosto de desinformação.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Sempre li que algumas ilhas têm 1 ou 2 meses secos. As duas únicas ilhas onde não existe inequivocamente um único mês seco e onde a distribuição da precipitação é mais uniforme ao longo do ano são as ilhas do Corvo e das Flores, devido ao posicionamento do anticiclone entre a Europa e o arquipélago entre meados de Junho e de Setembro. Corrijam-me se estiver enganado.
 

Administrador

Moderação
Registo
22 Ago 2005
Mensagens
131
Evitem a discussão de temas não relacionados com o propósito deste tópico, especialmente as de contorno político. A partir deste momento qualquer referência a esses temas será eliminado.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Sempre li que algumas ilhas têm 1 ou 2 meses secos. As duas únicas ilhas onde não existe inequivocamente um único mês seco e onde a distribuição da precipitação é mais uniforme ao longo do ano são as ilhas do Corvo e das Flores, devido ao posicionamento do anticiclone entre a Europa e o arquipélago entre meados de Junho e de Setembro. Corrijam-me se estiver enganado.

Exacto, as ilhas do Grupo Ocidental são as que não têem meses secos.