Diversidade climática em Portugal

• Thread starter Thread starter Dan
  • Data de início Data de início
Conheço muito bem São Miguel, é uma ilha muito húmida e verde... mas o Minho, o Douro Litoral e a Beira Litoral Norte permanecem verdes todo o ano, como a Europa Média, têm nevoeiros e precipitação nada desprezível no Verão e são regiões de clima Mediterrânico...

Com certeza que é muito húmida e verde todo o ano e os nevoeiros são uma constante nas zonas mais elevadas, daí a minha indignação quando dizem que em S.Miguel existem meses secos...

Quem é açoriano sabe bem a que me refiro e mais não digo ;)

Meu caro, as estações pluviométricas em S.Miguel registam-se em PONTA DELGADA.- Sabe onde fica Ponta Delgada? Numa estreita faixa ligeiramente plana de terra. Diga-se de passagem a UNICA da ilha!

Pelos vistos não deve de conhecer S.Miguel com muita pena minha!

Estas mesmas estações estão localizadas na cidade de Ponta Delgada mais propriamente na estação da Nordela - Aeroporto que é uma zona diga-se de passagem muito pouco acidentada daí os valores da precipitação não serem os mesmos que em diferentes partes da ilha.

Vai querer conhecer São Miguel melhor do que eu? Era o que faltava! Parece-me que não como é óbvio!

Bem.. eu não lhe queria dar razão mas pelos vistos você é muito esquecido. Você disse que conhecia São Miguel. Está a brincar comigo, ou como se diz na minha terra, " tás a mamar cmgo" :lol::lol:

Vá cumprimentos tb pa si :lol::lol:

Estranho, tenho ideia que na extremidade ocidental da ilha vi muitas área planas idênticas à de Ponta Delgada.

Meu caro, as estações pluviométricas em S.Miguel registam-se em PONTA DELGADA.- Sabe onde fica Ponta Delgada? Numa estreita faixa ligeiramente plana de terra. Diga-se de passagem a UNICA da ilha!.

Desde quando estava a falar especificamente de S. Miguel? :confused:
Estávamos a falar dos Açores.

«Esses dados e essa tabela não provam absolutamente NADA até porque todas as estações pluviométricas dos Açores estão localizadas em zonas litorais e mais planas..»- S. Miguel Azores.

A não ser que você ache que todos os Açores são em S. Miguel.

Bem.. eu não lhe queria dar razão mas pelos vistos você é muito esquecido. Você disse que conhecia São Miguel. Está a brincar comigo, ou como se diz na minha terra, " tás a mamar cmgo" :lol::lol:.

Você é que anda a brincar com este forum desde que começou a postar sobre este assunto.
Eu nunca disse que conhecia S. miguel e se você diz isso, prove-o se faz favor.
O que disse é que conhecia muito bem o clima dos Açores.

Estranho, tenho ideia que na extremidade ocidental da ilha vi muitas área planas idênticas à de Ponta Delgada.

O que vc deve de ter visto foram pequenos povoados localmente chamados de Fajãs, como é o caso dos Mosteiros somente! Ponta Delgada é a maior planície da ilha ;)

Desde quando estava a falar especificamente de S. Miguel? :confused:
Estávamos a falar dos Açores.

Leia acima tudo o que escreveu e rápido verá que num dos seus comentários deu a entender que conhecia " bem" o clima de São Miguel. S.Miguel fica nos Açores lol :)

A não ser que você ache que todos os Açores são em S. Miguel.

Claro que não. Mas o mesmo padrão se aplica para todas as ilhas. As povoações nos Açores a maior parte estão situadas no litoral daí a localização dos dados não corresponderem ao seu todo.

Você é que anda a brincar com este forum desde que começou a postar sobre este assunto.

Peço desculpa? Você pelos vistos é que me persegue. Não tenho que lhe provar NADA. Não estou a brincar porque tenho mais que fazer. Limito-me a fazer-lhe entender que a pluviosidade aqui nos Açores depende e muito do Relevo mas você insiste nas suas teorias.

Cumprimentos e boa noite.

Leia acima tudo o que escreveu e rápido verá que num dos seus comentários deu a entender que conhecia " bem" o clima de São Miguel. S.Miguel fica nos Açores lol :).

:shocking:
Eu li foi o que você escreveu e você falou em AÇORES e respondi à letra e falei nos Açores.
Há muitas estações em zonas mais altas dos Açores e além disso se quer saber até há dados sobre as zonas altas de S. Miguel, sim senhor.

Peço desculpa? Você pelos vistos é que me persegue. Não tenho que lhe provar NADA. Não estou a brincar porque tenho mais que fazer. Limito-me a fazer-lhe entender que a pluviosidade aqui nos Açores depende e muito do Relevo mas você insiste nas suas teorias. .

Não é perseguição nenhuma.
Ninguém aqui colocou em causa a questão do relevo, você é que veio dizer que não havia meses secos no Grupo Oriental e perante a indignação minha e de tantos outros membros deste forum, foi facilmente provado que não é isso que se passa.

:shocking:
Eu li foi o que você escreveu e você falou em AÇORES e respondi à letra e falei nos Açores.
Há muitas estações em zonas mais altas dos Açores e além disso se quer saber até há dados sobre as zonas altas de S. Miguel, sim senhor.

Se há então eu desconheço mas agradecia desde já que os revelasse aqui a toda a gente. Sabe é porque os micaelenses também querem saber. Os Açorianos agradecem!

Não é perseguição nenhuma.
Ninguém aqui colocou em causa a questão do relevo, você é que veio dizer que não havia meses secos no Grupo Oriental e perante a indignação minha e de tantos outros membros deste forum, foi facilmente provado que não é isso que se passa.

NÃO EXISTEM MESES SECOS EM SÃO MIGUEL PORQUE NO VERÃO EXISTE BOA PERCENTAGEM DE PRECIPITAÇÃO OROGRÁFICA. Entendeu agora ou ainda não?

A questão do relevo quer vc queira quer não está intrinsecamente ligada ao factor CHUVA que tem maior expressão no VERÃO! Fui claro ou ainda não????

Não existem zonas secas na ilha de São Miguel. Entenda POR FAVOR!!!:disgust::disgust:

Já em Santa Maria e Graciosa EXISTEM !

Dou por encerrado este assunto.!!!!!

É pena que por vezes aquando da abordagem de determinados assuntos, haja uma tendência enorme para que um tópico se transforme num autêntico debate com direito a discussão a um nível que não raro ultrapassa os limites.

Na minha opinião, apesar de não ser dos que aqui participa mais, frequentemente estaciono neste local com o objectivo de continuamente captar informação acerca de características climáticas sendo dos assuntos pelos quais sinto grande paixão. Como referi, não participo muito neste tópico porque entre outros assuntos, trata-se de um conjunto de temas em que possuo vários espaços por preencher devido a informação dispersa e que preciso reunir.

Não me interpretem mal, mas seria fantástico se reunisse-mos esforços no sentido de evitar este cenário de troca de animosidades que para além de não corresponder ao objectivo proposto, torna-se cansativo e por vezes até desmotivante.

Pode pensar-se que uma animação destas ainda que esporádica estimula à participação, acredito que a ideia não passa de um falso mito porque a animação que se pretende tem como base outro tipo de critérios que não este.

Vá lá, pelo menos prometam pensar no assunto! ;)

Se há então eu desconheço mas agradecia desde já que os revelasse aqui a toda a gente. Sabe é porque os micaelenses também querem saber. Os Açorianos agradecem!.!!!!!

Ok.
Novamente aqui:

http://www.climaat.angra.uac.pt/

NÃO EXISTEM MESES SECOS EM SÃO MIGUEL PORQUE NO VERÃO EXISTE BOA PERCENTAGEM DE PRECIPITAÇÃO OROGRÁFICA. Entendeu agora ou ainda não?.

S. Miguel tem zonas com meses secos,sim. Claro que em zonas montanhosas isso deixa de acontecer, como já referi várias vezes.
Vá ver de novo os dados fornecidos pelo DAN e novamente ( outra vez) estes: http://www.climaat.angra.uac.pt/

Matemática simples lhe irá dar a resposta.

http://www.climaat.angra.uac.pt/

A questão do relevo quer vc queira quer não está intrinsecamente ligada ao factor CHUVA que tem maior expressão no VERÃO! Fui claro ou ainda não????.!!!!!

Já referi isso várias vezes.

Não existem zonas secas na ilha de São Miguel. Entenda POR FAVOR!!!:disgust::disgust:.!!!!!

Existem zonas com meses secos, foi o que se disse e na classificação climática tal disposição tem resultados óbvios.
Koppen-Geiger foram também muito claros em relação aos Açores.
Como micaelense que é, dê uma olha atenta às referências postadas.

Eu até nem queria ter de me aborrecer, detesto ter de o fazer, por isso, uma vez que vou intervir, só o farei uma vez.
Haverão aqui pessoas, porventura já acima dos 30 anos, que precisam de crescer um pouco, dada a imaturidade das mesmas. O nível da discussão é muito baixo, pior até que o nível de muitas crianças de 10 anos, que por esta altura já teriam parado de discutir sobre assuntos que não levam a lado nenhum. Aspectos pessoais devem ser deixados de parte, isto se as pessoas se sabem comportar devidamente num espaço público, como é o fórum. Não somos só nós que lemos o que por aqui se escreve e as últimas páginas pouco adiantaram à discussão, são apenas guerra pegada e muito lixo, com apenas alguns dados à mistura, por acaso providenciados por pessoas que não você (S.Miguel-Azores). A começar pela educação, que devia ser ponderada. Como as pessoas são lá fora pouco importa, mas aqui não se discute vida pessoal, mas sim dados concretos, sem ofensa nem ataque pessoal. Se quiser ter razão prove com dados e não com críticas de âmbito pessoal, que é coisa de que ninguém gosta e pouco importa para o caso. Ou será por estar cá desde Agosto que isso lhe dá esse direito ? Muitos de nós já cá andam há anos e não utilizamos isso como desculpa, por isso tome esse aspecto em consideração e veja o quão novo é aqui. Quem só pretende causar distúrbios não vê a sua participação desejada. Tome outra atitude e será bem-vindo a discutir qualquer assunto. Aceite e admita que os outros têm razão quando a têm e, acima de tudo, não queira enganar-se a si próprio. E mais não digo, isso faz parte da atitude da moderação e eu não tenho de agir como tal, sou apenas um membro e orgulho-me de o ser. Mas atente no conselho, valerá a pena. Nessa altura as suas participações serão mais desejadas e será sempre bem-vindo aqui nesse âmbito.

NÃO EXISTEM MESES SECOS EM SÃO MIGUEL PORQUE NO VERÃO EXISTE BOA PERCENTAGEM DE PRECIPITAÇÃO OROGRÁFICA. Entendeu agora ou ainda não?

À falta de melhor coloco dados retirados do WeatherOnline referentes a algumas estações dos Açores. Os dados estão muito próximos dos valores do IM na maioria das situações, as diferenças são mínimas, não haverá hipótese de se basear nisso para tentar refutar a ideia já aqui reafirmada várias vezes.

A definição de mês seco prende-se com o facto de um mês desse tipo se caracterizar por um valor de precipitação em mm ser inferior ao dobro do valor da temperatura média em ºC. Por isso não há dúvidas que existem meses secos nos Açores, apesar de terem alguma precipitação, é bem verdade, mas não chegam ao valor mínimo para deixarem de ser secos e não são apenas numa estação.

Lajes/Terceira

lajesterceira.png

Ponta Delgada

pontadelgada.png

Santa Maria

santamaria.png

Por exemplo, para as Lajes, a média de mínimas em Julho é de 18 ºC e a média de máximas de 24 ºC. A média mensal é de 21 ºC.

Para não ser um mês seco, teria de ter uma precipitação média mensal superior a 42 mm. A estação regista um valor médio de 38 mm nesse mês. Mesmo estando perto do limite, os dados são esses e Ponta Delgada e Santa Maria até têm valores de precipitação bem mais baixos do que o Faial ou as Lajes, que quase chegam a não ter meses secos, mas que, olhando com rigor, têm. E o rigor não é dispensável de modo algum e em coisa alguma.

Ainda restam dúvidas ? Para todas há meses secos. Atente no critério de mês seco. Algo em contrário e apresente dados, se fizer favor. Você sabe algumas coisas, mas teima com outras. Veja a realidade. O belem bem se esforça para lhe fazer ver isso.

Não existem zonas secas na ilha de São Miguel. Entenda POR FAVOR!!!:disgust::disgust:

Uma coisa são meses secos, outra coisa é haver flora seca. São assuntos distintos e que nem entram na discussão da plausibilidade da existência de meses secos, que por acaso até está confirmada.

Uma coisa são meses secos, outra coisa é haver flora seca. São assuntos distintos e que nem entram na discussão da plausibilidade da existência de meses secos, que por acaso até está confirmada.

Como já referi, o Noroeste Português está verde todo o ano, como salienta aliás Orlando Ribeiro na obra «Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico». No entanto, existem 1 a 2 meses secos no Porto, em Aveiro ou em Viana do Castelo.

Como já referi, o Noroeste Português está verde todo o ano, como salienta aliás Orlando Ribeiro na obra «Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico». No entanto, existem 1 a 2 meses secos no Porto, em Aveiro ou em Viana do Castelo.

Precisamente. :thumbsup:

Por isso digo que não vale a pena o membro S.Miguel-Azores tentar traçar uma situação de causa-efeito, dizendo que, por não haver vegetação seca nos Açores não existem meses secos, quando se prova o inverso.

Bem em jeito de conclusão deixo aqui especificado que nos Climas temperados marítimos, os Verões são frescos e nublados e a eles muitas vezes associados as típicas e famosas chuvas orográficas ou de relevo e as convectivas que superam os meses estivais que se apresentam por vezes por anos de pouca precipitação, uma vez que a precipitação frontal não é a mesma que a orográfica e convectiva.

Os invernos são frios, porém amenos comparados aos de outros climas, a uma latitude semelhante aos dos Açores.

Nos Açores e em São Miguel em particular, chove mais VEZES que em Lisboa. Se compararem gráficos de precipitação de Ponta Delgada com os de Lisboa, verificam que chove muito mais nos Açores que em Lisboa.

Santa Maria por exemplo, já tem uma precipitação comparável a Lisboa.

histo_nj.php

Ponta Delgada:

histo_mm.php

histo_nj.php

Nos Açores o regime térmico é de Inverno e Verão suaves. Atendendo ao regime pluviométrico, trata-se de um clima chuvoso sem meses secos em que os máximos de precipitação ocorrem nos meses frios.

De notar que a maior parte das estações pluviométricas nos Açores estão sediadas nos centros urbanos, Vila do Porto, Ponta Delgada, Angra do Heroismo, Santa Cruz da Graciosa, Velas de São Jorge, Madalena do Pico, Horta no Faial, Santa Cruz nas Flores e Vila Nova do Corvo na ilha com o mesmo nome. Ora nos Açores a maior parte desses centros urbanos estão localizados em zonas ribeirinhas e de baixa altitude, logo os dados e os registos de precipitação só podem dizer respeito à mesma quantidade de precipitação que é acumulada nesses mesmos sitios, e não no resto das localidades das ilhas onde chove sempre mais, logo os dados registados por essas mesmas estações pluviométricas referem-se a uma determinada zona e não no seu contexto geral!

Em Ponta Delgada e em São Miguel não existem meses secos e não sou só eu que o afirmo, são os meteorologistas locais, portanto creio que não é de bom tom você estar a por em causa o conhecimento e o estudo dos mesmos senhores, porque segundo os mesmos se existe algum local no planeta onde é muito dificil fazer uma previsão correcta e 100% exacta, este sítio é nos Açores.

Eu nunca ouvi dizer que existem meses secos nos Climas Temperados Maritimos.. antes pelo contrario, até no secundário se estuda que nesses mesmos climas não existem meses secos! Isso é novidade para mim e para muitos nós açorianos.

Agora tire as conclusões que entender.

Um abraço a todos os participantes do fórum!

Número médio de dias com precipitação superior a 0,1 mm em Julho e em Agosto e precipitação média atendendo à normal 1961-1970:

Ponta Delgada:

Julho: 13 dias com 29,5 mm, 17.2ºC a 24.3ºC
Agosto: 11 dias com 38.4 mm, 18.4ºC a 25.6ºC

Porto:

Julho: 6 dias com 15.6 mm, 15ºC a 24.7ºC
Agosto: 5 dias com 21.5 mm, 14.6ºC a 25ºC

Lisboa:

Julho: 2 dias com 4,8 mm, 17.4ºC a 27.4ºC
Agosto:2 dias com 5.7 mm, 17.7ºC a 27.9ºC

Eu nunca ouvi dizer que existem meses secos nos Climas Temperados Maritimos.. antes pelo contrario, até no secundário se estuda que nesses mesmos climas não existem meses secos! Isso é novidade para mim e para muitos nós açorianos.

Caro amigo, toda a vida se aprende. Nos climas temperados é considerado mês seco sempre que o dobro do valor da precipitação total mensal for inferior ao dobro do valor absoluto da temperatura média mensal.

Para concluir este debate, sugiro uma leitura da Obra O CLIMA DOS AÇORES, de Eduardo Manuel Vieira de Brito de Azevedo, MESTRADO EM GESTÃO E CONSERVAÇÃO DA NATUREZA 2007-2008, Centro do Clima, Meteorologia e Mudanças Globais da Universidade dos Açores, www.climaat.angra.uac.pt