Eu até nem queria ter de me aborrecer, detesto ter de o fazer, por isso, uma vez que vou intervir, só o farei uma vez.
Haverão aqui pessoas, porventura já acima dos 30 anos, que precisam de crescer um pouco, dada a imaturidade das mesmas. O nível da discussão é muito baixo, pior até que o nível de muitas crianças de 10 anos, que por esta altura já teriam parado de discutir sobre assuntos que não levam a lado nenhum. Aspectos pessoais devem ser deixados de parte, isto se as pessoas se sabem comportar devidamente num espaço público, como é o fórum. Não somos só nós que lemos o que por aqui se escreve e as últimas páginas pouco adiantaram à discussão, são apenas guerra pegada e muito lixo, com apenas alguns dados à mistura, por acaso providenciados por pessoas que não você (S.Miguel-Azores). A começar pela educação, que devia ser ponderada. Como as pessoas são lá fora pouco importa, mas aqui não se discute vida pessoal, mas sim dados concretos, sem ofensa nem ataque pessoal. Se quiser ter razão prove com dados e não com críticas de âmbito pessoal, que é coisa de que ninguém gosta e pouco importa para o caso. Ou será por estar cá desde Agosto que isso lhe dá esse direito ? Muitos de nós já cá andam há anos e não utilizamos isso como desculpa, por isso tome esse aspecto em consideração e veja o quão novo é aqui. Quem só pretende causar distúrbios não vê a sua participação desejada. Tome outra atitude e será bem-vindo a discutir qualquer assunto. Aceite e admita que os outros têm razão quando a têm e, acima de tudo, não queira enganar-se a si próprio. E mais não digo, isso faz parte da atitude da moderação e eu não tenho de agir como tal, sou apenas um membro e orgulho-me de o ser. Mas atente no conselho, valerá a pena. Nessa altura as suas participações serão mais desejadas e será sempre bem-vindo aqui nesse âmbito.
NÃO EXISTEM MESES SECOS EM SÃO MIGUEL PORQUE NO VERÃO EXISTE BOA PERCENTAGEM DE PRECIPITAÇÃO OROGRÁFICA. Entendeu agora ou ainda não?
À falta de melhor coloco dados retirados do WeatherOnline referentes a algumas estações dos Açores. Os dados estão muito próximos dos valores do IM na maioria das situações, as diferenças são mínimas, não haverá hipótese de se basear nisso para tentar refutar a ideia já aqui reafirmada várias vezes.
A definição de mês seco prende-se com o facto de um mês desse tipo se caracterizar por um valor de precipitação em mm ser inferior ao dobro do valor da temperatura média em ºC. Por isso não há dúvidas que existem meses secos nos Açores, apesar de terem alguma precipitação, é bem verdade, mas não chegam ao valor mínimo para deixarem de ser secos e não são apenas numa estação.
Lajes/Terceira
Ponta Delgada
Santa Maria
Por exemplo, para as Lajes, a média de mínimas em Julho é de 18 ºC e a média de máximas de 24 ºC. A média mensal é de 21 ºC.
Para não ser um mês seco, teria de ter uma precipitação média mensal superior a 42 mm. A estação regista um valor médio de 38 mm nesse mês. Mesmo estando perto do limite, os dados são esses e Ponta Delgada e Santa Maria até têm valores de precipitação bem mais baixos do que o Faial ou as Lajes, que quase chegam a não ter meses secos, mas que, olhando com rigor, têm. E o rigor não é dispensável de modo algum e em coisa alguma.
Ainda restam dúvidas ? Para todas há meses secos. Atente no critério de mês seco. Algo em contrário e apresente dados, se fizer favor. Você sabe algumas coisas, mas teima com outras. Veja a realidade. O
belem bem se esforça para lhe fazer ver isso.
Não existem zonas secas na ilha de São Miguel. Entenda POR FAVOR!!!

Uma coisa são meses secos, outra coisa é haver flora seca. São assuntos distintos e que nem entram na discussão da plausibilidade da existência de meses secos, que por acaso até está confirmada.