Diversidade climática

duero

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2009
Mensagens
1,038
Local
valladolid
O Jardim Botânico de Amesterdão tem bananeiras, seringueiras, aucubas e fetos arbóreos ( destes últimos tanto nativos como não) a crescerem ao ar livre todo o ano como em Sintra? E com alguns exemplares a fazerem-no de forma selvagem?
E já agora na zona de Amesterdão existe alguma zona ( não precisa de ser a maior parte do território) com florestas nativas com várias espécies subtropicais de laurissilva?

Amsterdao nao sei, mais tenho sentido que no Suloeste da Irlanda ha madroños (Arbutus unedo) totalmente naturais, nao jardins botanicos, se nao que fican na natureza, e tamben tenho sentido que ha outras especies pequenas como helechos, que sao moito semelhantes aos da laurisilva.
 


SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Obviamente que serras de grande altitude neva. No Kilimanjaro quase em cima do Equador neva estando em redor de extensas savanas :|
E sim apresentam meses secos a extrema maioria das nossas serras.
Na Irlanda neva todos os Invernos seja junto ao mar onde quer que seja, de uma ponta à outra do país. E o clima de Portugal não tem nada a ver com a Irlanda. Se a Irlanda tivesse as horas de sol do Norte de Portugal eram felizes da vida, mas não, têm aquele semi-persistente tempo cinzento, de chuviscos e frio o ano inteiro que tu adoras e queres impingir a Portugal. No, thanks. Chegas até ao ridículo de querer comparar Braga, uma das mais setentrionais cidades portuguesas com Bordéus, uma das cidades francesas mais meridionais e que mesmo assim apresenta tal histórico. O Norte e Centro Litoral de Portugal climaticamente não tem nada a ver nem com Galizas, Cantabrias, Países Bascos ou Bordéus. As últimas são climas marítimas. O Norte e Centro Litoral não.
Bordéus não tem meses secos nenhuns, nem Bilbao, nem Corunha.





Fiz confusão com o continental em que chove mais no Verão até. De base, o clima marítimo tem chuva regular ao longo do ano inteiro, coisa que no mediterrânico felizmente não acontece. A nossa economia, o turismo, etc agradece. Se estamos entre os 20 países mais visitados do mundo bem podemos agadecer ao nosso abençoado clima. :)

Penso como lhe disse que o fenómeno da Neve não é representativo ou definitivo das distinções do clima no distrito do Porto também neva todos os anos no distrito de Braga ou Vila Real também neva todos e todos os anos pessoas que pensam como você fingem nos Media que esses acontecimentos so acontecem de 10 em 10 anos ou de 20 em 20 anos.
È o um facto que os fenómenos de Neve na Irlanda são muito menores que por exemplo em regiões que apresentam climas mediterrânicos lol isso é um facto….
E depois é mentira que eu tenha dito que o clima Irlandês tinha muitas semelhanças com o clima sentido a Norte e centro de Portugal Nada a haver… LOL não falo por falar meu caro…. O que eu disse é que a própria divisão do clima Marítimo na classificação climática de Koppen está mal feita no meu ponto de vista, penso que o clima Irlandês não tem muitos aspectos em comum o clima português nem com o clima do Oeste Sul Francês nem com o clima da Cantábria e passo lhe a explicar porquê:
É impossível a Irlanda ter temperaturas de 35º graus mas em Bordéus elas chegam quase todos os anos aos 40º caso você não saiba o mesmo se passa na Cantábria, claro que aqui temos de ter em conta o factor de interiorização…possivelmente a temperatura chega com mais facilidade aos 35º40º em Bordéus que chega em Biarritiz pela mesma razão que os 40º graus são muito mais raros de se antigirem no Porto que em Vila Real ou em Braga…. ;
A distribuição da percipitação é diferente totalmente diferente do que acontece na Cantábria ou Oeste sul(região de Bordéus) em França;
É impossível a Irlanda em meses de Fevereiro e Março ter dias de sol que podem ultrapassar os 17º,18º graus isso é mais que frequente na Cantábria ou Oeste sul(região de Bordéus) em França a semelhança do que acontece em no Norte e Centro Portugal ;
O clima irlandês tem pequeníssimas amplitudes térmicas;

Fica é difícil arranjar aspectos idênticos as 2 regiões

Enfim o clima Irlandês é extremamente parecido na sua essência com o clima Açoreano mas muito mais frio… LOl(atenção não estou a dizer que são iguais nada haver) ou seja são climas com estações do ano praticamente indefinidas no Inverno a temperatura em Dublin é de 5º graus em Janeiro no mês mais quente Agosto é de 15º graus isso acontece em Bordéus???? Os dias de chuva no Verão com 11º 12º graus de máxima são comuns LOL nestas regiões que lhe disse não existem.
Por isso é que reforço o que disse não concordo com classificação climática de Koppen relativo aos climas Temperados Martimos e suas fronteiras;(E MUITO MENOS ACHO QUE O CLIMA SENTIDO NO NORTE E CENTRO DE PORTUGAL SEJA IGUAL AO SENTIDO NO INTERIOR DA TURQUIA LOL SO PORQUE TÊM 2 MESES SECOS MESMO QUE TUDO O RESTO SEJA DIFERENTE... TEM PIADA QUE NINGUEM COMENTA ESTA INCOERENCIA LOL PORQUE SERÁ???)

a) temos o Eixo entre Norte Centro de Portugal até Nantes englobando todo o Norte Litoral de Espanha em que deveria existir um clima tipo para esta região poderia mesmo ter um nome o Mar Mediterraneo não batizou um tipo de clima??? Então este clima poderia-se chamar clima Cantábrico ou algo do género,porquê??? Porque toda a esta região possui muitos aspectos em comum ou melhor são muito mais os aspectos que tem em comum do que aqueles que tem em separado;
b) temos o clima sentido nas Ilhas Britânicas, Bélgica,Holanda,Costa Norte da Alemanha,costa sul da Noruega…. Regiões com características muito idênticas entre si e esses tais dias de chuva miudinha e dias cinzentos prolongandos bem como distribuição da precipitação, valores da temperatura anuais inferiores aos 10º graus … enfim etc etc etc
é o que acho e reforço isso
Epah mas também acho o máximo é que o Golden ainda vai mais longe numa atitude muito radical tenta ainda desvalorizar que em Portugal existem zonas mesmo com clima atlântico como foi apresentado no Mapa, atrapalhando-se com os argumentos género dizer essa da Neve… Lol de acordo com o Mapa aqui Postado pelo Frederico zonas como Alto Minho,Serra da Estrela serra do Caramulo sei lá região de Viseu já apresentam esse tal pré-requisito de não ter meses secos… LOL por isso veja bem…. Que o mesmo apesar de tudo o clima Marítimo existe em algumas regiões de Portugal oficialmente… se podermos dizer assim…ate como por exemplo o Belem e muito bem já explicou aqui...

Fiz confusão com o continental em que chove mais no Verão até. De base, o clima marítimo tem chuva regular ao longo do ano inteiro, coisa que no mediterrânico felizmente não acontece. A nossa economia, o turismo, etc agradece. Se estamos entre os 20 países mais visitados do mundo bem podemos agadecer ao nosso abençoado clima. :)[/QUOTE]


Ahahaha não se iluda… isso é uma ilusão muito portuguesa que eu chamo o Mito do Melhor clima do Mundo…. Diga lá a um Inglês ou a um alemão para ir a banhos na Nazaré ou no Meco ou em Peniche… em pleno mês de Agosto com vagas de 3,4,5 metros e temperatura da agua fria---- vai ver o que ele lhe diz… Mas pensa ou está convencido que ai a sua Figueira da Foz é Benidorm??? Ou Corfu???? Ou alguma praia de Malta??? Lol deixe lá isso na sua região junto a costa os verões são uma treta desagraveis ventosos a a agua é fria….ondas são grandes…. Neblinas frequentes os verões podem por vezes durar 2,3 meses… quer comparar estas condições com o Mediterrâneo ???lol nem sonhe… e a prova está que nenhum inglês vem a banhos para o Norte e centro de Portugal já pensou nisso??? Ok vem fazer turismo cultural histórico ate religioso como se faz em qualquer região europeia…mas você não ve ingleses ou alemães etc muito menos povos mediterrânicos a banhos em nazarés figueiras espinhos etc não vê ponto porque os turistas não são Dahhhssss eles fazem isso somente no Algarve…
A sua concepção de divisão de climas e muito rígida você pensa assim bem estou em Tuy tenho clima martimo vou para para Valença tenho clima mediterrâneo lol essa visão não faz sentido…. Nenhum dizer que o clima do Porto ou de Viana não tem nada em comum com o clima da Corunha ou de Gijon ou de Bilbau não tem o mínimo de sentido e ate aqueles que aqui neste fórum debatem comigo acabam por concordar com isto… so por isto faz sentido e é a verdade… não uma fantasia que nos venderam… o pais é que lhe andou a Impigir o Mito do Melhor clima do Mundo durante imenso tempo… so revela a falta de auto-estima e a mania que somos especiais que nos portugueses enquanto sociedade temos.
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Eu fiz a comparação entre Braga e Bordéus pois penso que ambas já são influenciadas por algum fenómeno de Interioridade que faz terem temperaturas mais altas ou mais baixas que cidades junto a costa mas por exemplo posso comparar a cidade do Porto ou de Viana do Castelo com a cidade de Biarritiz e as semelhanças e pontos em comum continuem a ser imensos e os pontos que os separa apenas estes 2 que eu sempre referi.

Pode não concordar com a classificação de climática de Köppen-Geiger, mas existem outras. Terá que pesquisar, pode ser que encontre uma com que esteja mais de acordo. O que não vale a pena é tentar criar uma nova divisão climática só aplicável segundo os seus critérios.

Deixo aqui um mapa com a divisão climática segundo Troll/Paffen.
climas.jpg
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
Un apunte: en Cantabria JAMÁS se han alcanzado los 40 ºC. Temperatura máxima absoluta en Santander: 37,6 ºC (30 de junio de 1968). La media de las máximas en Santander (1971-2000) para el mes de julio es de 23,1 ºC.

Para Burdeos, la media de las máximas de julio en el período 1971-2000 ya sube hasta los 26,4 ºC.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Un apunte: en Cantabria JAMÁS se han alcanzado los 40 ºC. Temperatura máxima absoluta en Santander: 37,6 ºC (30 de junio de 1968). La media de las máximas en Santander (1971-2000) para el mes de julio es de 23,1 ºC.

Para Burdeos, la media de las máximas de julio en el período 1971-2000 ya sube hasta los 26,4 ºC.

Ahaha ok erro meu eu refiro-me a Cantabria para me referir a todo Norte espanhol desde da Galiza até ao Pais Basco... não me refiro apenas a região autonoma da Cantabria...
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Por isso é que reforço o que disse não concordo com classificação climática de Koppen relativo aos climas Temperados Martimos e suas fronteiras;(E MUITO MENOS ACHO QUE O CLIMA SENTIDO NO NORTE E CENTRO DE PORTUGAL SEJA IGUAL AO SENTIDO NO INTERIOR DA TURQUIA LOL SO PORQUE TÊM 2 MESES SECOS MESMO QUE TUDO O RESTO SEJA DIFERENTE... TEM PIADA QUE NINGUEM COMENTA ESTA INCOERENCIA LOL PORQUE SERÁ???)

Mas que localidades no interior da Turquia?
Na Turquia há uma grande variedade de climas, existem locais com clima mediterrâneo, mas o país não é todo assim.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Uma divisão a nivel microclimatio da peninsula, de acordo com a minha opinião:



Uploaded with ImageShack.us

-A zona do litoral N/NW, uma area de transição entre o macroclima mediterraneo e o temperado maritimo, englobando zonas representativas dos dois macroclimas.
-Litoral centro de Portugal, zona de transição entre o litoral norte e o interior.
-Interior/meseta, com um clima de tendencias continentais...invernos frios e verões quentes, com regimes pluviometricos que conseguem em alguns casos ter caracter semi continental.
-Interior S/SW, verões quentes e longos e invernos pouco frios e relativamente humidos....flora marcadamente mediterranea.
-Litoral NE, com um clima mediterraneo em que os invernos são frescos e humidos e os verões pouco quentes e secos, flora marcadamente mediterranea.
-Litoral SW/S/SE, verões longos, quentes e secos e dos invernos mais quentes da Europa....invernos que são relativamente humidos, excepto no SE da Andaluzia...flora marcadamente mediterranea/xerofila com a presença de culturas tropicais.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Atenção Golden,

o clima da maior parte da Galiza não difere muito do clima que ocorre no Minho, Douro Litoral e Beira Litoral Norte.

Na Galiza também há meses secos, excepto nas áreas montanhosas ou próximas das vertentes ocidentais das serras, tal como sucede no Minho.

Por exemplo, A Corunha tem dois meses secos:

http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=1387&k=gal

Ourense tem dois meses secos:

http://www.aemet.es/es/elclima/datosclimatologicos/valoresclimatologicos?l=1690A&k=gal

Mas Vigo ou Santiago já não têm meses secos.

A única região da Península Ibérica onde não há indiscutivelmente meses secos é uma faixa litoral que começa no norte da Galiza e se estende até aos Pirinéus. Inclui o Principado das Astúrias, Cantábria, o País Basco ou parte de Navarra.

No Minho e no seu prolongamento natural até à região a norte da Ria de Aveiro, bem como na maior parte da Galiza, não há meses secos nas zonas mais altas voltadas para a costa. Nas regiões do litoral onde há meses secos, ou nas vertentes orientais da muralha de montanhas que separa o litoral do interior, há um ou dois meses secos, mas devido aos seguintes factores, e conforme Orlando Ribeiro salienta, a paisagem permanece verde todo o ano e a região faz parte da vasta área Eurossiberiana devido aos seguintes factores:

- os elevados valores de precipitação durante a maior parte do ano permitem que os solos tenham bons níveis de humidade, mesmo à superfície, durante parte substancial da estação seca;

- os nevoeiros matinais são frequentes, especialmente junto à costa;

- por vezes, Agosto ou Julho podem ter bons níveis de precipitação, acima dos 40 ou 50 mm;

- nos dois meses secos, regra geral, há em média 4 a 6 dias por mês com precipitação, e precipitações médias médias mensais acima dos 20 mm;

- as temperaturas médias mensais são bem mais baixas que nas regiões mais meridionais e do interior;

Assim, temos como espécie arbórea dominante o Quercus robur no litoral norte, mesmo junto à costa. A sul do Mondego, o Quercus robur já é mais comum nas zonas montanhosas, ou seja, o seu habitat sobe em altitude.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
A única região da Península Ibérica onde não há indiscutivelmente meses secos é uma faixa litoral que começa no norte da Galiza e se estende até aos Pirinéus. Inclui o Principado das Astúrias, Cantábria, o País Basco ou parte de Navarra.

1.No sólo la franja litoral, también la zona interior y la zona montañosa cantábrica. Ejemplo:

Amieva-Restaño (700 m. Zona interior y montañosa del este de Asturias. 1961-2003), precipitación en mm:

Junio:.............. 99
Julio:............... 84
Agosto:........... 89
Septiembre:... 120


2. Muchas zonas del Pirineo Central, Oriental y comarcas interiores de Cataluña tienen un máximo de precipitación estival . Los veranos son muy húmedos. Ejemplos:


Ripoll (Girona, 580 m.)

En...........29
Fb...........42
Mr...........62
Ab...........66
My..........107
Jn...........108
Jl.............89
Ag...........117

Sp...........105
Oc...........75
Nv............64
Dc............59
An...........923


Camprodon (Girona, 950 m)

En.......43
Fb.......64
Mr.......70
Ab......100
My......126
Jn.......150
Jl........102
Ag......120

Sp......107
Oc..... 106
Nv......102
Dc.......64
An......1154


Con zonas de régimen de temperaturas y precipitación casi centroeuropeo:

Adrall (Lleida, 630 m)

En.......0'0.....30
Fb.......2,0.....32
Mr.......5,4.....49
Ab...... 7'0.....50
My......11'3....73
Jn.......15,3....69
Jl........17,9....52
Ag......17,1....74
Sp......14,7....73
Oc.......9,8.....52
Nv.......4,1.....48
Dc.......0,9.....44
An.......8,8.....646


Y así muchos más ejemplos...

Una cosa importante, en la zona cantábrica (desde el límite entre las provincias de Lugo y A Coruña hasta San Sebastián e Irún) también destacan las escasas horas de sol, el alto número de días nublados o cubiertos y un alto número de días de precipitación veraniega. Todo ello distingue esa zona de la fachada occidental gallega (Rías Baixas fundamentalmente) más allá de las precipitaciones veraniegas en sentido estricto (que también). Ejemplo (horas de sol julio; horas de sol anuales; días despejados julio; días despejados anuales; días de precipitación mayor o igual a 1 mm en julio. Todo del período 1971-2000):

- Vigo:............................. 296; 2212; 13; 92; 5
- Asturias Aeropuerto:.... 177; 1702;.. 4; 40; 8
- Santander:................... 189; 1638;.. 5; 38; 7
- Bilbao:.......................... 188; 1584;.. 5; 35; 7
- San Sebastián:............ 192; 1695;.. 4; 37; 10

- Cardiff (Reino Unido)..... 203; 1518;.. -;. --; 9. Lo pongo para comparar

Por tanto, queda claro que las localidades de la cornisa cantábrica tienen muchas menos horas de sol, menos días despejados y, por tanto, más nublados y cubiertos y más días de precipitación en verano; pareciéndose en todo ello ,mucho más a ciudades británicas que a otras de la fachada occidental y suroccidental gallega (y supongo que lo mismo sucede con el noroeste de Portugal). Y he cogido una ciudad británica de la costa occidental (Gales), de una influencia atlántica y una pluviosidad mucho más marcada y elevada que la oriental. Es decir, la Cornisa Cantábrica posee sin duda un clima oceánico puro, mientras que la fachada occidental y suroccidental gallega posee un clima más de transición u oceánico con ciertas influencias o tintes mediterráneos (con sus zonas concretas que escapan a esa generalidad, por supuesto).

Abraços
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Uma divisão a nivel microclimatio da peninsula, de acordo com a minha opinião:



Uploaded with ImageShack.us

-A zona do litoral N/NW, uma area de transição entre o macroclima mediterraneo e o temperado maritimo, englobando zonas representativas dos dois macroclimas.
-Litoral centro de Portugal, zona de transição entre o litoral norte e o interior.
-Interior/meseta, com um clima de tendencias continentais...invernos frios e verões quentes, com regimes pluviometricos que conseguem em alguns casos ter caracter semi continental.
-Interior S/SW, verões quentes e longos e invernos pouco frios e relativamente humidos....flora marcadamente mediterranea.
-Litoral NE, com um clima mediterraneo em que os invernos são frescos e humidos e os verões pouco quentes e secos, flora marcadamente mediterranea.
-Litoral SW/S/SE, verões longos, quentes e secos e dos invernos mais quentes da Europa....invernos que são relativamente humidos, excepto no SE da Andaluzia...flora marcadamente mediterranea/xerofila com a presença de culturas tropicais.

Já agora gostaria que o SocioMeteo comentasse esta subdivisão, tal como os restantes, de modo a compreeendermos de melhor modo o ponto de vista de cada um e as duvidas que podemos ter no que toca á classificação macroclimatica, que segue parametros mais gerais;)
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,809
Local
Menorca
En mi opinión (lo de Portugal lo dejo exactamente igual que como lo puso Stormy en su mapa pues no conozco el clima tan bien como vosotros) y SIN tener en cuenta las cordilleras y áreas más montañosas como clima aparte:

clima.png


1. Clima oceánico puro
2. Clima templado continental
3. Clima oceánico de transición
4. Clima mediterráneo continentalizado de invierno frío y verano fresco
5. Clima mediterráneo continentalizado de invierno frío y verano cálido
6. Clima mediterráneo de invierno fresco y verano cálido
7. Clima de transición entre el oceánico de transición y el mediterráneo de invierno fresco y verano cálido.
8. Clima mediterráneo de invierno templado y verano cálido
9. Clima mediterráneo subdesértico
10. Clima mediterráneo levantino de máximo otoñal
11. Clima mediterráneo suboceánico de verano húmedo (muy parecido al del NO de Italia, por ejemplo)
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ajustando o meu mapa ao do Pek, ficaria algo como isto:



Uploaded with ImageShack.us

-Litoral N/NW, clima oceanico.
-Litoral NW, clima de transição entre o oceanico e o mediterraneo.
-Interior N, clima de caracter continental, invernos frios, verões quentes.
-Litoral NE, clima mediterraneo de verões pouco quentes e invernos frescos...precipitação bem distribuida.
-Litoral W, sub clima do clima do litoral NW, mais de 2 meses secos, verões moderados e invernos frescos.
-Interior SW, mais de 2 meses secos, verão longo e quente e invernos curtos, humidos e frescos.
-Interior SE/E, invernos frescos a frios e verões quentes, precipitações pouco abundantes ( mas de distrubuição relativamente regular).
-Litoral SW/S/SE, precipitações entre 300 e 700mm, verões longos secos e quentes ( 3 a 6 meses com Tmed>19º), invernos curtos quentes ( Tmed do mes mais frio >10) e não muito humidos e insolação muito elevada...precipitação de regime torrencial nos meses out-abr.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
sou mesmo Tonto mas o que se pode fazer são mania.


Ok.



Acho que relativo a esta questão também deveria reinar o bom senso e também penso que não ficaria mal a muitos Users admitirem a influencia marítima do tipo Atlântica que o nosso clima tem e algumas semelhanças evidentes com climas de regiões que ficam geograficamente próximas acho que não é vergonha nenhuma nem desprimor nenhum… Continuar a fazer querer que a Figueira da Foz Nazaré ou a Praia do Moledo são Rivieras Mediterrânicas Lol é que no meu ponto de vista não faz nenhum sentido…


Que me lembre ninguém disse que a Figueira da Foz e a praia do Moledo eram Rivieras mediterrânicas.
Quanto à influência do Atlântico no clima de Portugal ninguém a andou a esconder ( para quê?) apenas se falou em divisões climáticas segundo critérios científicos oficialmente e internacionalmente aceites.
E o que acontece afinal, é que o clima mediterrânico tem preponderância em Portugal continental, sobre outros climas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Ok.






Que me lembre ninguém disse que a Figueira da Foz e a praia do Moledo eram Rivieras mediterrânicas.
Quanto à influência do Atlântico no clima de Portugal ninguém a andou a esconder ( para quê?) apenas se falou em divisões climáticas segundo critérios científicos oficialmente e internacionalmente aceites.
E o que acontece afinal, é que o clima mediterrânico tem preponderância em Portugal continental, sobre outros climas.



Belem...eu e o Pek andamos a fazer umas subdivisões simples...gostaria que tambem desses opinião, tal como o SocioMeteo, para conseguirmos entender melhor o ponto de vista dele e o nosso...tornar isto o mais cientifico e linear possivel;)
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Belem...eu e o Pek andamos a fazer umas subdivisões simples...gostaria que tambem desses opinião, tal como o SocioMeteo, para conseguirmos entender melhor o ponto de vista dele e o nosso...tornar isto o mais cientifico e linear possivel;)

A meu ver, já não há muito mais coisa a dizer sobre isso, bastando consultar os trabalhos que foram postados aqui no tópico.
Alguns até de forma repetida.
Tanto se fala de vegetação climácica, dados termopluviométricos como até de organização espacial ( seja de agricultura, seja de tipo de povoamentos,etc...).
Se o assunto fossem regiões específicas pouco ou mal estudadas ( que ainda há muitas assim em Portugal) eu ainda tentava fazer alguma divisão, agora assim a traços em áreas tão grandes é um pouco complicado, embora já hajam versões oficiais e científicas sobre o assunto que apresentam um rigor aceitável.


Amsterdao nao sei, mais tenho sentido que no Suloeste da Irlanda ha madroños (Arbutus unedo) totalmente naturais, nao jardins botanicos, se nao que fican na natureza, e tamben tenho sentido que ha outras especies pequenas como helechos, que sao moito semelhantes aos da laurisilva.

Não se pode comparar em termos de amenidade o clima do Sudoeste da Irlanda com o de Amesterdão.
Mas ainda assim os medronheiros têm muito menos exigências térmicas que a maior parte das outras plantas de laurissilva para não dizer das plantas subtropicais e até tropicais que crescem nos jardins de Sintra.
Mas por acaso o medronheiro até é uma espécie bem representada em Sintra, onde partilha o habitat de forma natural com espécies ainda mais sensíveis ao frio.