Diversidade climática

Tópico em 'Climatologia' iniciado por Mário Barros 5 Jul 2010 às 18:50.

  1. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    El verano irlandes si es bien fresco, con temperatura media de 15 o 16 grados, pero el invierno es ameno.

    Las temperaturas invernales de MADRID son mas frias que las de DUBLIN, tanto las mínimas absolutas, como las medias de las mínimas y la media de invierno.

    MADRID es clima mediterraneo. Por no hablar de ciudades como LEÓN, BURGOS o SORIA, todas ellas de clima mediterraneo y con temperaturas medias invernales como las de EDIMBURGO, AMSTERDAM o BRUSELAS.
     
  2. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    No se que temperatura habrá ahora en Dublin o Cork, pero ahora mismo (10:00, hora española) en la ciudad de Valladolid estamos a -9ºC, y somos un clima meditarraneo.
     
  3. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,669
    Local:
    Bragança (675m)
    Dublin está com 1ºC e chuva neste momento.

    Valores de mínima e máxima em Dublin nestes últimos dias.

    DUBLIN AIRPORT:
    dia 03:-7.1ºC / 2.2ºC
    dia 02:-1.5ºC / 1.2ºC
    dia 01:-1.6ºC / 0.8ºC
    dia 30:-1.6ºC / 3.3ºC
    dia 29:-8.4ºC / 3.0ºC
    dia 28:-6.4ºC / -1.7ºC
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,669
    Local:
    Bragança (675m)
    Alguns dados de DUBLIN AIRPORT (1961-1990)

    Temperatura média:

    jan 5.0

    feb 5.0

    mar 6.3

    apr 7.9

    may 10.5

    jun 13.4

    jul 15.1

    aug 14.9

    sep 13.1

    oct 10.6

    nov 7.0

    dec 5.9

    year 9.6

    mean no. of days with air frost
    jan 6.4

    feb 4.9

    mar 3.3

    apr 1.4

    may 0.2

    jun 0.0

    jul 0.0

    aug 0.0

    sep 0.0

    oct 0.1

    nov 3.3

    dec 4.8

    year 24.3


    snow or sleet
    jan 6.0

    feb 5.5

    mar 4.3

    apr 1.7

    may 0.3

    jun 0.0

    jul 0.0

    aug 0.0

    sep 0.0

    oct 0.1

    nov 0.9

    dec 2.9

    year 21.6

    snow lying at 0900UTC
    jan 2.1

    feb 1.2

    mar 0.4

    apr 0.0

    may 0.0

    jun 0.0

    jul 0.0

    aug 0.0

    sep 0.0

    oct 0.0

    nov 0.1

    dec 0.6

    year 4.5
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  5. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    9,952
    Local:
    Porto
    Mas Dublin não tem nenhum mês com temperaturas mínimas médias abaixo dos +2ºC. O Inverno na Irlanda até é muito «ameno», quando comparado com outras regiões europeias.
     
  6. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    9,952
    Local:
    Porto
  7. SocioMeteo

    SocioMeteo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    11 Fev 2010
    Mensagens:
    530
    Local:
    Seixal
    Sem querer ofender susceptibilidades mas a tua argumentação não me traz nada de novo, sem querer dar uma de CR10 ou José Mourinho mas ficas-te sem argumentos... é o que eu penso... julgo que o Mapa apresentado pelo Stormmy e corrigido pelo Pek ilustra bem até onde a influencia atlantica chega no territorio português se tu queres ignora-la ou fingir que ela não existe isso é contigo é opção tua....
    Outra coisa nem queiras comparar Troia com Espinho,Figueira da Foz ou Nazaré... Lol alias as diferenças entre Troia/Arrabida e Sesimbra( estas zonas beneficiam do recorte da costa que não as expões ao Atlantico como acontece com a Linha do Estoril) e por exemplo já as praias da Linha de Sintra Ericeira/Magoito ou Praia Grande são enormes... e mesmo assim o empreendimento turistico de Troia é um autetinco Fiasco está as moscas... é mais um Freeport, é tudo assim centros comerciais ao Ar Livre empreendimentos Megalomanos sem as condições de Sardenhas ou Corsegas ou Ibizas devem pensar que os turistas são totos LOL são so assim 2 exemplos assim de repente de uma má planificação de grandes investimentos e o seu enquadramento climatologico mas é a ilusão e o Mito do " Melhor clima do Mundo" a arrebentar com Milhões de Euros LOL
    Turismo de praia em Portugal??? só no Algarve e costa alentejana... o resto so para os espanhois do interior que muitos deles estão mais proximos da nossa costa para irem á praia ponto final...
    Já não vendemos essa Banha da Cobra... do turismo português as coisas mudaram... Chipre,Malta,Costa turca sei lá estão ai... com mais sol noites melhores, aguas mais quentes e menos perigosas que nos... e verões mais prolongados... neste momento ha gente a banhos em Chipre...e a tendencia é para piorar...mas o turismo não é so praia temos outras coisas para oferecer deveriamos era repensar a nossa estrategia e deixar essa ideia louca que so faz sol e so existem praias em Portugal....
    P.S LOL mas onde é que na Figueira Foz ou em Espinho tem 23º 24º graus de temperatura da agua??? LOL não me diga que vai convencer do que não existe...
     
  8. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    9,952
    Local:
    Porto
    O SocioMeteo tem alguma razão no que escreve sobre o turismo de sol e mar em Portugal.

    Há tempos li um artigo que falava sobre os problemas que Tróia atravessa. Há muitos apartamentos por vender e os comerciantes que lá investiram estavam à beira de fechar portas.

    As nossas praias, na minha opinião, têm quatro pontos positivos: beleza natural, número de horas de sol por ano (isto aplica-se ao Sul do país, mormente à costa sul algarvia), segurança e condições para a prática de surf. De resto, como poderemos competir com o Chipre, Sul da Turquia, Andaluzia, Capri, Sicília ou Grécia? Se essas regiões têm águas incomparavelmente mais quentes, melhores restaurantes e locais de charme, Verões com noites mais quentes e mais prolongados, melhores relações qualidade/preço, monumentos, etc?

    Praia na costa ocidental é para esquecer. Água a 15/16ºC no Norte, 16/17ºC no Centro e 17/18ºC no Sul. Em Faro, no Verão, a água ronda os 22ºC, mas em Lagos já anda pelos 20ºC, embora em Monte Gordo costuma ficar entre os 23 e os 24ºC.

    Em suma, só uma pequena porção da nossa costa tem condições climáticas para competir com o Mediterrâneo, e mesmo assim, está em desvantagem.
     
  9. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    9,952
    Local:
    Porto
    Isso não invalida que se aposte noutros tipos de turismo, como o turismo de natureza, cultural ou desportivo. O Porto e Lisboa, por exemplo, são boas cidades para passar um fim-de-semana prolongado sem gastar muito dinheiro.

    O Algarve conseguiu consolidar-se como destino turístico à escala europeia nos tempos em que tínhamos o escudo, para um inglês ou para um alemão a relação qualidade/preço era compensatória. Mas agora esses países estão a descobrir novos destinos, como o Chipre, a Croácia, o Sul da Turquia ou mesmo o norte do Magrebe, a par de destinos clássicos como a Andaluzia, Catalunha, Provence, Toscânia, Capri, Calábria, Baleares ou ilhas gregas (como Santorini). O Algarve também foi e é um destino muito voltado para as classes mais baixas, quem tem poder de compra prefere a Grécia, os lagos do Norte de Itália, a Côte d'Azur...

    Depois de viajar e conhecer a costa italiana e o sul de França... Algarve? Humm, se fosse inglês ou holandês nunca faria férias de sol e mar em Portugal quando no Mediterrâneo tenho águas mais quentes, melhor animação nocturna, bares e restaurantes com mais estilo :thumbsup:
     
  10. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    9,669
    Local:
    Bragança (675m)
    A temperatura da água do mar não é critério para classificar um local como clima mediterrâneo. O litoral da Califórnia tem águas bem frescas e não é por isso que deixa de ter clima mediterrâneo.

    São Francisco, com uma latitude de 37° 37' Norte, tem uns 17ºC de temperatura média no mês mais quente.

    Quanto ao número de horas de sol, Atenas tem um valor semelhante ao de Lisboa e só ligeiramente superior ao do Porto.

    O facto de a região do mediterrâneo oriental estar agora a atravessar uma onda de calor não deve servir de argumento para justificar uma maior extensão do Verão por essas paragens.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  11. frederico

    frederico
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    9 Jan 2009
    Mensagens:
    9,952
    Local:
    Porto
    Penso que SM pretendeu dizer que há estâncias balneares no Mediterrâneo com melhores condições climáticas que a nossa costa para o turismo de sol e mar: Estios mais prolongados, águas mais quentes, noites estivais mais quentes, Invernos mais amenos... E nisso tem razão.

    PS: por exemplo, Larnaca, no Sul do Chipre, tem seis meses de Verão climatológico.

    http://wmo.meteo.pt/cityForecast.jsp?cityID=202
     
  12. belem

    belem
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Out 2007
    Mensagens:
    4,264
    Local:
    Sintra/Carcavelos/Óbidos
    Além de que existem águas marítimas em zonas mediterrânicas e até desérticas ( típicas de algumas fachados ocidentais de continentes como África, América do Sul e do Norte), com valores mais baixos que os da costa ocidental portuguesa ( representante europeia das regiões mediterrânicas de fachada ocidental), mesmo estando mais perto do Equador.
    Claro que isso não faz com que a costa ocidental tenha águas mais quentes que as do Mediterrâneo, Algarve, Açores ou Madeira.
    Tem atributos próprios, ( sobretudo em relação ao Mediterrâneo), como águas mais limpas, ar mais puro, ondas enormes, boa fauna ictiológica ( e peixe com melhores qualidades gastronómicas) e praias em que se pode ter muitos bons dias, sem estar com uma multidão de gente por todo o lado.
    Claro que também há zonas do Mediterrâneo com estes atributos, mas infelizmente são muito poucas.
    Sinceramente não queria ver Portugal destruído por turistas e prezo por saber que é um país multifacetado nesse aspecto, pois tantos temos zonas de água quente como fria.
    As pessoas sabem onde procurar e daí penso que alguns empreendimentos em Portugal foram mal feitos ou desajustados tendo em conta esse aspecto chave ( casos tipo Freeport).
    Quanto aos aspectos climáticos, também estou completamente de acordo com a opinião do Dan.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Lisboa, Faro...mesmo Sines e Sagres, teem 3 a 5 meses com Tmed superior ou igual a 19º...
    Temos um verão tão ou mais seco que essas zonas.

    O Sul de Espanha tem 5 a 6 meses com Tmed superior a 19/20º.

    Os invernos na zona SW/S/SE da PI são dos mais quentes da Europa, apenas comparaveis com os das zonas costeiras das ilhas mediterraneas a sul dos 40ºN.....com apenas 4/5 meses com Tmed abaixo de 15º e nunca inferiores a 10/11º..

    As aguas em Portugal são bem amenas, mais quentes que as californianas e até do que as aguas do Chile/Peru, em que á latitude 20º rondam os 17/18º na epoca mais quente.

    Apenas o sotavento Algarvio pode competir com o mediterraneo, dados os valores de 22-24º no verão, isso é certo, mas dizer que temos aguas frias no contexto da nossa latitude e posição no bordo W do continente Euroasiático parece-me abusivo;)

    O nosso clima é, especialmente a sul de Sintra-Estrela, um clima de caracter mediterraneo muitissimo acentuado, que apesar de influenciado por um oceano mais fresco, comporta um regime térmico que se enquadra dentro das regiões mais quentes da Europa.

    Se há lugares mais quentes?, concerteza que há, especialmente no verão.
    Há lugares que rivalizam com as zonas mais quentes de Espanha e Grécia?, sim, o vale do Guadiana, as bacias do Sado e Mira inferiores, vales profundos do Douro médio e superior e o Interior Algarvio são exemplos.
    Há lugares que podem hipoteticamente chegar a 50º?, há, precisamente nos locais que referi.
    .....etc....

    Resumindo....na minha opinião o nosso clima não é diferenciavel do resto da bacia Mediterranea, do SW Australiano, da California...do centro do Chile...
    O nosso clima tem particularidades que podem em certos casos levantar duvidas acerca que como caracteriza-las...mas no fundo é impossivel dizer que não é mediterraneo.

    Este tipo de discussões, caso ainda não tenham notado, são discussões infrutiferas...do tipo " ovo ou galinha"....porque é lógico que nada é 100% padronizavel...o meu clima mediterraneo em Lisboa é diferente do de Atenas....o clima continental de Viena ou Moscovo é diferente do de Irkutsk, o clima de monsões de Nova delhi é diferente do de Tokio ou Kagoshima...

    :thumbsup:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  14. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    "Resumindo....na minha opinião o nosso clima não é diferenciavel do resto da bacia Mediterranea, do SW Australiano, da California...do centro do Chile..."

    Pues yo siempre he pensado que la capital de país climáticamente mas parecida a LISBOA es MONTEVIDEO, aunque con precipitaciones de PORTO.

    Las temperaturas de MONTEVIDEO y LISBOA son practicamente las mismas.
     
  15. duero

    duero
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    23 Dez 2009
    Mensagens:
    1,038
    Local:
    valladolid
    MONTEVIDEO tiene mas de 1000 mm, las temperaturas de LISBOA y las precipitaciones de PORTO, aunque la distribución es un poco diferente.
     

Partilhar esta Página