Diversidade climática

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Este evento que temos vivido nos ultimos dias so prova aquilo que tenho estado a referir a grande exposição do nosso clima a influencias atlanticas bem como a barreira e divisão que muito se ignora entre Ocidente e Oriente europeu... principalmente muito visivel no sul da europa... temos nos nevões que fazem de corar de espanto os mais cepticos em 6 distritos de Portugal e na Grecia as temperaturas andam acima dos 24º graus....
este evento so prova que aquilo que a meses ando a dizer... isto não signfica que daqui a umas semanas não esteja um frio de rachar na grecia e aqui eteja bem mais ameno
 


frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Este evento que temos vivido nos ultimos dias so prova aquilo que tenho estado a referir a grande exposição do nosso clima a influencias atlanticas bem como a barreira e divisão que muito se ignora entre Ocidente e Oriente europeu... principalmente muito visivel no sul da europa... temos nos nevões que fazem de corar de espanto os mais cepticos em 6 distritos de Portugal e na Grecia as temperaturas andam acima dos 24º graus....
este evento so prova que aquilo que a meses ando a dizer... isto não signfica que daqui a umas semanas não esteja um frio de rachar na grecia e aqui eteja bem mais ameno

SocioMeteo,

já leu o livro que lhe recomendei?
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico, de Orlando Ribeiro :thumbsup:

Penso que o paradigma defendido por Orlando Ribeiro vai um pouco contra aquele paradigma que eu defendo e acredito.. enquanto Orlando Ribeiro previligia a influencia mediterranica predominante no nosso pais quer a nivel climatico geografico e cultural... eu pessoalmente acredito defendo e fundamento-me praticamente no oposto... acredito que Portugal tem uma grande influencia atlantica que se suplanta á mediterranica e que na minha opinião foi ignorada esquecida e desprezada na consciencia social e cientifica portuguesa talvez Orlando Ribeiro tenha sido um dos responsaveis por isso mesmo...


Consigo-lhe fundamentar todos os meus pontos de vista com argumentos factuais.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Penso que o paradigma defendido por Orlando Ribeiro vai um pouco contra aquele paradigma que eu defendo e acredito.. enquanto Orlando Ribeiro previligia a influencia mediterranica predominante no nosso pais quer a nivel climatico geografico e cultural... eu pessoalmente acredito defendo e fundamento-me praticamente no oposto... acredito que Portugal tem uma grande influencia atlantica que se suplanta á mediterranica e que na minha opinião foi ignorada esquecida e desprezada na consciencia social e cientifica portuguesa talvez Orlando Ribeiro tenha sido um dos responsaveis por isso mesmo...


Consigo-lhe fundamentar todos os meus pontos de vista com argumentos factuais.

SocioMeteo, garanto-lhe que vai adorar o livro. Para mim é uma obra-prima, o texto está muito bem escrito, o Orlando Ribeiro tem melhor prosa que a maioria dos escritores portugueses contemporâneos. Eu tenho uma edição limitada, com fotos, que me custou mais de 80 euros em 2005, por isso não a empresto a ninguém. Tente arranjar a edição revista e actualizada dos anos 80, com a Suzanne Daveau.

Se lhe interessam estes temas, passe na Biblioteca Nacional, quando for a Lisboa, e leia este livro.

Depois avise quando o fizer, aí talvez mude algumas das suas posições, e também fortalecerá outras.

PS: informe-se aqui no fórum, pode ser que alguém tenha uma cópia em segunda que lhe queira vender.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Penso que o paradigma defendido por Orlando Ribeiro vai um pouco contra aquele paradigma que eu defendo e acredito.. enquanto Orlando Ribeiro previligia a influencia mediterranica predominante no nosso pais quer a nivel climatico geografico e cultural... eu pessoalmente acredito defendo e fundamento-me praticamente no oposto... acredito que Portugal tem uma grande influencia atlantica que se suplanta á mediterranica e que na minha opinião foi ignorada esquecida e desprezada na consciencia social e cientifica portuguesa talvez Orlando Ribeiro tenha sido um dos responsaveis por isso mesmo...


Consigo-lhe fundamentar todos os meus pontos de vista com argumentos factuais.

Mas como sabe isso? Nunca leu nada de Orlando Ribeiro e já tem uma opinião formado sobre o que ele escreveu ou deixou de escrever. Isto é como dizer que Saramago é um excelente escritor ou um péssimo escritor sem nunca ter lido a sua obra.
 

SocioMeteo

Nimbostratus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
530
Local
Seixal
Eu tenho esta edição:

http://www.wook.pt/ficha/o-mediterraneo-e-o-atlantico-portugal/a/id/102499

O melhor é o Sociometeo arranjar na Biblioteca Nacional.

sim frederico vou seguir o seu conselho... talvez seja o presente natal que ofereça a mim proprio eheheh todos os anos compro uma coisa que gosto... sei perfeitamente que Orlando Ribeiro foi o grande percussor da geografia portuguesa enquanto ciencia... concerteza irei aprender algo com o este autor... terei de ter sempre muita humildade intelectual perante tal obra... depois digo-lhe o que achei do livro...
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
sim frederico vou seguir o seu conselho... talvez seja o presente natal que ofereça a mim proprio eheheh todos os anos compro uma coisa que gosto... sei perfeitamente que Orlando Ribeiro foi o grande percussor da geografia portuguesa enquanto ciencia... concerteza irei aprender algo com o este autor... terei de ter sempre muita humildade intelectual perante tal obra... depois digo-lhe o que achei do livro...

Esse site que lhe indiquei tem o livro quase a 100 euros, mas eu comprei o meu mais barato numa livraria, exigi um desconto elevado para o comprar e eles fizeram-me.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,466
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Este evento que temos vivido nos ultimos dias so prova aquilo que tenho estado a referir a grande exposição do nosso clima a influencias atlanticas bem como a barreira e divisão que muito se ignora entre Ocidente e Oriente europeu... principalmente muito visivel no sul da europa... temos nos nevões que fazem de corar de espanto os mais cepticos em 6 distritos de Portugal



Mas quem é que está corado de espanto? Por nevar sobretudo nos sítios habituais e em zonas de altitude? Eu cá ficaria mais espantado que nevasse com a regularidade que neva no litoral Sul desses países considerados tão especiais pelo Sociometeo, aqui em Lisboa para não dizer no litoral algarvio ou até no interior ( como no Sul do Vale do Guadiana, por exemplo)!


e na Grecia as temperaturas andam acima dos 24º graus....
este evento so prova que aquilo que a meses ando a dizer...


:huh:


isto não signfica que daqui a umas semanas não esteja um frio de rachar na grecia e aqui eteja bem mais ameno


Então afinal não prova nada.
Não se pode pegar em um evento meteorológico que mais nos convém, para provar alguma coisa a nível climático.




sim frederico vou seguir o seu conselho... talvez seja o presente natal que ofereça a mim proprio eheheh todos os anos compro uma coisa que gosto... sei perfeitamente que Orlando Ribeiro foi o grande percussor da geografia portuguesa enquanto ciencia... concerteza irei aprender algo com o este autor... terei de ter sempre muita humildade intelectual perante tal obra... depois digo-lhe o que achei do livro...

Parabéns por essa atitude.
Penso que só lhe ficou bem.
É um autor devidamente credenciado que estudou a vida inteira o clima de Portugal, portanto penso que deve ser interessante ler as suas obras.
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Na Irlanda neva todos os Invernos seja junto ao mar onde quer que seja,:nono::nono:

En Irlanda es dificil ver nevar. Ciudades como Dublín pueden tener muchos años sin nada de nieve. Hay mas días de nieve en Madrid que en Dublín.

Y en la costa occidental aún menos. Ciudades como Cork es mas dificil que nieve que en Dublín, y los días de nieve de esa ciudad son los mismos que pueda tener Badajoz. La temperatura media de invierno esta sobre 6ºC, y las mínimas son altas, acontece que tiene máximas bajas. Un día de invierno puede ser 8ºC de máxima y 4ºC de mínima allí.

A veces nieva en el interior y en las zonas montañosas, pero la nieve no dura mucho. Puede llegar a Marzo en alguna montaña, pero no creo que ni llegue a mitad de abril.

Y mismo a 90 kms de la frontera portuguesa hay nieve todo el año, de Enero a Diciembre, y eso no acontece en Irlanda, y no creo que aconteza ni en Escocia.

Las temperaturas mínimas no son muy bajas.

El clima irlandes es muy húmedo, pero muy templado tanto en invierno como en verano, a mi personalmente no me gusta, prefiero los contrastes.

O clima irlandês é húmido, cinzento e frio/ameno-fresco o ano inteiro. :rain::cold:
A temperatura média das máximas no mês mais quente é de 19º :lmao: A máxima histórica é de 29º, o mesmo que a média das máximas em Coimbra, que não é das cidades mais quentes do país :lmao::lmao:
E volto a dizer, a Irlanda vê neve sempre no Inverno de uma ponta à outra. Embora Cork seja a cidade irlandesa mais meridional e ao nível do mar tornando mais raro tem episódios de neve todos os anos.
 

Golden Fields

Cirrus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
74
Local
Coimbra, Capital do Amor Eterno
Se estiveres a falar de clima mediterrânico em altitude claro que neva mais que na Irlanda ao nível do mar :rolleyes:

Dentro dos climas existem subclimas, Bordéus está dentro do marítimo com a Irlanda e tem toda a razão para o estar. Desde logo o Norte e Centro de Portugal são bem diversos dentro do clima que se inserem, quanto mais ser igual a Bordéus. O teu complexo com o Norte da Europa é tão espectacular que te dás ao luxo de querer tudo por tudo por para o mesmo saco chutando o Mediterrânico.

A generalidade dos Açores é subtropical. Eu acho piada é casas caiadas, branquinhas nos Açores.. devido à povoação vinda maioritariamente do Alentejo.

O clima mediterrânico caracteriza-se pelo seu tempo extremamente soalheiro na época quente e chuvoso na época fria e é isso que acontece em Portugal inteiro, do Minho ao Algarve. Obviamente que qualquer clima dentro do seu seio tem variações e é isso que acontece por variados factores.

Os livros de geografia das escolas deste país ensinam:

- Clima mediterrânico com influência marítima – Norte e Centro Litoral
- Clima mediterrânico com influência continental – Norte e Centro Interior
- Clima mediterrânico clássico – Sensivelmente desde a Serra dos Candeeiros até à fronteira espanhola

Vê se encaixas de uma vez, na maioria da Galiza, Cantabria, Bordéus, etc não existem meses secos. Nma pequena franja junto à fronteira com Portugal os galegos ainda têm meses secos, mas basta ver que Viana os tem e Vigo niente. E Vigo entre os galegos é o seu sol.

As serras em Portugal na extrema maioria tem meses secos, eu não sei porque é que não choveu então por exemplo quando andaram fogos na Serra da Estrela ou Caramulo este ano, poupavam esforço aos bombeiros. É exactamente onde há mais incidência pluviométrica na Invernia que há mais fogos no Estio.

Estava se a falar de climas, mas já que falas de temperaturas do mar, porque o clima de Portugal e Califórnia é mediterrânico embora sejam banhados pelo Atlântico e Pacífico respectivamente. Assim como a Líbia é desértica e é banhado pelo Mediterrâneo.
A costa ocidental tem a mesma temperatura do mar que o Sul de França.
É muito triste vir falar de cidades que são do mais mediterrânico que possível como Figueira da Foz ou Nazaré, uma com o nome de uma das nossas árvores mediterrânicas, a figueira, a outra aquele cenário que qualquer estrangeiro associa ao mundo mediterrânico – casas branquinhas a subir uma encosta.
É, os norte europeus vão só para o Algarve, é por isso que vi Tróia por exemplo carregada deles, ou a linha de Cascais, a Figueira da Foz é inundada de espanhóis de Castela, Castelhanos.. ou a região de Aveiro com a sua denominada “Costa da Luz”..