Dúvidas

cargil48

Cirrus
Registo
29 Jun 2011
Mensagens
7
Local
Porto
Sendo este um tópico de dúvidas, ponho aqui a minha, após ter procurado aqui pelo fórum se encontrava resposta...

Onde posso encontrar aqui umas explicações básicas sobre como interpretar correctamente cartas de superfície do tipo das disponibilizadas pelo UK Met Office?

Obrigado.
CG
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sendo este um tópico de dúvidas, ponho aqui a minha, após ter procurado aqui pelo fórum se encontrava resposta...

Onde posso encontrar aqui umas explicações básicas sobre como interpretar correctamente cartas de superfície do tipo das disponibilizadas pelo UK Met Office?

Obrigado.
CG

http://weather.n3ujj.com/How_to_Read_Weather_Maps.html

http://www.fpcolumbofilia.pt/meteo/main069.htm

No último link também ver massas de ar, carregando no separador esquerdo.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas pessoal:thumbsup:

Estou com uma dúvida a cerca das precipitações convectivas.

Quais são as nuvens características deste tipo de precipitação?


Cumulonimbus? Existem mais?



Obrigado:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas pessoal:thumbsup:

Estou com uma dúvida a cerca das precipitações convectivas.

Quais são as nuvens características deste tipo de precipitação?


Cumulonimbus? Existem mais?



Obrigado:thumbsup:

Segundo o NWS Americano, nebulosidade convectiva é aquela que se desenvolve verticalmente desde a camada limite até ou acima dos 500hpa.
O termo é DMC ( Deep Moist Convection), Moist porque tambem há convecção seca ( Dry), por exemplo nos desertos.

A camada limite ( PBL) é a camada da Atmosfera que sofre atrito com a superficie do planeta e é influenciada pelas variações de temperatura diurnas.

Portanto, toda a precipitação que cai de nuvens que se desenvolvem da PBL até ou para cima dos 500hpa pode-se dizer convectiva.

As nuvens que as geram podem ser todos os tipos de Cumulus.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Segundo o NWS Americano, nebulosidade convectiva é aquela que se desenvolve verticalmente desde a camada limite até ou acima dos 500hpa.
O termo é DMC ( Deep Moist Convection), Moist porque tambem há convecção seca ( Dry), por exemplo nos desertos.

A camada limite ( PBL) é a camada da Atmosfera que sofre atrito com a superficie do planeta e é influenciada pelas variações de temperatura diurnas.

Portanto, toda a precipitação que cai de nuvens que se desenvolvem da PBL até ou para cima dos 500hpa pode-se dizer convectiva.

As nuvens que as geram podem ser todos os tipos de Cumulus.



Obrigado pela resposta Stormy :thumbsup:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boa tarde :thumbsup:

Gostaria de saber se existe informação acerca da localização exacta das estações meteorológicas do I.M? Por exemplo as coordenadas de cada uma delas.

Obrigado :thumbsup:
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
Bom dia.
Penso que não haja melhor sitio para me tirarem a seguinte duvida:
Tenho visto em algumas mensagens neste forum o radar do IM com perfil vertical.
Há algum sitio especial que se tenha de consultar para se ver esse perfil? :huh: