Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Re: Conselhos de instalação

Boa noite a todos,

Sou novo no fórum, pelo que apresento desde já os meus cumprimentos e os parabéns pela qualidade da informação.

Adquiri uma Estação Davis Vantage Pro 2 e gostava de obter conselhos para a sua instalação. Que cuidados na colocação dos sensores? Como devem ser protegidos? Peço que me ajudem naquilo que for fundamental para um bom funcionamento. Tenho espaço disponível no telhado para a sua instalação e moro num local alto e ventoso.

Aguardo a vossa ajuda.

Obrigado.


Em primeiro lugar, bem-vindo ao fórum. ;)

Quero dar-te os parabéns por teres adquirido uma Davis, são as melhores estações amadoras do mercado.
A Davis Vantage Pro2 tem, debaixo do pluviómetro, um radiation shield que constitui um abrigo para o sensor da temperatura e humidade, por isso não precisas de construir nenhum abrigo nem abrigar a estação em nenhum local em especial.
Tens apenas de a deixar exposta à luz solar, desde que o sol nasce até que se põe, de preferência, se podes colocá-la no telhado melhor ainda, e com o pluviómetro totalmente livre de obstáculos, para que possa recolher o máximo de precipitação.
Convém que fique montada a «céu aberto», ou seja, sem nada por cima a constituir um obstáculo ao pluviómetro nem, por outro lado, nada que faça escorrer água para cima do mesmo, como tubos de escoamento de varandas.
Por isso, se tens a possibilidade de colocar a estação no telhado, fá-lo.
Ainda por cima, se dizes que o teu local de observação é alto e ventoso, mais fiáveis vão ser os teus dados.
Convém que o termo-higrómetro fique instalado pelo menos 1,20 metros acima da superfície do telhado, se o instalares no topo do prédio, para que possa arejar e não haja inflações na temperatura resultantes da recepção do calor das telhas pelo sensor de temperatura e humidade, nem reduções ao nível da humidade devido ao mesmo factor. Se o instalares ao nível do solo, convém que fique pelo menos 1,50 metros acima do mesmo.
Atenção que o tubo onde a estação for colocada não pode oscilar, para que não haja «precipitação falsa», que nunca existiu e é fruto dessas mesmas oscilações, que fazem balançar as conchas do pluviómetro. ;)

Outro conselho que te dou é que a estação fique devidamente nivelada, para que as conchas do pluviómetro balancem facilmente com a recolha da precipitação, caso contrário as leituras da precipitação serão afectadas por defeito, ou seja, estarão abaixo da realidade.
Antes de a colocares no local definitivo, coloca-lhe o adaptador métrico (isto se ela já não o tiver colocado) para que possas ter incrementos de 0,2 mm a nível pluviométrico.
De resto, não vou dizer agora nada de muito específico.
Vai montando a estação, que assim que tiveres mais dúvidas, te ajudaremos a resolvê-las e a encontrar boas soluções.


Cumprimentos e mais uma vez bem-vindo ao MeteoPT ! :D
 


CT1ETE

Cirrus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
34
Local
Guimarães (339m)
Re: Conselhos de instalação

Olá Daniel,

Muito obrigado pela tua resposta.

Tenho algumas dúvidas, nomeadamente sobre o adaptador métrico, mas disso
falaremos mais tarde.

Vou colocar um mastro dedicado à estação, devidamente fixado para que não oscile. O local é aberto e não possui nada por cima que faça com que possa escorrer água, para além da chuva. Colocarei o instrumento mais baixo a mais de um metro de separação das telhas.

Logo que tenha oportunidade, procederei à instalação. Depois voltaremos a trocar informações.

Como sou radioamador, penso disponibilizar os dados através do sistema de APRS CWOP e, possivelmente, na minha página web através de interface próprio. A seu tempo lá iremos.

Obrigado mais uma vez.

Paulo Pinto
CT1ETE
http://www.ct1ete.net
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
Re: Conselhos de instalação

Boas,


Bem-vindo ao Meteopt :cheers:


Parabéns pela aquisição da Davis Vantage Pro2, ficarás sem sombra de dúvida bem servido por essa estação ;)

O Daniel (que é um incansável :thumbsup:) já te disse praticamente tudo o que terá que ser feito para a instalação, força nisso e venham as fotos da mesma.




PS: Obrigado pelas palavras no tópico da minha WMR200 :p
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Tenho tido, nestes ultimos dias de sol, temperaturas máximas abaixo da maioria do pessoal do fórum...
À partida, nada de errado se passa com o sensor, pois em outras alturas, nomeadamente em tempo nublado, as temperaturas batem certo com as dos meus vizinhos...
Agora, com sol, é notória uma diferença que não raras vezes é superior a 1ºC, 1,5ºC...
Por isso, a questão é: será que o sensor está demasiado abrigado, (ele está numa parede que nunca apanha sol, bem exposto ao ar, virado a norte), ou será que a maior parte do pessoal, mesmo com RS's, não estará a apanhar radiação difusa que inflaccione um pouco a temperatura?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Tenho tido, nestes ultimos dias de sol, temperaturas máximas abaixo da maioria do pessoal do fórum...
À partida, nada de errado se passa com o sensor, pois em outras alturas, nomeadamente em tempo nublado, as temperaturas batem certo com as dos meus vizinhos...
Agora, com sol, é notória uma diferença que não raras vezes é superior a 1ºC, 1,5ºC...
Por isso, a questão é: será que o sensor está demasiado abrigado, (ele está numa parede que nunca apanha sol, bem exposto ao ar, virado a norte), ou será que a maior parte do pessoal, mesmo com RS's, não estará a apanhar radiação difusa que inflaccione um pouco a temperatura?

À semelhança do que te disse há uns dias, as máximas nunca ficam subestimadas, por isso não há problema nenhum com o teu sensor nem com a sua colocação.
Talvez o tenhas até bastante bem colocado; seria de desconfiar era se as tuas máximas fossem excessivamente elevadas.
Penso que se notas o inverso é porque está tudo bem e o sensor está bem localizado.
Eu também noto que as minhas máximas ficam aparentemente «baixas», mas na realidade não ficam baixas, a estação é que fica num local bem arejado.
Se os registos tivessem de pecar - no teu caso - seriam por excesso e nunca por defeito, por isso não alteres nada na colocação do teu sensor de temperatura; está tudo dentro dos valores normais e se eu considerasse os teus dados duvidosos já o teria referido, pois sou muito rigoroso e a minha consciência não me permitiria deixar passar um caso aberrantemente evidente.
Assim, podes ficar tranquilo, pois está tudo bem com a instalação do teu sensor, possivelmente essas diferenças devem-se a questões locais e pode ser que até algumas pessoas tenham problemas com a radiação difusa, o que pode enaltecer essas diferenças, mas nunca te deves guiar religiosamente por dados de outras estações amadoras por mais fiáveis que sejam para servirem de modelo para os teus dados.
Não me interpretem mal e julguem que estou a descredibilizar as estações amadoras, muito pelo contrário, estou a tentar clarificar que cada estação é uma estação concreta e é representativa do local onde está instalada, até mesmo as do IM.
Os teus dados são relativos à tua localização e às tuas condições locais e não os podes julgar errados porque o vizinho A ou B teve dados diferentes.
Cada caso é um caso e cada um deve zelar pelo rigor da sua parte; a partir daí é tudo uma questão de diferenças ou condições locais e também um pouco de tudo o que te disse antes.
 

Acardoso

Cumulus
Registo
25 Abr 2008
Mensagens
251
Local
Sobreiro-Bustos (Aveiro)
boa tarde pessoal...

estou com uma duvida em relação aos meus dados do anemómetro, o problema é o seguinte...

esta duvida surge uma vez que moro a +- 3km do JPmartins e obtivemos dados bastantes diferentes, isto é, eu tive uma rajada de 64.4km/h e o JPmartins teve uma rajada de 81.7km/h.
sendo a previsão do IM de rajadas na ordem dos 80km/h para esta zona, teoricamente o valor do JPmartins é o mais correcto.
um facto a adicionar é eu registar sempre valores mais baixos do que ele.
factores que considero importantes para uma maior avaliação vossa...
- temos a mesma estação (WS3600), com a diferença do anemómetro, eu tenho um de pas, e o João tem um de ventoinha;
- em altura relativamente ao mar estou +- 61m e o Joao a 55m;
- os dois anemómetros se encontram no telhado, o meu seguro ao poste da antena(sem estar chumbado a casa) e o do Joao também se encontra no poste da antena mas chumbado;
- ambos não temos impedimentos no horizonte, +-300m

Gostava de ter uma opinião de vossa parte.

um abraço
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
- os dois anemómetros se encontram no telhado, o meu seguro ao poste da antena(sem estar chumbado a casa) e o do Joao também se encontra no poste da antena mas chumbado;
- ambos não temos impedimentos no horizonte, +-300m

Gostava de ter uma opinião de vossa parte.

um abraço

Não sei como é a antena, mas as que normalmente vejo em cima dos telhados aqui onde moro, abanam bastante nestes dias ventosos.
Ora, o facto de o anemómetro estar fixo a algo que oscila com o vento, é o suficiente para cortar as rajadas de vento.

O anemómetro deve estar completamente fixo, a algo que esteja também fixo e não oscile. :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Ora ai está uma coisa que não tinha ainda pensado...a minha está também ela numa antena como podem ver pela foto do avatar e a antena com muito vento abana bastante...dai também ter menos vento do que poderia ter se estivesse fixo a parede por exemplo.
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Não sei como é a antena, mas as que normalmente vejo em cima dos telhados aqui onde moro, abanam bastante nestes dias ventosos.
Ora, o facto de o anemómetro estar fixo a algo que oscila com o vento, é o suficiente para cortar as rajadas de vento.

O anemómetro deve estar completamente fixo, a algo que esteja também fixo e não oscile. :)

Precisamente onde eu ia tocar, André. ;)
Se houver oscilações por parte dos mastros, estes irão cortar as rajadas de vento, daí que eu tenha colocado 4 esticadores no meu mastro, que só por si está preso em dois suportes enterrados em cimento, na parede, para que ele não abane.
E, na verdade, o meu mastro nada abana, a menos que as rajadas sejam superiores a 60 km/h, - o que é manifestamente raro - mas mesmo essa oscilação é quase nula, tal é a fixação que os esticadores conferem ao mastro, por isso não perco rajadas.
 

windmen

Cirrus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
3
Local
viana portugal
Boas,
necessito urgentemente de adquiri uma estacão meteorologica, principalmente com as funções de anemometro e direcção do vento (estas são as mais importantes), que irá ser colocada junto de um farol, numa barra de um porto.
a ultima Davis que instalei neste sitio, só durou 4 meses, o eixo central oxidou e os rolamentos bloquearam.

Necessito de uma estação que aguente a elevada humidade e a salinidade.
Por estar colocada num farol, necessito que comunique por wairells com o computador que estaa cerca de 700m.

ouvi dizer que agora existe estações SEM elementos moveis. Sâo eficazes?

podem recomendar algumas estações , e entidades que as instalem/programem?

agradecia a vossa opinião e ajuda.

podem responder para rui.alberto.rodrigues@gmail.com

obrigado
Rui
919053955
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Parece que essas necessidades vão para além dos horizontes da Davis.

Consulta a Texas (parceira da Davis), a Campbell, a Columbia ou, se tiveres possibilidades financeiras para tal, a Vaisala - que parece ser superior às restantes mencionadas.
Não precisas de comprar uma estação completa, eles têm soluções que se adequam às tuas necessidades.
Estas marcas são muito mais «imponentes» e não estão ao alcance de todos, mas isso não impossibilita o teu possível acesso a elas.

Quanto a entidades que as instalem, desconheço.
Esse tipo de material vem do estrangeiro e não me parece que venha alguém do estrangeiro e dessa marca fazer a respectiva instalação, terás de ser tu, ou alguém que arranjes, ou queiras contratar unicamente para a instalação.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,
necessito urgentemente de adquiri uma estacão meteorologica, principalmente com as funções de anemometro e direcção do vento (estas são as mais importantes), que irá ser colocada junto de um farol, numa barra de um porto.
a ultima Davis que instalei neste sitio, só durou 4 meses, o eixo central oxidou e os rolamentos bloquearam.

Necessito de uma estação que aguente a elevada humidade e a salinidade.
Por estar colocada num farol, necessito que comunique por wairells com o computador que estaa cerca de 700m.

ouvi dizer que agora existe estações SEM elementos moveis. Sâo eficazes?

podem recomendar algumas estações , e entidades que as instalem/programem?

agradecia a vossa opinião e ajuda.

podem responder para rui.alberto.rodrigues@gmail.com

obrigado
Rui
919053955

Boas,

se o preço não é problema eu optaria por um anemómetro ultrasónico de velocidade e direcção do vento ( sem partes móveis)


existem vários modelos , inclusivé para localizações extremas e exigentes em termos de qualidade do material , não sei é se transmitem wireless para a unidade central . O preço anda pelos 3000/4000 ou mais euros.. depende do modelo

neste site :

http://www.gill.co.uk/products/anemometer/anemometer.htm

existem várias opções.