Estação Meteorológica: Condições e standards de instalação

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Sou um amante de meteorologia já há alguns anos, apesar de não estudar nem ser a minha área de estudo (como deve acontecer com muitas pessoas deste forum), estou numa área que por vezes também é importante alguns conhecimentos, ainda que mínimos de meteorologia (Arquitectura)...lol :)

Sim, aqui poucas pessoas estão em meteorologia mesmo, são tudo amantes desta ciência por escolha pessoal, ou porque houve um ou outro fenómeno que vivenciaram e as trouxe para aqui e por cá ficaram.

E não é preciso agradecer, tamos cá para ajudar :D
 


CidadeNeve

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
280
Local
Covilhã, Beira Interior (650m)
Ola malta! Já sou aqui membro há algum tempo e este ano por força da circunstância profissional encontro me numa escola Em Vila Nova de Famalicão (Braga).

Acontece que a escola têm uma estação meterológica ao que parece de alguma qualidade que por falta de quem seja capaz de a instalar (ou melhor, creio que capaz da calibrar) não está nem montada tampouco.

Eis a minha pergunta: alguém consegue ajudar? Alguém que seja de perto que queira ser voluntário ou alguém que me saiba dizer a quem me posso dirigir? Esta seria a oportunidade de ter uma EMA permanentemente em Famalicão, coisa que não existe neste momento, nem do IM.

abraço
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não sei se é o tópico mais indicado, mas alguém tem imagens da Estação de Alvalade ( Lisboa) do IM?

Em privado aqui há umas semanas falámos da RUEMA de Alvalade, a estação está supostamente nesta escola, e numa volta pelo exterior não pareceu propriamente um local quente, até parece uma zona arejada:
http://maps.google.pt/?ll=38.755612,-9.144482&spn=0.001031,0.002642&t=h&z=19

É claro que a estação está com problemas, provavelmente o sensor de temperatura ou outra coisa qualquer, dá dados muito errados há imenso tempo, agora 35,4º às 17z.
Já contactei o IM, era para ter feito isso aqui há uns tempos quando falámos disso, mas nunca mais me lembrei.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Acabei de receber a estação Meteorológica Davis Vantage Vue e tenho um problema, nao sei para onde devo virar o painel solar da estação se para Norte ou para Sul?

Podiam dizer-me como vou virar a estação?
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Mas o meu está em Espanhol, se estivesse em Portugues era mais compreensivel, segundo o manual eu entendo que é para Sul, mas tenho as minhas duvidas
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Para teres um rendimento já concideravel do painel solar convem expo-lo mesmo para sul...
Os paineis solares virados a sul tem normalmente um rendimento de 25%, se o colocasses virado a norte entao ai irias ter um rendimento de 3% ,por aii...
Assim terias de andar sempre a trocar as pilhas da Davis.

Abraço!
 

Estação SP

Cumulus
Registo
1 Fev 2011
Mensagens
438
Local
Gafanha da Nazaré (Aveiro)
Fiz um melhoramento na instalaçao da estaçao meteorológica.
Agora o RS (termometro e higrometro) estao a 6 metros e o anemometro encontra-se a 8,60 metros.

Vista geral.

scaled.php


scaled.php



Nesta foto no topo dá para reconhecer que tem uma imenda de um tubo que mede 1,40 metros.

scaled.php
 

filipe cunha

Nimbostratus
Registo
20 Dez 2009
Mensagens
1,424
Local
Viana do Castelo - interior (160m)
Surgiu-me uma dúvida que penso que é muito importante:

Para que lado deve estar virado o anemómetro???:huh:

Geralmente está virado para o lado que vem o vento:lol::lol:
Está nas instruções, acho que a auriol até tem bussola (se for uma auriol;))
 

4ESTAÇÕES

Cumulonimbus
Registo
30 Dez 2010
Mensagens
3,142
Local
Lisboa (20/30m)
Geralmente está virado para o lado que vem o vento:lol::lol:
Está nas instruções, acho que a auriol até tem bussola (se for uma auriol;))

??????:huh:
Que eu saiba o anemómetro da minha estação fica virado para o lado como eu o instalei, ele não muda de posição, não percebi a tua resposta.
Infelizmente não sei onde meti as instruções!:sad:
Alguém sabe se há maneira de conseguir outro manual?
Trata-se de uma Oregon WMR88.
E se não for pedir muito, respondam-me para já á minha dúvida:
Para que lado deve estar virado o anemómetro???
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
??????:huh:
Que eu saiba o anemómetro da minha estação fica virado para o lado como eu o instalei, ele não muda de posição, não percebi a tua resposta.
Infelizmente não sei onde meti as instruções!:sad:
Alguém sabe se há maneira de conseguir outro manual?
Trata-se de uma Oregon WMR88.
E se não for pedir muito, respondam-me para já á minha dúvida:
Para que lado deve estar virado o anemómetro???

O anemómetro (instrumento que mede a velocidade do vento) não é para ficar virado para lado nenhum. É para estar colocado em altura (não me lembro agora quantos metros) e sem obstruções em sua volta.

->Anemómetro EMAs do IM