Estação Meteorológica: Disponibilizar dados online

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Cumulus. Muito completo e simples e funciona com toda a gama de estações mais comuns.

http://sandaysoft.com/

Boas SpiderVV, desde já obrigado pela ajuda:thumbsup:

O software parece-me porreiro mas acho que não vou conseguir comunicar com o datalloger combilog 1022 da Theodor friedrichs... o software disponibiliza vários dataloggers já pré-configurados mas este não aparece na lista.

Será que não tenho mesmo hipótese ou haverá alguma escapatória?
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Ui, pois, isso já parece algo mais avançado! :D Se o Weather Display desse por exemplo sempre poderias considerar comprar, é, também, extremamente completo e suporta uma maior gama de estações que o Cumulus. O Cumulus tem a limitação de ser free o que significa que o desenvolvedor não é um super-homem para suportar todo o tipo de estações :p
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Boas.
Tenho a minha VP2 (em frança) ligada à net através do weatherlink IP. A transferência de dados é feita sem quaisquer problemas.
No entanto, agora quando estive de férias em Portugal nunca consegui fazer o download dos dados através do weatherlink pois dizia que era impossível fazer a ligação com a estação. Quando cheguei à frança, a transferência de dados faz-se novamente sem problemas, mas perdi todos os dados da semana em que estive de férias.
Alguém sabe ou me pode ajudar a resolver isto para evitar o mesmo problema no futuro?
Obrigado ;)
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Boas.
Tenho a minha VP2 (em frança) ligada à net através do weatherlink IP. A transferência de dados é feita sem quaisquer problemas.
No entanto, agora quando estive de férias em Portugal nunca consegui fazer o download dos dados através do weatherlink pois dizia que era impossível fazer a ligação com a estação. Quando cheguei à frança, a transferência de dados faz-se novamente sem problemas, mas perdi todos os dados da semana em que estive de férias.
Alguém sabe ou me pode ajudar a resolver isto para evitar o mesmo problema no futuro?
Obrigado ;)

Boas

Isso cheira-me que precisa de configurar a NAT no router, para permitir aceder remotamente ao datalogger. Isto é, se estiver a usar um switch/router para ligar o WL IP.

Desenvolvendo melhor:
O que estou a pensar é que, quando se encontra dentro da mesma rede que o WL IP consegue aceder ao IP do aparelho (IP local do tipo 192.168.x.x) sem problema, mas quando tenta aceder a partir da internet, não dá.
Para aceder a partir da internet terá que saber o IP público da sua ligação à internet, pois o IP local apenas funciona quando se encontra dentro da mesma rede que o WL IP, e depois terá que configurar o router para redireccionar os pacotes.
Eu aconselho a utilização de algo tipo um virtual server (configuração do router, deve estar dentro da configuração NAT) em que coloca por exemplo a escutar na porta pública 3500 e que reencaminha para o WL IP na respectiva porta 80, para evitar acessos indesejados se por exemplo abrisse directamente a 80.

Se precisar de ajudar/dicas para configurar isso, é só dizer.

Cumprimentos
 

FRibeiro

Cumulus
Registo
26 Nov 2009
Mensagens
102
Local
França
Tudo isso me parece complicado :hehe:
O problema é que eu conseguia ter acesso à estação através do site weatherlink.com ou através da aplicação no smartphone, simplesmente não conseguia descarregar os dados para o programa weatherlink no pc.
O IP Public aparece bem no site weatherlink.

PS: Acho que já consegui descobrir o problema! :unsure:

2ztfyg9.jpg


Tenho a opção de transmissão através do Local Device ID. Talvez através do Remote IP Address já não tenha essa problema :huh: No entanto eles dizem que só deve ser utilizada com uma conexão à distância. Ou seja quando for de férias tenho que passar a esta opção?
Porque para ter sempre esta opção activa, não deverá haver transmissão de dados devido ao IP ser o mesmo (digo eu).


PS: Não haverá maneira de descarregar os dados perdidos, visto que a consola os tem guardados? Pensei que ela fizesse o download de uma semana de dados, mas não fez :/
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Desculpa o atraso a responder, mas tive que ir estudar o WL para ver se conseguia chegar a alguma conclusão.
Porque quando vi a tua resposta, eu é que achei a coisa complicada :lol:

Sim, podes optar por fazer esse switch antes de sair mas pode acontecer que se esqueças de o fazer e depois ficas sem acesso.
(2) Para além disso, quando colocares em modo remoto muito provavelmente terás que redireccionar o tráfego no router para o WLIP (IP local - e.g. 192.168.x.x; - do dispositivo) e porta 22222 (por defeito) para poderes (com o software) aceder ao dispositivo remotamente.

E para além disso tens que saber a qualquer momento o IP público da tua rede (IP de internet). Se este não for fixo, o mais provável, precisas de algo como um serviço DDNS como por exemplo dyndns (deixou de ser grátis a menos que já tenhas lá uma conta e a tens mantido activa), o no-ip, etc.
Os routers normalmente já vem preparados para ser configurados num desses serviços. Dessa forma tens um domínio, por exemplo fribeiro-wlip.no-ip.com, que te aponta sempre para o actual IP do teu modem/router e depois este redirecciona para o wlip porque como vê o pedido na porta 22222 este faz o redireccionamento (depois de devidamente configurado - ponto 2)

Estando na mesma rede (LAN) que o dispositivo, não precisas de configurar nada e daí o software aceder logo ao WLIP. Isto é se tinhas a configuração por TCP/IP.

Quanto a arranjar os dados passados no WL do pc, isso deverá ser alguma configuração de software que bloqueia desde quando fazer o download, mas como não sou expert nesse datalogger, não te posso confirmar, pelo menos para já.
 

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boa noite
Tenho uma watson w8681 solar , tenho a estação ligada ao pc a debitar dados para o weather underground .
O meu problema é que tenho que ter o pc ligado 24h , gostaria de saber como resolver esta situação !
Já ouvi dizer que se pode ligar a estacao a um router (tenho um da D-links) mas ainda não consegui compreender como funciona.

Obrigado
 

zejorge

Cumulus
Registo
15 Jan 2010
Mensagens
361
Local
Constância (Montalvo) 74 m
Boa tarde

Desde o dia 15, que os gráficos de 24 H , bem como os valores do histórico, aparecem sem valores, no meu site meteoconstância. Para alem disso a ligação ao Meteoclimatic também está off.
Como sou um "analfabeto" informático, e o meu Salvador está de ferias, haverá alguém que me possa dar uma ajuda ?

Antecipadamente grato

Zejorge
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Boa noite. Ando novamente na tentação de comprar a estação meteorológica Davis VP2. Mas fiquei com uma dúvida, se eventualmente eu comprar a estação e quiser debitar os dados na Internet a todo o intante sem desligar o computador basta comprar um DataLogger como o seguinte (http://www.weerstationkopen.nl/accessoires-weerstations/davis/6510usb-datalogger) ou tenho que comprar outro?

Obrigado pela atenção:)
 

WHORTAS

Nimbostratus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
923
Local
Barosa - Lra (29 metros)
Boa tarde.

Estou em estudos para realizar em um upgrade á minha PWS.

Tenho algumas duvidas sobre que sistema adquirir (software e hardware ) para poder enviar dados para a internet sem necessidade de um computador.

Meteohub ou Meteobridge ?? Qual escolher ?

Alem das caracteristicas comuns a todos os 2 sistemas (envio a WU,Meteomatic...) , o que queria éra o seguinte:

1-Acesso a Ecran de dados “live” por qualquer pc dentro da rede local (substitui a consola)
Parece que o Meteobridge não permite isto ??

2 - preenchimento de dados em paginas html e Upload em site pessoal
penso que os 2 o permitem ??

3- Possibilidade de realização de graficos e respectivo upload
penso que os 2 o permitem ?? qual o melhor ?

O MeteoHub parece ser o mais “potente” mas com o custo do Hw/Soft a ser mais caro que o Meteobridge...

Alguem têm experiencia com algum destes sistemas ?Há máis opçôes ?

Vantagens/desvantagens...Qual escolher ?

Obrigado
 

mjcorreia

Cirrus
Registo
4 Dez 2010
Mensagens
11
Local
Coimbra
Caros amigos.
Começo por cumprimentar os entusiastas desta Área científica que é a Meteorologia, aqui no Forum.
Venho pedir ajuda para o seguinte:
1 - Existe algum tutorial básico, para a colocação dos dados meteorológicos online? Os meus conhecimentos são quase rudimentares, mas tenho vontade de compartilhar os dados meteorológicos online, onde possam ser úteis à comunidade. Não sei aonde, mas sei que Coimbra, onde vivo, tem muito pouco acerca da meteorologia online.
2 - Tinha uma estação Auriol (tinha e tenho, há uns bons anos e até funciona bem) mas comprei agora uma Oregon WMR 88, que possibilita a leitura de dados no PC e a partilha ed dados online. Só não sei como chegar a esta última parte, pois consigo ler os dados através da aplicação da estação e no "Cumulus".
3 - Off topic: não estou muito satisfeito com a estação Oregon WMR 88, pois esperava mais do modelo desta conceituada marca. Há, por assim dizer, aquilo que me parece serem "pecados originais", tais como:
- a) impossibilidade de acertar a pressão atmosférica directamente (a velhinha Auriol permitia isso) e sem falsificar a altitude da estação.
- b) existem discrepâncias na humidade relativa, considerando outras estações conhecidas.
- c) A pressão atmosférica apenas considera a medida "In/hora", no gráfico e não "mm/hora" (canto inferior direito)
- d) No Wind Chill (embora a estação ainda não esteja fixada no mastro), após ensaios, aparece a designação "NA" e não sei porquê...
Posto isto apresento desculpas pelo alongamento do "post" e solicito o favor de uma orientação, particularmente acerca do referido nos pontos 1 e 2 - afinal, a razão principal para o upgrade da PWS...
Muito obrigado, desde já, pelas atenções.
 

XtraNO

Cirrus
Registo
12 Fev 2011
Mensagens
73
Local
Vila Real
Caros amigos.
Começo por cumprimentar os entusiastas desta Área científica que é a Meteorologia, aqui no Forum.
Venho pedir ajuda para o seguinte:
1 - Existe algum tutorial básico, para a colocação dos dados meteorológicos online? Os meus conhecimentos são quase rudimentares, mas tenho vontade de compartilhar os dados meteorológicos online, onde possam ser úteis à comunidade. Não sei aonde, mas sei que Coimbra, onde vivo, tem muito pouco acerca da meteorologia online.
2 - Tinha uma estação Auriol (tinha e tenho, há uns bons anos e até funciona bem) mas comprei agora uma Oregon WMR 88, que possibilita a leitura de dados no PC e a partilha ed dados online. Só não sei como chegar a esta última parte, pois consigo ler os dados através da aplicação da estação e no "Cumulus".
3 - Off topic: não estou muito satisfeito com a estação Oregon WMR 88, pois esperava mais do modelo desta conceituada marca. Há, por assim dizer, aquilo que me parece serem "pecados originais", tais como:
- a) impossibilidade de acertar a pressão atmosférica directamente (a velhinha Auriol permitia isso) e sem falsificar a altitude da estação.
- b) existem discrepâncias na humidade relativa, considerando outras estações conhecidas.
- c) A pressão atmosférica apenas considera a medida "In/hora", no gráfico e não "mm/hora" (canto inferior direito)
- d) No Wind Chill (embora a estação ainda não esteja fixada no mastro), após ensaios, aparece a designação "NA" e não sei porquê...
Posto isto apresento desculpas pelo alongamento do "post" e solicito o favor de uma orientação, particularmente acerca do referido nos pontos 1 e 2 - afinal, a razão principal para o upgrade da PWS...
Muito obrigado, desde já, pelas atenções.
Ola.
Na minha humilde opinião formada aqui nos fóruns, não terás optado pela melhor solução escolhendo essa estação, mas repito, apenas conheço essa marca pelo que vou lendo, nunca tive nada deles. Nas fixa-a ao mastro e terás decerto melhores leituras da humidade. Quanto ao windchill, ele é um valor calculado pela estaçao tendo por base entre outras coisas, a velocidade do vento, logo, se nao a tens no mastro, nao marca o vento, nao ha maneira de calcular o windchill, embora nas estaçoes que conheço, sem vento, o valor do windchill é o da temperatura exterior, mais uma vez, fixa-a provisoriamente e observa.
Da calibração da pressao atm. é vergonhoso o que contas. Atrevo-me a perguntar se já leste bem o manual.
Finalmente para colocares os dados online e se ja vês os dados no cunulus, só tens de criar uma conta no weatherunderground, adicionares a tua estaçao no site e finalmente preencheres os campos que eles lhe vao atribuir (nome da estaçao e password) no cumulus.
Abraço
 
  • Gosto
Reactions: mjcorreia

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Caros amigos.
Começo por cumprimentar os entusiastas desta Área científica que é a Meteorologia, aqui no Forum.
Venho pedir ajuda para o seguinte:
1 - Existe algum tutorial básico, para a colocação dos dados meteorológicos online? Os meus conhecimentos são quase rudimentares, mas tenho vontade de compartilhar os dados meteorológicos online, onde possam ser úteis à comunidade. Não sei aonde, mas sei que Coimbra, onde vivo, tem muito pouco acerca da meteorologia online.
2 - Tinha uma estação Auriol (tinha e tenho, há uns bons anos e até funciona bem) mas comprei agora uma Oregon WMR 88, que possibilita a leitura de dados no PC e a partilha ed dados online. Só não sei como chegar a esta última parte, pois consigo ler os dados através da aplicação da estação e no "Cumulus".
3 - Off topic: não estou muito satisfeito com a estação Oregon WMR 88, pois esperava mais do modelo desta conceituada marca. Há, por assim dizer, aquilo que me parece serem "pecados originais", tais como:
- a) impossibilidade de acertar a pressão atmosférica directamente (a velhinha Auriol permitia isso) e sem falsificar a altitude da estação.
- b) existem discrepâncias na humidade relativa, considerando outras estações conhecidas.
- c) A pressão atmosférica apenas considera a medida "In/hora", no gráfico e não "mm/hora" (canto inferior direito)
- d) No Wind Chill (embora a estação ainda não esteja fixada no mastro), após ensaios, aparece a designação "NA" e não sei porquê...
Posto isto apresento desculpas pelo alongamento do "post" e solicito o favor de uma orientação, particularmente acerca do referido nos pontos 1 e 2 - afinal, a razão principal para o upgrade da PWS...
Muito obrigado, desde já, pelas atenções.

Tens informações neste tópico :http://www.meteopt.com/forum/topico/weather-wunderground-cumulus.7924/
 
  • Gosto
Reactions: mjcorreia