Estação Meteorológica: Disponibilizar dados online

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Com esse orçamento não. As minhas variam entre os 200 e os 800 euros e tenho em todas um pc ligado à electricidade e à Internet de forma a os dados estarem sempre disponíveis
 
  • Gosto
Reactions: Zarb e joselamego


Registo
28 Dez 2020
Mensagens
4
Local
Pé da Serra - São Simão
Mas não existem estações que são alimentadas por bateria (pilhas) ou solar?
E não existem estações que comunicam directamente com a consola e que transmite os dados para um website sem ter necessidade de ter um computador sempre ligado para registar os dados?

Ou estarei a ver mal?
Eu tenho uma Fine Offset WH2900 que comunica com a consola que por sua vez tem WIFI. Esta consola é gerida por uma app IOS ou Android. A App WS View (eu até uso a WS View Plus) gere a maneira como esta consola vai enviar os dados para os sites de dados meteorológicos ou teu próprio servidor. Não vais precisar de nenhum computador windows, linux, raspberrypi, etc. Há aqui muito pessoal parado no tempo em que realmente era assim que se fazia e tem equipamento mais recente com WIFI e nem sabe que isto é possível. No meu caso, a app envia para os sites da Ecowitt, Wunderground, Weathercloud, WeatherObservationWebsite e para o meu próprio servidor que tem wordpress e no qual instalei o plugin Weather Station. Esta parte ainda estou a estudar porque o plugin está-me a dar alguns erros e como não estou perto da estação, só para o ano, posso continuar a fazer alterações. Se vires o manual, vês que a consola comunica usando um de 2 protocolo, ecowitt ou wunderground. Vao ser as minhas próximas tarefas, ver o erros e traduzir o plugin. Também estou a estudar usar web templates como o https://github.com/ktrue/CU-HWS mas estão feitos para o software windows e linux e ainda tenho de ir estudar os protocolos e PHP, etc. Podes ver o resultado em https://www.pedaserra.net/aldeia/meteo/. É uma pena que os serviços ecowitt, wundergrund, etc, não tenham widget destes dados para colocar no teu próprio site. Ficava o problema resolvido. O Weathercloud acho que tem mas tem de se pagar.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Eu tenho uma Fine Offset WH2900 que comunica com a consola que por sua vez tem WIFI. Esta consola é gerida por uma app IOS ou Android. A App WS View (eu até uso a WS View Plus) gere a maneira como esta consola vai enviar os dados para os sites de dados meteorológicos ou teu próprio servidor. Não vais precisar de nenhum computador windows, linux, raspberrypi, etc. Há aqui muito pessoal parado no tempo em que realmente era assim que se fazia e tem equipamento mais recente com WIFI e nem sabe que isto é possível. No meu caso, a app envia para os sites da Ecowitt, Wunderground, Weathercloud, WeatherObservationWebsite e para o meu próprio servidor que tem wordpress e no qual instalei o plugin Weather Station. Esta parte ainda estou a estudar porque o plugin está-me a dar alguns erros e como não estou perto da estação, só para o ano, posso continuar a fazer alterações. Se vires o manual, vês que a consola comunica usando um de 2 protocolo, ecowitt ou wunderground. Vao ser as minhas próximas tarefas, ver o erros e traduzir o plugin. Também estou a estudar usar web templates como o https://github.com/ktrue/CU-HWS mas estão feitos para o software windows e linux e ainda tenho de ir estudar os protocolos e PHP, etc. Podes ver o resultado em https://www.pedaserra.net/aldeia/meteo/. É uma pena que os serviços ecowitt, wundergrund, etc, não tenham widget destes dados para colocar no teu próprio site. Ficava o problema resolvido. O Weathercloud acho que tem mas tem de se pagar.
Bom dia,

As API da Ecowitt estarão disponíveis em breve (início de 2022).
Serão primeiro testados por beta-testers.
Os APIs da WU são +/- gratuitos, demasiados pedidos requerem pagamento! Todos os outros pedidos/perguntas sem utilizar as APIs são bloqueados.
Por isso, controlam os seus negócios.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
E para alguns desses objectivos (já sabia que todos aquelas pretensões seria impossível com os 250 euros), qual a forma a que se refere?
Bom dia,

O sistema modular Ecowitt e um abrigo adequado para o sensor de temperatura (um abrigo tem 60% da qualidade de uma medição).
Os sistemas Ecowitt/Froggit/etc "monobloco" sofrem de sobrestimação.
A Ecowitt compreendeu bem isto com o seu protótipo WS90.

+/- 250$ = 230€ + abrigo (+/-80€)

2021-12-26_18-03-53.jpg

2021-12-26_18-02-49.jpg
 
  • Gosto
Reactions: efcm e joselamego
Registo
28 Dez 2020
Mensagens
4
Local
Pé da Serra - São Simão
Bom dia,

As API da Ecowitt estarão disponíveis em breve (início de 2022).
Serão primeiro testados por beta-testers.
Os APIs da WU são +/- gratuitos, demasiados pedidos requerem pagamento! Todos os outros pedidos/perguntas sem utilizar as APIs são bloqueados.
Por isso, controlam os seus negócios.
Eu realmente ontem vi uma APP Andriod que estava a mostrar todas as estações do WU incluinda a minha. Fiquei a pensar "deve haver API".
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Eu realmente ontem vi uma APP Andriod que estava a mostrar todas as estações do WU incluinda a minha. Fiquei a pensar "deve haver API".
Por favor, dê-me o link.
Se estiver interessado, coloque a sua estação:
 

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Eu tenho uma Fine Offset WH2900 que comunica com a consola que por sua vez tem WIFI. Esta consola é gerida por uma app IOS ou Android. A App WS View (eu até uso a WS View Plus) gere a maneira como esta consola vai enviar os dados para os sites de dados meteorológicos ou teu próprio servidor. Não vais precisar de nenhum computador windows, linux, raspberrypi, etc. Há aqui muito pessoal parado no tempo em que realmente era assim que se fazia e tem equipamento mais recente com WIFI e nem sabe que isto é possível. No meu caso, a app envia para os sites da Ecowitt, Wunderground, Weathercloud, WeatherObservationWebsite e para o meu próprio servidor que tem wordpress e no qual instalei o plugin Weather Station. Esta parte ainda estou a estudar porque o plugin está-me a dar alguns erros e como não estou perto da estação, só para o ano, posso continuar a fazer alterações. Se vires o manual, vês que a consola comunica usando um de 2 protocolo, ecowitt ou wunderground. Vao ser as minhas próximas tarefas, ver o erros e traduzir o plugin. Também estou a estudar usar web templates como o https://github.com/ktrue/CU-HWS mas estão feitos para o software windows e linux e ainda tenho de ir estudar os protocolos e PHP, etc. Podes ver o resultado em https://www.pedaserra.net/aldeia/meteo/. É uma pena que os serviços ecowitt, wundergrund, etc, não tenham widget destes dados para colocar no teu próprio site. Ficava o problema resolvido. O Weathercloud acho que tem mas tem de se pagar.
Era exactamente essa a ideia que tinha. Ou tens consola que comunica com o teu router e por sua vez faz o upload dos dados (para o Wundergroud por exemplo) ou tens gateway que tem a mesma função (se quiseres até podes usa um ipad mais antigo para fazer as vezes de consola se estiver sempre ligado ao teu site ou à tua página do Wunderground).

Essa Fine Offset WH2900 é idêntica a esta Froggit WH3000 SE PRO WiFi, ou estou enganado?

Do que andei a ver, dado que a ecowitt e as Froggit parecem-me idênticas acho que terei de abdicar da treta chinesa e adquirir uma Froggit HP1000SE PRO ou uma sua clone (HP2551 WiFi Weather Station, por exemplo), eventualemnte abdicando desta consola e ir para uma mais barata para poder adquirir mais sensores que sejam compatíveis (mais sensores temp/humidade internos e sensor de humidade no solo (que ronda os 30 euros).

A principal dificuldade parece-me ter todos os sensores numa solução integrada pois baseiam-se todos no WS69. Aqui tens de ter o sensor de temperatura à mesma altura que o sensor de vento... mas as soluções diferenciadas que aparecem nestas marcas apenas colocam o sensor de chuva separado dos outros sensores mas os sensores de temp/humidade externos (que tenham RS) estão sempre junto ao sensor de vento. Isto seguindo as indicações aqui do fórum neste mega-post. Como é que resolveste isso na tua (instalada no telhado ou instalada em poste)?

Fui ver a tua página (muita informação para além da meteorologia :):palmas:). Será que ao menos a junta de freguesia ajuda em alguma coisa, quanto mais não fosse disponibilizar-te a ligação à net?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
Qual a estação que me aconselham para monitorizar o interior e exterior de uma estufa. A estufa fica a cerca de 150 metros do local onde ficará localizado o display. Pretende-se monitorizar, no interior da estufa, a temperatura, humidade (solo e ar), radiação solar...O orçamento pode chegar aos 1500 euros... Pretende-se monitorizar os dados através da internet
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Bom dia,

O sistema modular Ecowitt e um abrigo adequado para o sensor de temperatura (um abrigo tem 60% da qualidade de uma medição).
Os sistemas Ecowitt/Froggit/etc "monobloco" sofrem de sobrestimação.
A Ecowitt compreendeu bem isto com o seu protótipo WS90.

+/- 250$ = 230€ + abrigo (+/-80€)

2021-12-26_18-03-53.jpg

2021-12-26_18-02-49.jpg
"A Ecowitt compreendeu bem isto com o seu protótipo WS90."

Não conheço esse protótipo mas do que agora encontrei na net, parece que tem o mesmo problema do que o WS80, ou seja, o sensor de temperatura está no monobloco do sensor de vento, quando ambos os sensores deveriam estar montados a diferentes alturas do solo, correcto?

O que têm disponível é WS80 (WS80 Ultrasonic Wind Speed&Direction, Solar Radiation & Light, Temp & Humidity 6-in-1 Sensor) mas, como disse este acaba por sofrer do mesmo mal dos sistemas monobloco (sensores de temperatura ao mesmo nível/altura dos sensores de Wind speed/direction.

Quanto ao conjunto proposto (que agradeço) mesmo assim, preferia ter consola, ainda que a ligação a estes sensores obrigue a uma consola TFT que aumenta bastante os custos.

Na solução de ter os sensores separados, penso que a solução da ecowitt melhorzinha com consola ainda será esta (em anexo). Incluindo o sensor de humidade no solo e a consola estaria pelos 310 euros + taxas e importação... Talvez pelo Froggit seja mais barato ou menos perigoso (em termos de alfândega... depois das últimas experiências a comprar nos States, já receio até mandar vir um livro...). O material da Froggit vêm da Alemanha, certo?
 

Attachments

  • ECOWITT Welcome to Ecowitt!.pdf
    1.4 MB · Visto: 158
  • Gosto
Reactions: joselamego

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
"A Ecowitt compreendeu bem isto com o seu protótipo WS90."

Não conheço esse protótipo mas do que agora encontrei na net, parece que tem o mesmo problema do que o WS80, ou seja, o sensor de temperatura está no monobloco do sensor de vento, quando ambos os sensores deveriam estar montados a diferentes alturas do solo, correcto?

O que têm disponível é WS80 (WS80 Ultrasonic Wind Speed&Direction, Solar Radiation & Light, Temp & Humidity 6-in-1 Sensor) mas, como disse este acaba por sofrer do mesmo mal dos sistemas monobloco (sensores de temperatura ao mesmo nível/altura dos sensores de Wind speed/direction.

Quanto ao conjunto proposto (que agradeço) mesmo assim, preferia ter consola, ainda que a ligação a estes sensores obrigue a uma consola TFT que aumenta bastante os custos.

Na solução de ter os sensores separados, penso que a solução da ecowitt melhorzinha com consola ainda será esta (em anexo). Incluindo o sensor de humidade no solo e a consola estaria pelos 310 euros + taxas e importação... Talvez pelo Froggit seja mais barato ou menos perigoso (em termos de alfândega... depois das últimas experiências a comprar nos States, já receio até mandar vir um livro...). O material da Froggit vêm da Alemanha, certo?
No exemplo que vos dei, os custos de envio e o IVA estão incluídos.
Com uma consola há um extra de 30$ (26 euros)

2021-12-27_21-19-11.jpg


Os monoblocos são conhecidos por sobrestimarem a precipitação em 15-20% e os seus mini-abrigos são verdadeiros bowers ou congeladores.
O WS90 ainda não está vendido, será testado em fase beta.
O WS80 ... sem comentários... :lol:
PS: um verdadeiro abrigo, não um Ecowitt!
Presumo sempre que é melhor baixar as minhas exigências para aumentar a minha qualidade.
Para informação: encomendei algum material da Ecowitt para uma pessoa, esta pessoa não estava presente no momento da entrega: recebi um e-mail esta manhã para me avisar! Não há muitas hipóteses com Froggit.
 
  • Gosto
Reactions: Zarb

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Qual a estação que me aconselham para monitorizar o interior e exterior de uma estufa. A estufa fica a cerca de 150 metros do local onde ficará localizado o display. Pretende-se monitorizar, no interior da estufa, a temperatura, humidade (solo e ar), radiação solar...O orçamento pode chegar aos 1500 euros... Pretende-se monitorizar os dados através da internet
Boa noite,

Davis VP2 + módulo agri (os melhores preços estão na Alemanha) : https://www.wetterladen.de/search?sSearch=davis
Barani + módulo agro (um pouco mais do que o seu orçamento): https://www.baranidesign.com/
Se a sua escola é também uma escola técnica (electrónica / programação Arduino) um projecto 100% português (sistema DIY, bem pensado): https://www.meteocercal.info/forum/

4ProDB_RX_FrontView.jpg
 
  • Gosto
Reactions: jpaulov

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
No exemplo que vos dei, os custos de envio e o IVA estão incluídos.
Com uma consola há um extra de 30$ (26 euros)


O WS80 ... sem comentários... :lol:
PS: um verdadeiro abrigo, não um Ecowitt!
Presumo sempre que é melhor baixar as minhas exigências para aumentar a minha qualidade.
Para informação: encomendei algum material da Ecowitt para uma pessoa, esta pessoa não estava presente no momento da entrega: recebi um e-mail esta manhã para me avisar! Não há muitas hipóteses com Froggit.
Ok vou ver melhor a questão da consola (esse modelo não está disponível em stock).

O WS80 sem comentários? Já percebi que é mauzinho... mas porquê?

Um verdadeiro abrigo está a referir-se a que tipo? É que aquele abrigo da ecowitt podendo não ser dos melhores, ainda assim parece melhor do que os que estão incorporados nos sensores monobloco... ao menos é possível escolher a localização.


"Para informação: encomendei algum material da Ecowitt para uma pessoa, esta pessoa não estava presente no momento da entrega: recebi um e-mail esta manhã para me avisar! Não há muitas hipóteses com Froggit."

Toby, já sei que a sua língua materna não é o português mas não percebi esta parte de não haver muitas hipóteses com o Froggit. Pode escrever em inglês se preferir. Grazie;)
 
  • Gosto
Reactions: Toby

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Já agora, onde é que se podem comprar estes clones das estações Fine Offset, em Portugal (loja física)?

Existe diferença entre as marcas ou é tudo igual: Ecowitt; Froggit, Alecto; Ventus, Ambient Weather, etc? Só o branding é que muda?
 
Última edição:

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Ok vou ver melhor a questão da consola (esse modelo não está disponível em stock).

O WS80 sem comentários? Já percebi que é mauzinho... mas porquê?

Um verdadeiro abrigo está a referir-se a que tipo? É que aquele abrigo da ecowitt podendo não ser dos melhores, ainda assim parece melhor do que os que estão incorporados nos sensores monobloco... ao menos é possível escolher a localização.


"Para informação: encomendei algum material da Ecowitt para uma pessoa, esta pessoa não estava presente no momento da entrega: recebi um e-mail esta manhã para me avisar! Não há muitas hipóteses com Froggit."

Toby, já sei que a sua língua materna não é o português mas não percebi esta parte de não haver muitas hipóteses com o Froggit. Pode escrever em inglês se preferir. Grazie;)
Bom dia,

Eu sou belga. ;)
Froggit é uma caixa de correio vazia sem qualquer serviço, acompanhamento.
Algumas pessoas aqui tiveram a experiência de e-mails que ficaram sem resposta.
A associação italiana desenvolveu uma parceria com a Ecowitt, Barani, Metspec.
Por exemplo, a sonda SHT35 https://www.ecowitt.com/shop/goodsDetail/94# foi feita a pedido dos italianos (actualmente não há melhor solução acessível (tenho duas em abrigos Davis e Barani)
Algumas evoluções e bugs de software são também devidos aos italianos. Esta é outra abordagem.
Continuo claro que uma Ecowitt não irá substituir um Davis VP2 (não é o mesmo orçamento).
Para a consola, deve verificar regularmente.
Com a escassez de componentes, é um momento difícil (no meu negócio não estou a brincar)
 
  • Gosto
Reactions: Zarb e joselamego

Zarb

Cumulus
Registo
20 Jun 2017
Mensagens
112
Local
Cepões de Viseu
Bom dia,

Eu sou belga. ;)
Froggit é uma caixa de correio vazia sem qualquer serviço, acompanhamento.
Algumas pessoas aqui tiveram a experiência de e-mails que ficaram sem resposta.
A associação italiana desenvolveu uma parceria com a Ecowitt, Barani, Metspec.
Por exemplo, a sonda SHT35 https://www.ecowitt.com/shop/goodsDetail/94# foi feita a pedido dos italianos (actualmente não há melhor solução acessível (tenho duas em abrigos Davis e Barani)
Algumas evoluções e bugs de software são também devidos aos italianos. Esta é outra abordagem.
Continuo claro que uma Ecowitt não irá substituir um Davis VP2 (não é o mesmo orçamento).
Para a consola, deve verificar regularmente.
Com a escassez de componentes, é um momento difícil (no meu negócio não estou a brincar)
Então nestas estações clones de Fine Offset, a sua recomendação é comprar é material da Ecowitt? Será a que tem maior acompanhamento e parcerias estabelecidas para melhorias a realizar?

Fiquei com a ideia que era italiano. Corrigido.
Merci ou Met dank :)

P.S.: nem me fale na escassez de componentes... :mad:fico logo aziado para o Ano Novo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego