Estação Meteorológica: Escolha, compra, lojas, dúvidas

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boa tarde. Tenho duas dúvidas, agradeço se puderem ajudar.

Eu tinha o sensor externo da minha Sainlogic WS3500 instalado num mastro na parede de um edifício algo abrigado, com um pequeno monte na sul/sudoeste (já publiquei fotos aqui anteriormente). No dia 9 deste mês, decidi mudar o sensor de sítio, e colocá-lo numa zona mais elevada, a poucos metros dali, mas com maior exposição, dentro do possível, para tentar captar melhor o vento. Como podem ver na foto, a estação tem a oeste uma fraga, e a sul existem algumas casas, estando o sensor instalado mais ou menos á mesma altitude a que passa o caminho público acima, apesar se estar livre a norte e este. Não consigo mexer mais porque senão o sinal não chega a minha casa.
Ora bem, as minhas perguntas são as seguintes:

1) Mesmo depois de ter instalado o sensor aqui, as velocidades do vento (rajada máxima) continuam a ser mais baixas, na maior parte das vezes, do que as registadas nas estações IPMA de Vila Real. Desconfio que possa ter que calibrar a velocidade do vento (pode ir até 150%) na consola, algo que nunca fiz.

2) Nestes dias tem ocorrido geada, e reparo que o valor da temperatura mínima acaba por ser sempre bem maior do que o valor previsto pelo IPMA e os valores registados pelas estações na cidade. Tenho um sensor mais abaixo, junto á estrada, que me mostra temperaturas muito iguais às mínimas previstas ou registadas na cidade. Apesar de este termohigrómetro nunca me ter desiludido, pois nunca inflacionou as temperaturas, acho um pouco estranho isto acontecer, talvez porque a partir de certa altura o sol começa a "bater" naquele sítio, pois é a zona mais alta da aldeia. Acham normal isto acontecer? Temperatura mínima acima do previsto e valor que sobe rapidamente com a incidência da luz do sol, enquanto que junto á estrada continua abaixo de zero?

Obrigado pela vossa atenção!

Boa noite,

A primeira regra na medição: uma medição num local X com um instrumento Y só é válida nesse local e nunca será idêntica num local Z.
Mesmo muito perto. Aqueles que afirmam o contrário nunca têm uma comparação real no terreno. ;)
Exemplo: nos testes em que participo para Barani: montamos um abrigo 50 cm mais baixo do que o abrigo em teste para obter a temperatura radiante.
E as diferenças são significativas, sabendo que os abrigos Barani/Comet/MetSpec são abrigos profissionais com uma precisão de 0,1°.
Imagine com as estações Ecowitt e Co. ;)
Tem parte da sua resposta à sua pergunta na sua mensagem: o seu sensor mais próximo do solo.
Montar uma estação "monobloco" é sempre um compromisso: sobe para um vento melhor: o seu t° irá desviar-se inversamente. Se cair, o seu vento será pior.
A medição da temperatura é uma tarefa muito difícil se se quiser eliminar parâmetros que podem influenciar a medição.
Fiz bi-sensores: um confirma ou invalida o outro. Com a ajuda do chefe do Barani, concebi um suporte 3D para optimizar os sensores "não profissionais".
Portanto, apenas para o aconselhar a colocar a sua estação a uma altura normal (1,5 a 2m de uma superfície).
 


leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Boa noite,

A primeira regra na medição: uma medição num local X com um instrumento Y só é válida nesse local e nunca será idêntica num local Z.
Mesmo muito perto. Aqueles que afirmam o contrário nunca têm uma comparação real no terreno. ;)
Exemplo: nos testes em que participo para Barani: montamos um abrigo 50 cm mais baixo do que o abrigo em teste para obter a temperatura radiante.
E as diferenças são significativas, sabendo que os abrigos Barani/Comet/MetSpec são abrigos profissionais com uma precisão de 0,1°.
Imagine com as estações Ecowitt e Co. ;)
Tem parte da sua resposta à sua pergunta na sua mensagem: o seu sensor mais próximo do solo.
Montar uma estação "monobloco" é sempre um compromisso: sobe para um vento melhor: o seu t° irá desviar-se inversamente. Se cair, o seu vento será pior.
A medição da temperatura é uma tarefa muito difícil se se quiser eliminar parâmetros que podem influenciar a medição.
Fiz bi-sensores: um confirma ou invalida o outro. Com a ajuda do chefe do Barani, concebi um suporte 3D para optimizar os sensores "não profissionais".
Portanto, apenas para o aconselhar a colocar a sua estação a uma altura normal (1,5 a 2m de uma superfície).
Obrigado Toby pela tua resposta.

Entendo perfeitamente o que quiseste dizer. Infelizmente com uma estação monobloco não posso querer ter todos os dados "o mais correto possível". Vou continuar a usar o medidor de chuva com termómetro que comprei em 2019, para registar pelo menos as mínimas junto á estrada. O sensor está ao lado da estrada, mas não está encostado ao chão. Vamos lá ver com com que temperaturas nos vai brindar a próxima madrugada!
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bons dias,
já à bastante tempo que sigo o fórum e chegou a altura de participar mais a fundo. Neste sentido pretendo colocar uma estação em minha casa.
Que escolhas ou opções aconselham para inicio?
Já li algures que a Bresser 5 em 1 seria uma boa opção mas cria explorar mais opções.
Obrigado por toda a ajuda possível.
Bom dia,

Não quero influenciar a tua escolha mas tenho uma e até agora a experiência é bastante boa.
Já está em funcionamento há dois meses e até agora nada a apontar. Tenho também uma Netatmo que é bastante mais cara, mas que oferece outros dados/facilidades, um dos contras são as leituras( 5 em 5 minutos no portal, 10 minutos na app. Aguarda por mais opiniões.
 
  • Gosto
Reactions: leofe e Pedro Matos

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Bons dias,
já à bastante tempo que sigo o fórum e chegou a altura de participar mais a fundo. Neste sentido pretendo colocar uma estação em minha casa.
Que escolhas ou opções aconselham para inicio?
Já li algures que a Bresser 5 em 1 seria uma boa opção mas cria explorar mais opções.
Obrigado por toda a ajuda possível.
Bom dia,
Eu tenho uma Bresser 5 em 1, modelo 7002510. Se queres que te diga, se soubesse o que sei hoje, não voltaria a adquirir. Não sei qual modelo vais escolher, mas pela experiência que tive com o equipamento/modelo, não o recomendo.

Adquiri na Amazon de Espanha em abril de 2020. Assim que entrou em funcionamento, logo percebi que a temperatura tende a ser mais alta do que o real quando a luz do sol incide diretamente no termohigrómetro. Achei um pouco chato porque dessa forma não iria conseguir registar corretamente a temperatura máxima do ano. Chegou aos 41,6°C embora desconfie que possa ter sido menos, pois o valor da temperatura era sempre inflacionado á luz do sol. Depois, meses mais tarde, comecei a perceber que o ecrã da consola às vezes simplesmente congelava, ou seja, alguns números no ecrã ficavam sempre ali, mesmo se eu clicasse em teclas que deveriam mostrar outras informações no lugar daqueles números. Resolvia isso com um reset, era chato depois configurar tudo de novo e ainda por cima perdia os dados desse dia (mais tarde coloquei essa estação num terreno agrícola e tal defeito fez com que eu perdesse dados interessantes, algo mais significativo visto que só ia ao terreno de vez em quando). O pior foi ter deixado de marcar a precipitação. Mesmo que a báscula (balancé) do pluviómetro se mova, a consola continua a zeros.

Em suma, desilusão autêntica. Por mais algum tinha comprado uma coisa melhor. Agora tenho uma Sainlogic WS3500 que até se porta bem, sabes que equipamentos "baratos" têm todos as suas limitações, mas daí até congelar o ecrã ou deixar de marcar a chuva caída vai uma grande distância.

Boa sorte na escolha ;)
 
  • Gosto
Reactions: remember

Pedro Matos

Cirrus
Registo
3 Fev 2017
Mensagens
53
Local
Riba de Ave (Famalicão) e Lantemil (Trofa)
Bom dia,
Eu tenho uma Bresser 5 em 1, modelo 7002510. Se queres que te diga, se soubesse o que sei hoje, não voltaria a adquirir. Não sei qual modelo vais escolher, mas pela experiência que tive com o equipamento/modelo, não o recomendo.

Adquiri na Amazon de Espanha em abril de 2020. Assim que entrou em funcionamento, logo percebi que a temperatura tende a ser mais alta do que o real quando a luz do sol incide diretamente no termohigrómetro. Achei um pouco chato porque dessa forma não iria conseguir registar corretamente a temperatura máxima do ano. Chegou aos 41,6°C embora desconfie que possa ter sido menos, pois o valor da temperatura era sempre inflacionado á luz do sol. Depois, meses mais tarde, comecei a perceber que o ecrã da consola às vezes simplesmente congelava, ou seja, alguns números no ecrã ficavam sempre ali, mesmo se eu clicasse em teclas que deveriam mostrar outras informações no lugar daqueles números. Resolvia isso com um reset, era chato depois configurar tudo de novo e ainda por cima perdia os dados desse dia (mais tarde coloquei essa estação num terreno agrícola e tal defeito fez com que eu perdesse dados interessantes, algo mais significativo visto que só ia ao terreno de vez em quando). O pior foi ter deixado de marcar a precipitação. Mesmo que a báscula (balancé) do pluviómetro se mova, a consola continua a zeros.

Em suma, desilusão autêntica. Por mais algum tinha comprado uma coisa melhor. Agora tenho uma Sainlogic WS3500 que até se porta bem, sabes que equipamentos "baratos" têm todos as suas limitações, mas daí até congelar o ecrã ou deixar de marcar a chuva caída vai uma grande distância.

Boa sorte na escolha ;)
São duas opiniões diferentes sobre a mesma estação o que é interessante. Terei isso em conta quando escolher.
Na Bresser também vi a 7 em 1, mas o preço já é diferente.
Pelo que vi estamos a falar de uma diferença de 30/40€ entre a Bresser e a Sainlogic, mas posso estar errado.
 
  • Gosto
Reactions: remember

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
São duas opiniões diferentes sobre a mesma estação o que é interessante. Terei isso em conta quando escolher.
Na Bresser também vi a 7 em 1, mas o preço já é diferente.
Pelo que vi estamos a falar de uma diferença de 30/40€ entre a Bresser e a Sainlogic, mas posso estar errado.
Se bem me lembro, adquiri a Bresser por 80€ na altura. A Sainlogic, consegui apanhar um mega desconto em outubro de 2021. Encomendei e em três dias chegou. Estava a uns 115€, quando o normal é andar á volta dos 150€/160€. Dou-te uma dica, há um site que podes utilizar para "monitorizar" o preço de produtos na Amazon, e que te envia email sempre que há uma descida de preço (foi o que usei). Para a Amazon Espanha, é este: https://es.camelcamelcamel.com/.
 
  • Gosto
Reactions: remember

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
São duas opiniões diferentes sobre a mesma estação o que é interessante. Terei isso em conta quando escolher.
Na Bresser também vi a 7 em 1, mas o preço já é diferente.
Pelo que vi estamos a falar de uma diferença de 30/40€ entre a Bresser e a Sainlogic, mas posso estar errado.
Boa tarde,

a minha é uma 7002580 até agora nada a apontar, mas como disse ainda a tenho há muito pouco tempo. Do que consegui perceber de pesquisas as duas são FO, o fabricante é o mesmo muda a marca do aparelho, foi o que percebi, corrijam-me se estiver errado.
Deve haver pessoas a queixarem-se da Sainlogic assim como da Bresser...
 

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Instalei hoje o GW1000 + WH vendido por um membro deste forum que já está funcional na aplicação da Ecowitt (Montijo). Obrigado ao @Toby!

Entretanto, para quem não quer gastar tanto € (este setup anda a volta dos 70e novo) deixo o comparativo com o meu sensor antigo da ThermoPro:

GW1000 + WH indoor e outdoor:

Screenshot_20230126_142713_Ecowitt.jpg


Sensor ThermoPro comprado na amazon:

20230126_141858.jpg


Como se vê, a diferença são 0.2° o que é praticamente nada. Resumindo, este sensor dá ThermoPro até que é dos melhores a venda na Amazon até aos 30e:

 

Attachments

  • Screenshot_20230126_141847_Ecowitt.jpg
    Screenshot_20230126_141847_Ecowitt.jpg
    84.1 KB · Visto: 178

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Instalei hoje o GW1000 + WH vendido por um membro deste forum que já está funcional na aplicação da Ecowitt (Montijo). Obrigado ao @Toby!

Entretanto, para quem não quer gastar tanto € (este setup anda a volta dos 70e novo) deixo o comparativo com o meu sensor antigo da ThermoPro:

GW1000 + WH indoor e outdoor:

Ver anexo 4234

Sensor ThermoPro comprado na amazon:

Ver anexo 4235

Como se vê, a diferença são 0.2° o que é praticamente nada. Resumindo, este sensor dá ThermoPro até que é dos melhores a venda na Amazon até aos 30e:

:thumbsup:
O GW1000 é uma base que permite a adição de 7 sensores T/HR, anemómetros, pluviómetros, radiação, ... ;)
0,2° não é nada, olha para a humidade 62/54. Se calcular a humidade absoluta que tem para um 5,2745gr/m3 e o outro 6,0943gr/m3.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Mindz

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
:thumbsup:
O GW1000 é uma base que permite a adição de 7 sensores T/HR, anemómetros, pluviómetros, radiação, ... ;)
0,2° não é nada, olha para a humidade 62/54. Se calcular a humidade absoluta que tem para um 5,2745gr/m3 e o outro 6,0943gr/m3.
Obrigado novamente! Como tinha explicado, o WH é mais que suficiente para mim pois infelizmente tenho 2 varandas grandes mas que são fechadas portanto não posso usar muito mais que o WH para medir temperatura/humidade. Se tivesse um terreno, sem duvida alguma que tinha investido num pluviómetro, anemómetro e por aí...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e Toby

leofe

Cumulus
Registo
6 Set 2021
Mensagens
141
Local
Vila Real
Saudações a todos,

Alguém sabe como posso melhorar um pouco mais a comunicação entre o sensor externo e a consola da Sainlogic WS3500? Fiz algumas mudanças na posição do sensor recentemente, e consequentemente tive de mudar a consola de lugar, mas não é problema. Na maior parte do tempo a conexão é estável, mas há períodos em que simplesmente falha, e é capaz de estar longos minutos sem conexão, o que me pode fazer perder alguns dados. Alguém sabe de algo que possa fazer? Por exemplo, isso está a acontecer agora mesmo, e no Wunderground vai aparecendo que atualiza com um intervalo de alguns minutos.

Por exemplo, relativamente á precipitação, imaginemos que durante o período em que não há conexão, chovem 5 mm. O sensor externo "guarda" esse valor para quando houver nova conexão? Se sim, fico mais descansado. Se não, temos aqui um problema grave.

Alguma ideia?
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
719
Local
Montijo
Boas, preciso de ajuda. Tenho um sensor WH32 ligado ao GW1000. Todos os dias por volta das 7 da manhã o sensor da rua (WH32) tem um pico de temperatura (26º) e volta a descer novamente para os valores normais.

O que poderá estar a causar o WH32 a emitir esta temperatura de 26º? É que é claramente um erro do sensor pois volta logo a descer para o valor real...
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

JTavares

Cumulus
Registo
9 Mai 2015
Mensagens
366
Local
Coimbra
Tinhas q estar a essa hora o pé dele p ver o q se passa. Se é recorrente acredito q tenha a ver com o sol, algum raio o deve atingir nesse periodo.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego