Exemplares de plantas tropicais em Portugal que se dão bem e frutificam



Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Ola,

Plantamos 2, tornamo-los em cerca de anos:
1280px-Citrus_paradisi_%28Grapefruit%2C_pink%29_white_bg.jpg

Há uma confusão pamplemousse/pomelo: https://fr.wikipedia.org/wiki/Pamplemousse_et_pomélo
É o meu fruto preferido, tem procurado-se muito tempo,
Permaneça a encontrar a pamplemousse sanguínea, :thumbsup:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Há uns anos comprei num mercado umas favas de tamarindo indonésias, para experimentar este fruto. Achei piada às sementes, que fazem lembrar as de alfarrobeira, tendo-as semeado num vaso na varanda.

Ao contrário do esperado, nasceram e cresceram bem. É daquelas plantas que quanto mais quente melhor (a varanda é aberta e virada a SO), aguenta bem alguma seca, mas é extremamente sensível aos frios, mesmo os de Lisboa - perde as folhas com as primeiras friagens fortes, é só rebentam em abril/maio ou junho, depois dos primeiros dias de 30 e tal graus - algumas nem chegam a renascer na primavera, devem morrer com o frio no inverno (das 20 plantas iniciais só restam 4).

Este ano aconteceu uma coisa engraçada: já íamos em finais de julho e os pequenos tamarindos ainda sem qualquer folha, pensava eu que tinham acabado por morrer todos (e que mesmo o doce clima de Lisboa era demasiado frio para a espécie). Eis senão quando, após o tórrido início de agosto (42ºC na estação meteo do IS Técnico), voltaram (quase) todos a florescer: a primavera e o início de verão, anormalmente frescos, não tinham produzido calor suficiente para as despertar! Mas com este recomeço tardio já pouco cresceram este verão.

E como este outono praticamente ainda a temperatura não desceu abaixo dos 6-7ºC em Lisboa, ainda vão com a folhagem bem composta... que deixo aqui em baixo

Um Bom Natal para todos!

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pitaya de polpa vermelha...
26913ef90c99da58586cf83b98082828.jpg
bb6fcdedc6b876bc2b4c24a5ea8fff0b.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk

Provei este ano a pitaya de polpa branca, e até me pareceu bem, em termos de sabor, mas em termos de fruto assim, aberto ao meio, é simplesmente linda, esta de polpa vermelha também não fica atrás.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
@luismeteo3, a jaca também tens por aí, ou compraste, já provas-te antes, ou é agora a primeira vez.
Olá apedro, feliz natal! Nunca tinha comido antes, mas adorei. É muito diferente de qualquer fruto que alguma vez tenha comido. É uma espécie de polpa fibrosa mas que se come bem. Para mim tem um sabor de tangerina e ananás, e as sementes comem-se como as castanhas... AMAZING! :D

Comprei hoje no mercado da Batalha! Grande prenda de Natal! :viva: