É por haver cada vez mais alguns " ecourbanitas iluminados" por aí, que querem suprimir o fogo do ecossistema mediterraneo, que ha cada vez mais incêndios rurais de ENORMES dimensões
Atençaõ que não estou a falar em queimadas ou focos de incendio controlados, para redução de matos, aí sou de acordo, agora em terrenos meramente agrícolas, acho que o uso do fogo para queimar umas dúzias de ramos de oliveiras, acho que não faz sentido.
Imagima um agricultor, que viva exclusivamente da agricultura, a juntar, e a fazer a queima de 20 ou 30 montes, quantas horas de trabalho, isso não lhe vai levar, e o preço das suas horas, que rendimento é que ele não tem de tirar do seu olival.
Agora pensa que um tractor com um destroçador acoplado a um tractor faz este trabalho todo, em pouco tempo.
Hoje em dia, a agricultura ou é apenas de complemento para as pessoas mais idosas, que tem a sua reforma, ou para os mais novo, tudo isto tem de estar me "cima da mesa", porque se não ainda existe mais terrenos abandonados, e esses sim, não dão qualquer proveito, a não ser cinegético, e são o grave problema para os incendios.
Eu gosto de ver o trabalho que esta entidade tem feito, com o uso do fogo na gestão das suas propriedades, e tenho aprendido muito, mas isto são para terrenos com dezenas de hectares, não para terrenos com poucos m2, o que é o que se ve mais pelo nosso país fora.
Eu sei bem que o fogo sempre fez parte da nossas florestas mediterraneas, só que hoje em dia a intensidade e combate ao fogo são de grandes dimensões, devido ao acumulado de metéria seca.
Basta vermos o que se passa num eucaliptal, quando são cortados para venda, no chão fica todas as ramagens, que poderia ter outro uso.
Eu conheço uma empresa que durante todo o ano recolhe esses sobrantes para usar no forno de cozer pizzas, aqui na cidade de Torres Novas.
@AJB, tocas-te aí num ponto certo, os pastores antigamente criavam uma enorme dinamica pelos terrenos onde passavam, pois iam fazendo o desbaste de árvores para os animais comerem durante o verão, e ainda recolhiam toda essa lenha, para usar no seu aquecimento, ou para cozer o pão, infelizmente tudo isso se perdeu hoje em dia.
https://montisacn.blogspot.com/2019...h3dQaXydDg1VwnciW-UduoxDoOASR21pwMICEryP5g01Q