Monitorização Clima de Portugal - 2008

• Thread starter Thread starter Vince
  • Data de início Data de início
Eu estou a orientar-me pelos dados que no livro do Costa Alves "Mudam os ventos, mudam os temos -pag.55" estão lá transcritos:
Assim: Para Abril, 86mm e para Maio 64mm = 150mm.
Já estão contabilizados cerca de 330 mm .
Assim sendo ,obrigado pela correção porque de facto , para o triplo ainda faltam mais de 100mm mas o dobro já terá sido bem ultrapassado segundo os dados do livro.

Ahhhh, está explicado um mistério que me estava a intrigar. Eu andava a estranhar ter falado até de possiveis records para o Porto, estive para lhe perguntar mas acabei por me esquecer.

As médias obviamente variam conforme a estação e os períodos em que se basearam mas acho então esses 64mm do livro baixos e vem daí o mistério. Referem alguma coisa sobre a Normal em que se baseiam esses valores ? Seria interessante sabermos para comparar à Normal Porto/S.Pilar 1961-1990. Serão assim tão diferentes em relação a outra estação ou será o período ?

O CPC tem para Pedras Rubas 89mm em Maio, que é o valor que está também na ficha 1961-1990 do IM para Porto/S.Pilar: http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_ac_61_90_Porto.pdf. Para Abril tem 112mm.

Segundo o CPC de 27 Abril a 27 Maio recolheu 137mm, portanto mais 54% em 30 dias:
http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/precipitation/sn08545_30.gif

O NW tem sido a região mais beneficiada com as chuvas mas é de salientar que era precisamente a região mais deficitária em relação aos valores normais, a natureza parece estar a querer compensar aí (tal como no NE da Península onde na Catalunha que estava numa situação dramática de falta de água tem chovido imenso) embora claro que fosse melhor não o fazer aos soluços desta forma. Mas atendendo que tem sido de forma suave sem extremismos cá em Portugal acho que é de se estar mais satisfeito do que insatisfeito.

Repare que em 365 dias apesar da fartura actual o Porto ainda tem um défice significativo de 358mm o que mostra o quanto anormal era a situação no norte em geral e no NW em particular (ver também Vigo por exemplo).

Até 27 Maio

Porto
030 dias: 137,4mm +48,3mm
090 dias: 366,0mm +89,5mm
365 dias: 820,2mm -358,3mm

Vigo
030 dias: 165,0mm + 34,8mm
090 dias: 535,0mm + 131,9mm
365 dias: 1305,8mm - 478,6mm

Bragança
030 dias: 45,6mm -27,3mm
090 dias: 195,9mm +34,6mm
365 dias: 509,2mm -208,9mm

Fonte: http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/global_monitoring/precipitation/global_precip_accum.shtml

Vou tentar verificar quando Maio terminar (porque ainda vem mais chuva até ao fim do mês) se estes dados serão ou não recordes absolutos desde que haverá registos nesta Estação.
Até lá...

Nimboestrato, como uma espécie de complemento de informação, deixo aqui os records de precipitação para o Porto, segundo dados do IM;)

Mês de Maio:
- 338mm em 1866;

Mês de Abril:
- 399mm em 2000.

Estes dados são referentes à estação do Porto - Serra do Pilar, em funcionamento desde 1863 (deve ser a mais antiga do país).
Haverão muitas diferenças entre a serra do Pilar e P.Rubras? É que o IM tem as mesmas médias mensais para ambas as estações: 112mm e 88mm para Abril e Maio respectivamente.

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Maio 2008

Este foi o Maio mais chuvoso dos últimos sete anos

Não havia um Maio com tanta chuva desde 2000, nem tão frio desde 1993, segundo informou ao SOL o Instituto de Meteorologia (IM)

Quase todas as estações do IM espalhadas pelo país registaram valores de precipitação acima da média dos últimos trinta anos e em termos gerais este foi mesmo o Maio em que mais choveu desde 2001.

Contudo, não choveu tanto como em Abril. «Caiu precipitação quase todos os dias, o que pode dar a sensação de ter chovido mais, mas em Abril caiu em maior quantidade», explica a climatologista do IM, Vanda Pires.

Por outro lado, a média da temperatura máxima foi a mais baixa de todos os Maios desde 1993. E, quer a temperatura máxima, quer a mínima ficaram

sempre abaixo do valor médio dos últimos 30 anos.

E se, por um lado, a chuva fora de época poderá benefeciar alguns negócios, como os dos chapéus de chuva, no sector da agricultura nem todos a têm recebedido de bom grado. De acordo com a agência Lusa, a precipitação nesta altura do ano está a prejudicar a qualidade do feno, provocando fungos.

Para este fim-de-semana, o IM ainda prevê céu nublado com ocorrência de aguaceiros. Mas a partir de segunda-feira e terça-feira, imediatamente a seguir à abertura oficial da época balnear, o Instituto de Meteorologia já prevê uma ligeira melhoria gradual do estado do tempo.

In:SOL

E é para continuar :w00t::w00t: tipico do clima continental não??

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Maio 2008

Este foi o Maio mais chuvoso dos últimos sete anos

Não havia um Maio com tanta chuva desde 2000, nem tão frio desde 1993, segundo informou ao SOL o Instituto de Meteorologia (IM)

Quase todas as estações do IM espalhadas pelo país registaram valores de precipitação acima da média dos últimos trinta anos e em termos gerais este foi mesmo o Maio em que mais choveu desde 2001.

Contudo, não choveu tanto como em Abril. «Caiu precipitação quase todos os dias, o que pode dar a sensação de ter chovido mais, mas em Abril caiu em maior quantidade», explica a climatologista do IM, Vanda Pires.

Por outro lado, a média da temperatura máxima foi a mais baixa de todos os Maios desde 1993. E, quer a temperatura máxima, quer a mínima ficaram

sempre abaixo do valor médio dos últimos 30 anos.

E se, por um lado, a chuva fora de época poderá benefeciar alguns negócios, como os dos chapéus de chuva, no sector da agricultura nem todos a têm recebedido de bom grado. De acordo com a agência Lusa, a precipitação nesta altura do ano está a prejudicar a qualidade do feno, provocando fungos.

Para este fim-de-semana, o IM ainda prevê céu nublado com ocorrência de aguaceiros. Mas a partir de segunda-feira e terça-feira, imediatamente a seguir à abertura oficial da época balnear, o Instituto de Meteorologia já prevê uma ligeira melhoria gradual do estado do tempo.

In:SOL

E é para continuar :w00t::w00t: tipico do clima continental não??

Acho que é mais tipico de clima temperado maritimo;)

Já está ao acesso de todos o relatório climático referente ao mês de Maio.

Maio foi o mês mais chuvoso do Séc. XXI

Maio foi um mês caracterizado por condições de grande instabilidade, com o corrência de períodos de chuva e aguaceiros e temperaturas abaixo dos valores normais (1971-2000) para a época.

A média da quantidade de precipitação em Portugal continental fez do mês de Maio o mais chuvoso do Séc. XXI. Perante estas condições meteorológicas, a situação de seca iniciada em Outubro de 2007 terminou no final deste mês em todo o território.

No continente a temperatura máxima do ar foi inferior em -1, 5ºC ao valor médio, sendo mesmo o valor mais baixo dos últimos 15 anos, o mesmo se verificou com a temperatura mínima.

Data: 5 de Junho de 2008
Autor: IM

Mais informações: http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/Rel_Maio_2008

Estive a ler o relatório, e fiquei surpreendido pela positiva, com a divulgação desta tabela:

É a primeira vez que vejo comparações com os valores das normais de 1971-2000.
Ainda só comparei os valores de 1971-2000 com 1961-1990 para a cidade de Lisboa, mas desde já encontrei uma diferença bastante significativa.
A precipitação normal passou de 39mm para 56mm, o que significa um aumento de 44% em relação à normal anterior.
Em relação a temperaturas, e ainda para Lisboa, a máxima desceu 0,3ºC e a minima subiu 0,3ºC.

Bom, bom, era se em relatórios futuros esta tabela se mantivesse e a ela fossem acrescentadas mais algumas cidades!:rolleyes:

Já está ao acesso de todos o relatório climático referente ao mês de Maio.

Mais informações: http://www.meteo.pt/pt/media/noticias/Rel_Maio_2008

O seculo 21 só tem 8 maios, e é logico que é o mais chuvoso, e não estou a criticar o IM ,mas o que eu critico é os mass media e a população citadina(mas já é normal terem memória de galinha),que se esquecem que estamos na primavera, e que e maio também CHOVE.

Ainda não vi com atenção mas estava à espera da saída do relatório para comentar a notícia que eles difundiram há dias. O relatório começa com «A média de precipitação em Portugal Continental esteve ligeiramente acima do valor médio 1971-2000, sendo este Maio o mais chuvoso do século XXI», mas o que deram mais destaque anteriormente foi ao mais chuvoso do século XXI.
Já vimos por aqui que o mês pareceu a todos mais chuvoso do que na realidade foi por causa do nº de dias de chuva (e isso era referido correctamente nas notícias e relatório) e menor insolação.

Total de Precipitação e anomalia
precyg4.gif

Quanto às temperaturas, aí já retiro a minha opinião, a atender pelo relatório tivemos um mês anormalmente frio, sobretudo por causa das temperaturas máximas. Uma coisa e outra estão muito relacionadas, muitos dias de céu nublado com algum vento impediram as máximas de subir, não foram propriamente entradas excepcionais de massas de ar frio que afectariam mais as mínimas que estiveram na média.

Anomalia Temperatura mínima, média e máxima
tempvn1.gif

Agora estranho é eles terem subitamente mudado neste relatório para os períodos 1971-2000 quando nos anteriores usavam sempre o 1961-1990. Na verdade parece-me muito mais lógico usarem este de 1971-2000, por isso ainda bem que mudaram. De realçar também as melhorias dos últimos relatórios depois de no princípio do ano termos ficado com a ideia que estavam decididos a piorar.

"Mudança da normal climatológica 1961-1990 para 1971-2000"

Acho no mínimo muito confuso e problemático estar a introduzir as referências climatalógicas no meio do ano 2008.

Posso estar a ser saudosista, mesmo achando que o IM está a fazer o correcto! Mas a meio de 2008?!

É que eu já tinha a anomalia do mês de Maio para Castelo Branco que era de 0.0ºC (Tméd =15.0ºC) e agora verifico que a anomalia passa a ser de -1.75ºC (Tméd=16.75ºC)!

Eu prefiro usar a normal 1961-90 até ao fim do ano, para evitar confusões, fazendo referência ao periodo 1971-2000 claro!

Eu pergunto, não seria mais seguro as normais passarem a ser referentes aos últimos 60 anos e não dos últimos 30 anos?

Ainda não conheço os valores para as normais 1971-2000, mas penso que terem temperaturas médias superiores irão esconder um pouco as anomalias positivas ligadas ao aquecimento global.

Que saudosista sou, logo me habituo..

Já agora sabes qual é o valor do Porto nesta Normal 1971-2000 ?

Não tenho Vince:(
Também fui apanhado de surpresa. Só tenho as normais de 1961-1990.

Paulo H
Ainda não conheço os valores para as normais 1971-2000, mas penso que terem temperaturas médias superiores irão esconder um pouco as anomalias positivas ligadas ao aquecimento global.

Em relação ao que o Paulo H disse, eu também pensava que nesta "normal actualizada" os valores de temperatura fossem maiores e os da precipitação ligeiramente menores.
Mas tal, e pelo menos em Lisboa, não aconteceu.
E como já disse, surpreendeu-me tal valor da precipitação.
Durante o fim-de-semana a ver se comparo os valores das outras cidades para ver se há assim muitas alterações significativas.

E se alguém tiver as normais 1971-2000 para onde quer que seja, que partilhe!;)

O Instituto de Meteorologia já fez um apanhado do mês de Junho, mas não foi acompanhado, como normalmente, pelo relatório mensal..:huh:
Ficamos a aguardar..

Junho seco com temperaturas altas

Data: 8 de Julho de 2008
Autor: IM

O mês de Junho foi caracterizado por temperaturas acima dos valores médios do período de referência de 1971-2000 e por pouca precipitação.

Junho foi, assim, um mês seco a extremamente seco com valores da quantidade de precipitação bastante inferiores aos valores normais (1971-2000), excepção feita ao Nordeste transmontano onde foi normal.

O valor médio da temperatura máxima, mínima e média do ar foi superior aos valores médios do período de referência em 1,4º, 0,2º e 0,6º respectivamente.

No que diz respeito à situação se seca, 43% do país encpntrava-se em situação normal, 54% em situação de chuva fraca e apenas o interior do baixo Alentejo (3%) se encontrava em situação de seca fraca.

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

O mês de Junho foi caracterizado por temperaturas acima dos valores médios do período de referência de 1971-2000 e por pouca precipitação.

Junho foi, assim, um mês seco a extremamente seco com valores da quantidade de precipitação bastante inferiores aos valores normais (1971-2000), excepção feita ao Nordeste transmontano onde foi normal.

O valor médio da temperatura máxima, mínima e média do ar foi superior aos valores médios do período de referência em 1,4º, 0,2º e 0,6º respectivamente.

No que diz respeito à situação se seca, 43% do país encontrava-se em situação normal, 54% em situação de chuva fraca e apenas o interior do baixo Alentejo (3%) se encontrava em situação de seca fraca.

Senão chover Portugal está bonito está:disgust:

Re: Previsão do Tempo e Alertas - Julho 2008

No que diz respeito à situação se seca, 43% do país encontrava-se em situação normal, 54% em situação de chuva fraca e apenas o interior do baixo Alentejo (3%) se encontrava em situação de seca fraca.

Senão chover Portugal está bonito está:disgust:

Como retiras essas conclusões, pois fica sabendo que esses dados são optimos para esta altura do ano ... pois basicamente todo o país está numa situação perfeitamente e apenas poderia ser preocupante neste momento se não chovesse até Dezembro !!

A menos que o resto do Verão seja extraordinariamente torrido com temperatura entre 40º a 50º C (lol) não haverá qualqur problema para este Outono/Inverno !!

Estive a ler o relatório referente ao mês de Junho de 2008, e detectei um erro referente à temperatura máxima.:confused:

Na tabela Climatológica mensal, reparei numa anomalia de gigantes na estação de Évora, +4,6ºC.

No entanto, mais à frente, diz que foi em Lisboa que se registou a maior anomalia referente à temperatura máxima, +3,0ºC.

Estive a ver os valores diários das temperaturas máximas diárias para o mês de Junho em Évora e concluí que a média foram os 30,9ºC referidos na tabela. Ou seja, a maior anomalia da temperatura máxima no mês de Junho foi de +4,6ºC em Évora e não +3,0 em Lisboa.

O pior é que não é só aí que está o erro. Os mapas das anomalias a seguir apresentados, não reflectem essa anomalia de +4,6ºC em lado nenhum. Aliás, a maior valor presente no mapa varia entre +2,5ºC e +3,5ºC.

E agora a minha duvida é:
Só Évora é que teve essa anomalia? Localidades como Portel, Elvas, Amarelaja, não a tiveram também uma anomalia na ordem de grandeza dos +4ºC? E se assim for, então o mês de Junho poderá ter sido mais quente do que os +1,4ºC referidos no relatório ao nível do continente. Isto sempre referentes aos valores da temperatura máxima, que modificará certamente os valores da temperatura média. Em relação à temperatura minima, não detectei nenhum erro assim flagrante.