Monitorização do Clima de Portugal 2016

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É bom relembrar os 40,8ºC registados à cota 890 mts nesse mesmo dia, estação do IPMA Fajão-Pampilhosa da Serra.
Estranhamente, ninguém contrariou esse valor, tratando-se de um registo impressionante, ofuscado pelo registo da Lousã.

Entre os 41º da Pampilhosa e os 45º na Lousã vai um grande mundo de diferença, fazes ideia da quantidade de energia que é necessária para elevar 1º a temperatura na atmosfera? A partir de certo ponto, é exponencial.
 
  • Gosto
Reactions: AnDré e Dan


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Então explica como mesmo agora se reparares é sempre a estação mais quente daquela zona, tal como Monção é naquela zona, tal como Pinhão é naquela zona, etc.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não sou eu nem tu que têm que dar explicações, é no IPMA que tem que fazer o trabalho de casa. Há pessoas que acompanham o clima de Portugal há décadas e sabem porque é que esse registo não faz sentido.
 

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,213
Local
Coimbra
Se duvidarmos deste valor, e partindo do principio que os sensores estão instalados segundo as normas, então deixamos de confiar também nos das outras estações. Quem me garante que os valores de temperatura de Tomar são verdadeiros? Ou a precipitação de Luzim? Será que as mínimas das Dunas de Mira ou da Praia da Rainha não são apenas erros dos sensores!?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Entre os 41º da Pampilhosa e os 45º na Lousã vai um grande mundo de diferença, fazes ideia da quantidade de energia que é necessária para elevar 1º a temperatura na atmosfera? A partir de certo ponto, é exponencial.

A diferença é significativa,normal que seja, mas para mim os 41ºC a 900 metros de altitude é claro indicativo de calor extremo naquele dia.
Elevar 1ºC de temperatura não acho nada de extraordinário, por exemplo podemos ver os registos de estações instaladas em topos e fundos de vale e observar diferenças das T.máximas entre os dois pontos. A orografia não pode ser posta de lado.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Se duvidarmos deste valor, e partindo do principio que os sensores estão instalados segundo as normas, então deixamos de confiar também nos das outras estações. Quem me garante que os valores de temperatura de Tomar são verdadeiros? Ou a precipitação de Luzim? Será que as mínimas das Dunas de Mira ou da Praia da Rainha não são apenas erros dos sensores!?

Mas é precisamente por isso, do conhecimento do local, do tipo de fenómenos atmosféricos que podem ocorrer em determinados locais, que esse registo da Lousã não faz sentido.
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Se duvidarmos deste valor, e partindo do principio que os sensores estão instalados segundo as normas, então deixamos de confiar também nos das outras estações. Quem me garante que os valores de temperatura de Tomar são verdadeiros? Ou a precipitação de Luzim? Será que as mínimas das Dunas de Mira ou da Praia da Rainha não são apenas erros dos sensores!?

Raramente se questionam as mínimas, pois sabemos que são locais de forte inversão, mas a estação de Dunas de Mira é possivelmente a que reúne menos condições(aparentemente) para ter mínimas tão baixas.Facilmente podíamos não acreditar naqueles valores.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
A verdade em relação ao valor da Lousã é que nunca saberemos se é certo ou não, a não ser que entretanto haja alguma manutenção e haja uma mudança clara..
Mas eu digo já que se tivesse de apostar com a garantia que depois saberia a resposta, não hesitava em arriscar dizer que é errado. Infelizmente não há muitas estações para comparar, mas mesmo assim, o valor de outra estação na Lousã, amadora, geralmente mais vulnerável a exageros, 2/3 graus mais baixa, apesar de estar a menor cota...? Logo esse diz muito. Além do apagão na estação depois do zumzum.
Mas nunca teremos certeza. Mas como diz o Vince, coisas destas, como outras passadas que foram validadas, e sei com toda a certeza que com erros grosseiros, não deixam muita confiança, para não dizer pouca...
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
É bom relembrar os 40,8ºC registados à cota 890 mts nesse mesmo dia, estação do IPMA Fajão-Pampilhosa da Serra.
Estranhamente, ninguém contrariou esse valor, tratando-se de um registo impressionante, ofuscado pelo registo da Lousã.

A mim saltou logo à vista os 40,8ºC de Fajão. Até o disse aqui:

Entre os 41º da Pampilhosa e os 45º na Lousã vai um grande mundo de diferença, fazes ideia da quantidade de energia que é necessária para elevar 1º a temperatura na atmosfera? A partir de certo ponto, é exponencial.

Não conheço o local da instalação da estação da Lousã, mas a da Pampilhosa da Serra está aqui:

VGGJJCc.jpg


biGa2pm.jpg


Mesmo no topo de uma das vertentes da serra, à mesma cota que os parques eólicos.
Daí ser tantas vezes a estação do interior com maior velocidade média do vento. E rajada também.

40,8ºC a essa altitude e com toda essa exposição, é no mínimo de estranhar.
Ainda para mais quando estações ao redor como Proença a Nova e Fundão, a cotas muito inferiores, não atingiram esse valor.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Se duvidarmos deste valor, e partindo do principio que os sensores estão instalados segundo as normas, então deixamos de confiar também nos das outras estações. .. Ou a precipitação de Luzim? ...

Sou suspeito em relação à EMA de Luzim-Penafiel.
No que toca ao udómetro, os registo de precipitação de 0,1 ou 0,2 mm que por vezes aparecem, devem-se a prováveis oscilações do poste onde se encontra o sensor devido ao vento.
Há uma terminologia inglesa para o fenómeno: "Vortex_shedding" - ver na wikipédia: https://en.wikipedia.org/wiki/Vortex_shedding.
Como tal, tentei enrolar em hélice o fio do sensor no tubo (reparem por exemplo nalgumas torres da petrogal ou outras empresas - algumas das torres tem estruturas circulares\helicoidais na zona terminal permitindo evitar a oscilação harmónica), e o que é certo é que desde esse momento não mais a estação registou esse tipo de precipitação com tempo seco.

Para quem tem postes\tubos altos, redondos, a suportar sensores pesados, tipo os da Davis, recomendo que o façam (bastam os 20% terminais do tubo) - evitarão as oscilações, ainda que com ventos fracos, que por vezes alteram os dados dos sensores de chuva e de vento. Nalguns casos quase que deixa de ser necessário amarrar os postes com vários cabos de aço. ;)

... mas a da Pampilhosa da Serra está aqui:..
Um pormenor chamou-me a atenção: o termo-higrómetro está muito próximo do painel solar.
Será que o calor\luz solar irradiados pelo painel afecta o sensor? Eu nunca colocaria um sensor tão próximo de uma painel desses...:huh:
 
Última edição: