Sem imigração não há crescimento?
Fui consultar os dados da Polónia. Espera-se que este ano o país cresça 3,5%, enquanto que Portugal crescerá cerca de 2%. Os polacos estão a convergir com os países ricos muito mais rapidamente que Portugal, e prevê-se que em 2030 possam alcançar Espanha (depois de deixarem Portugal para trás).
Na Polónia, devido a baixos índices de fertilidade, a população está a cair. A queda não é maior devido à imigração, quase na sua totalidade proveniente da Ucrânia e da Bielorrússia, países vizinhos. Há cerca de 1 milhão de imigrantes na Polónia, para uma população de quase 40 milhões.
Já Portugal tem mais de 1,5 milhões de imigrantes, para uma população em torno de 10 milhões. Se imigração fosse sinónimo de crescimento, Portugal deveria crescer tanto ou mais que a Polónia. Mas não é isso que acontece…
Nas eleições houve vários candidatos a fazer campanha pela imigração. Ora tratar um tema tão complexo desta forma não será também uma forma de populismo? Ainda mais quando há estudos sérios feitos na Dinamarca, Reino Unido, Bélgica ou Holanda que contestam esta visão…
Sem imigração não há crescimento?
(...)
Na Polónia, devido a baixos índices de fertilidade, a população está a cair. A queda não é maior devido à imigração, quase na sua totalidade proveniente da Ucrânia e da Bielorrússia, países vizinhos. Há cerca de 1 milhão de imigrantes na Polónia, para uma população de quase 40 milhões.
Finance minister Andrzej Domański told the FT that the case for adopting the euro had weakened as Poland has outpaced most Eurozone economies, even as EU member states are obliged to join the single currency area when certain criteria are met.“Our economy is now doing clearly better than most of those that have the euro,” Domański said in an interview. “We have more and more data, research and arguments to keep the Polish zloty.”
(...)
“Public opinion favours the zloty, but the main reasons we’re not working on euro adoption right now are economic and not about Polish politics,” Domański said. “Two years ago I was a bit worried that Poland could be left behind in a two-tier EU and outside the Eurozone, but today Poland is clearly in the top economic tier and I see no strong reason to abandon our own currency.”
The European Commission forecasts that Poland’s budget deficit will narrow to 6.3 per cent of GDP in 2026, from about 6.8 per cent last year, though it would still be more than double the Maastricht convergence threshold of 3 per cent — one of the fiscal criteria EU countries must meet to qualify for euro membership.
https://www.ft.com/content/b4c07b4d-dd15-4a42-b744-ea4b5f6966eePor toda a Europa, estes partidos que têm discurso anti imigração conseguem obter um grande número de votos exclusivamente graças a isso porque de resto, não apresentam grandes propostas. Não concordo que o CH venha a ser governo devido ao facto de se reconhecer a necessidade de reformas até porque eles não defendem muito isso, focam-se na imigração, noutras minorias e na corrupção, pois já perceberam que pega dessa forma.Para já será difícil o PS virar ao Centro, talvez a vitória de Seguro dê algum impulso nesse sentido, mas não será no imediato. Alguns partidos irmãos do PS de outros países europeus como o Labour de Inglaterra já perceberam que se não mudarem as suas posições na imigração e se não tiverem políticas de criação de riqueza são papados pela Direita populista. O PS ainda está longe dessa realidade, muito longe. O Labour está a aplicar medidas que vão muito além do que o Chega tem proposto, depois do Brexit e das políticas migratórias da Direita do Partido Conservador terem deixado a imigração descontrolada. Como consequência, o Partido Reform do Nigel Farage está em primeiro lugar nas sondagens, há muitos meses.
No fundo os partidos que não tomam posições racionais e técnicas para resolver os problemas, com medo que sejam impopulares, um dia mais tarde pagam a factura, e essa vem na forma de partidos radicais a tomar o poder. E isto vale agora para Montenegro, para a AD, que também está a adiar reformas, para agradar a opinião pública, o partido, poderes económicos e funcionários públicos. Um dia a factura virá, e poderá ser sob a forma de um governo do Chega.
Há cerca de 1 milhão de imigrantes na Polónia, para uma população de quase 40 milhões.
BRUSSELS, Jan 20 (Reuters) - European Union finance ministers started disciplinary steps against Finland on Tuesday for running an excessive budget deficit, giving Helsinki until 2028 to narrow the gap to within EU limits of 3% of the country's gross domestic product or potentially face fines for non-compliance.
Finland had a budget gap equivalent to 4.4% of GDP in 2024 and 4.3% in 2025 - still smaller than some of its EU peers also under such measures but well above the bloc's 3% goal - and the country's increased defence spending to prepare against a possible Russian attack does not fully explain the excess, EU finance ministers said.
Por toda a Europa, estes partidos que têm discurso anti imigração conseguem obter um grande número de votos exclusivamente graças a isso porque de resto, não apresentam grandes propostas. Não concordo que o CH venha a ser governo devido ao facto de se reconhecer a necessidade de reformas até porque eles não defendem muito isso, focam-se na imigração, noutras minorias e na corrupção, pois já perceberam que pega dessa forma.
No entanto, se o André Ventura superar os 30% no dia 8 de fevereiro, e apesar de serem eleições diferentes, penso que a possibilidade de o CH ganhar em eventuais legislativas será maior. Estão empenhados em dividir a população, está constantemente a atacar AJS através de jogo sujo, mas infelizmente até assim consegue obter um grande número de votos.
https://sicnoticias.pt/especiais/el...ar-sozinho-e-lanca-desafio-a-seguro--c5b9dd36Fazendo referência a uma notícia publicada no Correio da Manhã sobre políticos que acumulam duas pensões vitalícias, como é o caso de Armando Vara, Ventura considerou que este é "um bom tema para o candidato [António José Seguro] poder falar, em vez de estar calado o dia todo", desafiando-o a responder se "faz sentido mudar a Constituição".
Pois, continuou, António José Seguro "se calhar, tem muita gente na campanha dele que está a receber subvenções vitalícias e é por isso que não se quer comprometer com isso".
https://portal.oa.pt/comunicacao/imprensa/2025/10/16/tribunal-constitucional-valida-cortes-aplicados-a-pensao-vitalicia-dos-politicos-e-ex-juizes-do-tc/#:~:text=Tribunal Constitucional valida cortes aplicados à pensão,ex-juízes do TC - Ordem dos Advogados.Com a aplicação da condição de recursos, os beneficiários com rendimentos mensais superiores a dois mil euros continuam a ver suspenso o pagamento da pensão vitalícia, conforme previsto na legislação aprovada em 2014 e 2015.
Eu já disse na brincadeira que se fosse eleição para 1/2 meses podia governar só para ver a tal mudança que tanto falam. Nem é preciso muito tempo, os disparates iam começar logo no primeiro dia após a tomada de posse.Um ano ou dois (estou a ser generosa!) a governar e isso passa num instante. Agora, se é um risco? É. Mas não haveria forma mais eficaz de regressarem à semi-irrelevância. Avisem só com antecedência, se faz favor, que é para eu pôr o meu carcanhol algures a salvo.