O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A respeito de privatizações.. Acho piada os nossos personagens, agentes, como lhes queiram chamar, no ramo da comunicação social.. Então não é que estes senhores sempre se queixaram de que a rtp lhes "rouba" capital financeiro nos anúncios e patrocínios, e agora estão todos contra a privatização da rtp porque vai gerar mais um concorrente privado?! Então em que é que ficamos? Para mim está muito claro, temos de viver com o que temos, e em função disso ser o que somos! Está muito claro para mim que uma empresa do estado que faz um buraco financeiro de 200 a 300milhões de euros por ano de dívida, tem e deve ser privatizada quanto antes melhor! Este dinheiro sai-nos dos nossos bolsos, dos nossos impostos, que raio! É dinheiro que podia ser veiculado para apoios sociais, ou melhor ainda, para apoios ao emprego! Mas já ouvi umas vozes, de que já não é para já a dita privatização, o que acho muito mau!

Eu sou da opnião que a RTP devia ser totalmente reestruturada e nunca privatizada, é um canal que foi fundado pra ensinar e divulgar. Sendo privatizado será mais um entre os outros que só irá transmitir lixo e entrar na guerra das audiências e iremos perder tudo só por uns tostões que podem ser totalmente reestruturados e negociados.

Fique-se com a RTP e a RTP Memória e chega, o serviço público devia começar logo pela meteorologia de forma correcta.

[ame="http://videos.sapo.pt/GmIv3lTBtUItzn9KzEwN"]"O fim da ilusão" de Medina Carreira - SIC Notícias - SAPO Vídeos[/ame]

Eu que não vejo tv (tirando as noticias da RTP-M(adeira)) pode bem ser privatizada, os programas até tem descido de nível...

Eu sou da opnião que a RTP devia ser totalmente reestruturada e nunca privatizada, é um canal que foi fundado pra ensinar e divulgar. Sendo privatizado será mais um entre os outros que só irá transmitir lixo e entrar na guerra das audiências e iremos perder tudo só por uns tostões que podem ser totalmente reestruturados e negociados.

Fique-se com a RTP e a RTP Memória e chega, o serviço público devia começar logo pela meteorologia de forma correcta.

"O fim da ilusão" de Medina Carreira - SIC Notícias - SAPO Vídeos

Façam o que fizerem, estarei de acordo desde que acabem com o buraco financeiro! Isso é que não pode ser.. RTP Memória?! Isso é para quem pode, eu não tenho canais pagos, e até podia te-los, mas tenho outras prioridades, até porque pouco tempo tenho para ver tv, basicamente é notícias, um ou outro filme e aturar novelas..
Que façam contas, se compensa despedir ou não, ou se há outra forma de reduzir custos sem transformar a RTP1 numa RTP2, pois isso iria cilindrar por completo a estação, eu até vejo alguns programas da RTP2 por sorte numa de zapping caso me interesse o tema, mas admito que apenas 10% da população se interesse por alguns programas da RTP2..

Façam o que quiserem, o buraco financeiro anual é um desastre que tem de ser eliminado, pelo menos enquanto houver pobreza e desemprego em Portugal!

Só temo que ao eliminar os custos se transforme a RTP numa empresa de comunicação social que pouca gente vai continuar a ver, tirando as notícias e os concursos, pouco mais oferece! Pouco mais oferece se não quiser servir de concorrência aos privados! Aí está o dilema, entre a atratividade do canal e o buraco que todos nós pagamos nos impostos!

Vince, a questão de garantir a concorrência é muito pertinente! Mas faltam leis adequadas à realidade da situação! Na verdade, por mais concorrência que haja, vamos a ver e constatamos que essas empresas do ramo são na maioria participadas umas das outras, e o resultado é que não é possível a médio/longo prazo evitar o monopólio, ficamos sempre numa situação de oligopólio disfarçado!

Digo isto baseando-me em alguma experiência de vida, quando exerci funções no ramo público das águas e saneamento: constatei que fornecedores de serviços e matérias-primas há muitos em portugal e espanha, mas a maioria depende de uma empresa de capital francês que não vou dizer o nome! Constatei que muitas vezes consegui preços a 1/3 do custo oferecido pela dita empresa, e tinha de ser quase às "escondidas" (com muita insistência e segredo/confiança ao telefone com o potencial fornecedor)! Isto tudo para dizer o quê? Que o grande come (compra) o pequeno, e é a isso que chamo monopólio! É horrível saber que nos faz falta o produto de referência X, e ninguém nos quer/pode vender sem autorização da dita empresa. E pior ainda é saber que a dita empresa nos cobrava 300%! Monopólios para o raio que os parta! :)

Falta ainda a questão das receitas médicas, de médicos já falecidos. E porque não, da questão de enviar doentes para hospitais que não são do estado, sem verificar a disponibilidade nos hospitais públicos dos arredores.

E eu que pensava que estas coisas só se passavam na Grécia.. Na Grécia:
- 94% do território não se sabe a quem pertence.
- 20% das pensões de reforma estão sendo pagas a pessoas que já faleceram.
- O IVA é menor que o nosso na maior parte dos produtos/serviços.
- Etc..

Falta ainda a questão das receitas médicas, de médicos já falecidos. E porque não, da questão de enviar doentes para hospitais que não são do estado, sem verificar a disponibilidade nos hospitais públicos dos arredores.

- Etc..

E a Grécia foi obrigada a comprar não 2, mas 5 submarinos à Alemanha. E um monte de armamento à França. Apesar dos governantes gregos, tal como os portugueses, terem bastante culpa no cartório, é no mínimo irresponsável por parte de quem empresta dinheiro, vender material inútil a quem se sabe que não tem como pagar. Isto partindo do princípio que há boa fé, o que eu duvido.

Sobre a Grécia, se tiveram paciência, vale a pena ler este longo artigo:
- Beware of Greeks Bearing Bonds

Um pequeno resumo:

Ou ainda este artigo:
- El jardín de las delicias griego

Não sei se tudo é verdade, talvez não seja, mas se nós fomos loucos, eles ainda foram mais.
O número de submarinos talvez seja um bom comparador, por acaso no tempo de Guterres o objectivo era comprar 4 submarinos, o que não me surpeende.

Se há algo que me gera muita desconfiança neste momento é a comunicação social ocidental, que vende as notícias que mais interessam aos seus patrões, quase sempre com ligações aos partidos que alternam (nos dois sentidos que esta palavra pode tomar) no poder. Principalmente após as notícias vindas da Líbia, que não correspondem ao que me contam as pessoas que vieram de lá, e outras que estão lá e com quem ainda mantemos contactos esporádicos.

Se algumas destas notícias têm algum fundo de verdade, há aqui muita propaganda à mistura. Se tudo fosse verdade a Grécia tinha falido há décadas, e tinha uma dívida pública centenas de vezes superior ao seu PIB. O salário médio de um ferroviário rondar os 5 mil euros mensais? Duvido muito. 50 motoristas para um carro? Não acredito. Eventualmente são casos pontuais, que foram amplificados para gerar na opinião pública europeia a sensação que os gregos não merecem qualquer ajuda.

Sim David, por isso referi se for tudo verdade, algumas coisas são dificeis de acreditar. Sabemos a levianidade com que se fazem notícias hoje em dia, e raras vezes concordo com o que se escreve sobre Portugal lá fora, quer de bom, quer de mau. Mas acredito que a Grécia de facto tenha cometido imensas asneiras, do que sei é um país onde existe por exemplo muita economia informal que não paga impostos, etc. E as mentiras sobre as suas contas públicas ao longo de muitos anos foram comprovadas.

Para se chegar onde chegaram Portugal e Grécia tiveram que se cometer muitas asneiras. Na discussão do paga - não paga entre a esquerda e a direita, têm ambos os lados razão sem nenhum a ter. Os empréstimos são agiotas, parte da dívida é insustentável, e provavelmente uma pequena fracção ilegítima, mas fomos nós com as nossas asneiras que nos pusemos nas mãos dos credores.

- Etc..

:surprise::surprise:

Mas que raio, isso é pior que uma anarquia. Como é possível ?

Sobre a Grécia, se tiveram paciência, vale a pena ler este longo artigo:
- Beware of Greeks Bearing Bonds

Um pequeno resumo:

Ou ainda este artigo:
- El jardín de las delicias griego

Não sei se tudo é verdade, talvez não seja, mas se nós fomos loucos, eles ainda foram mais.
O número de submarinos talvez seja um bom comparador, por acaso no tempo de Guterres o objectivo era comprar 4 submarinos, o que não me surpeende.

Muito se fala nos submarinos, que servem sempre de arma de arremesso, aconselho a ler os seguintes artigos:
http://www.areamilitar.net/opiniao/Opiniao.aspx?NrNot=98

http://www.areamilitar.net/opiniao/Opiniao.aspx?NrNot=48

http://www.marinha.pt/PT/amarinha/meiosoperacionais/subsubperficie/submarinos/Submarinos209PN/Pages/SubSuperficie.aspx

Já agora sobre a crise da divida Grega, gostei muito de ouvir a opinião de Ana Gomes no programa "Conselho Superior" da Antena 1: http://mp3.rtp.pt/mp3/wavrss/at1/1424829_92197-1106280941.mp3

Sempre me admirei que por cá também não houvesse estoiro da bolha do imobiliário.

Parece que a Grécia será sacrificada e expulsa do euro. Servirá de exemplo para «assustar» outras economias europeias. Quanto a Portugal, penso que será mais difícil uma queda, por causa da Espanha. Arrastaríamos os nossos vizinhos... e a Espanha é grande, demasiado grande para cair.

É deveras lamentável ver os princípios consagrados de uma União Europeia de coesão unificada e solidária transformada num painel de egocentrismo, de acusações e bodes expiatórios. Para isto, valia mais não ter havido moeda única, e muitas outras coisas sem fins criadas no meio de sorrisos cínicos e cortesias falsas.

A Grécia como uma grande nação, com uma história ímpar e berço de grandes personagens que outrora deram grandes contributos à humanidade devia ser respeitada e ajudada. É nos momentos difíceis que a união pode fazer a diferença.

Se Expulsarem a Grécia do Euro, da União Europeia, aconselho a imediata saída voluntária de Portugal, Irlanda e da própria Espanha, mas não sem antes fazer um hair-cut total à dívida. Pode ser que eles tremam um bocadinho.... quem sabe.

É deveras lamentável ver os princípios consagrados de uma União Europeia de coesão unificada e solidária transformada num painel de egocentrismo, de acusações e bodes expiatórios. Para isto, valia mais não ter havido moeda única, e muitas outras coisas sem fins criadas no meio de sorrisos cínicos e cortesias falsas.

A Grécia como uma grande nação, com uma história ímpar e berço de grandes personagens que outrora deram grandes contributos à humanidade devia ser respeitada e ajudada. É nos momentos difíceis que a união pode fazer a diferença.

Se Expulsarem a Grécia do Euro, da União Europeia, aconselho a imediata saída voluntária de Portugal, Irlanda e da própria Espanha, mas não sem antes fazer um hair-cut total à dívida. Pode ser que eles tremam um bocadinho.... quem sabe.

Mas... a própria Grécia não se ajuda a si própria!

Se eu fosse 1o ministro na Grécia, faria o mesmo que a Islandia! Marcava um referendo nacional, para que o povo decidisse, ou aceitar as medidas austeras e quiçá continuar na UE, ou sair simplesmente, promulgando a vontade de incumprimento em pagar o que se deve. Enfim, aceitar definitivamente o estado de bancarrota ou não. Na verdade já estão em bancarrota há algum tempo.. Mas isto sou eu a dize-lo! Dá pena observar tanta revolta social, que só prejudica o futuro do país. Quanto ao facto de ser um país que contribuiu em muito na cultura europeia, aí eu não tenho pena, contas são contas, simples! Embora o papel de países como a alemanha e a frança me deixem profundamente desiludido com o projecto europeu, muito desiludido mesmo! Quer dizer, somos UE para o bem, mas quando as coisas correm mal, somos a vergonha do mundo! Não me agrada nada o futuro, nesta guerra de movimento de capitais, vão sofrer os mais pequenos como nós.. Que fazer? Temos de sair desta encruzilhada quanto antes melhor! O destino da Grécia parece-me estar já traçado, para desgosto meu.

Estado
Fechado para novas mensagens.