1. Postagens no fórum Off-Topic
    Para combater registos que têm por único objectivo o de participar em tópicos controversos, o acesso às postagens está condicionado a membros com um número mínimo de 100 mensagens. Membros que não tenham esta quantidade de mensagens não poderão submeter mensagens ou criar tópicos nesta secção.
    Condições Gerais de Utilização do MeteoPT

O Estado do País

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Rog 25 Mar 2009 às 10:35.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    O Estado do País cada dia que passa está pior, senão vejamos eu como estudante do politécnico não tenho exame desde do dia 7 de Julho, esta seria suposta última semana de exames mas não é, e isto porquê? Porque os professores do politécnico estão em greve aos exames desde do dia 7 e pelo menos assim vai continuar até ao dia 31 de Julho, onde anda o ministro do ensino superior? onde anda o 1º ministro?, será que não sabem desta situação é lamentável? :buh:Assim vai durar este panorama até quando vai ser adiados os exames, até quando vai durar esta incerteza, se os professores estão a lutar pelos seus direitos e concordo com eles, mas nesta situação quem sai mais prejudicado são os alunos como sempre, já tenho exames para 1ªsemana de Agosto e Setembro em princípio porque a greve essa está para durar e de 1 semana já vai em 3 semanas que dizer de este país mais parece ser um país do 3ºmundo. Ninguém convoca reunião, ninguém tenta resolver a situação, pago propinas para isto, se o próximo ano está em causa, mais vale ir para a praia do que andar neste stress tenho exame não tenho exame:assobio:. Sócrates estás a cavar a sepultura e certamente e espero que em Setembro fiques enterrado e bem enterrado, porque nestes 4 anos ainda não vi nada de jeito, tirando o Magalhães e o e-escolas para os putos e quem é universitário tem que pagar propinas, comprar portátil ao preço que é, nós é que precisamos de um portátil para que raio um puto de 6 anos quer um portátil, pobre país que nunca mais sais do buraco negro, ainda mandam postas de pescada que a crise acabou, ela ainda nem sequer vai a meio, basta olhar à taxa de desemprego para 2010 cerca de 11%. Parabéns Sócrates!:palmas::buh: Mas em Setembro não terás o meu voto.:)

Greve às avaliações nos Politécnicos prolongada

O Sindicato Nacional do Ensino Superior vai prolongar a greve às avaliações no Politécnico até ao final do mês. O protesto era para durar uma semana, mas já vai na terceira.
    Em causa, o Estatuto da Carreira de Docente que obriga os professores a contrato nos politécnicos a sujeitarem-se a concursos, independentemente dos anos de serviço.

Gonçalo Xufre, presidente do Sindicato, garante que o protesto vai continuar e os exames serão adiados.

A contestação dos professores mereceu, no início, a solidariedade dos estudantes, mas nesta altura o número de exames por realizar e a falta de avaliações estão a gerar protestos entre os alunos, oito mil provas ficaram por fazer. Ainda assim, Gonçalo Xufre acredita que o apoio dos estudantes se mantém.

Se não tiver resposta por parte do Governo, o Sindicato garante que vai procurar novas formas de luta, mas assegura que o início do próximo ano lectivo já está causa.

Fonte: TSF

Collapse Signature Expandir Assinatura
  2. Meteo Trás-os-Montes

Meteo Trás-os-Montes
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    28 Jan 2007
    Local:
    Carcavelos /Chaves / Vilardevós - Galiza
    Trás-os-Montes é a região mais pobre da UE:disgust:

Um estudo do Centro de Estatística da Associação Nacional das PME e da Universidade Fernando Pessoa indica que Trás-os-Montes é a região mais pobre da União Europeia.

O "Estudo sobre a Pobreza na Região Norte de Portugal", elaborado para a Comissão Europeia, indica que a região Norte é a mais pobre de Portugal e está entre as 30 mais pobres das 254 regiões da UE a 25, enquanto que Trás-os-Montes é classificada como a Sub-Região mais pobre da UE a 27.

Segundo o mesmo documento, enquanto em 2005/2006 havia cerca de 693 000 pobres na região, em 2009, existia cerca de um milhão, "resultado do encerramento de muitas unidades fabris e falência de outras empresas que levaram ao despedimento de milhares de trabalhadores com a consequente redução dos seus rendimentos".

O presidente da Associação Nacional das PME, Fernando Augusto Morais, considerou que as conclusões do estudo são "surpreendentes", tendo em conta o investimento comunitário que foi canalizado para a região, através do Quadro Comunitário de Apoio III.

"No ano 2000, as duas sub-regiões do Minho e Alto Douro e Trás-os-Montes foram identificadas como as mais pobres da UE-15. Por isso, a União Europeia injectou na região Norte cerca de sete mil milhões de euros entre 2000 e 2006 para que houvesse um crescimento de 4,5% neste período, mas não só a região não cresceu como ainda por cima contém a sub-região mais pobre da UE-27", lembrou este responsável.

"O dinheiro investido não atingiu os objectivos", resumiu Fernando Augusto Morais, criticando o "desperdício".

O presidente da Associação considerou que é necessário responsabilizar as entidades responsáveis pela execução destes programas e o Estado e sublinhou que "os contribuintes europeus vão querer saber como foi aplicado este dinheiro".

"São visíveis situações de pobreza extrema, privação e precariedade", aponta o mesmo relatório, salientando que "a face mais visível desta 'nova pobreza' é o aumento dos pedidos de ajuda alimentar junto das instituições de solidariedade social, muitas vezes, na sombra do anonimato onde se identificam professores desempregados e muitos outros técnicos superiores".

in economico.sapo.pt

Nota: As estatísticas não mentem. Apenas confirmam o que qualquer um de nós pode ver in loco se passar "para além do Marão". A situação em Trás-os-Montes, como em todo o interior de Portugal, é preocupante. Porém, estas regiões, sem a «publicidade» das do Litoral (os casos de pobreza no Vale do Ave, Vale do Sousa, Alto Minho e Península de Setúbal são bem mais falados), vivem uma pobreza escondida, e, estando tão longe do poder central, acabam por não ser ouvidas. Tudo mudaria com a regionalização. Tudo seria diferente com a existência de regiões, as da Beira Interior e de Trás-os-Montes e Alto Douro. Pouco mudará, infelizmente, com as cinco regiões. O Interior continuará esquecido. Pode ser que este alerta, e alertas como este, despertem a consciência dos portugueses para a realidade que se vive em 1/3 do nosso território.

@Afonso Miguel

Notícia aqui!

3. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Vamos ver se domingo isto vai mudar de rumo ou não. Pensem, reflectem e agem como cidadãos dia 27 vão votar.:unsure:

4. HotSpot

HotSpot
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    20 Nov 2006
    Local:
    Moita, Setubal
    Sem dúvida. Votar é um DEVER cívico.

Não admito discutir politica e ouvir criticas a quem está no poder, de alguém que não vote.

Depois desta eleição, o país vai ficar numa embrulhada. Se ganha o PS, deve-se aliar ao BE. Se ganha o PSD, a direita não vai ter maioria absoluta no parlamento.

Sinceramente, espero que ganhe o PS...

5. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica

Não vou tecer em público considerações políticas mas apoio uma coisa que disseste sem sombra de dúvidas.

Eu não quero ser daqueles que depois se vai queixar sem nada fazer. Por isso vou votar (este ano com enorme sacrifício pessoal :s )

Dia 27 VOTEM! Tenham que ideias tenham e votem porque motivo votem... mas VOTEM!

6. Veterano

Veterano
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    2 Fev 2009
    Local:
    Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
    Independentemente das opiniões políticas de cada um de nós, espero que todos concordemos na necessidade cívica de se VOTAR!

Quanto ao resto, o país necessita acima de tudo de bom-senso, isenção e capacidade de agir sobre uma realidade económica-social degradada, todos nós, uns mais outros menos, o sentimos:(.

Desta forma, pouco me importa quem ganhe, desde que trabalhe para o bem da nação e não para encher os bolsos...

7. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Eu fui muito crítico nas anteriores eleições pois sempre disse a quem me conhece que se ganhasse o PS nunca iria fazer melhor do que o PSD que lá estava - o tempo veio a dar-me razão pois tudo o que eu dizia sobre os predicados da equipa que iria para o governo não eram os melhores...continuo a pensar o mesmo.

E não pensem que rejubilei por isto acontecer: oxalá que quem está no governo tivesse colocado o nosso país nos eixos - sempre disse e afirmo-o aqui: mesmo que não seja o meu partido a ganhar, que aqueles que forem para lá consigam o melhor para os Portugueses, pois acima dos partidos está o povo. E independentemente da minha proximidade ao PSD ideologicamente (não sou afiliado) mesmo que alguns que estejam lá dentro remem noutras direcções, queria e quero que quem fique a governar tenha sucesso. O sucesso dos outros vai ser também o meu sucesso.

Por isso é também válido que quem vote critique (sempre no sentido construtivo); quanto aos que não votam: qual a validade da sua crítica se não participam no processo de escolha democrático? Votem ou votem em branco...mas votem! O voto em branco tem poder ao contrário do que pensam.

8. MSantos

MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    3 Out 2007
    Local:
    Foros Charneca (Benavente) / Mte. Barca (Coruche)
    Eu também vou votar, vou fazer uma viagem de 1000km de propósito para ir votar a Lisboa e voltar para Bragança;)

9. vitamos

vitamos
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    11 Dez 2007
    Local:
    Estarreja; Costa da Caparica
    Eu fico-me pelos 400km, mas o objectivo e o destino é mesmo :p

10. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Nunca numas eleições estive tão indeciso como estas ou branco ou nulo ou um partido muito pequeno:unsure:.

A revolta é muito grande com os principais partidos, que há 30 e tal anos que são sempre a mesma coisa!
    As pessoas ainda não abriram os olhos, e votam sempre na mesma coisa, e se votam continuem, e depois que não se queixem!

11. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Sem dúvida a indecisão é imensa nesta altura.
    Ainda hoje surgiu mais uma notícia de dentro do PS respeitante à troca de lugares a troco de colocação em determinadas empresas...isto é muito mau para a democracia.:disgust:
    A notícia: Público

12. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    É algo que vai desaparecer com o novo cartão do cidadão...

Sobre as eleições é complicado. Há coisas em vários partidos que eu apoiaria e coisas em vários partidos que não servem para nada. No sábado decidirei... :rolleyes:

Se bem que há uma questão de princípio. Não votei Soares quando ele tinha 80 anos, não votarei agora Manuela Ferreira Leite quando ela tem 70 anos...

13. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Analisando o que o PS fez no Algarve nos últimos 4 anos, só fez uma coisa aumentou o desemprego drasticamente e mesmo em plena época alta, isso sentiu-se. Obras anunciadas vezes sem conta, mas que eu não vejo nada, requalificação da 125 onde andam as obras e quantas vezes veio o Sócrates ao Algarve umas 4 vezes, é as obras estarem concluídas e portagens na Via do Infante mais certo que chover esta noite, o Hospital Central do Algarve só lançou a pedra, mais nada. Linha do Algarve modernização onde andas quando só falam de TGV e uma linha numa zona turística que dá milhões ao país tem uma linha obsoleta, antiga, comboios que não passam dos 50km/h e que a ligação Faro-Sevilha que devia existir há anos nem falam. PS não vou votar, agora é ver quem tem o melhor programa para a região. Isto é em termos do Algarve se vou falar acerca de Olhão ainda pior.:disgust:

14. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    Fui acompanhando este tópico ao longo do dia de ontem e até pensei em colocar o meu ponto de vista acerca do tema que preenche a actualidade sobretudo para o próximo fim-de-semana, no entanto hesitei em fazê-lo!

Entendo que não é isso que se pretende e confesso que aguardava uma reacção como esta!
    Isto vai de encontro a um pequeno trecho de conversa que tivemos há alguns meses atrás acerca do forte entusiasmo ou até de um certo fundamentalismo que se pode gerar na abordagem de temas como religião, política, desporto, entre outros, aqui no fórum como um espaço para debate.

Qualquer que seja a facção política que ocupe uma posição para governar, nunca será perfeita...! Poderá alguém pensar o contrário? :rolleyes:

15. psm

psm
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    25 Out 2007
    Local:
    estoril ,assafora
    Iremos atravessar momentos muito instaveis daqui para a frente:disgust:, continuam todos cegos, é que há 30 e tal anos que os mesmos partidos nos governam, nao se queixem se houver novo aumento de impostos(indirectos) para corrigir este galopante defice que há:disgust::disgust::(.

Triste povo que na ignorancia vota, se soubessem COMO SÃO OS MEANDROS DO PODER PENSAVAM DUAS VEZES!!

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página