O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Nao Paulo, eu enganei-me, os 1500 Euros, sao o salário netto (limpo, após os impostos), já com os 35% descontados. O salário brutto médio ronda os 2300 Euros, e antes era de 3500 Euros (a desvalorizacao foi de cerca de 50%, segundo me disseram). No teu extracto bancário, o salário continuou em kronas e continuou a aumentar assim como os custos de vida (e os impostos permaneceram em 35%).

Nada mudou na prática, excepto que os precos aumentaram mais em relacao ao salário (porque a maioria dos bens é importada, comprada à própria EU, em relacao à qual a moeda desvalorizou para metade). Mas a inflacao em ambos precos e salários é bastante elevada. Porém a vida é somente ligeiramente mais cara que em Portugal, excepto certas coisas como fruta, vegetais, roupa e bares. O nível de vida na Islandia, na prática, nao mudou quase nada, a nao ser que sejas um imigrante a trabalhar antes da crise, e quisesses retirar as tuas kronas, aí perdias muito dinheiro após a crise.

Sim, quase tudo é importado. Mas na prática nao se nota nada. A qualidade de vida dos islandeses passou de bastante rico a mais moderadamente rico.

Fonix .... os gajos devem ter um produtividade enorme, para ganharem tanto dinheiro, se calhar têm 4 pernas e 4 braços, e exportam para o mundo inteiro .....:lol::lol::lol::lol::lol:

PS: Para quem não reparou era uma ironia ....

Fonix .... os gajos devem ter um produtividade enorme, para ganharem tanto dinheiro, se calhar têm 4 pernas e 4 braços, e exportam para o mundo inteiro .....:lol::lol::lol::lol::lol:

PS: Para quem não reparou era uma ironia ....

A nao ser que escondam as 4 pernas, nao vejo nada aqui na Islandia nada de extraordinário.

Os islandeses, tal como eu, trabalham das 9h às 5h, e relaxadamente, com frequentes intervalos, 24 dias de férias por ano (e ainda por cima dao-me uma semana no Natal extra), e muitos feriados. Nem acho que sejam muito eficientes ou organizados. Só acho é que aqui há uma relacao melhor entre um patrao e um empregado. Há menos aquela situacao de exploracao que existe em Portugal. Nao há tanto aquela barreira. É a maior diferenca que vejo. Também nao existe quase aquela tendencia portuguesa de uns criticarem os outros, ou uns a terem inveja de outros. Reparo nisso.

A outra é que o Estado aqui nao anda pelas notícias a dizer que vai fazer isto ou aqueloutro. Passam-se semanas e esqueco-me que o governo existe. Mas aquele providencia-me educacao e saude gratuita. Assim ninguém detesta o Estado ou o governo.

Obras públicas? Muito poucas na Islandia. Nem uma autoestrada temos. E nao existe aquela construcao de prédios, que se ve em Portugal. Aliás, aqui prédios, quase nao existem.

E existe corrupcao aqui? Existe. Mas é súbtil.

A nao ser que escondam as 4 pernas, nao vejo nada aqui na Islandia nada de extraordinário.

Os islandeses, tal como eu, trabalham das 9h às 5h, e relaxadamente, com frequentes intervalos, 24 dias de férias por ano (e ainda por cima dao-me uma semana no Natal extra), e muitos feriados. Nem acho que sejam muito eficientes ou organizados. Só acho é que aqui há uma relacao melhor entre um patrao e um empregado. Há menos aquela situacao de exploracao que existe em Portugal. Nao há tanto aquela barreira. É a maior diferenca que vejo.

A outra é que o Estado aqui nao anda pelas notícias a dizer que vai fazer isto ou outro. Passam-se semanas e esqueco-me que o governo existe. Mas aquele providencia-me educacao e saude gratuita. Assim ninguém detesta o Estado ou o governo.

Obras públicas? Muito poucas na Islandia. Nem uma autoestrada temos. E nao existe aquela construcao de prédios, que se ve em Portugal. Aliás, aqui prédios, quase nao existem.

aqui em Portugal gosta-se muito dos recibos verdes, e dos contratos a prazo, aliás este governo liberal adora, e se não estão contentes emigrem.
os patrões agora estão muito mais contentes está tudo a ficar á medida deles.
Despedir mais fácil, para ser mais fácil contratar, para criar mais emprego, é o novo lema.

O Governo diz "vou baixar a TSU ás empresas", o Governo diz "Belmiro, agora que baixo a TSU para ti, aproveita para baixar os preços".

O Belmiro responde "Eu baixar os preços, nem pensar ... eu já pratico os preços mais agressivos do mercado" ... ganda boga, é tudo mais caro .....

Isto para dizer o quê, que o problema do nosso país é a mentalidade provinciana que existe, os patrões enganam o sistema, e o sistema deixa-se enganar, e não é por acaso que somos dos mais corruptos da Europa, mas andam todos soltos.

No outro dia falei com um, que dizia á boca cheia, que não precisava daquele trabalho que fazia, pois tinha outro em que arrajava os compradores para o equipamento que fabricava, mas que já nem o fazia pois tinha um trabalhador a quem pagava 500 euros mensais, e a actividade lhe garantia um lucro de 5000 euros mensais.

É por causa disto que não se chegará a lado nenhum neste país, ou somos os "srs doutores", ou então somos aqueles que limpam a *******

É por causa disto que não se chegará a lado nenhum neste país, ou somos os "srs doutores", ou então somos aqueles que limpam a *******

De certa forma, com todo este drama, é bem capaz de haver uma purga desse tipo de gente. Acredito que o Passos Coelho, como Primeiro Ministro deve estar a pensar a isso agora, depois de ter reparado que nao estava a prestar atencao a esse pequeno detalhe.

Pensamento de Passos Coelho hoje:

Eu quero a estabilidade do país. Sei que estas medidas sao impopulares mas se eu me esforcar a impor a austeridade (cortar no nao-essencial) e reduzir o deficit, quando chegar a 2014, um ano antes das eleicoes, posso anunciar que revolvemos as contas públicas, aumentar o emprego, e termino o mandato do governo sem um peso na consciencia. Se tiver sorte, ainda ganho novamente para continuar a obra por Portugal. À medida da qualidade de vida liberal que se vive nos países nórdicos ou na Alemanha. Como eu sempre sonhei e acreditei.

De certa forma, com todo este drama, é bem capaz de haver uma purga desse tipo de gente. Acredito que o Passos Coelho, como Primeiro Ministro deve estar a pensar a isso agora, depois de ter reparado que nao estava a prestar atencao a esse pequeno detalhe.
ora acreditas mesmo que alguém ia baixar preços, ou compensar aumentando os salários, aqui em Portugal alguns não passam de escravos dos patrões,

Pensamento de Passos Coelho hoje:

Eu quero a estabilidade do país. Sei que estas medidas sao impopulares mas se eu me esforcar a impor a austeridade (cortar no nao-essencial) e reduzir o deficit, quando chegar a 2014, um ano antes das eleicoes, posso anunciar que revolvemos as contas públicas, aumentar o emprego, e termino o mandato do governo sem um peso na consciencia. Se tiver sorte, ainda ganho novamente para continuar a obra por Portugal. À medida da qualidade de vida liberal que se vive nos países nórdicos ou na Alemanha. Como eu sempre sonhei e acreditei.

Ele disse mesmo isso, ou és tu que estás dizendo ???
Eu também sonho com isso todas as noites, com ter uma qualidade de vida identica a esses países .... mas não conheço ninguem que desempregado, com salário minimo, e sentir-se explorado ganhando pouco e trabalhando horas extras sem receber consiga.
Eu até acredito que as suas intenções para o nosso país sejam boas, mas as politicas são erradas, nós temos mentalidade mediterrânica, somos os mestres da aldrabice, e os governos ao longo do tempo têm sido arrastados na aldrabice dos patrões.
Maior cego é aquele que não consegue ver ....

ora acreditas mesmo que alguém ia baixar preços, ou compensar aumentando os salários, aqui em Portugal alguns não passam de escravos dos patrões,
Ele disse mesmo isso, ou és tu que estás dizendo ???
Eu também sonho com isso todas as noites, com ter uma qualidade de vida identica a esses países .... mas não conheço ninguem que desempregado, com salário minimo, e sentir-se explorado ganhando pouco e trabalhando horas extras sem receber consiga.
Eu até acredito que as suas intenções para o nosso país sejam boas, mas as politicas são erradas, nós temos mentalidade mediterrânica, somos os mestres da aldrabice, e os governos ao longo do tempo têm sido arrastados na aldrabice dos patrões.
Maior cego é aquele que não consegue ver ....

É bom ser mestre da aldrabice. É bom ser mestre em todas as matérias da vida.

Acima de tudo, é preciso ser-se um doutor em aldrabice para se ser Primeiro Ministro, para que ele possa conseguir aldrabar a aldrabice, seja esta portuguesa ou europeia.

Nessa perspectiva, creio que o Passos Coelho é o aldrabão ideal. Ele consegue aldrabar não só os portugueses mas também os europeus, conseguindo aquilo que ele quer.

E ele é um mestre! Pois eu ainda não consegui perceber se são as suas boas intenções ou se aquilo é o que ele quer deixar transparecer.

Mas não quero cansar a cabeça com essa questão...

Pois eu até acho que ele é um doutor (um Doutor), porque me conseguiu convencer que ele é mesmo a melhor opção para Portugal. Eu acredito mesmo nele, e no mesmo que ele defende!

E não sou só eu, mas muitos portugueses e europeus!

De facto nós vivemos no sistema provavelmente mais justo de todos, a Democracia. Imaginem se não fosse assim.

Não há alternativa para a Democracia, certo?

É isso que nos ensinam. Portanto não havendo alternativa, temos que viver a melhor Democracia possível. Certo?

E dentro da Democracia, qual é o melhor sistema? É o dos países nórdicos certo? É o que nos ensinam. E qual é esse sistema? É o Liberalismo, onde o Estado não intervém muito, com Social Democracia (grandes descontos para a segurança social, educação e saúde gratuita)? Há dúvidas? Parece que não. Porque isto é senso comum.

Então vamos aplicar esse sistema a Portugal para ficarmos mais perto do ideal. É disto que precisámos.

Ahh.... é tão fácil escolher a minha ideal sociedade e opção política!

O que precisámos é uma economia forte, crescente e estável.

Nunca foi tão fácil pensar pela minha própria cabeça e tomar as melhores opções para mim e os que me rodeiam. É uma simples questão de lógica.

É bom ser mestre da aldrabice. É bom ser mestre em todas as matérias da vida.

Acima de tudo, é preciso ser-se um doutor em aldrabice para se ser Primeiro Ministro, para que ele possa conseguir aldrabar a aldrabice, seja esta portuguesa ou europeia.

Nessa perspectiva, creio que o Passos Coelho é o aldrabão ideal. Ele consegue aldrabar não só os portugueses mas também os europeus, conseguindo aquilo que ele quer.

E ele é um mestre! Pois eu ainda não consegui perceber se são as suas boas intenções ou se aquilo é o que ele quer deixar transparecer.

Mas não quero cansar a cabeça com essa questão...

Pois eu até acho que ele é um doutor (um Doutor), porque me conseguiu convencer que ele é mesmo a melhor opção para Portugal. Eu acredito mesmo nele, e no mesmo que ele defende!

E não sou só eu, mas muitos portugueses e europeus!

e estás no teu pleno direito de acreditares no partido ou pessoa, que te parece ser a melhor opção para o nosso país, e ainda por cima és um liberal, os quais eu não tenho nada contra, até sou a favor, pois não gosto dos países comandados por unhas de ferro, e com regimes totalitários, mas acimo de tudo voto em pessoas, voto naqueles que acredito que podem fazer o país seguir o rumo certo.
Além disso estou cansado da mentalidade portuguesa retrógada, com ideais anti-liberais, e parecendo que se vive no séc. XIX, bem como aspectos com a droga, prostituição e a questão do sexo, que tantos tabus são criados aqui.

Agora andam a queixar-se da falta de filhos, se o sexo é tratado aqui como algo decadente, imoral e radiado da televisão portuguesa, e como eu gostava da mentalidade nórdica nestes países do sul !

De facto nós vivemos no sistema provavelmente mais justo de todos, a Democracia. Imaginem se não fosse assim.

Não há alternativa para a Democracia, certo?

É isso que nos ensinam. Portanto não havendo alternativa, temos que viver a melhor Democracia possível. Certo?

E dentro da Democracia, qual é o melhor sistema? É o dos países nórdicos certo? É o que nos ensinam. E qual é esse sistema? É o Liberalismo, onde o Estado não intervém muito, com Social Democracia (grandes descontos para a segurança social, educação e saúde gratuita)? Há dúvidas? Parece que não. Porque isto é senso comum.

Então vamos aplicar esse sistema a Portugal para ficarmos mais perto do ideal. É disto que precisámos.

Ahh.... é tão fácil escolher a minha ideal sociedade e opção política!

O que precisámos é uma economia forte, crescente e estável.

Nunca foi tão fácil pensar pela minha própria cabeça e tomar as melhores opções para mim e os que me rodeiam. É uma simples questão de lógica.

E também gosto da mentalidade nórdica relativamente ao sexo, eles têm que se aquecer não é :D

«Défice orçamental terá chegado a 9% do PIB em Setembro.»

:lol::lol:

Nos Estados Unidos da América o défice continua a aumentar e atingiu os 120 mil milhões de dolares em outubro. Mas há crescimento económico, emprego e as pessoas têm salários.

O defice portugues continua a aumentar mas há desemprego em massa e a miséria aumenta.

Fazendo as contas ao meu próprio Orçamento de Estado 2013, conseguia fechar o ano com défice de 2.9% do PIB.

Deixo aqui o resumo das minhas áreas principais:
Algumas das linhas gerais do meu orçamento:

Aumento da pensão média mensal da Segurança Social em 12€, de 348€ para 360€.
Redução do subsídio de desemprego médio em 55€, de 540€ para 485€.
Redução da pensão média mensal da Caixa Geral de Aposentações em 111€, de 1111€ para 1000€.
Corte de 5% das despesas com pessoal nos municípios e Regiões Autónomas, equivalente ao despedimento de 7285 funcionários.
Corte de 5% dos custos de funcionamento da Administração Regional e Local, equivalente a 21 municípios ficarem sem orçamento.
Aumento da despesa pública em saúde per capita em 5€, de 869€ para 874€.
Corte de 2% das despesas com pessoal no ministério da Educação e Ciência, equivalente ao despedimento de 4582 docentes e não docentes.
Corte de 2% dos custos de funcionamento, equivalente a encerrar 1 universidades com custos de funcionamento semelhantes à Universidade Técnica de Lisboa.
Equivalente a despedir 5% dos funcionários da Guarda Nacional Republicana.
Equivalente a cortar 10% dos custos de funcionamento da Marinha Portuguesa.
Equivalente ao aumento do orçamento para o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas em 5%.

Não está no Orçamento, mas cortava metade das freguesias e alienava alguns concelhos, porque um país tão pequeno não significa ter tantas freguesias e concelhos.

Agora, vem aí uma mão cheia de pedras. :lmao: Se gostarem votem em mim. :D

Fazendo as contas ao meu próprio Orçamento de Estado 2013, conseguia fechar o ano com défice de 2.9% do PIB.

Deixo aqui o resumo das minhas áreas principais:

Não está no Orçamento, mas cortava metade das freguesias e alienava alguns concelhos, porque um país tão pequeno não significa ter tantas freguesias e concelhos.

Agora, vem aí uma mão cheia de pedras. :lmao: Se gostarem votem em mim. :D

Se fores para a politica já sei em quem não voto ! uhhhhhhhhhhhhh
Eu cortava naquelas mordomias que esses gestores municipais e sei lá mais o quê, bem como os su-secretário, sub-director, e o sub-sub-sub não sei o que .... e assim com os tacho que esses t~em conseguia manter todos os funcionários.
Acabava imediatamente com a pausa para o cigarro, pequeno almoço, tinham 15 anos para um café/casa de banho/bolo/sandes, e mai nada ....

Votem em mim !

«Défice orçamental terá chegado a 9% do PIB em Setembro.»

:lol::lol:

Nos Estados Unidos da América o défice continua a aumentar e atingiu os 120 mil milhões de dolares em outubro. Mas há crescimento económico, emprego e as pessoas têm salários.

O defice portugues continua a aumentar mas há desemprego em massa e a miséria aumenta.

Eles não tem o nao sei quantas pacto de estabilidade e sei lá o quê ...... como existe aqui na Europa em que obrigam a cumprir os 3%, se alguém me ajudar para não estar a dizer asneiras :sad::huh:
Se aplicassemos isso ao benfica, lá se ia o benfica, porto e sporting :hehe:

Estado
Fechado para novas mensagens.