E pronto... a CDU perdeu as eleições na Baixa Saxónia e perde também a maioria no Senado. Dispõe de maioria no Parlamento até às eleições de setembro.
Se vencerem os sociais-democratas o Sul terá aquilo que tanto quer, a máquina impressora ligada, mas será uma ilusão, não é isso que vai solucionar os problemas do país.
Há dias li um artigo muito interessante sobre a crise nos países árabes. Deitam a culpa de todos os males a Israel e aos EUA, mas a verdade é que são sociedades muito disfuncionais, com muita corrupção e tráfico de influências, sem mobilidade social, taxas de desemprego brutais que superam os 30%.
O mesmo por cá, há muitos problemas estruturais que ainda não foram resolvidos.
1) Reestruturação de empresas públicas como a CP e a TAP.
2) Extinção das empresas municipais.
3) Mapa do poder local com menos municípios.
4) PPP's.
5)Desperdício de dinheiro no Ensino.
6) Tabelas salariais na função pública e reformas de funcionários públicos.
É sabido que em certas profissões e dentro de algumas profissões em certos escalões há salários no sector empresarial do Estado e na administração central que são identicados aos praticados em países com um PIB per capita 1,5 ou 2 vezes superior ao nosso, penso por exemplo nos juízes, que acumulam salário com um subsídio para paga a renda da casa, e tudo somado dá perto de 5000 euros. Há também as reformas, a discrepância entre público e privado é enorme e injusta. Será que algum Governo vai pôr fim a esa injustiça?
Creio que o Estado deverá rever tabelas salariais de militares, médicos, juízes, professores universitários, trabalhadores de empresas públicas, enfermeiros... e também as reformas destes profissionais.
Por outro lado o custo de vida terá de baixar. Não se admitem os preços das rendas que se praticam por cá. Nos arredores de Dublin arranja-se um T2 por 200 euros. Nos arredores do Porto um T2 não fica por menos de 400 euros. Mas na Irlanda o salário mínimo é superior a 1000 euros. E por cá inferior a 500 euros.