Não, os "malandros" dos funcionários públicos não pretendem ganhar 5000€/mês! Pretendem, se calhar, ganhar um pouquito mais, de forma a compensar o aumento dos impostos e do IVA, por exemplo, bem como os aumentos dos juros e spreads dos créditos habitação, aumentos do combustível, etc, etc...
Até deixo aqui a tabela de remunerações da função pública, para consultar!
http://www.dgap.gov.pt/upload/TabelasLVCR/TAB_LVCR_POSICOES_REMUNERATORIAS.pdf
Se estiver ai alguém a ganhar 5000€, avise-me!
E tome em atenção que a maioria dos trabalhadores (desde os técnicos superiores aos assistentes operacionais) estão todos nos primeiras posições remuneratórias! Apenas aquelas pessoas que já cá estão há 20 ou 30 anos é que estão ai nas posições médias, e são poucas!
Se achar que um técnico superior a ganhar 1200€ (que depois de impostos fica abaixo dos 1000€), ou que um Assistente Operacional, que garante todas as noites a recolha do lixo que todos produzem, a ganhar cerca de 400€ depois de impostos, se achar que são bem pagos, então....
Eu, por exemplo, para chegar ao topo das posições remuneratórias, a atendendo ao novo, e "belíssimo" sistema de avaliações, teria que trabalhar ainda uns 50 anos!! E isto se tivesse sempre Muito Bons ou Excelentes todos os anos! E já cá estou há 6 anitos (grande parte deles com contrato a termo, que não conta para a evolução nem para as avaliações!!!), e agora que passei para contrato por tempo indeterminado, é que vai começar a minha "ascenção" remuneratória! E há muita malta ainda bem pior!
Portanto, antes de falar, é melhor ter conhecimento de algumas coisas!
Falar mal da função pública é fácil, mas se calhar convém não generalizar, pois se há aqueles que se calhar não trabalham assim muito e coçam os ******, também há quem trabalhe. Mas isso é em todo o lado, incluido no privado!