E quando as coisas correm mal, quando um rei governa (e já tivemos reis muito maus) ou quando um rei não serve os interesses do país? Como é que se remove um rei uma vez que não existe hipótese do povo poder contestar o poder em eleições? O grandes países da Europa não são monarquias. Os Estados Unidos não são uma monarquia. A Bélgica é uma monarquia mas isso não impediu o crescimento do separatismo. A monarquia é um regime imperfeito e não funciona em lado nenhum.
Não sou grande entusiasta da Monarquia, mas deixarei algumas notas sobre o teu comentário:
- O Reino Unido é uma monarquia; se não o fosse, provavelmente não haveria Commonwealth, nem mesmo Reino Unido (a Escócia já seria independente).
- A Noruega, a Suécia e a Dinamarca são monarquias, tal como o Luxemburgo ou a Holanda, países que estão no topo da lista dos mais ricos e desenvolvidos do mundo.
- A Bélgica tem duas regiões culturalmente distintas, cada uma com a sua língua, a Valónia com uma língua latina, a Flandres com uma língua germânica; se não fosse o rei, podes crer que já não havia Bélgica.
- Em Espanha, a monarquia tem sido um factor de união e contraponto ao separatismo catalão e basco; Castela sem a Catalunha e sem o país Basco seria um desastre, já que são duas regiões ricas.
- Na Tailândia, a Monarquia mostrou a sua importância nos acontecimentos recentes, contribuindo para que os vermelhos não avançassem, impedindo assim a entrada de um regime capitalista de Estado ao estilo da China.
- A França, quando acabou com a Monarquia, na «abençoada» Revolução francesa, instalou um regime de terror (Robespierre), onde os crimes cometidos foram mais bárbaros que os da Monarquia.
Mais uma nota: o país europeu com mais tradição liberal é a Inglaterra, a Monarquia mais sólida do Velho Continente. Pelo contrário, República tem significado totalitarismo, centralização, plutocracia e capitalismo de Estado, não são raros os exemplos em que isso sucedeu. As monarquias têm-se mostrado sensíveis a temas como o ambiente, que são desprezados pelos plutocratas do capitalismo de Estado. Veja-se o caso do príncipe Carlos e do Rei da Tailândia, ou até de D. Duarte.
E ainda uma nota sobre a aristocracia... pois esta pode e deve existir, desde que não seja hereditária, mas sim definida pelo mérito científico, académico, artístico ou literário dos membros da Nação.
Assim, dentro da grandes nações europeias, três são Repúblicas (França, Alemanha e Itália) e três são Monarquias (Holanda, Reino Unido ou Espanha).
EDIT:
O crescimento económico no período da Monarquia era muito superior ao crescimento económico que se seguiu na Primeira República. Existem teorias que defendem que caso Portugal não tivesse abolido a Monarquia, ter-se-ia mantido mais aberto ao resto da Europa e seria hoje um país muito mais desenvolvido, pois não teria havido Primeira República, Salazar e socialismo...