O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Nesses países penso que estamos a ganhar algum mercado em alguns produtos tradicionais que produzimos. Poderíamos expandir ao divulgar certos produtos TUGAS, tal como a pêra rocha, a maçã de alcobaça, o queijo da serra, alheira de mirandela, carnes de porco preto, etc., para serem marcas de renome como o vinho do porto.

Nesses países penso que estamos a ganhar algum mercado em alguns produtos tradicionais que produzimos. Poderíamos expandir ao divulgar certos produtos TUGAS, tal como a pêra rocha, a maçã de alcobaça, o queijo da serra, alheira de mirandela, carnes de porco preto, etc., para serem marcas de renome como o vinho do porto.

Temos alguns sinais muito ténues, mas ainda estamos a léguas da Espanha, da França ou da Itália. Como sempre. Aqui fala-se é em encher o Alentejo com campos de golfe e urbanizações. Resta saber que vai jogar e quem vai comprar as casas... conheço dois casos de grandes projectos do género no Algarve que estão em maus lençóis. E mais não digo.

A mim espanta-me, como é que o sul de França aproveita o potencial da flora mediterrânica para a indústria farmacêutica e cosmética, e o Algarve, com condições idênticas, não faz o mesmo. Já pensaram no emprego que uma indústria do género daria a farmacêuticos, químicos, médicos ou biólogos?

Espanha é o nosso maior parceiro económico natural. Seria um enorme tiro no pé esquecer Espanha. Importamos muito de lá (15 mil milhões) mas Espanha é o nosso maior comprador de produtos, 8 mil milhões em 2009, "só" o dobro do que vendemos para o 2º, a Alemanha. Vendemos mais para Espanha do que para todo o mundo inteiro fora União europeia.

(clicar)

Tenho ideia que já foi a Alemanha. Corrijam-me se estiver enganado.

Lousano, o Brasil, a Índia e a China continuam a crescer. A ideia seria exportar para esses países :thumbsup: Nós somos um país pequeno, temos de apostar na qualidade e deixar a quantidade para os outros.

E não só.. Estratégias para fazer face à concorrência destes países, vai para além da qualidade: a diferenciação dos produtos, a inovação e se fôssemos um país com a capacidade negocial da França, Alemanha, Inglaterra poderíamos ainda vender em troca de comprar (vendemos airbus à china mas aceitamos os seus têxteis). Mas temos de acreditar! Há uns anos atrás dizia-se que o sector do vinho seria totalmente atropelado pelos produtos espanhóis, franceses, italianos, e verificamos que a aposta no sector deu frutos graças à qualidade e algum marketing apelativo! Eu nunca compraria um vinho estrangeiro se não fosse de uma marca conhecida (mas teria de pagar caro) ou então apenas como turista, aí gosto de provar tudo o que é gastronomia regional. Temos de acreditar, e fazer o mesmo com o azeite, o queijo, os enchidos, porque não?
Ps: As próprias feiras e certames regionais têm ajudado e muito os pequenos e médios produtores a dar a conhecer os seus produtos. E até mesmo as confrarias têm proliferado contribuindo muito para a defesa e divulgação dos produtos portugueses "AQUI E ALÉM MAR" (eu próprio tenho ajudado)!! :D

Nunca gostei destas relações de proximidade com Espanha, e abomino o discurso iberista. Portugal deve aproveitar a sua posição geográfica e as suas relações históricas e ter um pé na Europa e outro no Mundo, um pouco ao estilo do Reino Unido.

Totalmente de acordo!
Já Franco, um dos seus grandes sonhos era tomar e invadir Portugal.
Pena que saíu-lhe o tiro pela culatra.
Nunca confiei muito nos espanhóis e na sua "arrogância" típica do costume quando se dirijem aos portugueses com algum complexo de superioridade qualquer, tão típico dos seres inferiores.
Se eles por vezes até nem reconheçem a soberania e a existência de Portugal acho que não é preciso dizer mais nada. Mas pronto, eu podia estar aqui a demonstrar factos e provas, que dariam pano para mangas mas é melhor eu não me exceder e não fugir muito do tema actual.

Só vos digo que se Espanha se desmebrasse de uma vez, Portugal só teria a lucrar e muito com isso. Foi graças à Restauração que Portugal conquistou de novo a sua legitimidade como país independente, caso contrário hoje seríamos apenas mais uma região autónoma de Espanha. Catalunha é como Portugal, mas sem os restauradores.

E quando Catalunha se tornar independente, acreditem que outros seguir-lhe-ão.

Vejam até que a própria Espanha recusou-se a reconhecer a existência do Kosovo como país independente que é. Hipocrisia no seu melhor pura e dura!
Mas enfim.. o espanhol é por vezes um ser de hábitos previsíveis com o seu discurso típico de sempre que Portugal é um país pobre, blá blá blá, por isso digo tantas vezes: Fechem as malditas das fronteiras a tudo o que é espanhol e por favor não vendam a alma desse país que é considerado a mais antiga nação europeia a um pseudo país que formalmente só passou a existir a partir de 1715. Digam não às Zaras, aos Santanders, aos Cortes Ingleses e afins e passem a postar mais na nossa qualidade. Isto não pode e não deve de continuar assim, senão um dia Portugal será "vendido" a Espanha.

Com os actuais políticos que temos ao poder, Portugal caminha a passos largos para a sua própria desgraça.

Portugal deve de deixar de importar tudo de Espanha e passar a exportar mais. Passar a dar mais valor à quilo que tem.
Imaginem então se Portugal não fizesse fronteira com mais nenhum outro país como a Islândia ou Malta?
Será que Portugal conseguiria viver sem Espanha? O poder até podia mas não seria a mesma coisa néh?
Este país tem de confiar mais em si mesmo e olhar mais para o seu próprio umbigo.

Digo não à actual República Portuguesa!
Digo sim à Monarquia Portuguesa!

Pelo menos nos anos recentes não:

2009
Alemanha 4.043.703.781€
Espanha 8.158.417.556€

2008
Alemanha 4.668.656.403€
Espanha 9.579.346.570€

2007
Alemanha 4.705.221.912€
Espanha 10.049.523.751€

2006
Alemanha 4.404.324.548€
Espanha 9.122.681.336€

2005
Alemanha 3.574.576.355€
Espanha 7.913.706.977€

Fonte:
http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpi...s&indOcorrCod=0000012&contexto=bd&selTab=tab2

Bem, obrigado pela correcção. Ainda assim, penso que Portugal deve aproximar-se mais da Alemanha, da França e do Reino Unido, e não tanto da Espanha.

Bem, obrigado pela correcção. Ainda assim, penso que Portugal deve aproximar-se mais da Alemanha, da França e do Reino Unido, e não tanto da Espanha.

Bem... eu tenho concordado e discordado com o muito que esta noite se tem escrito aqui... mas Frederico... essa tua afirmação carece de qualquer lógica e só pode ser entendida à luz do bairrismo ou da psicologia das vizinhanças...:huh:

Então se nós queremos vender lá fora... que mais dá quem nos compra a mercadoria???:confused:

Haverá alguém mais próximo a quem eu possa vender do que o meu próprio vizinho???

No meio de alguns posts pertinentes e dentro do tema, muito virado para a economia que não é uma das minhas áreas, pelo que me abstenho de pronunciar para evitar dizer disparates, encontram-se alguns que são marginais ao tema, xenófobos e fantasiosos. Acho que não fica bem ao fórum que eles sejam publicados, pelo menos neste tom, muito menos num tópico onde se pretendem discutir assuntos sérios. Proponho, para não se fugir ao tema, que este post, mais o que eu vou citar e outros dentro do mesmo estilo, sejam movidos. E peço desculpa por deitar lenha para a fogueira, mas perante tanto disparate tenho de responder ao seguinte:

Eu cá penso que Portugal de uma forma ou outra tem que estar preparado futuramente para um eventual desmebramento de Espanha, para depois não sermos surpreendidos, já que a Espanha quando se sente apertada vira-se sempre para Portugal. Portugal não consegue se desenvolver mais devido a Espanha que nos sufoca e axfixia não deixando a nossa economia prosperar como desejaríamos.

Nunca, nem nos tempos do franquismo, a Espanha esteve tão longe do desmembramento. E digo-o eu, que até tenho alguma simpatia pela causa basca, um povo com muito maiores diferenças em relação aos castelhanos do que os portugueses, desde a língua, costumes,etc, mas desde o ano passado, e pela primeira vez em 35 anos de democracia, o governo regional basco está em mãos de partidos nacionais. Claro que para tal contribuiu a proibição de ir a votos da esquerda abertzale, conotada com a ETA, mas não deixa de ser um sinal.
Na Catalunha, e apesar de algum nacionalismo recente, puxado em muito pelo futebol, os partidos nacionais, somados ao regional Covergencia y Unión (o nome diz tudo) obtêm quase sempre mais de 75% dos votos.
Nas restantes regiões o nacionalismo é residual. Acresce a isto que nas últimas eleições os partidos regionais obtiveram o pior resultado de sempre em 35 anos de democracia.

Quanto à asfixia, eu chamaria cooperação económica entre estados vizinhos, que desde a transição para a democracia se respeitam, e onde Portugal tem ganho bastante. O post do Vince é só um exemplo.

Espanha de ano para ano arma-se até aos dentes cada vez mais, porque está a pressentir o pior ou melhor, a sua dissolução, e quando ela acontecer, os espanhóis podem bem virar-se contra Portugal, dizendo que nós somos os verdadeiros culpados (eles tem que arranjar um bode expiatório, e Portugal precisará de estar preparado porque "de Espanha nem bom vento nem bom casamento").

Estas linhas são surrealistas. Nem percebo bem se Espanha vai invadir militarmente Portugal (tão provável como uma praga de gambosinos) ou se vai apenas culpar Portugal por uma eventual cisão (?), qualquer das coisas é muito irreal.

Senhores carismáticos a meu ver, como o Dr. José Maria Martins, ou Mário Machado, é que deviam de estar à frente do poder desse país contra alguns maçónicos Iberistas, como Mário Soares, Saramago (Traidor da pátria) e Mário Lino deviam ser depostos e expulsos de Portugal, e se for preciso defender o meu país, eu já digo como o Mário Machado,:" saio à rua em caçadeira para o fazer" lol :D, ou então faço como as tropas luso francesas fizeram no passado nos Açores, dando forte luta e não se rendendo tão facilmente aos agressores e preferindo "morrer livre que em paz sujeitos", qual Padeira de Aljubarrota!

O carismático Mário Machado foi condenado por cumplicidade do assassinato de um indivíduo só por causa da cor da sua pele. O “traidor” Saramago vive em Espanha (tem tanto direito de lá estar, como eu de viver no Alentejo, e como já lá está já não pode ser expulso de Portugal) saiu de Portugal por ter sido censurado por um português leal à pátria, que por sinal desempenhava um cargo no governo, que não vivia bem com a opinião livre de cada um. Se Mário Soares ou Mário Lino devem ser expulsos de Portugal, eu também quero ser, não gostaria de viver num país que expulsa os seus habitantes só por terem opinião.
Eu acho patético defender um discurso de um bandido como esse senhor carismático, que apela a que se saia de casa armado para correr com os estrangeiros daqui para fora, principalmente havendo tantos portugueses, e cada vez mais, a ganharem a sua vida no estrangeiro.

Nunca confiei muito nos espanhóis e na sua "arrogância" típica do costume quando se dirijem aos portugueses com algum complexo de superioridade qualquer, tão típico dos seres inferiores.

Xenofobia pura. Nunca notei nada disto.

Mas pronto, eu podia estar aqui a demonstrar factos e provas, que dariam pano para mangas mas é melhor eu não me exceder e não fugir muito do tema actual.

Gostava de ver as provas de que os espanhóis não reconhecem a nossa soberania.

Vejam até que a própria Espanha recusou-se a reconhecer a existência do Kosovo como país independente que é. Hipocrisia no seu melhor pura e dura!

Ainda nem a ONU o reconheceu como estado independente, portanto oficialmente não o é. Não percebo como se reconhece um país como independente sem este o ser, pelo menos à luz do direito internacional.

Será que Portugal conseguiria viver sem Espanha? O poder até podia mas não seria a mesma coisa néh?
Este país tem de confiar mais em si mesmo e olhar mais para o seu próprio umbigo.

Concordo com a última frase. Portanto basta de ressabiamentos em relação a Espanha ou a qualquer outro país estrangeiro cujas empresas de maior sucesso invistam em Portugal, criem postos de trabalho em Portugal, paguem impostos do que produzem e vendam em Portugal e que contribuem para um Portugal melhor.

Vivam todos os povos do mundo e a República de Portugal.

Bem... eu tenho concordado e discordado com o muito que esta noite se tem escrito aqui... mas Frederico... essa tua afirmação carece de qualquer lógica e só pode ser entendida à luz do bairrismo ou da psicologia das vizinhanças...:huh:

Então se nós queremos vender lá fora... que mais dá quem nos compra a mercadoria???:confused:

Haverá alguém mais próximo a quem eu possa vender do que o meu próprio vizinho???

Uma nação que se queira afirmar e ser respeitada não pode olhar apenas aos números :thumbsup: O S. Miguel deve entender-me :lmao:

Concordo plenamente! Numa economia aberta como é a nossa União Europeu, é de todo o interesse exportar o mais que se possa para compensar as importações! Para mim os euros que vêm de clientes espanhóis valem tanto como os euros que venham de clientes alemães. Se eu tivesse uma empresa não ia agora por-me a escolher os clientes, a ti vendo-te e a ti não.. (ainda não entendi bem o argumento). E para quem pense que fechar fronteiras para colocar barreiras à entrada de produtos estrangeiros é a salvação, não perderia muito pela demora, não conseguiamos vender era nada a ninguém! Com políticas proteccionistas, todos os países seriam proteccionistas contra nós. Até a china e a antiga união soviética entenderam há muito que tinham de mudar de atitude, abrindo portas ao mundo. O ideal seria que as governacoes fossem mais económicas do que políticas, sem descurar o estado social claro! Na verdade os economistas não mandam nem influenciam nada, andamos à deriva das atitudes dos políticos, que ora pedem empréstimos para distribuir mais uns amendoins, ora se queixam dos que por lá passaram tendo de arrumar a casa, e acertar as contas dos buracos.

Há tantas coisas que nos afastam da mentalidade alemã.. Vejamos: enquanto os portugueses têm de ter casa, carro, crédito ao consumo, restando uma poupança à mercê da corda ao pescoço, já os alemães preferem alugar casa. Enquanto os nossos políticos preferem andar a discutir cabalas, escutas, casamentos, e em colocar a coca-cola com iva a 5%, já os alemães preferem eliminar um dos factores especulativos dos mercados financeiros: eliminaram há 15dias as ordens de bolsa tipo "short sells", onde qualquer um de nós poderia vender antes de comprar mais baixo, é o típico tipo de ordens que tem como consequência a descida nas cotações da bolsa, desta forma, os alemães cortam o mal pela raiz. Assim vamos nós água abaixo.. O pior é que não há mesmo nada a fazer, pode levar o tempo que quisermos esta agonia, mas no fim estaremos todos nós (ou alguns) num nível de vida 30% inferior, tudo depende ou baixar já ou ficar estagnado por 10anos também pode ser! A situação está muito grave, meus amigos!! Aproveitemos o verão..

O carismático Mário Machado foi condenado por cumplicidade do assassinato de um indivíduo só por causa da cor da sua pele.

Isso desconheço totalmente!

O “traidor” Saramago vive em Espanha (tem tanto direito de lá estar, como eu de viver no Alentejo, e como já lá está já não pode ser expulso de Portugal) saiu de Portugal por ter sido censurado por um português leal à pátria, que por sinal desempenhava um cargo no governo, que não vivia bem com a opinião livre de cada um.

O traidor Saramago é um iberista insolente e um traidor da nação. Por mim e por mts portugueses ele bem que podia ir lá para a China ou qualquer outro país que é pó lado que eu durmo melhor. Um pobre mentiroso que enriqueceu à custa dos ingénuos que lhe compram os livros.

Xenofobia pura.

A nação castelhana, é responsável pelo assassínio de dezenas de milhões de pessoas na América do Sul e pelo genocídio de culturas inteiras que foram exterminadas pelos colonizadores de origem castelhana. Eu sou Xenófobo? Sabe o que fizeram em Olivença e aos Oliventinos? Um verdadeiro Genocídio Cultural impondo aos seus habitantes à força a sua língua e os seus costumes, deturpando património histórico português e extinguindo lentamente as famílias portuguesas. Pergunto-lhe uma vez mais: Eu sou Xenófobo?

Quem sabe estará a falar de Saramago, ou de alguns espanhóis não?
Eu tenho amor à minha terra.. Já alguns... até a vendem ao vizinho do lado para não morrerem à fome e depois gostam de dizer aquela palavra que eu tanto adoro, "Nuestros Hermanos"... Arriba España!

Gostava de ver as provas de que os espanhóis não reconhecem a nossa soberania.

Basta dizer que segundo a Historiografia Castelhana, Portugal "foi" Espanha, o que todos nós sabemos que é mentira uma vez que numa União Dinástica, une-se sim a dinastia, mas não se unem os países que compartilham o mesmo rei.
Aliás antes de 1715, nenhum monarca da Península Ibérica se declarou formalmente como Rei de Espanha. Em todos, assinam como Rei de Portugal e Algarves de Aquém e Além Mar.
Não há um único documento em Portugal que prove ou que demonstre que Filipe I, Filipe II ou Filipe III assinem como Rei de Espanha. Nem um!!

Portugal nem por um minuto, foi parte de Espanha, o que nunca poderia ter acontecido, porque o país Espanha só a partir de 1715 é que existe.
É interessante ver ao ponto que o estado espanhol consegue chegar, na mentira, na distorção e na repressão da verdade para tentar justificar a sua existência.

Basta dizer que alguns espanhóis ( e pra não generalizar) referem-se sempre a Portugal com o típico discurso de "sustentarem" o nosso país, porque é um país pobre e atrasado. Admira-me não ter conhecimento de tal, visto estar mais próximo deles do que eu que ando aqui (graças a Deus) no meio do Atlântico.

Basta dizer que à luz de um espanhol os Mirandêses são vistos como descdendentes de espanhóis devido ( e segundo eles) à aproximação da sua língua do astur leonês com o castelhano ( o que é mentira)!

A Historiografia Espanhola usa o facto da União Dinástica para tentar dar uma ideia de grande poder da Espanha "Una Grande y Libre" (Arriba España y Viva Franco) distorçendo datas e acontecimentos por falácias, distorções, enganos e devaneios. Eu podia ainda dar-lhe muitos mais exemplos mas não quero correr o risco de me tornar enfadonho, portanto fico-me por aqui.

Ainda nem a ONU o reconheceu como estado independente, portanto oficialmente não o é. Não percebo como se reconhece um país como independente sem este o ser, pelo menos à luz do direito internacional.

Diga antes... a ONU nem aceitou pedido algum para não reconhecer independência do Kosovo. Mas pelos vistos a Espanha recusa-se porque sabe que se reconhecer a sua legimidade poderá sofrer consequências várias a todos os níveis.

Concordo com a última frase. Portanto basta de ressabiamentos em relação a Espanha ou a qualquer outro país estrangeiro cujas empresas de maior sucesso invistam em Portugal, criem postos de trabalho em Portugal, paguem impostos do que produzem e vendam em Portugal e que contribuem para um Portugal melhor.

Não é questão de ressabiamento mas sim dar valor ao que é nosso. Amar o que é nosso! Valorizar o que é nosso! Isso para mim é um insulto aos portugueses, Espanha estar a investir em Portugal. Vão a Espanha e vejam se Portugal investe tanto em Espanha como Espanha em Portugal. Olhem para Malta, Islândia e outros países que não fazem fronteira com ninguém e sigam o exemplo deles. Portugal será sempre uma espinha atravessada na garganta de Espanha. Uma ferida que eles nunca conseguiram cicatrizar.

E depois do lado de lá da fronteira vêm chamar-nos de ibéricos. Isso é o mesmo que chamar-nos de espanhóis, só que a diferença entre essas duas palavras é que a Hispânia era o nome dado à Península pelos romanos, e Ibéria é o nome dado pelos gregos, e como nós não quisémos ser espanhóis no Séc. 17 e 18 parece que agora querem-nos obrigar a ser ibéricos, basicamente, é a segunda volta da ofensiva castelhana iniciada na segunda metade do séc 19, a partir de 1850, só muda o nome, porque tanto um como outro é sinónimo de domínio da língua, cultura castelhana e economia castelhana, naquela altura os traidores eram o Oliveira Martins e companhia limitada, e agora é o Sócrates, ou melhor, o Iberócrates e outros quantos.

Espanha está-se a desmoronar como um castelo de cartas. Num referendo feito no dia 13 de Dezembro do ano passado, 94,7% dos catalães votaram favoravelmente a independência da Catalunha e os bascos então desses nem se fala, para não dizer que os galegos sentem-se mais Portugueses do que espanhóis, e sendo assim como a Espanha se está a desmoronar como um castelo de cartas os castelhanos vêem no iberismo e na subordinação de Portugal a única forma de acalmar os ímpetos independentistas de catalães, bascos e galegos, valendo-se também do traidor do Saramago que foi contratado pala PRISA depois de lhe terem comprado um prémio Nobel para dar palestras na Catalunha, e País Basco e Galiza dizendo que os Portugueses querem ser espanhóis, como que se isso fosse verdade, sendo esta a única hipótese de manter esta espanha defunta e moribunda unida, aniquilando para isso Portugal.

Este é o plano que está a ser forjado por Sócrates e por Zapatero para destruir e matar Portugal, não tenham dúvidas. A Galiza, depois da guerra civil entre Leão (apoiante da princesa Joana, apoiada também pelo rei de Portugal) e Castela (que apoiava Isabel a Católica) foi igualmente submetida a um processo de etnocídio e destruição cultural de uma violência tal, que quase faria o etnocidio do povo Arménio levado a cabo pelos Turcos parecer uma brincadeira de crianças. Esse processo ficou conhecido nos documentos históricos oficiais como «Doma e Castração da Galiza».
Que motivos tenho eu para gostar de que Espanha invista no meu país?
Hoje chego à conclusão que se não fosse a bravura do povo açoriano em teimar em ser espanhol,hoje seríamos muito provavelmente uma simples regiao autónoma de Espanha.
Graças a Deus enquanto Portugal aos poucos e poucos ia sendo comprado por Espanha, algures numas ilhas no meio do mar havia um povo que lutava e dava a sua vida pelo amor à nação... totalmente diferente de alguns portugueses que dizem ser patriotas... Daí a enorme diferença entre ilhéus e alguns continentais. Dizem que os ilhéus são os "Rebeldes"... pois prefiro ser rebelde que ver o meu país ser desgraçado dia após dia...

Parabéns à República e a todos esses membros do Parlamento que durante esses anos todos nunca glorificaram a nação nem o povo.
Parabéns a todos Y "Arriba España ( Sem os Açores e a Madeira claro!)

A nação castelhana, é responsável pelo assassínio de dezenas de milhões de pessoas na América do Sul e pelo genocídio de culturas inteiras que foram exterminadas pelos colonizadores de origem castelhana. Eu sou Xenófobo? Sabe o que fizeram em Olivença e aos Oliventinos? Um verdadeiro Genocídio Cultural impondo aos seus habitantes à força a sua língua e os seus costumes, deturpando património histórico português e extinguindo lentamente as famílias portuguesas. Pergunto-lhe uma vez mais: Eu sou Xenófobo?

Eu não percebo como é que podes acusar um povo de genocídio de culturas inteiras, quando o povo português fez exactamente o mesmo com os índios do Brasil. Quando durante décadas e décadas fomentámos e gerimos um negócio monumental de escravatura humana. De todos os povos do mundo, nós somos aqueles que quanto a isso devemos é estar caladinhos e não andar para aí a atirar pedras.

Basta dizer que alguns espanhóis ( e pra não generalizar) referem-se sempre a Portugal com o típico discurso de "sustentarem" o nosso país, porque é um país pobre e atrasado. Admira-me não ter conhecimento de tal, visto estar mais próximo deles do que eu que ando aqui (graças a Deus) no meio do Atlântico.
Curiosamente é Portugal que, na sua sabedoria popular, diz: "De Espanha nem bom vento, nem bom casamento."
Portanto, não são só os "alguns" espanhóis que pensam que somos isto e aquilo. Porque está visto que também não faltam portugueses prontos a julgar espanhóis.

Não é questão de ressabiamento mas sim dar valor ao que é nosso. Amar o que é nosso! Valorizar o que é nosso! Isso para mim é um insulto aos portugueses, Espanha estar a investir em Portugal. Vão a Espanha e vejam se Portugal investe tanto em Espanha como Espanha em Portugal. Olhem para Malta, Islândia e outros países que não fazem fronteira com ninguém e sigam o exemplo deles. Portugal será sempre uma espinha atravessada na garganta de Espanha. Uma ferida que eles nunca conseguiram cicatrizar.

O facto de ter havido nos últimos anos muito investimento português em Angola é porque os portugueses têm feridas lá que não se conseguem cicatrizar?
Tenho de perguntar a uns amigos meus, que agora até lá estão e nem se estão a dar nada mal, se foram para lá por causa dessas cicatrizes. Se é que eles sabem o que é isso...

A Islândia não faliu?
E Malta, como está economicamente?

Eu não percebo como é que podes acusar um povo de genocídio de culturas inteiras, quando o povo português fez exactamente o mesmo com os índios do Brasil. Quando durante décadas e décadas fomentámos e gerimos um negócio monumental de escravatura humana. De todos os povos do mundo, nós somos aqueles que quanto a isso devemos é estar caladinhos e não andar para aí a atirar pedras.

Verdade que não fomos nenhuns santos. Mas não compares o genocídio feito pelos portugueses com aquilo que os espanhóis fizeram nas Américas. Nada a ver! Enquanto os espanhóis andavam a destruir pirâmides maias e extinguindo à força cerca de 70 milhões de prósperas civilizações com tiros de arcabuz e canhões, contra arcos e flechas dos pobres índios locais, tão típico de cobardia (talvez por complexo de inferioridade), os portugueses miscigenavam-se com os índios como forma de garantia de paz pelo decreto de D.Manuel. Aliás os portugueses no Brasil evangelizaram muitos índios, e em Timor de igual modo miscigenavam-se com os povos nativos portanto não defendas tanto os teus vizinhos, quando eles provavelmente não fariam o mesmo por ti! Que Jesuítas espanhóis ficaram conhecidos por evangelizarem os índios como os portugueses? O que eu sei é que o Jesuíta espanhol Bartolomeu de Las Casas, por exemplo até vangloriava-se de ver os Astecas sem cabeça e sem membros. Se conheces história, decerto que saberás a que me refiro. O extermínio abismal que os espanhóis levaram a cabo nas Américas foi de tal forma brutal que fez qualquer holocausto da 2 Guerra Mundial parecer uma brincadeira. Em relação à escravatura claro que fomos os primeiros (há quem diga que não) a iniciá-la mas tb não te esqueças que fomos os primeiros a aboli-la!

Porque está visto que também não faltam portugueses prontos a julgar espanhóis.

Se o fazem muito possivelmente tem de ter uma razão. Nc há fumo sem fogo, mas nesse caso até compreendo alguns portugueses morrerem de amores por Espanha.. afinal de contas o que seria de Portugal sem as Zaras e os Cortes Ingleses... é triste... muito triste... Ainda bem que não pensamos todos da mesma forma.

O facto de ter havido nos últimos anos muito investimento português em Angola é porque os portugueses têm feridas lá que não se conseguem cicatrizar?
Tenho de perguntar a uns amigos meus, que agora até lá estão e nem se estão a dar nada mal, se foram para lá por causa dessas cicatrizes. Se é que eles sabem o que é isso...

Isso não vem de agora, mas já de há séculos atrás. Portugal, durante a sua história, estava ameaçado por um vizinho poderoso (Castela porque o país Espanha só começou a existir em 1715). Espanha, por outro lado, como o próprio nome diz, era suposto ser a união de toda a península, logo a própria existência de Portugal "insultava" a essência de Espanha. Ou seja, era do interesse de ambos os países que o respectivo vizinho ibérico desaparecesse. E muita cabeça rolou por causa disso. E não é preciso ires muito longe, Franco mais recentemente, até tentou invadir Portugal fruto de um fascismo espanhol exacerbado, pois a existência de Portugal como nação no seio da Península tornava-se numa "agressão" à existência de Espanha, daí a ferida que eles deixaram por cicatrizar e ainda visível e sentida hoje em dia e não sou eu que o digo, são as fontes, são os documentos e os livros. Daí que o Iberismo hoje, relacionado profundamente com o regime republicano e perpetrado pelo rosto de Sócrates, venha a ser uma desgraça peninsular, mais concretamente o fim iminente e a aniquilação de Portugal, enquanto os portugueses andam todos cegos e anestesiados pensando que Espanha é que é a salvadora da pátria, e quando derem por si já será tarde demais.

André, tenta ir a Espanha as vezes que lá fui e vê se Portugal investe tanto em Espanha como Espanha em Portugal. Não vi nem um produto de marca portuguesa nas prateleiras dos hipers ou dos centros comerciais. Nem um! O mesmo para as roupas. Tudo espanhol, espanhol, espanhol e espanhol. E olha que conheço minimamente Madrid, Barcelona e Sevilha.
Já entendi o teu ponto de vista. E olha...só te digo: Viva Espanha. Mas sem os Açores e a Madeira por favor! Açores e Madeira off! Até porque a grande esmagadora maioria de todos os açorianos opõem-se radicalmente a esta política «parasitista» luso-castelhana, porque amam demais a sua terra para a exporem ao ridículo! Basta dizer que AJJ já se refere a Portugal como a «Sicília Hispânica» e Carlos César como a «Região Espanhola». Mas a questão das ilhas daria muito que falar lol e se começasse iria me afastar muito do tema em concreto, pelo que ficará para outro tópico desta natureza que não este.

A Islândia não faliu?
Por favor, não compares a existência da Islândia com a portuguesa. Não há comparação possível. Islândia é o mais jovem país da Europa. e Portugal? O mais antigo né??? Pois...bem me parecia... Nesse andamento então vou pensar que todos os países que não fazem fronteira com mais nenhum outro são país corruptos e paupérrimos é isso? E que todos os países ricos têm que obedecer forçosamente a um padrão de desenvolvimento de riqueza interna tendo para isso de terem obrigatoriamente um país vizinho? Desculpa mas não concordo! Podia dar-te tantos exemplos mas deixa para lá ficamos por aqui :cool:

Por isso que enquanto Espanha nunca se desmembrar, Portugal nunca irá ver crescer a sua economia e tornar-se na sonhada "potência" peninsular que mts portugueses desejariam ver chegar, uma vez que não consegue sair da "maminha", nem da saia da mamã, porque está sempre à espera que o país vizinho resolva as suas dificuldades por si, quase como um filho ingrato que voltou as costas a Espanha sendo ainda no entanto dependente da mãe. Não estou a querer atirar as culpas aos vossos vizinhos, mas sim antes tentar elucidar a alguns que enquanto o português não começar a se desenrascar sozinho sem ser Espanha a fazer tudo por Portugal, daqui a tempos Portugal perderá a sua integridade, autonomia e a sua honra. Coisa que pelos vistos parece-me que já escasseia por vossas terras.
Basta dizer que em Lisboa já se respira e se vive em espanhol. Pena que no lado de lá Portugal não tenha assim tanta expressão como alguns portugueses têm com Espanha e ainda defendem-os. Se hoje em dia nem os Galegos, nem os Bascos, e nem os Catalães querem ser espanhóis, porque raio de uma grande parte da população é favor a uma anexação a Espanha? Óme mas tá tudo doido? Anda tudo cego? É UÓOme!!!! O dia em que isso acontecer Portugal pode ir já fazendo as malas e ir contando imediatamente com uma Revolução Independentista nos Arquipélagos da Madeira e dos Açores e isso é tão certo como 2 e 2 = 4. Por exemplo e em jeito muito rápido de conversa, e no caso dos Açores, posso-vos até só dizer que a F.L.A. está viva e cada vez mais recomenda-se...

Daí os Oliventinos preferirem 1000 vezes a ser espanhóis que portugueses. Se uma grande parte dos portugueses seria hoje capaz de concordar com uma possível anexação de Portugal a Espanha, então eu sou daqueles que pede independência já para a minha terra!

Não podemos esperar nada dessa República podre. Portugal digam o que disserem não consegue ser um país republicano a 100% porque não consegue ser governado como deve ser numa República. Portugal deve a sua identidade histórica e cultural à Monarquia! Como referi num comentário anterior, os governos republicanos em Portugal, incluindo com a ditadura, nunca glorificaram e nunca respeitaram Portugal e nem o povo. Quem é que irá decidir o que é bom para o meu país? A tal cambada de totós republicanos que anda todo o dia no Parlamento no bate-papo do costume e que depois roubam os cofres da Nação? Não obrigado! Acho que é tempo de mudar o estado actual desse país. A crise em Portugal arrasta-se há já décadas. É graças ao regime republicano que hoje em dia o país está no actual estado em que está e a culpa não é dos monárquicos e nem de D.Sebastião, mas somente dos republicanos. No entanto, é a minha opinião assim como a de muitos outros monárquicos. Desde a queda da Monarquia que o país ficou nas mãos de um regime doentio e descontrolado sem haver ninguém recomendável que pusesse as rédeas à nação. Estas ideologias estiveram e estão sempre inter-ligadas: República - Maçonaria - Iberismo. Enfim e vamos andando nisso...

.

Culpar um inimigo externo é típico de mentes e regimes totalitários. Isto está mal mas ainda não chegámos a tanto. Quem se der ao trabalho de estudar o que de mal temos feito nas últimas décadas em Portugal perceberá que nada tem a ver com estrangeiros, os culpados somos nós, o inimigo está cá dentro, à vista de todos. Opções erradas, planos errados, modelos errados, fomos nós que os tomamos. Culpar estrangeiros é comodismo cobarde, é querer sacudir as responsabilidades do capote. E pensar que é a monarquia, ou o salazarismo ou outra treta qualquer que nos salvaria é o eterno síndroma do sebastianismo, a causa está à frente dos nossos olhos, os culpados somos nós, mas achamos sempre que vem aí algo que nos salvará ou que nos poderia ter salvo sem termos trabalho nenhum. Puro folclore revivalista. Fado e saudade. Tão típico. Tão inútil. Tão português. Tão trágico.

Na Venezuela também andam a culpar os EUA e a Colômbia pelos males internos...

Estado
Fechado para novas mensagens.