Eu não sou sociólogo, nem percebo muito... mas tenho estado a fazer um esforço para entender as tuas posições. Mas fico sempre na dúvida daquilo que é a "identidade como português"...
Ora aí tocaste num ponto muito importante: A Portucalidade!
Amigo, diz-me uma coisa: O que te distingue de um russo por exemplo? É saber que ele é europeu como tu ou é a tua língua, tua história, ou a tua própria realidade, mesmo que inserida numa Europa com várias nações? O que é que te diferencia dele? Por outras palavras e melhor dizendo, é a
Portucalidade.
A identidade portuguesa é única e define-se pelo seu legado histórico-cultural comum, valores esses postos hoje em dia constantemente em causa por factores como a globalização. Sabemos todos que pertencemos a um único continente comum (Europa), mas e a tua identidade como pessoa? É igual à de um italiano? O Italiano sabe que é de Itália, de uma realidade diferente da tua certo? O mesmo com o português, caso contrário, e se assim não fosse, hoje em dia na Península Ibérica os nossos antigos reis nunca teriam tido a preocupação com a consciência da sua identidade, de nação, de país em relação aos outros. Viva Afonso Henriques!
Percebes? É isso que nos distingue um dos outros apesar de sermos todos europeus, mas isso já é outra história.
Eu por exemplo, antes de ser português, sou Açoriano! Quero com isto dizer que pertenço e estou inserido numa realidade e num meio totalmente diferente que a tua ( tlv devido à descontinuidade geográfica e territorial que aí não se sente tanto quanto aqui daí as pessoas de cá sentirem na sua pele o efeito da sua Açorianidade como dizia Vitorino Nemésio), apesar, e ainda de uma forma ou outra ser Portugal, não ter de ser obrigatoriamente que ser uma cópia fiel da terra mãe, o que não deixa de fazer de mim português claro!.
Olha por exemplo o caso do Brasil. Brasil até à altura da sua independência era uma extensão de Portugal, logo era Portugal. Foi depois graças à consciência da sua identidade que as pessoas aspiraram pela independência do seu próprio país, ficando apenas uma coisa que nos une a todos ( a língua). O mesmo para Timor, Macau, Cabo Verde, Angola, S.Tomé e Príncipe etc etc.
Mas não nos podemos esquecer de onde viemos todos e de onde somos. Afinal de contas é a pátria que nos distingue uns dos outros, senão fosse assim, tava bonito. Não haviam países e muito menos identidade de nação.
Claro que em Portugal não existe nenhuma lei que obrigue as pessoas a sentirem-se portuguesas, mas tb que eu saiba não existe nenhuma que não obrigue as pessoas não serem portuguesas. Na minha opinião cada qual deve defender e amar a sua pátria porque é dela que vamos beber a nossa essência. É a ela que pertencemos, seja portugueses, seja espanhóis, sejam angolanos, ou australianos.
Em vez de os portugueses se virarem contra os portugueses, deveriam mais de abraçar os seus conterrâneos para que juntos façam deste país um país melhor e de renome, (em vez de taparem o sol com a peneira,) em vez de defenderem flamenquistas com unhas e dentes quando muito provavelmente eles não o fariam no vosso lugar.
Amem mais Portugal! Portugal está tão abandonado com os actuais políticos que temos ao poder. Já que se orgulham tanto dos espanhóis, sejam ou então façam ao menos como eles e sejam mais patriotas!
Tenho dito!