O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Não me leves a mal... mas sempre achei que a forma como escreves Açores fosse em Castelhano (Azores)...:huh:
Agora reconheço que estava enganado....

É normal achares isso uma vez que vives num país que consome tudo o que é espanhol, daí começarem já a trocar castelhano com inglês.

Não te preocupes, eu até entendo bem!

Dou por encerrado este assunto.

Digo não ao Iberismo! É a minha identidade como português que me distingue da identidade dos outros...

Eu não sou sociólogo, nem percebo muito... mas tenho estado a fazer um esforço para entender as tuas posições. Mas fico sempre na dúvida daquilo que é a "identidade como português"...

É um passado, uma história comum??? Todos os europeus temos uma história comum... indissociável uns dos outros.

É a língua?? Os Palops também falam a mesma língua que nós e são outras nações...

É o fado? Os touros? Os Pauliteiros de Miranda??

Fónix!!!!:confused:

Eu sou transmontano e identifico-me com muitos outros transmontanos... mas a minha esposa é minhota e não me identifico nada com o Minho!!!:huh:

Gosto muito deles, aprecio a sua cultura, mas tem tantas diferenças que nada tem que ver com a minha.

A única coisa que eu vejo que de facto une todos os portugueses são os descontos para o IRS...:shocking:

Passado, castelhanos e Monarquia aparte, nos últimos trinta anos entrou dinheiro com fartura vindo da UE, estamos tremendamente endividados e continuamos longe do que está para lá dos Pirinéus.

Há uma década que a economia portuguesa está estagnada, década essa em que construímos os Estádios do Euro, rotundas e fontanários para todos os gostos e centenas de quilómetros de asfalto.

Nestes trinta anos poderíamos ter ficado perto dos países mais ricos da Europa, e no entanto, tudo se perspectiva para que fiquemos mais longe. Portugal é como aquelas famílias que vendem um terreno a um construtor, gastam tudo numa mansão mas depois não têm dinheiro para a manter, e passados vinte anos estão sem dinheiro e com a casa degradada.

Onde falharam as nossas elites e onde falharam os portugueses, onde falhou o «povo»?

A História há-de louvá-lo:

medinac.jpg

Consta que tem três licenciaturas. Feitas no tempo em que não havia Independente nem se estudava nas vésperas dos exames por diapositivos.

Faltam vozes assim. Independentes. E que sabem do que falam.

Eu não sou sociólogo, nem percebo muito... mas tenho estado a fazer um esforço para entender as tuas posições. Mas fico sempre na dúvida daquilo que é a "identidade como português"...

Ora aí tocaste num ponto muito importante: A Portucalidade!

Amigo, diz-me uma coisa: O que te distingue de um russo por exemplo? É saber que ele é europeu como tu ou é a tua língua, tua história, ou a tua própria realidade, mesmo que inserida numa Europa com várias nações? O que é que te diferencia dele? Por outras palavras e melhor dizendo, é a Portucalidade.

A identidade portuguesa é única e define-se pelo seu legado histórico-cultural comum, valores esses postos hoje em dia constantemente em causa por factores como a globalização. Sabemos todos que pertencemos a um único continente comum (Europa), mas e a tua identidade como pessoa? É igual à de um italiano? O Italiano sabe que é de Itália, de uma realidade diferente da tua certo? O mesmo com o português, caso contrário, e se assim não fosse, hoje em dia na Península Ibérica os nossos antigos reis nunca teriam tido a preocupação com a consciência da sua identidade, de nação, de país em relação aos outros. Viva Afonso Henriques!

Percebes? É isso que nos distingue um dos outros apesar de sermos todos europeus, mas isso já é outra história.

Eu por exemplo, antes de ser português, sou Açoriano! Quero com isto dizer que pertenço e estou inserido numa realidade e num meio totalmente diferente que a tua ( tlv devido à descontinuidade geográfica e territorial que aí não se sente tanto quanto aqui daí as pessoas de cá sentirem na sua pele o efeito da sua Açorianidade como dizia Vitorino Nemésio), apesar, e ainda de uma forma ou outra ser Portugal, não ter de ser obrigatoriamente que ser uma cópia fiel da terra mãe, o que não deixa de fazer de mim português claro!.

Olha por exemplo o caso do Brasil. Brasil até à altura da sua independência era uma extensão de Portugal, logo era Portugal. Foi depois graças à consciência da sua identidade que as pessoas aspiraram pela independência do seu próprio país, ficando apenas uma coisa que nos une a todos ( a língua). O mesmo para Timor, Macau, Cabo Verde, Angola, S.Tomé e Príncipe etc etc.

Mas não nos podemos esquecer de onde viemos todos e de onde somos. Afinal de contas é a pátria que nos distingue uns dos outros, senão fosse assim, tava bonito. Não haviam países e muito menos identidade de nação.

Claro que em Portugal não existe nenhuma lei que obrigue as pessoas a sentirem-se portuguesas, mas tb que eu saiba não existe nenhuma que não obrigue as pessoas não serem portuguesas. Na minha opinião cada qual deve defender e amar a sua pátria porque é dela que vamos beber a nossa essência. É a ela que pertencemos, seja portugueses, seja espanhóis, sejam angolanos, ou australianos.

Em vez de os portugueses se virarem contra os portugueses, deveriam mais de abraçar os seus conterrâneos para que juntos façam deste país um país melhor e de renome, (em vez de taparem o sol com a peneira,) em vez de defenderem flamenquistas com unhas e dentes quando muito provavelmente eles não o fariam no vosso lugar.

Amem mais Portugal! Portugal está tão abandonado com os actuais políticos que temos ao poder. Já que se orgulham tanto dos espanhóis, sejam ou então façam ao menos como eles e sejam mais patriotas!

Tenho dito!

Ora aí tocaste num ponto muito importante: A Portucalidade!

Amigo, diz-me uma coisa: O que te distingue de um russo por exemplo? É saber que ele é europeu como tu ou é a tua língua, tua história, ou a tua própria realidade, mesmo que inserida numa Europa com várias nações? O que é que te diferencia dele? Por outras palavras e melhor dizendo, é a Portucalidade.

A identidade portuguesa é única e define-se pelo seu legado histórico-cultural comum, valores esses postos hoje em dia constantemente em causa por factores como a globalização. Sabemos todos que pertencemos a um único continente comum (Europa), mas e a tua identidade como pessoa? É igual à de um italiano? O Italiano sabe que é de Itália, de uma realidade diferente da tua certo? O mesmo com o português, caso contrário, e se assim não fosse, hoje em dia na Península Ibérica os nossos antigos reis nunca teriam tido a preocupação com a consciência da sua identidade, de nação, de país em relação aos outros. Viva Afonso Henriques!

Percebes? É isso que nos distingue um dos outros apesar de sermos todos europeus, mas isso já é outra história.

Eu por exemplo, antes de ser português, sou Açoriano! Quero com isto dizer que pertenço e estou inserido numa realidade e num meio totalmente diferente que a tua ( tlv devido à descontinuidade geográfica e territorial que aí não se sente tanto quanto aqui daí as pessoas de cá sentirem na sua pele o efeito da sua Açorianidade como dizia Vitorino Nemésio), apesar, e ainda de uma forma ou outra ser Portugal, não ter de ser obrigatoriamente que ser uma cópia fiel da terra mãe, o que não deixa de fazer de mim português claro!.

Olha por exemplo o caso do Brasil. Brasil até à altura da sua independência era uma extensão de Portugal, logo era Portugal. Foi depois graças à consciência da sua identidade que as pessoas aspiraram pela independência do seu próprio país, ficando apenas uma coisa que nos une a todos ( a língua). O mesmo para Timor, Macau, Cabo Verde, Angola, S.Tomé e Príncipe etc etc.

Mas não nos podemos esquecer de onde viemos todos e de onde somos. Afinal de contas é a pátria que nos distingue uns dos outros, senão fosse assim, tava bonito. Não haviam países e muito menos identidade de nação.

Claro que em Portugal não existe nenhuma lei que obrigue as pessoas a sentirem-se portuguesas, mas tb que eu saiba não existe nenhuma que não obrigue as pessoas não serem portuguesas. Na minha opinião cada qual deve defender e amar a sua pátria porque é dela que vamos beber a nossa essência. É a ela que pertencemos, seja portugueses, seja espanhóis, sejam angolanos, ou australianos.

Em vez de os portugueses se virarem contra os portugueses, deveriam mais de abraçar os seus conterrâneos para que juntos façam deste país um país melhor e de renome, (em vez de taparem o sol com a peneira,) em vez de defenderem flamenquistas com unhas e dentes quando muito provavelmente eles não o fariam no vosso lugar.

Amem mais Portugal! Portugal está tão abandonado com os actuais políticos que temos ao poder. Já que se orgulham tanto dos espanhóis, sejam ou então façam ao menos como eles e sejam mais patriotas!

Tenho dito!

Finalmente escreveste qualquer coisa de jeito!!!:thumbsup:

Concordo com tudo o que escreveste... mas na realidade não partilho esses sentimentos que expressaste...:(

Por defeito meu... ou feitio quiçá!:(

Tive a felicidade de ter nascido numa familia que tinha o gosto de viajar, pelo que desde cedo pude conhecer "meio" mundo e foi um gosto que mantive! Já conheço os 5 continentes e sempre me senti em casa quando estava em Santa Fé de Bogotá ou em Caracas, sempre me senti em casa em Nova Yorque, em Paris, em Banquecoque, em Sydney... sei lá:( eu sinto-me um cidadão do mundo!

Falo português porque aprendi na escola, mas também falo Inglês (e castelhano!:D) .

Sou católico porque fui assim educado, mas já rezei em templos budistas, e em igrejas protestantes...

A única coisa que me identifica MESMO como português... é o meu passaporte! E a necessidade de "visto" em alguns países...:disgust:

De resto, amigo, a portugalidade não me toca... Lamento!:(

Uma música muito actual.

Portugal, coitado de ti!
Estás doente, és mal tratado!
Qual será o teu fim?
És cada vez mais desprezado.
O teu povo está tão mal,
Quase sem força para viver;
Este caminho é fatal,
Há quem não tenha o que comer.
Tenho orgulho em ser Português,
Sinto o calor do nosso fado,
O soar de uma guitarra
Que por nós é tão amado.
Cantem comigo, em Português!
Parados não podemos ficar,
Portugal é o nosso País,
Por ele temos que batalhar.
Portugal confia em mim,
Não te deixes enganar!
Há quem nada sinta por ti,
Há quem nunca deixou de te amar.
Tenho orgulho em ser Português,
Sinto o calor do nosso fado,
O soar de uma guitarra
Que por nós é tão amado.

Editado por um moderador:
De resto, amigo, a portugalidade não me toca... Lamento!:(

Entendo-te! Sentes-te como cidadão do mundo, é normal visto as experiências pelo que já passaste mas por favor nunca voltes as costas ao teu país. É graças a isso que esse pequeno país cada vez mais perde a sua integridade.

Portugal o que precisa mais nesse momento é de patriotas e de gente com garra que saiba defender a todo o custo a nação lusa, manchada por décadas e décadas de corrupção, hipocrisia, e abandono.

Mas tb não te culpo porque com os políticos que temos ao poder, torna-se difícil (por vezes) hastearmos a bandeira nacional em honra da portucalidade, à excepção do futebol, onde só aqui as pessoas se lembram que são portuguesas, daí eu já lutar pela Questão Monarquica há já anos...

É triste. Essas coisas mexem bastante comigo que nem fazes ideia.
Por isso digo e repito: Açoriano de CORAÇÃO e com Orgulho e até à morte!!!

Fica bem :thumbsup:

Afirmas coisas sem sentido. Em qualquer país do mundo, o principal parceiro económico é com o vizinho grande que está ao lado. É assim com a Irlanda e Inglaterra, com a Bélgica e a Alemanha e França, etc,etc. Em 100 países deve ser assim com 95. O mercado espanhol é mais importante para nós do que o português é para eles.

A Zara ? Olha, devias olhar para a Inditex (Zara, Massimo Dutti, Bershka, Oysho, Pull and Bear, Stradivarius, etc), estudar a empresa galega e o que conseguiu, algo de espantoso, fabuloso. Espanha e Portugal durante décadas produziam vestuário barato para outros países lhes porem simplesmente as marcas. Um bom casaco sai de Portugal a 5 ou 10€ para outro país e leva uma etiqueta de marca e é colocado à venda por 100€ ou 150€

Sem sentido? Pois é capaz...

Olha Vince a questão não é tanto assim como tu dizes em relação ao parcerismo comercial em relação ao país vizinho. Basta dizer que grande parte dos países de Leste têm vizinhos que se pudessem os apagariam do mapa, portanto não vou por aí. São apenas opiniões. A minha e a tua. Por outro lado eu sei e tenho bem a noção que Portugal exporta para o exterior. Mas por azar do destino em Espanha não vi um único produto ou artigo português à venda. Nem um! Ao contrário e bem mais longe, (Canadá onde tb lá vivi alguns anitos) era mais fácil encontrar produtos portugueses que espanhóis, isto tb porque eu estava inserido numa comunidade açoriana (entenda-se!)

Ao fim de todos estes anos em que ando no fórum, a pessoa menos patriótica que por aqui já vi foste tu, e não foi desta conversa, foi de outras coisas que foste escrevendo aqui ao longo do tempo.

Foi mesmo? Então creio que deve ter havido um erro de comunicação qualquer que não entendeste ou que eu não entendi. E até é possível que tenha havido, mas com certeza nunca me ouviste aqui a criticar a minha terra (Açores) pois não?.

a FLA queria a independência da pátria Lusa e tornar-se um protectorado ou estado norte-americano, pedindo de joelhos aos EUA que assim fosse, reduzindo a identidade dos Açores a uma mera existência como base americana

A F.L.A. queria a independência de Lisboa por vários motivos dos quais tu e eu sabemos muito bem, pelo que não vou estar aqui a fugir à conversa. Os Açorianos queriam mil vezes a sua independencia do que estarem ligados por um cordão umbilical a uma macrocefalia de Lisboa à beira do colapso, e para isso tinham o apoio dos Estados Unidos. Diga-se mesmo que foram os americanos que criaram postos de trabalho a várias famílias açorianas e contribuindo para a sua economia local. Não Portugal. Os Açorianos abriram-se para o mundo graças aos americanos que traziam e fomentavam um novo mercado para as ilhas. Se fossemos a esperar por Portugal naquela altura coitados já teriam morrido à fome. Felizmente que assim n foi. Portugal sim foi o verdadeiro culpado de hoje estarem em terras americanas milhões e milhares de açorianos e seus descendentes devido à pobreza extrema vivida no país e sustentada por uma republica falaciosa e corrupta, daí o povo açoriano ter escolhido como sua segunda casa o continente americano para viver em vez da pátria lusa. Os açorianos foram obrigados a procurar no estrangeiro o que a pátria mãe desde sempre nos negou, e que aliados ao insularismo foram se refugiando cada vez mais nas Américas.

Daí a enorme ligação que os Açores e os Estados Unidos da América sempre tiveram desde sempre. Os açorianos preferiam ser um protectorado americano do que estarem a ser subjugados a um regime republicano deplorável de Lisboa. Basta dizer que até Gerald Ford, para retirar força a Lisboa iria dar independência aos Açores e Portugal como resposta adquiriu submarinos para impedir que tal acontecesse. Eu só digo uma coisa: Os Açores um dia mais tarde e se esse país não se emendar, já têm o seu destino traçado ao lado dos E.U.A. e para isso têm o apoio dos americanos. Alguns Açorianos preferiam e ainda preferem ser americanos do que estarem ligados a Portugal. É um facto! Aliás não há uma unica família açoriana que não tenha um familiar ou conhecido nos E.U.A e Canadá. A ligação entre Açores- E.U.A é muito forte e faz parte da nossa cultura há já séculos, portanto, não é tão rápido que se apaga os E.U.A. da vida do povo açoriano. Portugal levou anos a fio descriminando as ilhas. Anos a fio, abandonando as ilhas à sua sorte e hoje quer o quê? Adquirimos a nossa Autonomia centrada num Governo próprio com leis e Estatuto. Açores e Madeira são as unicas regiões do país com sistema Autónomo e da Autonomia para a Independência são só 2 passos. Basta Portugal querer... e com esta politica então.. Podia dizer-te ainda muito mais mas é melhor ficar por aqui para não fugir do tema em questão.

Veja-se por exemplo que até 1986 Portugal só possuía uma unica auto estrada em todo o país de 25 km.... e mais não digo!

Mais atrás falaste de Franco e da invasão de Portugal, plano fascista que Franco ensaiou juntamente com Hitler e Mussolini. Quando és tu que afirmas que Mário Machado é um "senhor carismático". Patriota ? Bah ! Com patriotas destes Portugal já não existiria há séculos, teriam sido os primeiros a fugir numa invasão espanhola. Ou a pedir-lhes a nacionalidade, como a FLA fez com os EUA.

Mário Machado ao menos deu a cara... apesar de ainda n estar no poder. E se seria ele a a pessoa mais acertada para governar o ( já digo até vosso e não nosso) país isso já eu não sei. Só sei que alguns só gostam de tótós ao poder. Olhem Sócrates que vai bajular os espanhóis? Vergonha na cara não?
Restauração para Portugal urgentemente!

É normal achares isso uma vez que vives num país que consome tudo o que é espanhol, daí começarem já a trocar castelhano com inglês.

E pôr o nome da tua região em inglês é defender a nossa língua? Amanhã teremos aí algum Allgarvio?

Isso desconheço totalmente!

O acórdão do julgamento de Mário Machado, conotado com a extrema direita, refere que foi também condenado pelos crimes de coacção agravada, detenção de arma ilegal, ameaça, dano e ofensa à integridade física qualificada. A leitura do acórdão do julgamento de Machado e de outros 35 arguidos acusados de discriminação racial decorreu no Tribunal de Monsanto.

Além de Mário Machado, foram também condenados a penas de prisão efectivas os arguidos Rui Veríssimo, Paulo Maia, Paulo Lama, Pedro Isac e Alexandre Dias.

O PÚBLICO sabe que Mário Machado, Nuno Temudo e Nelson Pereira já tinham sido condenados pelo homícidio de Alcino Monteiro, cidadão português de origem cabo-verdiana, assassinado no Bairro Alto, em Lisboa, no dia 10 de Junho de 1995.

O acordão ditou seis penas de prisão efectiva, cinco absolvições e 17 penas suspensas, ficando os restantes arguidos obrigados ao pagamento de multas.

O advogado de Mário Machado já anunciou que vai recorrer da sentença.

Os 36 arguidos, conotados com o movimento "skinhead", foram pronunciados a 29 de Novembro de 2007 pelo crime de discriminação racial e outras infracções conexas, incluindo agressões, sequestro e posse ilegal de armas, após uma investigação da Direcção Central de Combate ao Bandistismo (DCCB) da Polícia Judiciária, sob a direcção do Ministério Público.

Durante as buscas realizadas pela DCCB, na fase de investigação, foram apreendidas diversas armas de fogo, munições, armas brancas, soqueiras, mocas, batões, tacos de basebol e diversa propaganada de carácter racista, xenófobo e anti-semita.

A nação castelhana, é responsável pelo assassínio de dezenas de milhões de pessoas na América do Sul e pelo genocídio de culturas inteiras que foram exterminadas pelos colonizadores de origem castelhana. Eu sou Xenófobo? Sabe o que fizeram em Olivença e aos Oliventinos? Um verdadeiro Genocídio Cultural impondo aos seus habitantes à força a sua língua e os seus costumes, deturpando património histórico português e extinguindo lentamente as famílias portuguesas. Pergunto-lhe uma vez mais: Eu sou Xenófobo?

O mesmo "genocídio cultural" praticaram todas as nações europeias, Portugal incluído, em África e na América do Sul. O resto já foi respondido por outras pessoas. Tu próprio o referes:

os portugueses miscigenavam-se com os índios como forma de garantia de paz pelo decreto de D.Manuel. Aliás os portugueses no Brasil evangelizaram muitos índios, e em Timor de igual modo miscigenavam-se com os povos nativos portanto não defendas tanto os teus vizinhos, quando eles provavelmente não fariam o mesmo por ti!

Espanha está-se a desmoronar como um castelo de cartas. Num referendo feito no dia 13 de Dezembro do ano passado, 94,7% dos catalães votaram favoravelmente a independência da Catalunha e os bascos então desses nem se fala, para não dizer que os galegos sentem-se mais Portugueses do que espanhóis, e sendo assim como a Espanha se está a desmoronar como um castelo de cartas os castelhanos vêem no iberismo e na subordinação de Portugal a única forma de acalmar os ímpetos independentistas de catalães, bascos e galegos, valendo-se também do traidor do Saramago que foi contratado pala PRISA depois de lhe terem comprado um prémio Nobel para dar palestras na Catalunha, e País Basco e Galiza dizendo que os Portugueses querem ser espanhóis, como que se isso fosse verdade, sendo esta a única hipótese de manter esta espanha defunta e moribunda unida, aniquilando para isso Portugal.

O referendo na Catalunha teve uma taxa de participação de 30%, foi boicotado pelos partidos nacionais e alguns autonómicos, e não foi sequer reconhecido pelo estado central por ser anticonstitucional.
Saramago não foi comprado pela Prisa, escreve crónicas no El Pais simplesmente, e é natural que não morra de amores pelo nosso país depois da censura que um nosso governo que lhe fez.

A F.L.A. queria a independência de Lisboa por vários motivos dos quais tu e eu sabemos muito bem, pelo que não vou estar aqui a fugir à conversa. Os Açorianos queriam mil vezes a sua independencia do que estarem ligados por um cordão umbilical a uma macrocefalia de Lisboa à beira do colapso, e para isso tinham o apoio dos Estados Unidos. Diga-se mesmo que foram os americanos que criaram postos de trabalho a várias famílias açorianas e contribuindo para a sua economia local. Não Portugal. Os Açorianos abriram-se para o mundo graças aos americanos que traziam e fomentavam um novo mercado para as ilhas. Se fossemos a esperar por Portugal naquela altura coitados já teriam morrido à fome. Felizmente que assim n foi. Portugal sim foi o verdadeiro culpado de hoje estarem em terras americanas milhões e milhares de açorianos e seus descendentes devido à pobreza extrema vivida no país e sustentada por uma republica falaciosa e corrupta, daí o povo açoriano ter escolhido como sua segunda casa o continente americano para viver em vez da pátria lusa. Os açorianos foram obrigados a procurar no estrangeiro o que a pátria mãe desde sempre nos negou, e que aliados ao insularismo foram se refugiando cada vez mais nas Américas.

Daí a enorme ligação que os Açores e os Estados Unidos da América sempre tiveram desde sempre. Os açorianos preferiam ser um protectorado americano do que estarem a ser subjugados a um regime republicano deplorável de Lisboa. Basta dizer que até Gerald Ford, para retirar força a Lisboa iria dar independência aos Açores e Portugal como resposta adquiriu submarinos para impedir que tal acontecesse. Eu só digo uma coisa: Os Açores um dia mais tarde e se esse país não se emendar, já têm o seu destino traçado ao lado dos E.U.A. e para isso têm o apoio dos americanos. Alguns Açorianos preferiam e ainda preferem ser americanos do que estarem ligados a Portugal. É um facto! Aliás não há uma unica família açoriana que não tenha um familiar ou conhecido nos E.U.A e Canadá. A ligação entre Açores- E.U.A é muito forte e faz parte da nossa cultura há já séculos, portanto, não é tão rápido que se apaga os E.U.A. da vida do povo açoriano. Portugal levou anos a fio descriminando as ilhas. Anos a fio, abandonando as ilhas à sua sorte e hoje quer o quê? Adquirimos a nossa Autonomia centrada num Governo próprio com leis e Estatuto. Açores e Madeira são as unicas regiões do país com sistema Autónomo e da Autonomia para a Independência são só 2 passos. Basta Portugal querer... e com esta politica então.. Podia dizer-te ainda muito mais mas é melhor ficar por aqui para não fugir do tema em questão.

Veja-se por exemplo que até 1986 Portugal só possuía uma unica auto estrada em todo o país de 25 km....

Hoje em dia a F.L.A e outros movimentos independentistas nos Açores estão vivos e recomendam-se cada vez mais, graças ao actual estado do país. Há açorianos que dizem que são "Açorianos de coração e portugueses à força" porque o seu B.I. os obriga. Esta é a realidade aqui vivida nas ilhas.
Mas passemos à frente porque este tópico não é sobre os Açores mas sim sobre o actual estado em que se encontra o país.

Depois de tanta conversa sobre patriotismo, pegar em armas para defender a soberania, correr com os espanhóis, chegámos à conclusão que se este país não se emendar, mais vale sermos americanos?

E pôr o nome da tua região em inglês é defender a nossa língua? Amanhã teremos aí algum Allgarvio?

Isso é preconceito da tua parte, até porque dominar o inglês razoavelmente bem ( e porque a profissão assim o obriga, além de ter vivido grande parte no continente americano), não é caso para pôr a minha língua de parte. Aliás para corrigires o meu nome terás tb primeiramente de corrigir a mais um membro açoriano que tem o seu nome tb em iglês e não em português! Se há uma das coisas que eu mais defendo ( quem me conheçe) é a língua portuguesa!

O mesmo "genocídio cultural" praticaram todas as nações europeias, Portugal incluído, em África e na América do Sul.

Todas? E ainda gabas-te disso... :shocking: Com essa tua afirmação só estás a concordar que o que aconteceu em Olivença não seja levado a sério!

Olha, realmente é inútil e perca de tempo tentar defender o bom nome ( se é que ainda existe algum) de Portugal, quando há algumas pessoas que parece não se importarem com tal. Que não queiram defender os interesses do vosso país isso já é lá com vocês. Na casa de cada qual mandam os seus! Tens toda a razão.
Tu na tua casa e nós na nossa. É o melhor mesmo!

E peço imensa desculpa de ter ofendido (quiçá lol) a todos aqueles que ainda consideram que a presença de Espanha em Portugal é tão normal como a tomada de Olivença!

Estado
Fechado para novas mensagens.