HotSpot
Cumulonimbus
Frederico, concordo com muitas coisas que dizes mas se achas que uma ditadura é a solução para o país, arranja um cantinho só para ti...
Por cá surgiram as primeiras universidades, aqui começaram os Descobrimentos e a Revolução Científica, aqui e no Próximo Oriente começou a Civilização.

Frederico, concordo com muitas coisas que dizes mas se achas que uma ditadura é a solução para o país, arranja um cantinho só para ti...
Qual Civilização? Não estarás um pouco atrasado em relação à História? Olha que as primeiras civilizações apareceram há 7000 anos ... por onde tens andado, Frederico?![]()

Não acho que a ditadura seja a solução. Acho sim que deveríamos ver com outros olhos o Estado Novo e recuperar o que havia de positivo.
Ora repare que escrevi «Civilização» e não «civilização».

Realmente escrevi civilização com letra pequena, foi o maldito corretor. Mas será que antes dessa data não houve outras Civilizações, até mais avançadas para esse tempo? Ou melhor, numa visão europeia, será que a Civilização terá sempre de ser sempre, a "primogénita", a "verdadeira", a Ocidental?
![]()
Até ao Renascimento fomos na realidade a região mais avançada do mundo (Portugal?). Por cá surgiram as primeiras universidades, aqui começaram os Descobrimentos e a Revolução Científica, aqui e no Próximo Oriente começou a Civilização.

Ah, então foi uma questão de linguagem ou de se situar, perfeitamente, no espaço e no tempo, a região de que se está a falar, neste caso, será Portugal?
Ninguém falou de Atlantes nem de outras coisas (eu, pelo menos!). Não era necessário desvirtuar o que perguntei. Claro que foi no Próximo Oriente (a Índia nasceu no vale do Indo, onde hoje é o Paquistão) e na Ásia que começaram as primeiras civilizações, disso não há dúvida.
Mas, provavelmente, a maneira como se escreve hoje em dia baralhou-me a compreensão.
![]()
Acho que ficava melhor: no Próximo Oriente e na Europa nasceu a Civilização!
Em 1974 éramos, segundo a ONU, o 24.º país mais desenvolvido do mundo. Hoje somos o 40.º...
Apenas 56% dos portugueses considera a Democracia o melhor sistema político. Um estudo realizado para o barómetro da Qualidade da Democracia e divulgado pelo Público demonstra que a percepção da Democracia em Portugal aponta para uma “desconsolidação” deste sistema político.
Em reacção ao resultado do estudo, o sociólogo Luís de Sousa, um dos autores do estudo, refere que este indicador dá conta de que “a democracia vai reduzir qualidade de desempenho”.
O investigador admite que este resultado “é um sinal de insatisfação e a insatisfação em democracia até é útil”, sublinhando que “o problema é saber até quando é útil e a partir de quando causa desgaste”.
Como exemplo de desgaste da Democracia em Portugal, Luís de Sousa aponta as recentes “manifestações de militares e os atropelos dos direitos constitucionais”.
Para António Costa Pinto, outro dos autores do estudo, “há imensas democracias consolidadas que convivem com descontentamento, o problema é saber gerir isso”.
i