O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Por cá surgiram as primeiras universidades, aqui começaram os Descobrimentos e a Revolução Científica, aqui e no Próximo Oriente começou a Civilização.

Qual Civilização? Não estarás um pouco atrasado em relação à História? Olha que as primeiras civilizações apareceram há 7000 anos ... por onde tens andado, Frederico? :lol:

Não acho que a ditadura seja a solução. Acho sim que deveríamos ver com outros olhos o Estado Novo e recuperar o que havia de positivo.

Concordo em pleno :thumbsup:

Ora repare que escrevi «Civilização» e não «civilização».

Realmente escrevi civilização com letra pequena, foi o maldito corrector.
Mas será que antes dessa data não houve outras Civilizações, até mais avançadas para esse tempo? Ou melhor, numa visão europeia, será que a Civilização Ocidental terá sempre de ser sempre, a "primogénita", a "verdadeira"?
:eek:

Realmente escrevi civilização com letra pequena, foi o maldito corretor. Mas será que antes dessa data não houve outras Civilizações, até mais avançadas para esse tempo? Ou melhor, numa visão europeia, será que a Civilização terá sempre de ser sempre, a "primogénita", a "verdadeira", a Ocidental?
:eek:

A Civilização surgiu no Próximo Oriente, segundo alguns autores no Noroeste da Índia. Se antes houve Atlantes ou não, bem isso não está provado pela História. Portanto fico com aquilo que a História pode provar, o surgimento da Civilização no Próximo e Média Oriente e a sua disseminação pelo Mediterrâneo e pela Europa.

Até ao Renascimento fomos na realidade a região mais avançada do mundo (Portugal?). Por cá surgiram as primeiras universidades, aqui começaram os Descobrimentos e a Revolução Científica, aqui e no Próximo Oriente começou a Civilização.

Ah, então foi uma questão de linguagem ou de se situar, perfeitamente, no espaço e no tempo, a região de que se está a falar, neste caso, será Portugal?

Ninguém falou de Atlantes nem de outras coisas (eu, pelo menos!). Não era necessário desvirtuar o que perguntei. Claro que foi no Próximo Oriente (a Índia nasceu no vale do Indo, onde hoje é o Paquistão) e na Ásia que começaram as primeiras civilizações, disso não há dúvida.
Mas, provavelmente, a maneira como se escreve hoje em dia baralhou-me a compreensão.
:rolleyes:

Ah, então foi uma questão de linguagem ou de se situar, perfeitamente, no espaço e no tempo, a região de que se está a falar, neste caso, será Portugal?

Ninguém falou de Atlantes nem de outras coisas (eu, pelo menos!). Não era necessário desvirtuar o que perguntei. Claro que foi no Próximo Oriente (a Índia nasceu no vale do Indo, onde hoje é o Paquistão) e na Ásia que começaram as primeiras civilizações, disso não há dúvida.
Mas, provavelmente, a maneira como se escreve hoje em dia baralhou-me a compreensão.
:rolleyes:

O meu post é bem explícito. Referia-me à Europa do Sul em geral. Ora leia de novo.

Em 1974 éramos, segundo a ONU, o 24.º país mais desenvolvido do mundo. Hoje somos o 40.º...

Não sei se é a 1ª vez neste fórum que me dirijo a si
mas tenho a certeza absoluta que será a última em que vou
perder tempo consigo.
Não sei a sua idade mas provavelmente não andou na escola primária que eu frequentei , onde nos 1ºos dias de cada ano lectivo apareciam sempre uns 4 ou 5 meninos descalços.
Sim, Frederico : putos descalços ,sem meias sequer,na escola primária dos Quatro Caminhos, Senhora da Hora, a apenas 10 km do centro do Porto.
E nós íamos para casa, contávamos aos nossos Pais.Entre todos , lá se arranjava um calçado velho para esses desgraçados. De 1966 a 1971 era sempre assim que começava o ano escolar. Sempre.
Quer saber mais? Nesses tempos que vão até 1974 , famílias vizinhas
( morava no Bairro do Viso que pertence ao concelho do Porto) vinham buscar as sobras do
jantar lá de casa , quando havia e delas constava somente arroz e batatas pois então ,que à minha mesa nunca sobrava peixe ou carne. Quando não havia sobras de nada, nada havia de comer nesse dia nessas famílias.
E não era uma ou duas . Eram várias que estavam nessa situação. Com vários vizinhos a ajudar como podiam.

Que rico 24º lugar e que rica taxa de crescimento de 4%.
Quem viveu a miséria salazarenta , 95% do seu povo, ao lê-lo , está tentado a convocá-lo para um estágio de 5 anos ,numa família humilde ,pois claro, nesse Portugal de "sucesso" .
Talvez deixasse de escrever tanto disparate.

E já agora anexo 2 casos pessoais :
-O meu mano velho sofreu na Guiné e ainda hoje, todos os dias vêm-lhe à memória os Horrores da Guerra em que foi obrigado a combater , e ,enfim, o meu saudoso Pai ,por ter chamado farsa eleitoral à fantochada das eleições de 1969, no sítio errado, à hora errada, esteve preso 3 meses. E não mais teve sossego até ao 25 de Abril.

Se quanto ao rumo da evolução económica não restarão dúvidas,
quanto à Ditadura Fascista , estamos há muito conversados.

Eu apenas nasci uns anos depois do 25 de Abril, não tenho total "moral" nem conhecimento real para dar grandes sentenças, apenas me posso guiar pelo desde pequeno me foi relatado por quem esse período viveu. Posso concordar que nem TUDO tenha sido mau nos tempos do Estado Novo, até podia Portugal ter uma boa "reputação financeira" no exterior, mas certamente seria à custa dos muitos miseráveis que o Nimboestrado acabou de descrever. E isto apenas no plano que eu posso marginalmente considerar aceitáveis alguns argumentos de quem tanta "nostalgia" tem desses tempos.. Nem vou falar do resto, no "cinzento" que os meus pais e avós tantas vezes me descreveram tão fielmente, que acho que isso nem vale a pena. Parece-me demasiado evidente para perder tempo a argumentar..
Mas só para terminar, falando em nostalgia, eu só acho fantástico, como é que pessoas que nem viveram esse tempo podem ser nostálgicos dele, é um total contra-senso, e que só prova com todas as letras que é muito fácil ignorar o que não se sofreu com a própria pele....

Se ontem falávamos em ditaduras.

Apenas 56% dos portugueses considera a Democracia o melhor sistema político
Apenas 56% dos portugueses considera a Democracia o melhor sistema político. Um estudo realizado para o barómetro da Qualidade da Democracia e divulgado pelo Público demonstra que a percepção da Democracia em Portugal aponta para uma “desconsolidação” deste sistema político.

Em reacção ao resultado do estudo, o sociólogo Luís de Sousa, um dos autores do estudo, refere que este indicador dá conta de que “a democracia vai reduzir qualidade de desempenho”.

O investigador admite que este resultado “é um sinal de insatisfação e a insatisfação em democracia até é útil”, sublinhando que “o problema é saber até quando é útil e a partir de quando causa desgaste”.

Como exemplo de desgaste da Democracia em Portugal, Luís de Sousa aponta as recentes “manifestações de militares e os atropelos dos direitos constitucionais”.

Para António Costa Pinto, outro dos autores do estudo, “há imensas democracias consolidadas que convivem com descontentamento, o problema é saber gerir isso”.

i

:rolleyes::rolleyes:

Podiam ter escrito que apenas 44% dos portugueses ponderam uma solução não democrática para a resolução dos problemas do país. Claro que vendia menos... :cool:

Estado
Fechado para novas mensagens.