E os juros lá vão descendo...
Se inclinares a folha de certeza que estão a descer...
E os juros lá vão descendo...
O Ministro da Educação retira a Educação Física do cálculo da média final para acesso ao Ensino Superior. Este país tem 1 milhão de diabéticos. O Ministro da Saúde devia demitir o Ministro da Educação mas já não há Governo há muito meses...
http://www.publico.pt/Educação/educ...media-final-do-secundario-1550348#Comentarios
O Ministro da Educação retira a Educação Física do cálculo da média final para acesso ao Ensino Superior. Este país tem 1 milhão de diabéticos. O Ministro da Saúde devia demitir o Ministro da Educação mas já não há Governo há muito meses...
http://www.publico.pt/Educação/educ...media-final-do-secundario-1550348#Comentarios
Pretendia abranger toda a juventude - escolar ou não - e atribuia-se, como fins, estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento da ordem, no gosto da disciplina, no culto dos deveres morais, cívicos e militares.
Porquê ? Concordo em pleno que a nota de educação física não conte pra média (a mim até me favoreceu), pois em muitos casos, essencialmente no caso dos bons alunos e com pouca aptidão física só prejudica. Os facilitismos só prejudicam não só os alunos que são bons ou o querem ser, como leva a que não exista filtragem pra que se entre nas faculdades, tudo entra e depois é o que se vê.
Temos que acabar com os facilitismos, as oportunidades pra todos podem conseguir-se de outras formas, há lugar pra todos na sociedade, não podemos é querer que todos sejam doutores pra estatística, é necessário outras vertentes pra que um país funcione, essencialmente escolas com componente profissional. Uma dos maiores dramas da educação neste momento (ou nos últimos tempos) é mesmo esse, querer meter tudo nas faculdades.
Sempre pela saúde do povo, que como se sabe, não possui a inteligência de decidir o que deve comer, quando deve fazer exercício físico (...)
No Colégio R. no Porto os alunos têm todos 20 ou 19 a Educação Física, mesmo que não saibam correr ou dar um chuto numa bola. Esse colégio é conhecido por dar boas notas, e nele ingressam quem quer entrar em Medicina ou Arquitectura, ou simplesmente quem não «se safa» na escola pública. Nas turmas de quem quer entrar em Medicina os alunos costumam terminar o Secundário com média de 19.0, 19.5 ou 20.
Por sua vez, na escola pública há alunos que não ingressam em Medicina por décimas, por causa da Educação Física lhes estragar a média. Quando têm o azar de não saber jogar à bola ou de serem menos dotados a fazer o pino levam um 12, um 13 ou um 14. E lá cai o 18, conseguido com muito esforço, com muito trabalho, pois na maioria das escolas públicas os testes são muito mais difíceis que nas privadas, e não há notas inflacionadas!
Choca-me ver-te a ti Agreste, que és de Esquerda, a defender uma medida que grosso modo só beneficiava os alunos que tinham dinheiro para pagar a frequência em certos colégios privados.
Ainda hoje de manhã falei disto com uma rapariga cuja irmã está no colégio R. e vai terminar o ano com 20 a Educação Física, e pelos vistos nem teve aulas. No ano passado estivera na pública e lá teve 15. Agora com o 20 do 11.º e o 20 do ano que vem terminaria o Secundário com 18 a Educação Física, coisa impossível na escola pública.
A disciplina de educação física seria um espaço importante para organizar um plano nacional que pudesse obrigar a população jovem a ter hábitos de vida saudáveis, conhecendo e praticando desporto, algumas vezes em competição com outros.
Claro que há excepções, mas nada disto se relaciona com a OBRIGATORIEDADE do exercício físico. O que tu muitas vezes não compreendes é que nada do que é obrigatório consegue incutir algum gosto nas pessoas. Pelo contrário.