O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Todos os debates em torno do estado social ou xuxualista como alguns vocês chamam, uma miragem parasídiaca aos tempos nostalgicos do estado novo onde as pessoas idosas morriam atrás das paredes, abandonadas sem o minimo apoio, a maior parte com causa de morte incerta.

O mundo desde 1975 mudou bastante, hoje o desenvolvimento humano, o ser humano ocupa a centralidade de todas as atenções. A dignidade humana está alienada aos valores cristãos que tão demagogicamente os partidos da direita usurpam mas que não respeitam. Não podemos desprezar os fundamentos de um estado social quando demográficamente avançamos para um envelhecimento de topo na pirâmide.

Experimentem visitar um hospital e vejam a quantidade de gente idosa a precisar de assistência médica com reformas de 190€.

Não podemos definir um modelo unicamente meritocrático quando uma grande parte dos trabalhadores já ultrapassa os 45 anos em que com o avançar da idade perde faculdades que jamais serão competitivas com jovens de 20 anos apesar da sua experiência.

Não podemos falar em refundações do estado social e cortes na politica social em 4 mil milhões de Euros quando na semana anterior se empresta 1100 milhões a um banco que cobra as pessoas que têm menos de 2500 euros de saldos nas contas.

Declaração de interesses: Nunca recebi nenhum apoio do estado

Seria um discurso bonito, se não estivasse cheio de falácias, e lá vem a desculpa da praxe, do Banif. Já repararam que não saímos disto há anos ? Dá-me a impressão que as próprias intervenções bancárias servem para manter o status-quo de parte a parte da porcaria toda.

Vince como é que uma pessoa pode esquecer isso tão depressa, são 1100 milhões, já reparaste as medidas que poderiam ser aliviadas com esse dinheiro? Já viste que por causa disso milhares de portugueses serão sacrificados?

Não se trata aqui de uma redundância de discurso, mas sim vincar aquilo que passa aos olhos das pessoas e que se esquecem. É vergonhoso, como se empresta esse dinheiro e não se esclarece as causas do afundamento desse banco.

Mas há mais... Como pode o governo falar em despedimentos se tem contratado consultores a rodos, alguns com duvidosa experiência baseados nos seus fracos curriculos, ganhando mais de 3000 mensais. Só estar atento ao Diario da Républica.

Este estudo do FMI que apareceu subitamente do nada, não me recordo de algo deste género noutros países intervencionados nesta altura do campeonato, só demonstra a falência e a incapacidade que temos, não temos sequer um governo com coragem de tomar medidas, é gente sem tomates que prefere pedir ao FMI que explique a dura realidade.

Até compreendo que o governo haja dessa forma, pois muito embora o custo político destas reformas vá refletir-se de forma COLOSSAL nas próximas eleições legislativas, eles não estão para chatices e preferem que seja o FMI ou a TROIKA a ditar as suas propostas que serão mesmo COLOSSAIS.

Quanto à questão do empréstimo ao BANIF, não sou nenhum entendido na matéria, mas creio ter visto um post publicado aqui, onde se esclarece um pouco as taxas de juro que Portugal paga, que dependem da origem do empréstimo FMI ou BCE ou "FEEI??". Assim como, é esclarecido que uma parte do empréstimo é MESMO para refinanciar a Banca!

Sei que os portugueses somos muito imaginativos/desenrascados, mas quando está no contrato da troika, que uma % do emprestimo vem do FMI ou do BCE ou do FEEI, a uma taxa de juro X e que tem um destino próprio, creio que é para cumprir, sem mais qualquer hipóteses imaginárias!

Penso eu de que.. o mais certo é estar enganado, mas é a minha humilde opinião!

Se acho justo? Claro que não! Sou português, quero ver o país andar para a frente e não vou em cegueiras ideológicas! :p

Este estudo do FMI que apareceu subitamente do nada, não me recordo de algo deste género noutros países intervencionados nesta altura do campeonato, só demonstra a falência e a incapacidade que temos, não temos sequer um governo com coragem de tomar medidas, é gente sem tomates que prefere pedir ao FMI que explique a dura realidade.

O FMI parece que lançou algo que nunca foi pensado.

Lançou um esboço, mas desta vez praticamente todo baseado na diminuição da despesa. - Finalmente!!!!!

Tocou na ferida, mas este "esboço já devia ter iniciado há um ano atrás, de modo à sociedade se adequar à nova situação.

Além disso a poupança não seria os 4 mil milhões, seriam bem maiores e grande parte dessa poupança seria efetiva.

Uma parte de aumento de impostos seriam necessários, o que levaria a uma contração menor do consumo interno = melhores resultados na cobranças de impostos (a base dos impostos é o consumo interno).

O problema está nos interesses instalados, sobretudo nos altos cargos da função pública, grande parte sem necessidade de existirem e na Constituição.

Realmente gostava de saber como é que muitos de vocês que tanto chamam ao Estado social o estado xuxualista, como é que respondem ao Mago?

Eu acho que a presença de um Estado que controla certas coisas na Economia é essencial. Para que o poder das empresas, que são muitas vezes movidas só pelos seus próprios interesses, não prejudique a vida do resto da população.

um Estado Social também é necessário. E um regime baseado somente no mérito e competição também não funciona, porque se não os menos capacitados são excluídos.

No fundo, todas estas ideias são muito egoístas. Eu acho que houve muitos excessos no estado social, concordo, mas isso não implica torna-mo-nos radicais e defendermos logo o seu fim! A catastrofe que isso seria, seria bem pior a longo prazo. Só não o vêm, se pensarem tudo a curto prazo ou somente no vosso próprio umbigo. Esse é o problema da maioiria das pessoas e dos governantes: excluem sempre o bem estar de uma grande parte da população. Isso é desumano.

Agora as corrupções e manhas e mamas, sim, essas têm que acabar.

Todos os debates em torno do estado social ou xuxualista como alguns vocês chamam, uma miragem parasídiaca aos tempos nostalgicos do estado novo onde as pessoas idosas morriam atrás das paredes, abandonadas sem o minimo apoio, a maior parte com causa de morte incerta.

O mundo desde 1975 mudou bastante, hoje o desenvolvimento humano, o ser humano ocupa a centralidade de todas as atenções. A dignidade humana está alienada aos valores cristãos que tão demagogicamente os partidos da direita usurpam mas que não respeitam. Não podemos desprezar os fundamentos de um estado social quando demográficamente avançamos para um envelhecimento de topo na pirâmide.

Experimentem visitar um hospital e vejam a quantidade de gente idosa a precisar de assistência médica com reformas de 190€.

Não podemos definir um modelo unicamente meritocrático quando uma grande parte dos trabalhadores já ultrapassa os 45 anos em que com o avançar da idade perde faculdades que jamais serão competitivas com jovens de 20 anos apesar da sua experiência.

Não podemos falar em refundações do estado social e cortes na politica social em 4 mil milhões de Euros quando na semana anterior se empresta 1100 milhões a um banco que cobra as pessoas que têm menos de 2500 euros de saldos nas contas.

Declaração de interesses: Nunca recebi nenhum apoio do estado

Digam o que disserem, façam o que fizerem.. Se tocam no pequenino, um apertar mais do pescoço, a quem ganha menos de 800eur quer esteja no público ou no privado, isto vai tudo ao ar!!

Nunca devemos esquecer-nos das consequências sociais! Isto não é uma luta de público vs privado, é a vida real de muitas famílias!

Que há mamões há.. Que há buracos nas leis há.. Interesses instalados, muitos! O governo e a oposição que tenham muito juízo!!

Digam o que disserem, façam o que fizerem.. Se tocam no pequenino, um apertar mais do pescoço, a quem ganha menos de 800eur quer esteja no público ou no privado, isto vai tudo ao ar!!

Eu quero acreditar que este relatório do FMI quer mesmo evitar isso, penso que ainda exista bom senso neste país, ou pelo menos da troika, se não nas próximas eleições quero votar no FMI, tem que se ir pelo lado da despesa, não há mais carga fiscal possível de executar pra classe média, está tudo no limite.

Penso que a estratégia visada seja o corte na despesa o manter de impostos pra criar folga pra baixar impostos aquando o FMI se for embora.

Vai lá então tentar explicar à sociedade a xulice em que a mesma se faz de maior vítima. Boa sorte nisso ....

Explicar não será o mais difícil.

Antes de explicar vou dar um exemplo:

As forças de segurança em Portugal têm efcetivo pessoal em média superior ao resto da Europa.

Todas as forças políticas admitem falta de efectivos nas forças de segurança.

A população sente o mesmo, então onde estão eles?

Agora é apenas verificar as funções que eles desempenham, graduação, vencimento e chegaremos a uma conclusão.

Peguemos neste exemplo e levamos às forças armadas, hospitais, câmaras municipais (nem vou referir institutos, observatórios, etc, que é demasiado escandaloso).

Depois de explicar tudo isso, veremos se será tão difícil a sociedade aceitar despedimentos na função pública.

Em relação a outros tipo de despesas, nem um tópico inteiro daria para as descrever.

Explicar não será o mais difícil.

Antes de explicar vou dar um exemplo:

As forças de segurança em Portugal têm efcetivo pessoal em média superior ao resto da Europa.

Todas as forças políticas admitem falta de efectivos nas forças de segurança.

A população sente o mesmo, então onde estão eles?

Agora é apenas verificar as funções que eles desempenham, graduação, vencimento e chegaremos a uma conclusão.

Peguemos neste exemplo e levamos às forças armadas, hospitais, câmaras municipais (nem vou referir institutos, observatórios, etc, que é demasiado escandaloso).

Depois de explicar tudo isso, veremos se será tão difícil a sociedade aceitar despedimentos na função pública.

Em relação a outros tipo de despesas, nem um tópico inteiro daria para as descrever.

Interessante essa tomada de posição .... não queres explicar isso melhor ?
Temos médicos, enfermeiros, policias :surprise: a mais ?

Interessante essa tomada de posição .... não queres explicar isso melhor ?
Temos médicos, enfermeiros, policias :surprise: a mais ?

É óbvio que sim.

Ou melhor, horários irreais e pessoas especializadas a fazer outras funções, pessoas de baixa quase permanente a ocupar vagas de pessoas que querem trabalhar, muitos com função de comando e poucos com função de desempenho... para ti isto é tudo normal.

É óbvio que sim.

Ou melhor, horários irreais e pessoas especializadas a fazer outras funções, pessoas de baixa quase permanente a ocupar vagas de pessoas que querem trabalhar, muitos com função de comando e poucos com função de desempenho... para ti isto é tudo normal.

Bom horários irreais não faço ideia do que falas, pessoas especializadas a fazer outras funções (um cozinheiro a fazer de médico, bom já ouvi falar de "falsos médicos" mas não em hospitais), mas isso não percebi do que falas.

- Pessoas de baixa quase permanente:
> duvido que alguém goste de estar doente, ou ser doente, mas acho que falar dos outros é sempre mais fácil, mas o que sei é que cada um sabe de si, e existem juntas médicas, caso seja necessário para avaliar a veracidade ou não da doença ...... Despedir as pessoas porque estão doentes, desculpa dizer, parece uma medida á Hitler, mas prefiro acreditar que não era com essa intenção que querias dizer;

- ... Muitos com função de comando e pouco com funções de desempenho:
> esse não é um problema da Policia dos Hospitais, é basicamente de todo o lado. Os desgraçados trabalham 11 horas por dia, e outros passam o tempo somente a olhar ou a mandar.

O país, está tão bom, que hoje fui à Segurança Social de Olhão tratar de uns assuntos, cheguei lá umas 9 horas, só fui atendido ao meio-dia que foi quando a mal humorada da funcionária chegou. Ainda há muitas boas vidas em Portugal.:rolleyes:

O país, está tão bom, que hoje fui à Segurança Social de Olhão tratar de uns assuntos, cheguei lá umas 9 horas, só fui atendido ao meio-dia que foi quando a mal humorada da funcionária chegou. Ainda há muitas boas vidas em Portugal.:rolleyes:

Sim está tão bom ... que eu quando saio do emprego, dizem já vai fechar, eu não digo nada, porque no meu emprego fui "domesticado" assim, mas penso, não eu não preciso de comer, só de trabalhar.
Por vezes as pessoas parece que acham que alguns apenas existem para servir os outros e mais nada, não comem, não bebem, não urinam, não fazem sexo, não têm familia.
No outro dia houve uma que disse, então dia de Natal estão abertos? Dissemos que não .... e ela acho mal, pois queria vir ás compras. Haja paciência !

Estado
Fechado para novas mensagens.