algarvio1980
Furacão
Não há mal nenhum em levar marmitas de casa, cozinham assim tão mal pelas vossas casas? ou querem ver que qualquer dia a malta de esquerda acha que um picnick familiar ou de amigos é sinal de empobrecimento? Nem qualquer mal de festivais terem menos gente, ou de ficar na piscina em vez de ir à praia (o meu filho teve alergias na praia em Albufeira aqui há 2 semanas, na piscina não tinha), embora tenha dúvidas tanto sobre uma coisa ou a outra. No turismo as pessoas se calhar gerem melhor as suas poupanças, em tempos de crise é preferível uma bela patiscada entre amigos na vivenda ou na Mata do que gastar nos restaurantes, nos festivais, por acaso já fui a 3 este verão, desconfio é que há muito mais festivais, e sobretudo mais diversificados (quer nos temas, quer na localização), do que havia antes. O que é excelente!
Quanto à A22, apenas tenho para dizer duas coisas.
É notável como menos de uma dúzia de gajos do PCP que se contam pelos dedos de duas mãos têm tanto destaque mediático, refiro-me à tal comissão oficial de patetinhas utentes da A22. Eu se fizer uma petiscada lá por casa com uma dúzia de pessoas, também lá vai a imprensa e as televisões filmar? Ou só irão se for para chatear um político qualquer ?
A outra coisa, quanto a portagens, eu defendo portagens, mas acho que deviam de facto baixar de preço, temporariamente, e mais tarde irem aumentando conforme a economia também recuperasse. Tal como nos transportes públicos achei um erro aumentar preços em plena crise, e parece-me que nesse campo o governo tem vindo a corrigir alguns erros (ver por exemplo descontos na CP longo-curso), seria boa ideia quanto a mim baixar portagens, pois com tantas AE construídas e as fortunas que pagamos por elas via impostos, também não faz sentido estarem muitas delas quase vazias...
Entretanto, daqui a umas horas o INE deve trazer más notícias para alguns daqui, acho que é hoje que saem dados preliminares do PIB no 2º trimestre. E se calhar o 3º trimestre também vai surpreender pela positiva (a avaliar por alguns indicadores do turismo por ex.) Aguardemos.
Vince, existem praias no Algarve a evitar, Albufeira sempre foi uma zona problemática, com tanto pessoal é normal ocorrer descargas para o mar e isso depois vai reflectir-se na água. No fim de semana foi a vez de Quarteira sofrer com a descarga de esgotos, há mais de 1 mês que Armação de Pêra vive um verdadeiro caos com a praga de mosquitos e de melgas, devido às descargas das Etar's para a Ribeira de Alcantarilha e fazer diques nunca será uma boa alternativa porque a água fica sempre retida e é um verdadeiro festim para as melgas e mosquitos. Só o número de descargas de efluentes para o mar no Algarve durante este Verão, vê-se bem a quantidade de pessoal que anda pelo Algarve, as Etar's não tem capacidade de tratarem tanto esgoto abrem as portas lá vem tudo para o mar.
A comissão de utentes da A22 sempre foi uma palhaçada e nenhum algarvio se revê naquela comissão de utentes da A22 liderada por um membro do BE e mais alguns comunistas.

O Eurostat já lançou os dados e a economia portuguesa foi a que mais cresceu no 2º trimestre de 2013.

Portugal foi o país que mais cresceu na UE
A zona euro cresceu 0,3% no segundo trimestre quando comparado com os primeiros três meses do ano.
A economia portuguesa foi a que mais cresceu do conjunto da União Europeia, no segundo trimestre deste ano, quando comparado com os primeiros três meses de 2013. Os dados foram revelados esta manhã pelo Eurostat.
Portugal cresceu 1,1% em cadeia, superando a média de 0,3% tanto da zona euro, como do conjunto dos 27 Estados-membros. Com registos positivos estiveram também as duas maiores economias do euro: a Alemanha cresceu 0,7% e França progrediu 0,5%. Os números saíram todos acima das expectativas dos analistas.
A contribuir para o desempenho muito positivo da economia portuguesa esteve sobretudo a aceleração expressiva das exportações - cresceram 6,3% no segundo trimestre - mas também motivos de calendário. Este ano a Páscoa deslizou para o segundo trimestre, penalizando os primeiros três meses do ano e favorecendo o dado que foi hoje revelado.
"O próprio Instituto Nacional de Estatística destaca que, este ano, a evolução do crescimento está a ser influenciada por um efeito de calendário que beneficia o segundo trimestre em relação ao anterior", nota o economista Filipe Garcia, da consultora IMF, em declarações à Reuters.
Além disso, os dois trimestres anteriores tinham sido surpreendentemente negativos, pelo que já seria de esperar algum efeito de compensação nos números referentes ao período de Abril a Junho.
Daí que, embora o número seja bastante expressivo, o economista defenda que "mais do que de uma inversão de ciclo, para já apenas podemos falar em estabilização da economia portuguesa".
Rui Serra, economista do Montepio, acrescenta ainda que o número saiu beneficiado por "no segundo trimestre não terem sido tomadas mais medidas de austeridade". Tal terá contribuído "para que o consumo privado tenha regressado ao crescimento" (o INE nota a redução menos acentuada do Investimento), somando-se ao efeito positivo das exportações.
Fonte: DE
Mais uma http://economico.sapo.pt/noticias/receitas-da-hotelaria-sobem-11-em-junho_175448.html
As receitas da hotelaria subiram 11% em Junho, ainda falta Julho e Agosto que tem sido meses bem fortes.

.