O Estado do País

  • Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
Não há mal nenhum em levar marmitas de casa, cozinham assim tão mal pelas vossas casas? ou querem ver que qualquer dia a malta de esquerda acha que um picnick familiar ou de amigos é sinal de empobrecimento? Nem qualquer mal de festivais terem menos gente, ou de ficar na piscina em vez de ir à praia (o meu filho teve alergias na praia em Albufeira aqui há 2 semanas, na piscina não tinha), embora tenha dúvidas tanto sobre uma coisa ou a outra. No turismo as pessoas se calhar gerem melhor as suas poupanças, em tempos de crise é preferível uma bela patiscada entre amigos na vivenda ou na Mata do que gastar nos restaurantes, nos festivais, por acaso já fui a 3 este verão, desconfio é que há muito mais festivais, e sobretudo mais diversificados (quer nos temas, quer na localização), do que havia antes. O que é excelente!

Quanto à A22, apenas tenho para dizer duas coisas.
É notável como menos de uma dúzia de gajos do PCP que se contam pelos dedos de duas mãos têm tanto destaque mediático, refiro-me à tal comissão oficial de patetinhas utentes da A22. Eu se fizer uma petiscada lá por casa com uma dúzia de pessoas, também lá vai a imprensa e as televisões filmar? Ou só irão se for para chatear um político qualquer ?

A outra coisa, quanto a portagens, eu defendo portagens, mas acho que deviam de facto baixar de preço, temporariamente, e mais tarde irem aumentando conforme a economia também recuperasse. Tal como nos transportes públicos achei um erro aumentar preços em plena crise, e parece-me que nesse campo o governo tem vindo a corrigir alguns erros (ver por exemplo descontos na CP longo-curso), seria boa ideia quanto a mim baixar portagens, pois com tantas AE construídas e as fortunas que pagamos por elas via impostos, também não faz sentido estarem muitas delas quase vazias...

Entretanto, daqui a umas horas o INE deve trazer más notícias para alguns daqui, acho que é hoje que saem dados preliminares do PIB no 2º trimestre. E se calhar o 3º trimestre também vai surpreender pela positiva (a avaliar por alguns indicadores do turismo por ex.) Aguardemos.

Vince, existem praias no Algarve a evitar, Albufeira sempre foi uma zona problemática, com tanto pessoal é normal ocorrer descargas para o mar e isso depois vai reflectir-se na água. No fim de semana foi a vez de Quarteira sofrer com a descarga de esgotos, há mais de 1 mês que Armação de Pêra vive um verdadeiro caos com a praga de mosquitos e de melgas, devido às descargas das Etar's para a Ribeira de Alcantarilha e fazer diques nunca será uma boa alternativa porque a água fica sempre retida e é um verdadeiro festim para as melgas e mosquitos. Só o número de descargas de efluentes para o mar no Algarve durante este Verão, vê-se bem a quantidade de pessoal que anda pelo Algarve, as Etar's não tem capacidade de tratarem tanto esgoto abrem as portas lá vem tudo para o mar.

A comissão de utentes da A22 sempre foi uma palhaçada e nenhum algarvio se revê naquela comissão de utentes da A22 liderada por um membro do BE e mais alguns comunistas. :rolleyes:

O Eurostat já lançou os dados e a economia portuguesa foi a que mais cresceu no 2º trimestre de 2013. :D

Portugal foi o país que mais cresceu na UE

A zona euro cresceu 0,3% no segundo trimestre quando comparado com os primeiros três meses do ano.

A economia portuguesa foi a que mais cresceu do conjunto da União Europeia, no segundo trimestre deste ano, quando comparado com os primeiros três meses de 2013. Os dados foram revelados esta manhã pelo Eurostat.

Portugal cresceu 1,1% em cadeia, superando a média de 0,3% tanto da zona euro, como do conjunto dos 27 Estados-membros. Com registos positivos estiveram também as duas maiores economias do euro: a Alemanha cresceu 0,7% e França progrediu 0,5%. Os números saíram todos acima das expectativas dos analistas.

A contribuir para o desempenho muito positivo da economia portuguesa esteve sobretudo a aceleração expressiva das exportações - cresceram 6,3% no segundo trimestre - mas também motivos de calendário. Este ano a Páscoa deslizou para o segundo trimestre, penalizando os primeiros três meses do ano e favorecendo o dado que foi hoje revelado.

"O próprio Instituto Nacional de Estatística destaca que, este ano, a evolução do crescimento está a ser influenciada por um efeito de calendário que beneficia o segundo trimestre em relação ao anterior", nota o economista Filipe Garcia, da consultora IMF, em declarações à Reuters.

Além disso, os dois trimestres anteriores tinham sido surpreendentemente negativos, pelo que já seria de esperar algum efeito de compensação nos números referentes ao período de Abril a Junho.

Daí que, embora o número seja bastante expressivo, o economista defenda que "mais do que de uma inversão de ciclo, para já apenas podemos falar em estabilização da economia portuguesa".

Rui Serra, economista do Montepio, acrescenta ainda que o número saiu beneficiado por "no segundo trimestre não terem sido tomadas mais medidas de austeridade". Tal terá contribuído "para que o consumo privado tenha regressado ao crescimento" (o INE nota a redução menos acentuada do Investimento), somando-se ao efeito positivo das exportações.

Fonte: DE

Mais uma http://economico.sapo.pt/noticias/receitas-da-hotelaria-sobem-11-em-junho_175448.html

As receitas da hotelaria subiram 11% em Junho, ainda falta Julho e Agosto que tem sido meses bem fortes. :rolleyes:
 
interessante... a alemanha aumenta os salários em mais de 6%. A economia deles cresce 0,7%

a frança corta salários e despede pessoal... a economia cresce 0,5%...

a espanha corta salários e degrada serviços públicos... a economia decresce 0,2%...

portugal corta salários e degrada serviços públicos... a economia cresce mais de 1%...

Políticas diferentes, o mesmo resultado, políticas iguais, resultados diferentes. Que confusão. :eek:
 
vou já comprar um bmw e fazer um credito para umas ferias no allgarve

cofidis-cetelem.jpg
 
Algarve ganha mais de 300 mil dormidas no 1º semestre de 2013

O Algarve ganhou 329793 dormidas entre janeiro e junho deste ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, registando um total acumulado de 5,8 milhões de dormidas (+7,6 por cento) no semestre, revelou hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Os resultados preliminares da hotelaria em junho foram igualmente positivos para a região, com uma variação homóloga mensal de 7,1 por cento de dormidas, 3,5 por cento de hóspedes e 10,4 por cento de proveitos totais.

Segundo o INE, a hotelaria algarvia acolheu em junho cerca de 1,8 milhões de dormidas, os hóspedes totalizaram 386 mil e os proveitos totais ascenderam a 72,8 milhões de euros. Ainda em junho, a taxa de ocupação situou-se nos 57 por cento (+2,6 pontos percentuais) e a estada média foi de 4,7 noites.

O presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) considera os resultados «uma performance muito positiva» do destino e espera vir a «fidelizar turistas para todo o ano», antecipa Desidério Silva.

Fonte: Região Sul

Mais um dado surpreendente para o Algarve que desde do início do ano está a ter muito mais turistas, mais os dados da A22 e mais os dados que a economia voltou a crescer.

Não deve faltar muito para a esquerda vir dizer que o INE aldraba os resultados, como é típico dessa gente. :rolleyes:
 
2012 tinha sido mais fraco que 2011... na andaluzia também subiu a ocupação turística mas no concreto não há ainda grandes dados.
 
Verdadeiramente notável este tipo de discurso da comunagem residente.
Parece que afinal cai tudo do céu, basta estar encostado no sofá à espera da ..... "recuperação".
E que tal dar pelo menos um parabenzinho a todos que por esse país fora lutam diariamente para vender e produzir mais, que nada têm a ver com politica ou ideologia?

Caro Vince

Explica-me lá quais as medidas deste governo em especifico que fizessem crescer a economia. Viste alguma politica aplicada além de cortes em vencimento e salários, sendo que nem ainda se fizeram cortes na estrutura do estado? Conheces as medidas de apoio às exportações? Pois eu também não, nenhumas... alguma medida de apoio às empresas que exportam? O consumo interno caiu redondamente, o desemprego está nos picaros. Aumentou a exportação é verdade, isso deve-se ao cortes dos salários? Não me parece.... outras variaveis que deram impulsão à economia? Não... ou não será antes porque a economia da zona euro voltou a crescer??? Não se precisa ser um economista para perceber isso. Se achas este comentário um delirio ideológico, estes Vossos chamas como?
 
Caro Vince

Explica-me lá quais as medidas deste governo em especifico que fizessem crescer a economia. Viste alguma politica aplicada além de cortes em vencimento e salários, sendo que nem ainda se fizeram cortes na estrutura do estado? Conheces as medidas de apoio às exportações? Pois eu também não, nenhumas... alguma medida de apoio às empresas que exportam? O consumo interno caiu redondamente, o desemprego está nos picaros. Aumentou a exportação é verdade, isso deve-se ao cortes dos salários? Não me parece.... outras variaveis que deram impulsão à economia? Não... ou não será antes porque a economia da zona euro voltou a crescer??? Não se precisa ser um economista para perceber isso. Se achas este comentário um delirio ideológico, estes Vossos chamas como?

Juro que não entendo a maioria dos portugueses. Sério...

A economia acaba de crescer quase o dobro do previsto, quase o quádruplo da globalidade europeia, mais do dobro da francesa, mais dois terços que a alemã e ainda você me diz que o crescimento nacional foi alavancado, ou melhor, provocado por uma melhoria do ambiente macroeconómico na Europa. Tenha vergonha, ao menos pense um pouco antes de escrever algo tão pouco digno de quem vive num país em crise, e que consegue ultrapassar qualquer expectativa e qualquer outra economia envolvente no que toca a desenvoltura económica, sabendo que temos a 3ª maior taxa de desemprego e estamos na poça.

Mas é preciso o Estado meter o nariz, onde por sinal não é chamado, para que as pessoas por sua iniciativa e com muito esforço, ponham o país a mexer? Tenho vergonha de que metade da população portuguesa não se orgulhe do que aconteceu neste trimestre. Tenho vergonha que as empresas que exportam consigam autopromover a imagem do país lá fora sem mais ajuda, e que você não o reconheça como mérito próprio. Tenho vergonha que ache que para vender mais é preciso pagar mais: "meu jovem", o que se passa é que quem exporta é o privado, no privado há sentido de responsabilidade laboral, como quem diz, trabalha-se! E as pessoas estão a trabalhar mais devido ao aumento das encomendas provocado pelo esforço dos patrões na promoção dos produtos no mercado externo e interno.

E se há gente a mais no Estado, que se despeça, não há cá que "manter burros a pão-de-ló"! E se há gente a mais num setor do Estado e em falta noutro, que se formem as pessoas em causa e toca a mexer o traseiro para onde são precisas... E se não se quiserem mexer, a porta é a serventia da casa, há que se acabar com esta diferença de protocolo laboral entre público e privado. Mas os funcionários são alguns deuses intocáveis que não se possam confrontar, é? Quem lhes paga os ordenados são todos os contribuintes e não uma entidade independente, e como tal, têm que se sujeitar às necessidades do país, não à vontadinha da senhora da secretaria que fecha a porta 10 minutos antes do fim do horário de trabalho. Isso é outra coisa, porque raio trabalham menos tempo os funcionários públicos? Agradeço que alguém me explique.

E já agora, chamem-me louco, neoliberal, radicalista de direita ou "whatever", mas que fazem milhares de desempregados de longo prazo, beneficiários de RSI e eteceteras em casa sem fazer um chavo? Há muita gente que pede para assinar o papel do desemprego, para não terem de procurar um trabalho noutro local onde possam correr o risco de ser contratadas. Porque não se há de por essa gente, principalmente pessoal de RSI´s a lavrar mata para evitar facilitar o trabalho dos incendiários? Sinceramente, este país tem que evoluir, e livrar-se de obstáculos como juízes superparciais do Contitucional, compradíssimos para ver problemas na impressão da tinta, para impedir um Governo eleito de governar como o país precisa, não como quer.
 
Aldeia de Palheiros é um sítio aberto, já fora da Serra do Caldeirão, hoje é sábado... não se entende...

Eu ontem apanhei meia-hora de seca entre Lagoa e Porches por causa de uns semáforos mal regulados na escola internacional do Algarve - assunto que o ecobcg podia resolver porque ele é que conhece os meandros da CMLagoa - e ninguém se matou a ultrapassar. 5km em meia-hora e só passavam 5 carros de cada vez naqueles semáforos.
 

Conheces algum país onde não haja governo? Hum que me lembre não, talvez no Sudão, numa anarquia onde ninguém se entende. O país mais liberal no mundo é os Estados Unidos. Mesmo este, o bastião neo-liberal com todos os defeitos e virtudes, a sua divida perde-se na imensidão dos números, provavelmente ninguém sabe... Temos mesmo Cidades em Falência como Detroit. Inglaterra a mesma coisa, e por ai adiante. Nos tais países nórdicos tão sobejamente citados, o estado tem as funções da educação, saúde, segurança ao qual as desempenha na perfeição. Será que nuns lados o estado é considerado socialista ou paternalista e nestes já não é?

Respeitante às tais medidas do estado como previa, estas não foram apresentadas, ou seja vem dar força à minha tese que realmente não foi feito nada para este crescimento económico.
 
Juro que não entendo a maioria dos portugueses. Sério...

.

Além da forma primária com que se dirige as pessoas, chamo atenção que não é obrigado a ler os meus comentários, pode bem ignorá-los, retém uma visão míope do funcionamento da sociedade, de um país e do respeito por opiniões contrárias. Atendendo a isso nem farei qualquer comentário ao que escreveu.

É mesmo triste. E tudo para escaparem a meia dúzia de euros em portagens... :sad:

Acho que já basta a tragédia, quanto mais estar ainda a especular motivações e opções das pessoas, mais respeito....
 
Estado
Fechado para novas mensagens.