O Estado do País

• Thread starter Thread starter Rog
  • Data de início Data de início
Estado
Fechado para novas mensagens.
A minha opinião não se baseia em juízos de valor. Tenho muito apreço por aquilo que muitos funcionários públicos fazem, e a ideia de qualquer tipo de parasitismo não me agrada, simplesmente porque não tomo o exemplo negativo de uma minoria que existirá, para classificar todo o grupo.

O que se passa para mim é tão simples como isto.

- Remodelar o estado é uma medida dolorosa a curto prazo. No entanto parece-me no contexto atual, da fatia demolidora de gasto estatal, um mal menor que abriria pelo menos uma perspetiva a médio prazo. Equilibrado o número de trabalhadores, a linha de renovação de quadros seguiria o seu rumo habitual... Uns saem e outros entram... Claro, haveria um tempo de espera.

- Não fazer nada, significa que no médio prazo o congelamento é uma realidade. Não se despede (sim eu uso o despedir também, aqui uso o termo geralmente usado pela atual oposição... não me choca usá-lo), não se contrata também. Tenho para mim que seguindo isto (o governo não irá fazer mais nada, nem este nem os próximos para quebrar a barreira constitucional), a função pública ficará congelada por uns bons anos.... Pagam os jovens, as futuras gerações, pessoas que se calhar até teriam muito valor para ocupar os quadros do estado nos próximos anos. É pena, mas não haverá outro cenário. E qualquer que seja o governo... Já vimos que o periodo congelatório começou com o PS... Se no tal médio prazo voltarem a ser governo (não tenho grandes dúvidas que assim será) , não existirá nenhum discurso demagógico que ultrapasse a realidade dos próprios facto outrora constatados.

Todos sabem o diagnóstico "da coisa".... Mas tomar a medicação, tá quieto. Portugal tem uma cura difícil... quando não se toma os medicamentos por mais efeitos colaterais que possam ter, mesmo sabendo que a sua saúde se agrava, talvez seja praticamente "um suicídio".

http://expresso.sapo.pt/caro-funcio...hadores-e-que-deviam-estar-indignados=f804941

Infelizmente não falo de cor, falo por experiencia própria de situações pelas quais tenho passado demasiado frequentemente. Se calhar sou azarado ou em Gondomar a concentração é superior.

Destacam-se poucos por quererem de facto progredir, aprender e eficientemente servir o País. Os outros encostam-se e vivem na rotina 9-17, não tem nada a perder ou a ganhar, basta aparecer.

Tenho uma dúvida. Com o novo diploma das 40horas, o pessoal escolar passa a entrar uma hora mais cedo, uma hora mais tarde, ou metade-metade?

Que tal te preocupasses antes com as aulas de ocupação/substituição, isso sim onde o estado bem pode poupar largas centenas de milhões de euros. Nisso já não há interesse em falar? E mais, já alguém se lembrou de contabilizar as horas de trabalho que os docentes fazem fora da escola?
Isto de tentar controlar se os funcionários públicos cumprem os horários de 40 horas já é mais que uma burrinha, pois o que se passou foi uma redução da massa salarial da função pública. Mas quem é que quer perceber isto … :lmao:

(...) Pagam os jovens, as futuras gerações, pessoas que se calhar até teriam muito valor para ocupar os quadros do estado nos próximos anos. É pena, mas não haverá outro cenário. E qualquer que seja o governo...

Ah, mas esse problema resolve-se facilmente; basta teres o cartão do partido que governa a tua autarquia. Eu, por acaso, até já tive a oferta de quinze dias de férias no estrangeiro com tudo pago; como sou honesto não aceitei...

Convém esclarecer algumas questões..

Chumbo do TC relativamente à requalificação da função pública

O programa de rescisões continua em vigor, o despedimento é permitido desde que, por mutuo acordo (como é óbvio). Com efeito, muitos funcionários públicos foram já hoje informados relativamente ao programa, podendo desde já iniciar o processo. As rescisões que forem conseguidas, por mutuo acordo, terão efeito (autorização) a partir de 01 de janeiro de 2014.

40 Horas de trabalho semanais

Entra em vigor a 28 de setembro de 2013, estando já disponíveis os diversos tipos de horários de funcionamento no atendimento ao público e restantes horários dos funcionários. O horário normal passa a ser: 09H às 13H e das 14H às 18H.

Observação pessoal: Concordo que a carga horária de trabalho seja a mesma no privado e no público. Mas não concordo, que o aumento da carga de trabalho seja decretado, sem retribuição ao trabalhador. Façam as contas, 35H->40H são mais 12.5% de carga horária e por essa razão os ordenados deviam sofrer o mesmo aumento. Os contratos de trabalho devem ser cumpridos por ambas partes! Imaginem que uma nova medida fosse aumentar a carga horária no privado, de 40H para 45H, sem aumento no ordenado, também não seria justo, certo? Não gosto de guerrilhas entre cidadãos no privado vs público, pois já trabalhei em ambos regimes e até já fiz uma média de 12H de trabalho diárias! O que defendo é que os contratos celebrados são para cumprir, apenas se alteram quando existe alguma retribuição para ambas partes!

E mais, já alguém se lembrou de contabilizar as horas de trabalho que os docentes fazem fora da escola?
Isto de tentar controlar se os funcionários públicos cumprem os horários de 40 horas já é mais que uma burrinha, pois o que se passou foi uma redução da massa salarial da função pública. Mas quem é que quer perceber isto … :lmao:

Existe uma forma fácil de contabilizar o nº de horas de trabalho que os docentes fazem fora da escola.. Faça-se como na maioria dos empregos:

O local de trabalho devia ser 100% na escola!

O professor trabalhava 8H por dia na escola e ponto final.

Existe uma forma fácil de contabilizar o nº de horas de trabalho que os docentes fazem fora da escola.. Faça-se como na maioria dos empregos:

O local de trabalho devia ser 100% na escola!

O professor trabalhava 8H por dia na escola e ponto final.

Está muito bem visto mas... Na prática nunca será assim. É sabido que um professor leva sempre trabalho para casa. Seja na preparação de aulas, correcção de exames, etc... Outra coisa é: E dentro desse horário estão incluídas as reuniões que, segundo sei, se prologam muitas vezes pela tarde/noite fora?

Está muito bem visto mas... Na prática nunca será assim. É sabido que um professor leva sempre trabalho para casa. Seja na preparação de aulas, correcção de exames, etc... Outra coisa é: E dentro desse horário estão incluídas as reuniões que, segundo sei, se prologam muitas vezes pela tarde/noite fora?

As reuniões não deviam ocorrer pela noite fora, duvido muito acerca da produtividade de reuniões assim tão extensas! Qualquer reunião com duração superior a 1h, só tem razão de ser, se for deveras muito interessante! Caso contrário fica-se a ver bossejos e a mensagem não passa, ou no mínimo entra de forma muito penosa.. :lol:

Sei lá.. Teria de ser feita uma gestão do tempo. Quantas horas precisam por semana, para se reunir? É fixo ou é variável (sempre que se justifique)?
Podia-se retirar 30min diários ao horário de trabalho, que seriam contabilizados numa bolsa de horas, suficiente para garantir a presença nas reuniões!

Bolsa de horas, é coisa que já existe no privado!

Um bom professor prepara resumos da matéria para os alunos, escolhe os exercícios modelo de vários livros e prepara fichas, corrige as fichas dos alunos... Preparar bons testes de avaliação, especialmente para alunos que vão a exame nacional, demora o seu tempo. Um bom professor precisa portanto de várias horas de trabalho extra todos os dias.

Um bom professor prepara resumos da matéria para os alunos, escolhe os exercícios modelo de vários livros e prepara fichas, corrige as fichas dos alunos... Preparar bons testes de avaliação, especialmente para alunos que vão a exame nacional, demora o seu tempo. Um bom professor precisa portanto de várias horas de trabalho extra todos os dias.

Claro que sim, existem muitas profissões que exigem trabalho de investigação, formação ou de recolha de informação.

A diferença é que os professores podem ir para casa, quando podiam e deviam fazer esse trabalho na escola.

1) Para que eu me mantenha atualizado, não me bastam as ações de formação que me disponibilizam, tenho de ser eu próprio a investigar e reciclar conhecimentos. No meu dia de trabalho, tenho muito pouco tempo para isso, ou nenhum.

2) Não me é permitido gravar em equipamento informático não autorizado, levá-lo para casa, ou enviar e-mails para a correio pessoal contendo dados da instituição onde trabalho. Todos os dados são propriedade intelectual da mesma.

3) Ainda que me permitissem levar trabalho para casa, ainda assim teria de permanecer todo o horário previsto no local de trabalho. Não me contabilizam as horas de estudo!

Posto isto, porque é que umas profissões devem ser diferentes das outras, em matérias que são iguais, e onde o empregador é o mesmo???

A diferença é que os professores podem ir para casa, quando podiam e deviam fazer esse trabalho na escola.

Acho que a maior parte dos professores adoraria que isso fosse possível.

Posto isto, porque é que umas profissões devem ser diferentes das outras, em matérias que são iguais, e onde o empregador é o mesmo???

Mas as profissões são mesmo diferentes, não estou a ver a dificuldade em entender isso.

Acho que a maior parte dos professores adoraria que isso fosse possível.

Mas as profissões são mesmo diferentes, não estou a ver a dificuldade em entender isso.

As profissões são diferentes, mas as razões apontadas para ir para casa mais cedo, também se aplicariam a outras profissões, concordamos ou não?

É que eu por exemplo tenho muitas funções na minha profissão, uma das quais é também dar formação sempre que necessário. Mas os conteúdos, a investigação, a documentação é toda elaborada no local de trabalho! E olha que quando assim tem de ser, para cumprir com as restantes funções, tenho de trabalhar mais horas que não são pagas! E mais, se vou dar formação ao Porto, a Lisboa ou a Faro, e depois volto ao meu local de trabalho em castelo branco tenho o trabalho todo à espera! Pois é.. o trabalho não foge!

Os professores não iam adorar ficar as 8h ou as 7h no local de trabalho, sei que é a opinião geral. Por um lado, porque sempre foi assim. E por outro, porque lhes dá jeito ir para casa, obviamente também a mim! Se calhar assim já têm tempo nessas horas para dar explicações, mas isso já vai de cada um, pois está no seu direito.

Eu também gostava de ir para casa mais cedo, e fazer uns trabalhos de freelancer quaisquer! Mas não posso, tenho de cumprir o horário.. E o patrão é o mesmo, atenção! :)

As minhas razões são sobretudo pragmáticas, a maior parte das escolas não têm condições para permitir que todos os professores possam desenvolver todas as tarefas no seu local de trabalho. Depois, o que interessa realmente é que o trabalho seja feito, se demoras 60h ou só 10h, se o fazes em casa ou no local de trabalho isso é mais ou menos irrelevante.

Há algumas coisas que parece custar a entender a algumas pessoas....
O funcionário público tem um vencimento que não permite alterações mesmo sendo exímio na sua competência. Tem de trabalhar em exclusivo para o estado salvo apenas em situações devidamente autorizadas e bem fundamentadas. O trabalhador privado já tem maior flexibilidade, pode ganhar melhor mediante o seu desempenho, está praticamente livre de regras no que toca a complementar o seu horário de trabalho com outro.
Por exemplo há quem faça um mix no privado entre trabalho dependente e independente, no publico é mais dificil, ganhas aquilo e trabalhas naquilo e porquê?

A resposta tem a ver que o funcionário público é um agente que tem de estar livre de qualquer promiscuidade, tem de desempenhar as suas funções tendo em conta os interesses da coletividade, do estado, do país e não os seus próprios exemplos como os trabalhadores do privado.

Devido a estes parâmetros, em troca os funcionários públicos têm maior segurança no trabalho que os outros, é uma forma de atenuar as desvantagens em outras vertentes.

Rotular os funcionários públicos de parasitas, inuteis ou preguiçosos é um esteriótipo primário de quem não sabe o que está a dizer. São aquelas suposições ridiculas que se aprendem às vezes em conversas de café, pois em todas as profissões há bons e maus funcionários, não generalizemos.

Com isto não estou a defender os funcionários públicos, a mim até me dava jeito algumas regalias deles, mas não sou invejoso... ;)

Deixa estar isto por cá é ciclico (de 10 em 10 paginas vem ao de cima), quando a coisa está preta a culpa é dos funcionarios publicos, não dos desgovernos que tanto defendem;) e nunca dos privados, que por acaso, mero acaso, a crise não terá a ver com a corrupção, dos salarios declarados por baixo, que fazem com que o estado/funcionarios publicos ensinem as suas crianças gratuitamente/saude gratuita/ impostos (IMIs isentos/irs taxas boas, etc) gratuitos, taxas de juro mais baixas, subsidios.... a fazerem biscates e afins.
Mas parece que alem destes desgovernos a coisa vai apertando, agora infelizmente para os reformados (que não podem declarar por baixo) e basta um pouquinho acima duns miseros €s acima do SMN e já estão a pagar imposto e perda de muitas regalias merecidas:(
A coisa é bonita quando nos podemos rir uns dos outros, eu fujo tu não, pode ser que daqui a umas dezenas de paginas, todos chorem...

As minhas razões são sobretudo pragmáticas, a maior parte das escolas não têm condições para permitir que todos os professores possam desenvolver todas as tarefas no seu local de trabalho. Depois, o que interessa realmente é que o trabalho seja feito, se demoras 60h ou só 10h, se o fazes em casa ou no local de trabalho isso é mais ou menos irrelevante.

Sim, são razões convincentes para responder ao post do Gerofil..

Embora, com o avultado investimento da parque-escolar poderiam ter sido criadas melhores espaços para os professores. Embora não acredite que existam mais professores do que salas de aula, espaço físico na escola existe!

Muitos trabalhadores da função pública têm horário flexível, outros têm isenção de horário podendo até levar o portátil para casa. Mas essa é uma decisão tomada pela tutela, caso a caso, não como acontece generalizando para uma classe inteira de trabalhadores como os professores.

O mais justo será dizer-se que se os funcionários públicos têm mais 5horas de trabalho por semana, então os professores devem ter mais 5horas de presença obrigatória na escola! A fazer o quê?! Não sei.. Porque é que aumentaram as horas, só para ficarem iguais aos privados??

Certamente vão encontrar atividades suplementares para os professores desempenharem na escola, de apoio escolas aos alunos, enfim, atividades que não sejam feitas em casa!

Caso contrário era uma alegria.. Aumentar a carga horária de 35 para 40 ou para 50horas seria a mesmissima coisa para eles.

Estado
Fechado para novas mensagens.